segunda-feira, 6 de maio de 2019

VAVÁ DOS OITO BAIXOS DÁ ADEUS A ESTE MUNDO

(Perdemos um dos maiores cantores e compositores  do forró autenticado do Sul da Bahia)

Morreu aos 73 anos de idade, neste domingo 5, ao meio dia, em Itabuna, Osvaldo Francisco Alves, o grande compositor e cantor forrozeiro baiano Vavá dos Oito Baixos. Um dos nomes desse gênero musical mais conhecidos da Bahia e do Nordeste.



Naldinho da Acordeom, genro de Vavá, segue
 a vocação do sogro
Vavá dos Oito Baixos, com certeza, deixará uma grande lacuna de um forró autentico e de raiz, na região cacaueira, que era acompanhado de Bumbo, Triângulo e Acordeom. As suas apresentações proporcionava muita alegria  e descontração nos festejos juninos, principalmente, nas cidades do sul da Bahia.

Entre muito sucesso com vários discos de vinis lançados, nos anos 60 e 70 e 80, entrando na era digital com vários CDs gravados, Vavá já era considerado um dos artistas mais completos no estilo forró Como o seu maior destaque podemos citar a musica “Fazenda Progresso”. Fazenda essa,  que tem uma grande história e pertenceu ao cacauicultor, Nicodemos Barreto, e mais tarde adquirida pelo cacauicultor Pedro Jeronimo. Local, onde iniciou o seu sucesso.

Deixa esposa e quatro filhos, entre eles, também o seu genro Naldinho da Acordeom, um dos nomes do forró de nossa terra, vocacionado por Vavá, que era sócio do Clube do Poeta Sul da Bahia.  

“Meu sogro  vai nos deixar uma grande lacuna, pois seu forró alegre era de raiz; Um gênero autentico” disse Naldinho com os olhos lacrimejando, ao repórter Hélio Fonseca, que, na oportunidade, pautou e apresentou, na manhã de hoje,7, uma entrevista especial, em seu programa “Plantão Nacional de Notícias”, na Radio Nacional de Itabuna.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...