Lixo

Itabunense seja educado não jogue lixo na rua e nem no Rio Cachoeira. A Natureza agradece!

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Prefeitura promove ações e políticas públicas para os moradores do bairro Nova Itabuna



A Prefeitura de Itabuna, através das Secretarias Municipais de Administração e de Governo realizou, nesta quarta-feira (12), uma reunião com representantes da Associação de Moradores do Bairro Nova Itabuna. O encontro que definiu um calendário de ações a serem realizadas no bairro aconteceu na Faculdade Santo Agostinho, parceira do projeto que prevê a realização de cursos para comunidade da Nova Itabuna. Inicialmente, serão oferecidos cursos de pintura e confeitaria e as inscrições terão início após os festejos juninos.

Principal articuladora das ações do município junto as Associações de Moradores, a Secretária de Governo, Maria Alice destacou a importância de se realizar políticas públicas que desenvolvam as famílias da localidade para todos possam ter uma renda extra através do exercício de uma nova profissão. “Hoje em dia com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, é preciso que as pessoas estejam se qualificando e nós estaremos empenhados nisso”, disse.

O Secretário de Administração, Dinailson Oliveira, elogiou a atitude da direção da Faculdade Santo Agostinho, que está apoiando as ações dos moradores do bairro, e parabenizou a atuação da Associação de Moradores, que está sempre buscando parcerias para beneficiar a comunidade. “Esse projeto é de grande benefício para os moradores do bairro e tenho certeza que o caminho para o crescimento é esse, através de parcerias, pois com a união de todos teremos mais capacidade para desenvolver ações que beneficiem a população”, declarou.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Itabuna, Danilo Freitas comemorou a iniciativa da prefeitura e disse que a Associação estará informando aos moradores todos os detalhes para as inscrições nos cursos de confeitaria e pintura. “Saímos felizes e gratos ao governo do Prefeito Fernando Gomes e todos que estão ajudando a nossa comunidade com essa política pública que vai nos ajudar a ter uma qualificação profissional e a conseguir um emprego”, concluiu.

Quadra Poliesportiva
         Ainda durante a reunião foi anunciada a construção de uma quadra poliesportiva no bairro Nova Itabuna. A obra terá início imediato e a sua construção foi viabilizada através de mais uma parceria do município com a Faculdade Santo Agostinho, que estará doando cobertura do equipamento esportivo. Leia também: Caminhada sensibiliza sociedade no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil + SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FIRMA PARCERIAS PARA PROJETOS EM 2019



 Caminhada sensibiliza sociedade no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
 
  

Uma grande Caminhada com o objetivo de sensibilizar a sociedade Itabunense para a questão do trabalho infantil movimentou a avenida do Cinquentenário na tarde desta quarta-feira (12), dia mundialmente celebrado como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil,  que esse ano teve o tema: “Criança não deve trabalhar, Infância é para Sonhar”. A ação que foi uma iniciativa da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, contou com o apoio da Secretaria de Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Secretaria Municipal de Educação, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de diversas entidades representativas e membros da sociedade civil.

Participando da caminhada, a secretária Sandra Neilma alertou sobre os prazos estabelecidos para erradicar o trabalho infantil, determinado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e lamentou que no Brasil ainda existam aproximadamente 2,5 milhões de crianças em situação de trabalho infantil. “Daí a nossa necessidade de mobilizar a sociedade, trazendo a todos essa reflexão, pois é um dever de toda a sociedade enfrentar as violações e combater a violência contra crianças e adolescentes”, disse.

         Ao fim da atividade, Sandra Neilma avaliou positivamente os resultados da campanha, ressaltando que o objetivo de sensibilizar as pessoas está sendo alcançado, mas enfatizou que é preciso o empenho de todos para continuar fortalecendo a rede de combate ao trabalho infantil de modo a acabar de vez com essa violação de direitos. “A nossas ações não param por aqui e vão continuar acontecendo durante todo o ano, com a equipe do PETI diariamente atuando nas comunidades, nos bairros, nas feiras, no lixão, identificando os casos e desenvolvendo ações para combater violência para com crianças e adolescentes”.

