terça-feira, 30 de julho de 2019

SAS entrega CRAS I revitalizado e certifica 200 alunos do Projeto Empreender

  
A Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria Municipal de Assistência Social,  certificou, na tarde desta segunda-feira (29), 200 alunos de oito turmas do Projeto Empreender, que destina cursos profissionalizantes às pessoas inscritas no Cadastro Único, principalmente os beneficiários do Bolsa Família e demais programas sociais executados pela Prefeitura, através da SAS. Na oportunidade foram certificados alunos dos cursos de: Panificação, Confeitaria, Pães Especiais: massa doce, Pães Especiais: massa salgada, Auxiliar na fabricação de pizzas, Produção de Salgados e Folhados, Produção de Sequilhos e Petit four e Doces e compotas. A solenidade foi realizada no auditório do CRAS I, que foi totalmente revitalizado para melhor atender a população.

Ao parabenizar a turma de concluintes do Projeto Empreender, o prefeito Fernando Gomes elogiou a atuação da SAS no município e destacou que esse trabalho dignifica o cidadão, pois dar condição de cada um buscar uma oportunidade no mercado de trabalho, ou até mesmo abrir seu próprio negócio. “Estamos trabalhando para oportunizar um futuro melhor ao povo de Itabuna”, comentou.


Após a solenidade, em visita às instalações do CRAS, o prefeito Fernando Gomes avaliou positivamente as intervenções realizadas no imóvel e observou que as melhorias no local serão benéficas não só aos usuários, mas também à equipe profissional do Centro. “É importante que os equipamentos da prefeitura estejam oferecendo condições de trabalho e atendendo o público com qualidade”, ressaltou.

         A secretária Sandra Neilma parabenizou os alunos certificados e reconheceu a importância da parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que é o instituto responsável por ministrar as aulas. “Os profissionais aqui formados estão capacitados para qualquer situação, pois o Senai é uma das mais qualificadas instituições de ensino do país”, pontuou a secretária, informando que o Projeto certificou aproximadamente 350 novos profissionais do ramo alimentício neste primeiro semestre de 2019.

Sobre o trabalho do CRAS, a secretária destacou que o local é um equipamento estratégico na garantia de direitos por ser a porta de entrada da SAS para a população. “Ha 15 anos a politica e assistência virou lei e infelizmente ainda não é reconhecida como deveria. Precisamos do reconhecimento das três esferas de governo para que garantam recursos visando o melhor funcionamento desses centros e que eles contemplem toda a população”, salientou a secretária, explicando que, de acordo com a demanda, “em Itabuna, seria preciso pelo menos oito CRAS funcionando para atender todos os bairros e realizar mais atendimentos, mas ainda não temos essa cobertura no município”, observou. 

Durante a apresentação das melhorias no imóvel do CRAS, a secretária detalhou a especificidade dos programas executados pela SAS e as funcionalidades de cada centro, de cada equipamento, destacando o trabalho realizado e alertando que a assistência social carece de recursos para manter esses programas em ação, assistindo às famílias. “É uma demanda que existe e por isso temos estamos sempre pautando a necessidade de fortalecer a política de assistência social em todo o nosso território de identidade para continuarmos a executar projetos como o Empreender, que muda a realidade das famílias”, concluiu. Ascom
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...