segunda-feira, 8 de julho de 2019

Pesquisa Datafolha: 33% aprovam e 33% desaprovam o governo Bolsonaro

Presidente segue com pior índice de aprovação de primeiro mandato desde Collor


Do - Diário do Poder - Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 8, revela que o governo do presidente Jair Bolsonaro é ótimo ou bom para 33% dos eleitores entrevistados, enquanto outros 33% o considera ruim ou péssimo. Para 31% é regular.
Com variações mínimas, é o mesmo cenário que se desenhou três meses atrás, no mais recente levantamento do instituto, quando 32% avaliaram o governo como ótimo ou bom; 33%, regular; e 30%, ruim ou péssimo.
Com isso, Bolsonaro se mantém como o presidente em primeiro mandato com a pior avaliação a esta altura do governo desde Fernando Collor de Mello, em 1990.

Aos seis meses na cadeira, Collor tinha uma aprovação igual à de Bolsonaro (34%), mas 20% de rejeição. Todos os outros presidentes em primeiro mandato desde então se deram melhor.
A expectativa com o futuro do governo, de abril para cá, foi de 59% para 51% a fatia de entrevistados que preveem uma gestão ótima ou boa. A ideia de que será regular subiu de 16% para 21%, enquanto o pessimismo ficou estável na margem de erro (23% para 24%). Antes da posse, 65% esperavam que Bolsonaro fizesse um governo ótimo ou bom, contra 17% de regular e 12%, ruim ou péssimo.
O Datafolha também perguntou se Bolsonaro fez mais, menos ou o que deveria pelo país. Os números também são os mesmos no último levantamento. Para 12% fez pelo país mais do que esperava (eram 13% em abril); para 22% fez pelo país o que esperava que ele fizesse (eram 22%); e para 61% o governo fez pelo país menos do que esperava (eram 61%).
No período, piorou a imagem do desempenho de Bolsonaro como mandatário.
O percentual daqueles que creem que ele age como um presidente deveria se comportar caiu de 27% para 22%. Já os que acham que ele não tem tal comportamento oscilou de 23% para 25%. Acham que na maioria das vezes ele segue a liturgia do cargo 28% (27% em abril), e 21% (20% antes) o reprovam sempre.
A pesquisa Datafolha levantou, ainda, o perfil de quem aprova o presidente.
Bolsonaro é mais apoiado por brancos (42% o aprovam, ante 31% dos pardos e 25% dos negros, para ficar nos maiores grupos) e homens (38%, ante 29% de mulheres).
O presidente angaria maior aprovação entre os mais ricos e os mais escolarizados.
No Nordeste, Bolsonaro é ruim ou péssimo para 41%. Já o Sul segue sendo o bastião bolsonarista, com aprovação de 42% dos entrevistados.
O levantamento do Datafolha também revela que houve aumento entre os que afirmam ter medo do futuro (58%, ante 53% em outubro), e estabilidade entre os que têm mais medo do que esperança no país (de 51% antes para 53% agora).
Nesses itens as mulheres são muito mais pessimistas do que os homens: 71% delas se dizem desanimadas com o Brasil; entre eles, são 55%.
Ao elencar de forma espontânea os problemas que estão ao alcance do Executivo, em relação ao que era registrado em dezembro, antes da posse de Bolsonaro, houve uma queda expressiva na preocupação com a corrupção.
No levantamento anterior, 20% diziam que o tema era prioritário. Agora são 7%. Já quem mais subiu no ranking foi a educação, passando de 10% para 15%. A lista é seguida pelos assuntos segurança (19%) e saúde (18%).
O desemprego (14%) e a economia (8%) são os outros pontos de destaque na lista.
A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de julho com 2.086 entrevistados com mais de 16 anos, em 130 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...