terça-feira, 17 de setembro de 2019

Blitz Educativa no Dia Mundial de Segurança do Paciente

 A Rede de Enfermagem no Sul da Bahia comemora hoje o Dia da Segurança do Paciente Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global. Com este tema instituições de saúde e organizações não governamentais comemoram o Dia Mundial da Segurança do Paciente. 

O objetivo é mobilizar pacientes, profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente. A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e contará com atividades em Itabuna e Ilhéus coordenadas pela Rede Brasileira de Enfermagem para Segurança do Paciente (Rebraensp) – Núcleo Sul Bahia. Segurança do Paciente é um conjunto de ações voltadas à proteção do paciente contra eventos adversos, considerados acontecimentos que resultem em dano desnecessário à saúde durante a assistência prestada.

Segundos dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), quatro a dezessete por cento (4% a 17%) de todos os pacientes admitidos em um serviço de saúde sofrem incidente não relacionado à sua doença de base, podendo afetar sua saúde e recuperação. “O risco de danos desnecessários ao paciente é uma característica dos serviços de saúde. O que nós da Rebraensp fazemos é trabalhar para a minimização e controle destes riscos, e para isso, precisamos mobilizar todos falando sobre Segurança do Paciente”, declarou a presidente da Rebraensp Núcleo Sul da Bahia, Rafaela Caldas.
 A programação do dia 17 e 18 de setembro contará com uma Blitz de Sensibilização em Hospitais de Itabuna e de Ilhéus, além de mobilização em mídias sociais e veículos de comunicação. A Blitz será realizada nas seguintes Unidades: Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Maternidade Ester Gomes, Hospital Calixto Midlej Filho, Hospital Manoel Novaes, Hospital Beira Rio, UPA do Monte Cristo, Hospital de Olhos DayHORC e Hospital Costa do Cacau. “Nossa estratégia é divulgar a existência dos Núcleos de Segurança do Paciente já implantados em nossos hospitais, bem como alertar gestores sobre a importância da formalização dos Núcleos de Segurança nos Hospitais onde ainda não foram implantados, bem como fortalecer e expandir as ações daqueles que já estão atuação”, completou Rafaela. Para saber mais, acesse no Instagram @rebraenspsulba ou por e-mail rebraenspnucleoitabuna@gmail.com 

REBRAENSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...