terça-feira, 4 de junho de 2019

Infraestrutura do Bairro Bananeira em Itabuna



         A Prefeitura de Itabuna segue realizando melhorias nos bairros do município. Nesta segunda-feira (3), a comunidade da Bananeira começou a receber os benefícios das obras de reestruturação, que se iniciaram através das ações de terraplanagem e serão completadas com intervenções em saneamento básico e pavimentação asfáltica. O início das obras se deu após a realização de uma sessão realizada na Câmara de Vereadores, que contou com a presença de representantes da prefeitura, incluindo o Secretário de Administração, Dinailson Oliveira.

         Abrigando mais de 400 famílias, o bairro da Bananeira ocupa uma área às margens do Rio Cachoeira, que constantemente sofre com a incidência de alagamentos nos períodos chuvosos. Procurando melhorar as condições de vida da população, a Prefeitura de Itabuna está focando seu trabalho inicial na recuperação de ruas, bem como na retirada da vegetação que obstrui algumas vias da localidade. Segundo o secretário Dinailson Oliveira, este é o pontapé inicial de uma verdadeira força-tarefa para mudar a realidade do bairro.

         Ao explicar detalhes relacionados a execução dos serviços, Dinailson Oliveira informou que a equipe de trabalho conta com 30 homens, acompanhados de máquinas para retirada de entulhos, terraplanagem e compactação do solo. “O povo da Bananeira é apaixonado por essa área, então nós temos que ajudá-los. Nossa obrigação é trazer melhorias e estamos trabalhando empenhados nisso”, afirmou o secretário.

Com expectativa e ansiedade em ver as obras avançarem, os moradores do bairro comemoraram o início das intervenções. Liderança comunitária, Robson Laranjeira lembrou que esses serviços atendem a uma reinvindicação antiga da comunidade. Para Robson, as principais demandas do bairro se referem à mobilidade urbana, onde é preciso requalificar as ruas e os acessos. “É prazeroso vermos uma equipe grande como essa empenhada em entregar esse serviço com eficiência para beneficiar a nossa comunidade”, comemorou.

Morador da localidade há 42 anos, Gilvan Santana comemorou a chegada das máquinas e disse acreditar no trabalho da prefeitura, confiante de que “a partir de agora as coisas irão melhorar para nós da Bananeira”, concluiu. Leia também: PROJETO OLHAR CRIANÇA INICIA FORMAÇÃO COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS 


PROJETO OLHAR CRIANÇA INICIA FORMAÇÃO COM COORDENADORES PEDAGÓGICOS 

Após recente parceria entre a Prefeitura de Itabuna (envolvendo as secretarias da Educação [SME] e Saúde [SMS]), o Lions Club Itabuna deu início, na última sexta-feira (31), no auditório do Hospital de Olhos Beira Rio, ao projeto Olhar Criança, que conta também com o apoio daquela unidade de saúde hospitalar-oftalmológica.

Na oportunidade, cerca de 35 profissionais de coordenação pedagógica da Rede Municipal de Ensino, através de palestra proferida pelo médico oftalmologista e coordenador do projeto, Dr. Wandick Rosa, conheceram os detalhes do projeto, receberam formação específica visando a identificação de estudantes que, porventura, possam estar enfrentando problemas de acuidade visual e tiraram dúvidas sobre a operacionalidade do projeto.

A secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Santos Gonçalves, esteve representada pelas professoras Vânia Maria Menezes Borges (assessora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais); Ana Paula Cabral Teixeira (assessora da Educação Infantil) e Fátima Santa Fé Borges (assessora de Saúde Escolar), as três circunscritas ao Departamento da Educação Básica (DEB), da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Para o Dr. Wandick Rosa, a participação das equipes docentes nesse projeto é primordial, entre outros aspectos, porque os estudantes estão muito mais familiarizados com os professores e profissionais da escola, do que com quaisquer profissionais médicos. Isso contribui para que os exames de acuidade visual sejam feitos com mais assertividade.

O projeto visa identificar esses estudantes tendo as equipes de coordenação e os docentes da Rede Municipal de Ensino como colaboradores voluntários. Os estudantes com problemas de visão serão encaminhados para a equipe técnica do projeto, composta pelos profissionais de oftalmologia, que farão exames mais detalhados. Os estudantes com necessidade de uso de óculos receberão o equipamento gratuitamente, algumas das lentes e armações foram doadas pela Secretaria de Saúde.

Os coordenadores pedagógicos que participaram da formação, na condição de multiplicadores, levarão as informações do projeto para as unidades escolares e as compartilharão com os professores. Estes, por suas vezes, serão os que estarão diretamente em contato com os alunos para averiguar os primeiros sinais de acuidade visual. 
Ascom
Fotos: Waldyr Gomes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...