segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Bolsonaro responde a Noruega ‘ambientalista’ lembrando matança de baleias grávidas

Ele compartilhou vídeo com imagens da Dinamarca, mas na Noruega a matança é a mesma

Do - Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) utilizou neste domingo (18) imagens de caça de baleias para criticar a Noruega,  que estabeleceu uma “cota” anual de morte de mil baleias, quase todas fêmeas grávidas, e se recusa a assinar qualquer tratado internacional sobre o fim da matança. A Noruega suspendeu repasse de recursos para o Fundo Amazônico, destinados sobretudo a ONGs controladas por noruegueses.
O vídeo compartilhado por Bolsonaro em sua rede social, mostra caçadores encurralando baleias em uma praia de Faroë, na Dinamarca, para na sequência matá-las com arpões. As imagens são muito semelhantes ao que ocorre na Noruega, mas foram gravadas na ilha dinamarquesa.
Na mesma publicação, Bolsonaro disse que em torno de 40% dos recursos do Fundo Amazônico são direcionados a ONGs, que são, segundo ele, “refúgio de muitos ambientalistas”. “Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, escreveu.
“É horrível saber que uma taxa tão alta de baleias mortas na Noruega são fêmeas grávidas”, afirmou recentemente a ONG suíça OceanCare, em comunicado. “Os caçadores estão não apenas matando esta, mas parte da próxima geração de baleias”.
Tratado proíbe a caçaA Noruega boicota os esforços de proteção das baleias, ignorando acordos internacionais e decisões como a da 67ª reunião da Comissão Baleeira Internacional, realizada no ano passado em Florianópolis (SC), que reafirmou por 40×27 votos o banimento da caça comercial de baleias em águas internacionais. A declaração foi proposta pelo Brasil e contou com apoio também de Argentina, Colômbia, México, Chile, Costa Rica, Panamá e Peru.
A Declaração de Florianópolis afastou a noção de que caçar baleias poderia ser considerada uma atividade econômica como a pesca. Assim, segue em vigor o tratado assinado em 1986, permitindo apenas a caça para fins científicos e a caça aborígene – praticada por povos tradicionais em determinadas regiões.
País que mata baleias
Na quinta-feira (15), ao comentar a suspensão do repasse ao Fundo Amazônico, o presidente havia afirmado que a Noruega mata baleias e realiza exploração considerada predatória de petróleo no Ártico.
A Noruega seguiu a decisão da Alemanha que, no sábado (10), também informou que suspenderá parte do financiamento de ONGs ambientalistas. No mesmo tom adotado contra a Noruega, Bolsonaro sugeriu que a Alemanha refloreste seu próprio país.
O presidente disse ainda que o interesse dos países europeus não é em ajudar a floresta amazônica, mas em explorar a sua riqueza e exercer soberania sobre ela.

As baleias capturadas por noruegueses são enfileiras e esquartejadas, na caçada mais covarde de que se tem notícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BAIRRO ABANDONADO EM ITABUNA

Bairro São Judas, 113 anos de solidão Uma verdadeira peneira@ Por - Artaban Eden - Itabuna completou ano passado brilhosos 113 anos de emanc...