quinta-feira, 25 de julho de 2019

Ressaca em mar de Ilhéus pode ter ondas de até 3 metros de altura

 No início da semana, a Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca em mar de Ilhéus. A informação é do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), que advertiu para ocorrência. Segundo comunicado, fenômeno pode gerar ondas de 2,5 a 3 metros de altura até esta sexta-feira (26). Nos próximos dias, até o final de semana, a previsão é de que o tempo chuvoso permaneça, e os termômetros vão de 17ºC a 27ºC.
A ressaca ocorre devido à persistência de um sistema de alta pressão atmosférica. Os pescadores devem evitar o mar e banhistas precisam ficar atentos às ondas que podem se aproximar de áreas à beira-mar e derrubar árvores. Em Ilhéus, assim como na maior parte da Bahia, o clima é de mau tempo, com períodos de chuva, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Defesa Civil emite alerta 


A Defesa Civil do município emitiu alerta referente a possibilidade de chuvas intensas para os próximos dias em Ilhéus e região. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec/INPE), há muitas nuvens com curtas aberturas e chuvas isoladas. No leste do Nordeste persistirá a condição de chuva, porém com volumes menores.
A previsão é de chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, com acumulados elevados. Para os próximos dias, o total previsto é de 56 mm, o que é consideravelmente alto. O órgão destaca ainda que toda essa precipitação estimula a formação de nuvens carregadas em grande parte do Nordeste, inclusive no município de Ilhéus neste fim de semana.
A Prefeitura Municipal alerta para o caso de deslizamentos de terras, e orienta as famílias que moram em áreas de risco que vão para a casa de familiares (caso intensifique) até os eventos passarem. Segundo os meteorologistas do INPE, além de Ilhéus, os riscos de chuvas volumosas e fortes também chegam aos municípios de Porto Seguro, Vitória da Conquista e Bom Jesus da Lapa.
Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...