         A coordenadora do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), da Assistência Social, Maria D’Ajuda Cavalcante Lucas, agradeceu a equipe e aos parceiros que atuaram para realizar a caminhada. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Suzi Meire reforçou que toda a população deve estar atenta e denunciar os casos que tomarem conhecimento, através dos canais de denúncia Disque 100 e 190 (Polícia Militar). “Lugar de criança é na escola e precisamos proteger nossas crianças e denunciar as situações aonde encontramos violações de direitos”, concluiu.



SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FIRMA PARCERIAS PARA PROJETOS EM 2019



No último dia 23 de maio, a secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, esteve reunida com diretores das 11 unidades escolares que possuem turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Na reunião, a secretária apresentou projetos importantes que estão sendo articulados na Rede Municipal de Ensino neste ano de 2019, todos com foco na participação de professores e estudantes e apoiados pela Secretaria Municipal da Educação (SME), através de parcerias. Ratificando algumas dessas parcerias, participaram do encontro o diretor do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), da cidade de Itabuna, Jônatas Pinho; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Leahy; e ainda o coordenador regional do Vetor Disciplinar, o Major Altamiro Conceição Oliveira, representando o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, o Tenente Coronel Daniel Riccio.

Entre os projetos que foram apresentados, estão a campanha de conscientização ambiental “Lacre Solidário Eco CEBRAC”, através da qual os estudantes e professores estão sendo incentivados a acumularem lacres de vedação de latas de alumínio. O material acumulado está sendo encaminhado, através do CEBRAC, para reciclagem. No esboço dos resultados que se espera alcançar, a campanha se define em três níveis: “o primeiro, o da conscientização ambiental propriamente dita, na medida em que as pessoas trarão lacres de latinhas para serem reciclados; num segundo nível, a escola que mais acumular lacres  receberá como prêmio um computador e a comunidade onde a escola está inserida receberá uma cadeira de rodas ou uma cadeira de banho, que será doada para alguma instituição ou pessoa física (a ideia, aí, é a de doar pelo menos seis cadeiras, todas no âmbito das escolas que mais acumularem lacres, lembrando que esse número pode aumentar na medida em que novas parcerias forem firmadas); e, num terceiro nível, os estudantes participam ainda de um concurso, respondendo à uma pergunta sobre meio ambiente, cuja resposta mais criativa também será premiada”, explicou Pinho, diretor do CEBRAC. A campanha conta com apoio, além da SME, da CDL e da Polícia Militar da Bahia (PMBA).

Já pelo Rotary Club de Itabuna, a parceria firmada envolve a SME, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e também o CEBRAC, numa ação que convida os estudantes de 9º ano a participarem do concurso literário Adelindo Kfoury, que enseja o incentivo à leitura e à produção de redações com o tema “A Preservação da Água e o Rio Cachoeira”. As três melhores redações serão premiadas com uma bolsa integral de um curso profissionalizante oferecido pelo CEBRAC, um notebook e um tablet, nos 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. O concurso envolve 10 unidades escolares da rede e o regulamento geral pode ser consultado pelo endereço eletrônico http://www.itabuna.ba.gov.br/concursoliterario/.

Para a professora Nilmecy Gonçalves, secretária municipal da Educação de Itabuna, “toda ordem de parcerias que visem melhorias na qualidade de ensino nas nossas escolas, incentivo à uma concepção ambiental, visem a segurança e garantia do direito de aprender serão sempre muito bem-vindas. Estamos trabalhando para que a sociedade se envolva na retomada da credibilidade da Rede Municipal de Ensino e as respostas a esse convite têm sido muito boas”, disse a secretária.
Ascom
Fotos: Waldyr Gomes 


Nenhum comentário: