quarta-feira, 24 de julho de 2019

Seagri avalia cultivo de camarão em fazendas de Canavieiras


Um comitiva da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri) esteve em Canavieiras, no sul do Estado, um dos principais municípios produtores de camarões marinhos da Bahia, debatendo como  contribuir para o aumento da produção e produtividade da carcinicultura, de forma sustentável e eficiente..

O secretário  estadual de Agricultura, Lucas Costa se reuniu com o prefeito, Dr. Almeida, e sua equipe da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca do município, além de carcinicultores (criadores de camarão) e o presidente da Associação dos Criadores de Camarão da Bahia, Wanderlei Pinheiro. Ele estava acompanhado do superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Adriano Bouzas, do diretor Eduardo Rômulo, e do presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Marcelo Oliveira.

Eles discutiram os motivos que fizeram a atividade ter diminuído nos últimos anos. O objetivo da Seagri é possibilitar o aumento e a melhoria da produção da carcinicultura na Bahia de forma sustentável, eficiente e rentável para os produtores. Ao longo do dia, eles conheceram três viveiros de produção (fazendas de criação de camarão) de Canavieiras: Puximar, Bahia Sul e Marway.



A comitiva da Seagri avaliou tecnicamente os tipos de manejos, a eficiência e a eficácia da atividade e as tecnologias empregadas nos empreendimentos que produzem camarão com os diferentes tipos de sistemas de produção. O secretário ficou encantado com a tecnificação do cultivo do camarão do mar nas fazendas visitadas e principalmente com o uso da tecnologia mais avançada do país na produção de camarão em uma delas.

Ao final, foram apresentadas as ações da Seagri para apoiar a aquicultura e a carcinicultura aos produtores de camarão e de pescado, à prefeitura e aos representantes da associação. A secretaria irá apoiar os produtores a superar os entraves da atividade, com orientação, assistência e articulação com os demais órgãos do Governo do Estado para alcançar a meta de que a Bahia volte a ser um dos maiores produtores de camarão do país.

A Seagri está indo a campo para ouvir os representantes dos setores de todas as cadeias produtivas agrícolas, aquícolas e agropecuárias do Estado, reativar o funcionamento das Câmaras Setoriais e definir as políticas públicas para apoiar, estimular, melhorar, fomentar e fortalecer todos os setores do agronegócio baiano. Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...