terça-feira, 11 de junho de 2019

Emasa participou de mais uma ação ambiental

  
Dando sequência ao programa de recuperação das Matas Ciliares entre as  nascentes dos rios,  córregos e afluentes do Rio Cachoeira, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) participou de mais uma ação ambiental envolvendo o Tiro de Guerra 007-Itabuna,  e em parceria com as Universidades – UFSB, Unime, FTC e Uesc -, Caixa, FICC, Ceplac, Maçonaria, LIONS, ROTARY, Barry Callebaut, e prefeitura de Itabuna, contando com estudantes e moradores de Ferradas.

 A ação do projeto “Salve o Rio Cachoeira” ocorreu no bairro Ferradas. Enquanto uns providenciavam o mutirão da limpeza,  outros faziam a plantação das mudas de árvores que, ajudam na despoluição do ar, atrair aves e animais, além de evitar a erosão do rio e o assoreamento. Moradores do bairro disseram  estar felizes por ver a Emasa e parceiros trabalhando para a recuperação e preservação do meio ambiente.

Vale ressaltar que em 2018 foram realizadas quatro ações deste tipo em locais degradados do município e este ano foram intensificadas, sendo esta  à  terceira  ação do projeto. A professora e ambientalista Valerrie Nicollier, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e outros ambientalistas envolvidos nestas ações, lembram que o Rio Cachoeira, é um filho de Itabuna, que vem sendo maltratado a mais de 40 anos, quando  era límpido sem poluição aparente, porém, as práticas humanas não recomendadas,  vem ano a ano, tornando o rio muito poluído, e  que  lutar pela sua recuperação é uma obrigação de todos. Ascom/Emasa. Leia também:          PREFEITO DE ITABUNA ASSINA CONVÊNIO COM PRF E OFICIALIZA NOVA SEDE DA ESCOLA JOÃO CAFÉ    +   PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA REVISAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA 2019  + SME PROMOVE ENCONTRO PARA DISCUTIR A PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA “PELO DIREITO DE APRENDER”

    

PREFEITO DE ITABUNA ASSINA CONVÊNIO COM PRF E OFICIALIZA NOVA SEDE DA ESCOLA JOÃO CAFÉ


Os alunos circunscritos à Educação no Campo nos arredores da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no quilômetro 503 da BR-101, nos limites da cidade de Itabuna estão muito felizes com a nova sede da Escola João Café, numa sala de aula confortável, climatizada, com estrutura de excelência, organizada num dos locais mais tranquilos e seguros daquela região: a própria sede da PRF.

A articulação de uma sala de aula dentro da delegacia para atender aos alunos da Educação no Campo surgiu numa parceria entre a própria PRF e a Secretaria Municipal da Educação (SME), ainda no final de 2018.

  

A concretização se deu a partir da disposição da SME em garantir toda a estrutura educacional pertinente à iniciativa (equipe docente e coordenação pedagógica) e a partir da estruturação da sala, aproveitando o seu staff original (mobiliário, equipamentos), articulado para o funcionamento, ali, de um auditório.

Hoje, já com a sala em funcionamento e atendendo 9 estudantes no horário das 13h às 17h e mais 16 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no horário das 19h às 22h, o prefeito de Itabuna Fernando Gomes oficializou a parceria com a PRF, com a assinatura do Convênio 003/2019, em seu gabinete montado no canteiro de obras do Teatro Candinha Dórea.

Estiveram presentes no Ato de Assinatura a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves; o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Marcus Vinicius Rodrigues; o inspetor adjunto Vinícius Alcântara; e a diretora do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, professora Stella Maria Cruz Soares, que assinou o documento como testemunha.

Com a oficialização da parceria, a Escola Municipal do Campo João Café passa a ser uma das mais bem equipadas da Rede Municipal, contando com o apoio da PRF para a retomada da credibilidade da rede, melhoria da qualidade do ensino e melhoria dos indicadores da Educação no Campo.


