segunda-feira, 3 de junho de 2019

Lançamento de projeto marca Dia do Meio Ambiente na Ceplac

  
O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado em grande estilo no Sul da Bahia, com o lançamento do Projeto Biofitos de Plantas Medicinais. A solenidade será realizada na próxima quarta-feira (dia 5), no auditório do Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec/Ceplac), na rodovia Jorge Amado, a partir das 15 horas.

A programação inclui uma mesa redonda com a participação de ambientalistas, agricultores, fitoterapeutas, estudantes e representantes de instituições públicas e particulares que discutirão dentre outros temas relacionados ao meio ambiente, o resgate e a conservação produtiva de plantas medicinais da cabruca.

O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, confirmou presença no evento. Ele aproveitou para elogiar a iniciativa dos organizadores ao destacar a importância de se comemorar uma data significativa como o meio ambiente, “um tema hoje discutido mundialmente, e que envolve todos os ecossistemas e a vida humana na terra”. Pela sua importância, Jorge disse que a data merece destaque no calendário mundial, “e a Ceplac sabe disso, por isso a feliz iniciativa de promover esse evento”. Leia também: Chapa 2 vence a eleição do Bairro de Zizo *  CAPS AD realiza seminário integrador sobre saúde mental


O coordenador do Projeto Biofitos, Evaldo Costa Batista, da Ceplac, explicou que o projeto surgiu a partir de inúmeras pesquisas que são realizadas na Ceplac e cujo objetivo é oferecer mais oportunidade para prevenção e cura de doenças através da fitoterapia. “A nossa biodiversidade presente tanto no bioma mata atlântica como na Cabruca é um tesouro medicinal que precisa ser conservado, para conseguirmos a garantia de uma qualidade de vida melhor para todos”.

         Para o coordenador, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é preciso um trabalho permanente de conscientização sobre a preservação do ecossistema e, principalmente de pesquisas como as que vêm sendo feitas.  Ele informou que as espécies arbóreas arbustivas e herbáceas de valor medicinal encontradas na cabruca na Bahia representam um patrimônio cultural e fitoterápico da comunidade regional, capaz de contribuir com a economia e a qualidade de vida da sociedade.


Chapa 2 vence a eleição do Bairro de Zizo

  
O morador Edinaldo Santos Pinto, da Chapa 2 (dois), é o novo presidente da Associação dos Moradores do bairro de Zizo. Ele venceu com 357 votos, contra 141 da Chapa 1 (um), representada por João Soares de Souza, o Caçulinha. A eleição foi realizada no ultimo domingo (02) e contou com a participação de 504 moradores aptos a votar, sendo que foram computados seis votos nulos e brancos.

O pleito foi no Grupo Escolar Ewerton Chaloup e coordenado pelos representantes da Secretaria Municipal de Governo, Antônio Carlos Silva de Jesus e Rita de Cássia Pereira dos Santos Nascimento. Eles afirmaram que a  eleição transcorreu dentro do que era esperado, ou seja, num clima tranquilo, participativo, disciplinar e alegre.  A nova diretoria terá um mandato de três anos.

CAPS AD realiza seminário integrador sobre saúde mental

A Prefeitura de Itabuna segue empenhada em fortalecer as atividades educativas realizadas pelas instituições vinculadas ao município. Nesta segunda-feira (03), através da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado o Seminário integrador no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD. O evento, que é uma parceria do CAPS AD com a Atenção Básica, com o Departamento de Média e Alta Complexidade, com os CAPS I e II e Ambulatório, contou com uma programação que incluiu café da manhã e atividades de alongamento e integração, além de um ciclo de palestras educativas.
De acordo com Paulo Cardoso, coordenador do Setor de Saúde Mental da secretaria Municipal de Saúde, o seminário tem o objetivo de discutir temas, e fortalecer a rede assistencial de saúde mental no município de Itabuna, capacitando os profissionais e orientando, também, os pacientes. Segundo Paulo Cardoso, essas atividades são importantes para propagar as novas diretrizes e novas regras sobre a saúde mental, no sentido de difundir a informação a toda a população.
Para abrir a programação, a psicóloga do CAPS AD, Solange Prates, ministrou a palestra “Uma visão sobre a política de saúde mental em contraponto ao período manicomial – conquistas, avanços e desafios”. Em seguida, a psicóloga Priscila Martins, coach e Dra. em Psicologia Cognitiva, abordou o tema: “Quanto a sua mentalidade influencia o seu estilo de vida”.
Durante à tarde o seminário tem sequência com a palestra: “Abordagem e manejo do portador de transtorno mental associado à dependência química”, André, psiquiatra CAPS AD, seguida da explanação da enfermeira Késia Moura sobre a “Atenção básica como ponto de apoio a rede psicossocial – avanços e desafios”. Completam o ciclo de palestras as apresentações dra. Maria Cristina Anunciação, sobre “Os transtornos mentais mais recorrentes entre os profissionais da área de saúde”, e do enfermeiro Eduardo Santos, com o tema: “Dependência química é uma escolha?”.
  
Ascom
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...