segunda-feira, 29 de julho de 2019

Grandes eventos e homenagens marcaram as comemorações dos 109 anos de Itabuna

        
Itabuna viveu momentos especiais nos últimos dias durante as comemorações dos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna. As noites de sábado e domingo, dias 27 e 28, foram marcadas por muita emoção e reconhecimento com a outorga da Comenda Firmino Alves e da Medalha de Honra ao Mérito. Autoridades políticas, do judiciário, médicos, empresários, servidores do município, entre outros convidados, participaram das solenidades que marcaram as comemorações dos 109 do município.

Uma performance especial da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Ballet do Teatro Castro Alves numa apresentação conjunta, no sábado (27), encantou o público presente no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Dória. Eles usaram da criatividade e de muita inteligência para contar a história do Soldado Igor Stravinsky. Já no domingo (28), o Ballet Tchu e Cia deixou a plateia concentrada numa perfeita apresentação.

Mas o ponto alto da programação foi à outorga da Medalha de Honra ao Mérito e da Comenda Firmino Alves, dias 27 e 28, respectivamente, concedidas a pessoas e personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Itabuna. Vale ressaltar que no domingo (28), ainda aconteceu a Missa Solene celebrada na Catedral de São José pelo padre Gilvan de Oliveira, na presença de fieis e servidores da Prefeitura Municipal de Itabuna.


Para o prefeito Fernando Gomes, as comemorações do aniversário de Itabuna foram um sucesso, dignas deste momento tão importante. “Foi dado início a uma nova era da Cultura no Sul da Bahia, e nada disso seria possível se não tivéssemos o apoio do Governo do Estado da Bahia. Não canso de falar que o governador Rui Costa é um gestor que tem o meu respeito, o único que tem feito tudo por nossa cidade, independente de partido”, ressaltou Fernando Gomes.

 E lembrou ainda do seu compromisso em finalizar as obras do Teatro, que foram iniciadas há cerca de 12 anos. “Há décadas autorizei a demolição do Antigo Teatro ABC porque estava sendo utilizado para fins contrários à cultura, e eu tinha um compromisso com Itabuna e com a saudosa Candinha Dória, pioneira da arte em nossa cidade. E graças à sensibilidade do governador Rui Costa, nesta minha gestão conseguir cumprir esta minha missão”.

Durante visita a cidade o governador também fez questão de ressaltar que “tudo na vida acontece pela determinação, pela vontade, e este teatro é uma realidade, é lógico que teve recursos do Governo da Bahia, mas não seria realidade se não fosse à convicção, a determinação do prefeito Fernando Gomes”.

Homenagens

Sobre a Comenda Firmino Alves,   maior honraria do município que possui o nome do fundador de Itabuna – Firmino Alves -, foi instituída na gestão do prefeito Fernando Gomes, conforme a lei de nº1.974, de 24 de outubro de 2005. Ela foi concedida a Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana; ao comerciante Alencar Pereira da Silva, o popular Caboco Alencar, do ABC da Noite, considerado um patrimônio Histórico e Cultural de Itabuna; ao engenheiro Civil Jorge Ribeiro Carrilho; o ex-prefeito José Oduque Teixeira; a professora Maria Rita de Almeida Fontes (Tia Rita – in memorian); o artista plástico Renato Afonso M. de Souza (Renart); a maestrina Zélia Lessa; o Desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia; o Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Já a Medalha de Honra ao Mérito foi concedida a mais de 40 pessoas que também deram e continuam dando importante contribuição cultural, política e econômica para o município de Itabuna, entre eles, Secretários Municipais, políticos, médicos, entre outros profissionais. Para a Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, que fez uso da palavra em nome dos homenageados, o teatro está pronto, “no entanto, é agora começará o trabalho da gestão deste equipamento, e nós do Governo da Bahia, através da Secult, estamos à disposição para contribuir para que este seja de fato um espaço de cultura, sustentável e importante para toda região”.
                             
 Mais uma Unidade de Saúde
                                 
Os moradores do bairro Parque Boa Vista e adjacências estão satisfeitos com o presente que eles ganharam na Semana de Comemorações dos 109 anos de Itabuna. No último sábado (27), foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde Renan Moreira, com a presença do governador Rui Costa; do Secretário Estadual de Saúde Fábio Vilas Boas; do prefeito Fernando Gomes; do Secretário Municipal de Saúde Josimar Sales, prefeitos da região, entre outras autoridades políticas.

Na oportunidade, o governador Rui Costa destacou que a “melhor política pública de saúde é a prevenção, é o diagnóstico antecipado. As unidades são importantes, pois significa que estamos cuidando da Atenção Básica, e aqui está mais uma unidade para atender os itabunenses”.  Ele aproveitou o momento para entregar oito ambulâncias para municípios da região.

Já o prefeito Fernando Gomes agradeceu mais uma vez a presença do Governador Rui Costa. “Ele é um gestor que a Bahia tem, um gestor que faz pela Bahia, e em Setembro a saúde de nossa região dará mais um salto de qualidade com a Policlínica. Toda Bahia tem a marca do Governo da Bahia”.

         A homenagem póstuma ao advogado José Renan Oliveira Moreira (Renan Moreira) foi motivada por conta dos relevantes serviços que ele prestou ao município, inclusive sendo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna por duas gestões consecutivas entre os anos de 2008 e 2013. Dr. Renan Moreira faleceu em 2016.
                                                                                  



Missa na Catedral de São José marcou as comemorações 

A celebração de uma Missa Solene na Catedral de São José, na manha de domingo (27), marcou as comemorações pelos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna. Presidida pelo padre Gilvan Oliveira, o ato litúrgico contou com a presença do prefeito Fernando Gomes, de vereadores, secretários e assessores municipais, além de féis católicos que, mantendo a tradição, foram agradecer a Deus pelo transcurso do aniversário da cidade.

