quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Holiste promove evento gratuito sobre demências

Aumento da expectativa de vida da população leva à necessidade de debater patologias que afetam idosos e como lidar com elas

Litiane de Oliveira 

Litiane de Oliveira 

Por - Liliane Oliveira - A população brasileira está vivendo mais, e essa boa notícia traz a necessidade de reflexão sobre a qualidade de vida dos idosos. As demências são patologias que têm grande impacto nesta população e a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o número de pessoas que vivem com demência triplique – de 50 milhões para 152 milhões até 2050. Diante dessa realidade, é necessário discutir essa temática em sociedade. Esse é o propósito da próxima edição do Desafios do Envelhecimento, evento gratuito, realizado pela Holiste Psiquiatria, no dia 29 de agosto.
Ainda utilizado como sinônimo de loucura, o termo demência, na verdade, indica um número grande de enfermidades incuráveis que apresentam certas características comuns entre si, mas com peculiaridades. A demência mais conhecida é a doença de Alzheimer, mas ela não é a única – outros exemplos são a demência vascular e dos corpúsculos de Lewy, as doenças de Pick, de Huntigton e de Creutzfeldt-Jakob e a demência frontotemporal (DFT), quase todas com etiologia e tratamento específicos.

“Demência para além do Alzheimer” é o tema que será abordado pelo geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Leonardo Oliva, convidado desta edição do evento. Na segunda etapa da noite, a psicóloga da Holiste, Raíssa Silveira, fala sobre “A relação cuidador x paciente com demência”.
“Muitas vezes as famílias e os próprios idosos chegam com uma desesperança em relação a esse momento que estão vivendo, como se não houvessem possibilidades, como se fosse, de fato, o fim.  Temos que enxergar que no processo de envelhecimento existe vida e possibilidades; tudo vai depender do investimento – orientações e estímulos – que vamos realizar em conjunto com a família e com o idoso”, pontua Raíssa.
O Desafios do Envelhecimento é um evento gratuito, voltado para familiares de pacientes, que busca estimular o debate e a troca de conhecimento, abordando os novos desafios de lidar com o processo de envelhecimento e os transtornos mentais que afetam as pessoas da terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz licitação para construção de viadutos

Um dos viadutos será construído aqui, cabefeira da ponte Governador César Borges, saída para o bairro São Caetano. Foto: jornal a Região. Do...