quinta-feira, 25 de julho de 2019

Itabuna faz aniversário e a Santa Casa presenteia a comunidade

 
Itabuna faz aniversário e a Santa Casa presenteia a comunidade com equipamento de ponta na Unidade de Radioterapia

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna inaugura no próximo dia 27 de Julho, às 10h30, a ampliação dos serviços da Unidade de Radioterapia, com a chegada dAcelerador Linear da marca Elekta modelo Sinergy Platform. O equipamento de alta tecnologia, adquirido com recursos próprios avaliado em 1,5 milhão de dólares (US$), igualará o tratamento contra o câncer oferecido hoje na instituição aos existentes nos maiores centros de saúde do país.

Para instalação do aparelho, foi necessária uma reforma na Unidade de Radioterapia do Hospital Manoel Novaes com a construção de um bunker para abrigar o novo equipamento de tratamento radioterápico. A obra, com destinação exclusiva para instalação e operacionalização do acelerador, é fruto da doação de uma verba no valor de 2 milhões destinada pelo 5º Tribunal Regional do Trabalho – TRT e homologada pela juíza, Eloína Machado.

Dessa forma, a instituição vai poder oferecer tratamento com tecnologia de ponta, combinada vasta experiência nas mais recentes técnicas de radioterapia e um corpo clínico altamente capacitado. “Ecomparação ao mercado nacional, a Santa Casa está equiparadcom a mesma tecnologia das grandes capitais desenvolvendo novas técnicas e modalidades de tratamento no setor de radiologia”, esclarece Fernando Cunha, Físico Médico da unidade e Supervisor de Proteção Radiológica da Santa Casa.


Para o provedor Eric Júnior, o novo equipamento é um divisor de águas nos serviços de radioterapia da Santa Casa. “Vamos poder oferecer aos pacientes, um tratamento mais avançado e eficaz contra o câncer”, pontuaEric também destaca importância do ex-provedor Renan Moreira(in memoriam)na aquisição da máquina para a instituição. “Renan acompanhou a equipe de radioterapia nesse processo desde o início e deu muito apoio. Nada mais justo que o espaço construído para abrigar o bunker leve o seu nome”, frisa.

O acelerador está habilitado para tratamentos nas modalidades convencionais, 3D Conformacional e IMRT e possui maior eficácia na localização do alvo (tumor), podendo, em alguns casos, aumentar a dose de radiação aplicada sem aumentar toxicidade. “Além do aumento da capacidade de atendimento da SCMI, a população de Itabuna e região poderá ter acesso a tratamento de qualidade com alta tecnologia sem precisar dirigir-se à capital baiana”, explica Fernando Cunha.

O acelerador

A compra do equipamento se deu em 2011, período em que Dr. Renan Moreira (in memoriam), era Provedor, quando a equipe de radioterapia percebeu a necessidade de dar um ‘UPGRADE’ no parque tecnológico. “Dr. Renan concordou e acreditou no projeto”, destaca Fernando Cunha, Físico Médico da unidade e Supervisor de Proteção Radiológica da Santa Casa.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...