 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA REVISAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA 2019

Num dos primeiros encontros de professores do ano letivo de 2019, os profissionais da área de Educação Inclusiva estiveram reunidos na última quinta-feira (06), na sede do Centro de Formação e Tecnologia Municipal (CFTM), da Secretaria Municipal da Educação (SME), com o objetivo de efetivar a revisão do documento que apresenta as diretrizes e orientações pedagógicas para essa área específica da Educação.

Segundo a coordenadora das salas de recursos multifuncionais, professora Robermara França Souza Ribeiro, “esse documento foi elaborado no ano de 2016 e, passados três anos, e tendo a própria Rede Municipal passado por mudanças no seu sistema de ensino, se faz necessário que também a Educação Inclusiva reveja as suas práticas, buscando atender da melhor maneira aos estudantes que perfazem o público-alvo das salas de recursos”, destacou a coordenadora.

As salas de recursos multifuncionais são ambientes especialmente criados em algumas unidades escolares para atender aos estudantes que apresentam características que o colocam numa perspectiva diferenciada de aprendizagem: alunos autistas, alunos que apresentam déficit intelectual, etc.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui 43 professores para o atendimento desse público e cerca de 30 salas de recursos, atendendo em 2019, quase 1.050 estudantes.

A secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, explica que o Departamento da Educação Básica (DEB) e o Departamento de Acompanhamento da Gestão (DAG) realizam uma série de avaliações que permitem identificar profissionais do magistério com características que os coloquem numa dimensão de sensibilidade capaz de atender aos estudantes sempre com muito cuidado, carinho e atenção. “São analisados o perfil do professor, os cursos na área e a experiência profissional”, disse a secretária.

Como resultado do encontro, o grupo espera adequar para o ano de 2019 o documento orientador da Educação Inclusiva no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Itabuna, atualizando-o com as novas perspectivas surgidas nos últimos três anos. O encontro foi iniciado na última quinta-feira (06), mas outras reuniões poderão vir a ser realizadas para cumprir, de maneira categórica e eficiente, a revisão completa do documento.


 SME PROMOVE ENCONTRO PARA DISCUTIR A PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA “PELO DIREITO DE APRENDER”

Numa iniciativa da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME), através do Departamento da Educação Básica (DEB), foi realizada na sede do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP Litoral Sul II), em Itabuna, na última quinta-feira (06), o encontro do grupo de trabalho composto por diversos representantes da Educação, com fins de debater a Proposta Político-pedagógica “Pelo Direito de Aprender”, que atualmente está implantada na Rede Municipal de Ensino.

O encontro foi ensejado por uma orientação específica da secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, que entendeu que é necessário que haja um aprofundamento cada vez maior sobre o que se conduz, em termos de melhorias da qualidade de ensino, no escopo da proposta, e que precisa efetivamente ser colocado em prática com vistas ao resgate da credibilidade do ensino da rede, combate à evasão escolar e garantia do direito de aprender, tal qual se esboça como denominação da atual proposta.

O encontro teve como público-alvo todos os 40 integrantes que foram destacados através da Portaria 012/2017, entre os quais estão componentes das assessorias de ensino do DEB (Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Fundamental Anos Finais, Educação Inclusiva, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos), além de professores, coordenadores e diretores de todas as etapas de ensino.

Como convidado, o professor Tiago Nicola Lavoura, integrante do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), PhD em Psicologia e Educação, explanou sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, cujo principal precursor, no Brasil, é o professor Dermeval Saviane. A Pedagogia Histórico-Crítica é a teoria que baseia a construção do sistema de ensino “Pelo Direito de Aprender”.

Para a secretária da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, “esses encontros são necessários para que se promova a reescrita da proposta, de modo a permitir que sua prática esteja cada vez mais atualizada e presente no cotidiano da prática escolar, nas unidades de ensino, promovendo integração, manutenção dos alunos na escola, qualidade do ensino e melhoramento dos indicadores da rede”, enfatizou a secretária.  Ascom/PMI.

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