quinta-feira, 30 de maio de 2019

Itabuna requalifica o centro da cidade



A reordenação dos espaços públicos, incluindo áreas comerciais no centro da cidade está garantido uma maior organização do comércio de Itabuna, beneficiando clientes e lojistas. Desde o início da sua gestão, o prefeito Fernando Gomes está trabalhando para viabilizar melhorias no comércio, proporcionando também condições adequadas de trabalho aos vendedores ambulantes e todos que trabalham no comércio informal. Para isso, o município já estruturou espaços como o Shopping do Camelô, situado na av. Inácio Tosta Filho e cumpriu ordens judiciais que determinaram a liberação de praças e vias do município.

Nos últimos dias, tendo que seguir uma determinação judicial, o município desobstruiu a travessa Benígno Azevedo, local que era ocupado por barracas de alimentos, sendo algumas delas com estrutura em alvenaria. A resolução judicial garantiu maior mobilidade na localidade, além de abrir vagas para estacionamento de motocicletas. Os comerciantes que trabalhavam no local permanecem com seus estabelecimentos em funcionamento, agora, sem obstruir vias do centro da cidade.

Preocupada com o desenvolvimento socioeconômico do município, a Prefeitura de Itabuna tem priorizado implementar um conjunto de ações que alie a organização do espaço público, com a manutenção dos negócios que não dispõem de ponto fixo, a exemplo de barracas de alimentos montadas e desmontadas diariamente. Neste sentido, o município orienta que os comerciantes não invadam espaços destinados ao trânsito de veículos e pedestres, visto que essa ocupação desordenada pode provocar acidentes. Leia também: 
Oficina de Alfabetização do Centro POP tem
 contribuído para o crescimento dos assistidos/ Sesttran realiza leilão de veículos apreendidos


A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Departamento de Proteção Especial – Média Complexidade -, vem desenvolvendo atividades pedagógicas no Programa Centro POP, que tem contribuído de forma positiva para o conhecimento dos assistidos. A Pedagoga Lidiane Silva Pereira Habib, responsável pelo projeto, tem colocado em prática atividades lúdicas que tem possibilitado em pouco tempo um crescimento significativo dos assistidos.

“Três deles, por exemplo, já em idade avançada, estão quase fazendo seus nomes completos. Os demais, alguns com pouca leitura, outros até mesmo sem saber o que são vogais, depois de começarem a frequentar a oficina estão evoluindo claramente”, comentou a pedagoga Lidiane Habib.

O Centro POP
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), previsto no Decreto nº 7.053/2009 e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, constitui-se em unidade de referência da PSE de Média Complexidade, de natureza pública e estatal. O centro POP é uma unidade pública da assistência social, que está voltada ao atendimento especializado a pessoas em situação de rua, seja ele coletivo ou individual, com atividades e/ou oficinas de socialização, além de incentivar o protagonismo da participação social dessas pessoas.

O público-alvo abrange desde jovens a idosos, ou simplesmente famílias que utilizam as ruas como moradia ou local de sobrevivência. As crianças e os adolescentes só podem ser atendidos pela unidade se estiverem acompanhados de familiar ou de alguém responsável – também em situação de rua.

O trabalho da abordagem social do centro POP consiste na sensibilização da pessoa para que ela aceite a proposta oferecida pela equipe. A qualquer momento, a pessoa em situação de rua pode ter acesso ao serviço – de forma espontânea, ou podem ser encaminhados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social – ou por outros serviços de assistências sociais ou políticas públicas – ou por órgãos de Sistema Judiciário.


Sesttran realiza leilão de veículos apreendidos


A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, realizou na manhã desta quarta-feira (29), a partir das 9h da manhã, no auditório do Palace Hotel, um leilão de veículos e sucatas removidos, apreendidos e retirados de circulação, decorrentes de medida administrativa, conforme previsto no Art. 328, do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e Resolução 623/2016, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que dispõe sobre a uniformização de procedimentos de hasta pública de veículos, apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.
Ao todo foram disponibilizados 212 veículos (entre carros e motos) para o leilão, que aconteceu nas modalidades presencial e online e foi realizado pela empresa Foco Leilões, tendo como leiloeiro oficial Oscar de Menezes Palmeira. Os participantes do leilão, “pessoas físicas”, puderam adquirir veículos conservados (aqueles que podem circular nas vias públicas), já as “pessoas jurídicas”, os veículos aproveitáveis que são destinados ao comércio ou utilização de peças automotivas ou ainda, as sucatas inservíveis, com destinação exclusiva para o ramo da siderurgia.  
O Presidente da Comissão de Leilão da Sesttran, Pedro Miguel K. Júnior pontuou que o mesmo foi exitoso, pois contou com uma grande adesão do público, superando as expectativas do órgão. A Gerente da Transguard, Bárbara Couto, destacou que a hasta pública foi de grande valia por permitir aos participantes a aquisição de um bem com valor bastante acessível. Ainda Segundo Bárbara, 97% dos itens disponibilizados para o leilão foram arrematados. Já o vigilante e corretor de veículos, Alex Santos Nascimento (39 anos) o considerou muito produtivo, pois arrematou uma moto “FAN 150”, que será destinada para o seu uso pessoal e posteriormente ao filho, após a aquisição da sua primeira habilitação. “Já participei de cinco leilões e vejo nesse tipo de evento a oportunidade de fazer grandes negócios”, finaliza.  Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...