Em sua homília, após a liturgia da palavra, o padre Gilvan ressaltou a importância da oração na vida da comunidade cristã e enfatizou que a celebração do aniversário da cidade é uma oportunidade singular para que todos possam fazer uma reflexão sobre de que maneira têm contribuído para o bem comum da comunidade.  “Para além dos poderes constituídos, todos nós somos responsáveis pelo desenvolvimento da coletividade. Enquanto instituição, a Igreja também é responsável de promover o bem-estar para a comunidade”, afirmou.

         Ao final da celebração, em seu pronunciamento, o prefeito Fernando Gomes destacou que há 46 anos têm dedicado parte de sua vida a lutar por Itabuna. Ele lembrou da inauguração do Teatro Municipal Candinha Doria como um marco nas comemorações dos 109 anos do município, bem como a entrega da Unidade de Saúde da Família José Renan Moreira, no Parque Boa Vista. O prefeito anunciou a reforma de 40 unidades de saúde e do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães.

         “Sou consciente que tenho feito a minha parte para o desenvolvimento de Itabuna há mais de quatro décadas, principalmente tendo sido eleito por cinco vezes prefeito. Ultimamente, renunciei partido político e adotei minha cidade como minha principal causa politica. Hoje, quero pedir a Deus que me conceda mais alguns anos de vida, força e saúde para continuar lutando pelo povo itabunense, que tanto amo”, finalizou.

 Shows musicais levam alegria ao público 

O aniversário de Itabuna, que comemorou 109 anos de emancipação política e administrativa no último domingo, 28, foi marcado por uma série de eventos, que incluíram shows e inaugurações, como a do Teatro Municipal Candinha Dória, na sexta-feira (26). Neste dia, na Arena de Shows localizada na área externa do Teatro, a população ainda pôde curtir o show de uma das maiores duplas sertaneja da atualidade: Simone e Simaria, as “Coleguinhas”.

Com aproximadamente duas horas de duração, a apresentação da dupla teve muita dança, sofrência e sertanejo raiz. O repertório do show incluiu sucessos antigos e músicas do novo DVD, ‘Aperte o Play’, gravado em São Paulo, que contou com participações especiais de Luan Santana, Joey Montana, Léo Santana e Ludmilla. O público presente cantou junto com a dupla do início ao fim canções como ‘Regime Fechado’ e ‘Meu Violão e o Nosso Cachorro’, e dançaram ao som de ‘Qualidade de Vida’ e ‘Liga Liga’. Quem acompanhou tudo, considerou “um verdadeiro espetáculo, à altura que o aniversário de Itabuna merece”.

As apresentações na Arena de Shows da área externa do Teatro Candinha Dória tiveram sequência no domingo, 28, com muito axé. Nem chuva que insistia em cair durante toda a noite impediu o público de dançar e curtir músicas que marcaram época com dois dos principais nomes da música baiana. Natural de Itabuna, o cantor Luiz Caldas parabenizou o município pelo aniversário e apresentou em seu repertório músicas que animaram muitos carnavais, a exemplo de ‘Tieta’, ‘O que essa nega quer’ e ‘Haja amor’.

Outra grande atração que participou do evento, a banda Chiclete com Banana, sob o comando do vocalista Khill, iniciou seu show resgatando os sucessos ‘Durvalino Meu Rei’ e ‘Nanaê’. Após agradecer a organização do evento pelo convite para fazer parte da festa, o cantor continuou animando o público e transformou o aniversário de Itabuna em um verdadeiro carnaval ao som de ‘Voa Voa’ e ‘Diga que valeu’.

Programação Itabuna 109 anos

A programação dos 109 anos de Itabuna tem sequência nesta segunda-feira, dia 29, quando acontece a cerimônia de comemoração dos 40 anos do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), que será realizada a partir das 15 horas, na escola homenageada. Ainda hoje, a programação volta a ser realizada no Teatro Municipal, às 19h30min, onde haverá um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Na terça-feira, dia 30, às 19h30min, em evento aberto ao público, acontece a “Noite de Música” com apresentações de Poesia, do Coral Cantores de Orfeu e do Cantor David Nascimento. Na quarta, dia 31, a partir das 19h30min, outra edição do evento “Noite de Música”, também aberto ao público, com apresentações de Poesia, da Escola Clave de Sol, do Coral Batista Esperança e do grupo Opus Music.

No dia 1º de Agosto, quinta-feira, às 09 e 16 horas, respectivamente, a nova casa da cultura itabunense recebe os eventos “Manhã e Tarde de Teatro”, voltados para crianças das Escolas Públicas do Município, com a apresentação teatral Canela Fina. Por fim, nos dias 02 e 03 de Agosto, às 19h30min, serão realizados os eventos “Noite de Dança” com várias apresentações gratuitas: Poesia com Jailton Alves, ballet Tchu & Cia, Studio Raul Estrela e Studio de Dança Natália Azevedo, na sexta-feira (02), e Poesia com Clovis Naldo, Escola Municipal de Dança, Escola Dinâmica e Movimento, Centro de Dança Luiza Selman e o Ballet Vivian Porto, no sábado (03).

Ascom
Fotos: Pedro Augusto, Adeildo Marques e
Waldyr Gomes 
29.07.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...