quarta-feira, 8 de maio de 2019

REABERTO O AEROPORTO DE ITABUNA


Numa luta que teve inicio na Associação Comercial de Itabuna, através do empresário Eduardo Fontes quando era presidente daquela instituição e a Prefeitura Municipal, através do Prefeito Fernando Gomes e na incansável luta do presidente do Aeroclube, Olívio Borges, diversos segmentos, finalmente, na manhã, desta quarta-feira 08, foi reaberto, pela iniciativa privada, o aeroporto Tertuliano Gudes de Pinho, em Itabuna.

O prefeito Fernando Gomes expondo a luta e a importância do aeroporto para o crescimento do município, destacou a luta do Presidente do aeroclube Olívio Borges, para sua reativação, “mesmo sendo de iniciativa privada vai ser essencial para a retomada do nosso progresso” destacou. Ainda sobre a importância da reabertura do aeroporto falaram o empresário Sérgio Gomes, Edmilton Carneiro (OAB) e Carlos Leahy, presidente da CDL.      Leia matéria completa:   Itabuna já tem oficialmente aeroporto para pousos domésticos e UTI aérea

Empresários, políticos, dirigentes de instituições públicas e privadas  participaram, na manhã desta quarta-feira (8), de um momento considerado “histórico”  para Itabuna: a reabertura do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro da Bananeira, para pousos de pequenas aeronaves, UTI área e para os adeptos do aeromodelismo.  Na solenidade o prefeito Fernando Gomes disse que é uma alegria para Itabuna ter de volta um espaço importante como aquele, “mesmo que não agrade a todos”.

Mas, segundo ele, sua preocupação é com o desenvolvimento social e econômico para o município e a região. “Itabuna precisa caminhar para frente, oferecer condições de receber novas empresas que desejam investir aqui, mas por falta de um aeroporto desistem”. Fernando Gomes cita, por exemplo, a Havan,  uma das maiores lojas de departamento que deixou de abrir filial no município porque o proprietário, Luciano Hang perguntou ao prefeito se em Itabuna tinha um aeroporto.

O prefeito disse que  a reabertura do aeroporto garantirá mais saúde para a população (com a UtI aérea), geração de emprego com o fortalecimento do comercio e a possibilidade de instalação de novas industrias. Fernando disse também que manterá contato com a Passaredo Linhas Aéreas, empresa de Ribeirão Preto (SP), que atende 21 destinos entre os quais Barreiras, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista.
Por fim, o prefeito disse que os empresários que “insistiram muito e quase que diariamente pelo apoio do município, estão de parabéns porque, o aeroporto voltou a ser uma realidade em Itabuna”.

O presidente do Aeroclube de Itabuna, Olívio Borges, destacou que os benefícios são incontáveis. Para ele, Itabuna terá dois momentos, um antes e o depois da reabertura do aeroporto, “graças ao apoio do prefeito Fernando Gomes que a exemplo do coronel Tertuliano Guedes de Pinho e do empresário Manoel Chaves, também é um visionário por acreditar e lutar por uma Itabuna melhor”.

Nova era

Já o presidente da OAB Subsecção Itabuna, Edmilton Carneiro, disse que o dia é de festa e para comemorar. “Fiquei emocionado quando vi a aeronave pousar aqui hoje, depois de mais de 30 anos”.  O proprietário da  R766 Aviation, Ricardo Ramos também disse que Itabuna vive uma nova era, pois terá mais uma nova porta de entrada para o progresso. À exemplo do presidente da Câmara de Itabuna, Ricardo Xavier, ele também agradeceu ao prefeito pelo apoio que foi fundamental para que “essa nova realidade”.

Já o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, disse que, quando o prefeito determinou que ele resolvesse a questão da reabertura do aeroporto, foi um grande desafio, “mas também foi uma tarefa prazerosa por essa realidade que com certeza beneficiará direta e indiretamente, toda a comunidade e a região”.     
  

Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes 
08/05/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO VISITA E VÊ OBRAS DO ITABUNÃO

Craque Zico visita obras de reforma do Itabunão e ressalta a importância da praça esportiva O secretário municipal de Esportes e Lazer, José...