segunda-feira, 1 de julho de 2019

Economia criativa é bem valorizada por visitantes na Vila Cultural em Ilhéus

 
As movimentações em torno da Vila Cultural, espaço alternativo instalado no circuito Viva Ilhéus 2019, registraram boa aceitação por ilheenses e visitantes durante os festejos juninos de São Pedro, celebrado nos dias 28 e 29 de junho. A informação é do secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fábio Manzi Junior, ao afirmar que a iniciativa cumpriu se propósito. “Valorizar os criativos da terra, oferecendo a oportunidade de gerar renda e impulsionar a economia local”, disse.
 
E completa. “Os festejos carregam um extenso número de seguidores. Pensamos em criar uma alternativa de fazer gerar dividendos durante as comemorações. Mais que isso, contemplar os criativos da nossa terra, criando uma janela de oportunidades para apresentação dos seus produtos. Levamos a proposta ao prefeito Mário Alexandre que aprovou de imediato, ressaltando a importância do município apoiar iniciativas que façam gerar renda e emprego em nossa cidade.

Atrás de um ‘chamego a mais’, a contabilista de Salvador, Janaína Cruz, de 29 anos, não contou conversa. “Apaixonada por tudo isso aqui. Vim na expectativa de arranjar um Crush no Viva Ilhéus e já consegui”, contou animada. Diversão para a família de seu Catarino Alves. “Não tem coisa melhor que curtir um arraiazinho ao lado da família. Bem organizado e diverso. De tudo encontrei aqui, desde pecas do vestuário, música, comida típica e um friozinho bom”, opinou.  

O cenário em forma de vila, retratava as casinhas de fazenda. Tudo montado de forma organizada e criativa. Bebida e comida típica completaram o cardápio gastronômico. A Vila Cultural abrigou infraestrutura contendo palco para receber artistas musicais da terra, um conjunto de 20 barracas padronizadas para comercialização de variados produtos do artesanato regional. Produtos feitos por criativos, artesãos e indígenas de Olivença.


No palco da Vila, artistas da terra cantavam com muita animação músicas autorais e conhecidas do grande público. Entre as atrações, a cantora Jane Poeta, considerada a rainha dos teclados na região. Também, a Banda Macaxeira Estilizada, com repertório exclusivo de forró. Nélio Jovita e Banda, e também a Banda Quente fizeram a festa no projeto São João dos Bairros deste ano. No palco, sobe ainda a sensação, Luiz Bob & Os Gonzaga e Stampa do Forró.

A Vila Cultural integrou o pacote de iniciativas culturais de lazer e tradição, inclusos no calendário do Dia da Cidade, celebrado nos dias 27, 28 e 29 de junho. A programação foi coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult), e contou com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM) e Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram).


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...