sexta-feira, 17 de maio de 2019

Fernando Vita defende a união de esforços para o fortalecimento do processo eleitoral

   Claudio Gusmão:  "Nenhum Sistema é perfeito"


Durante audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Itabuna, em que teve como finalidade apresentar a nova modalidade da revisão biométrica nos municípios de Almadina, Barro Preto, Camacã, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Itacaré, Itajuípe, Itapitanga, Mascote, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia e Uruçuca, o vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita, defendeu com veemência a união de esforços para o fortalecimento do processo eleitoral na Bahia.

A cerimônia foi presidida pelo Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Cláudio Gusmão, que esteve representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Jatahy Júnior. Na oportunidade, ele destacou a importância da implementação de uma série de ações para que seja alcançado o maior número possível de eleitores, entre elas, o atendimento agendado.

 “É isto que garante a legitimidade do processo eleitoral, oferecer meios para que o cidadão participe do processo e consequentemente que a vontade do povo seja expressa em sua totalidade durante as eleições”, frisou o Procurador Regional Eleitoral. O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Ricardo Xavier, também falou da sua satisfação em poder contribuir para o fortalecimento da democracia.

Participaram da audiência: os juízes André Luiz Santos Brito e Carla Rodrigues Araújo; o Procurador do Trabalho de Itabuna, João Paulo Cardoso; o Secretário Geral da OAB/Itabuna, Tiago Cruz; prefeitos e representantes de várias cidades da região, entre elas, Itapitanga, Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória; os Secretários do Município de Itabuna: Dinailson Oliveira (Administração), Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente), Daniel Leão (FICC), entre outros.
  

Seminário discute ações para fortalecer Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes

Cerpat de Itabuna promove ação preventiva contra hepatites virais

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, na manhã desta sexta-feira (17), o Seminário do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, que é lembrado no dia 18 de maio. O evento, que foi realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), teve início com apresentações culturais protagonizadas pelas crianças assistidas no Serviço de Fortalecimento Vínculos e Convivência da SAS e Fundação Marimbeta.

Após formação da mesa de abertura do seminário, a secretária Sandra Neilma, que na oportunidade representou o Prefeito Fernando Gomes, parabenizou o trabalho das instituições que atuam na rede de proteção as crianças e agradeceu a presença dos participantes do no seminário e o apoio dos palestrantes por compartilhar o conhecimento e as experiências de suas vivências. Segundo a secretária, “o 18 de maio é uma data importante e é preciso dialogar sobre as ocorrências e sobre como essa violação de direitos gera um impacto negativo na vida das crianças e dos adolescentes”. 

Em sua palestra o Dr. Marcos Bandeira, que já atuou como titular na vara da infância e juventude, abordou o tema da Proteção Integral às crianças e adolescentes em situação de violência intrafamiliar com ênfase na violência sexual. Marcos Bandeira explicou pontos sobre a doutrina da proteção integral, abordando o contexto histórico e a evolução da legislação que defende as crianças e adolescentes. Durante sua apresentação, Marcos Bandeira defendeu a implementação e o fortalecimento de políticas públicas para fazer valer a legislação vigente, fazer valer os direitos fundamentais. 

Também presente no seminário, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SAS, Rosana Bandeira destacou as ações dos programas executados pela SAS, a exemplo do PETI, que vem trabalhando diuturnamente para coibir ações de violência contra crianças e adolescentes. A Coordenadora do Creas Paefi, Alana Araújo Del Rey, ressaltou a importância do diálogo para que se fomente o conhecimento acerca do tema. Os representantes do Conselho Tutelar, Washington Alves Pereira, do Conselho Municipal da Defesa das Crianças e Adolescentes, Carlos José Nascimento, comentaram que o 18 de maio deve ser lembrado todos os dias e, por isso, é preciso construir e fortalecer uma rede de defesa das crianças e adolescentes diariamente.

As atividades do seminário tiveram continuidade com uma palestra da psicóloga Gerbara Dias, que dissertou sobre o impacto psicossocial da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. No encerramento, equipes se mobilizaram na praça José Bastos e realizaram ações de panfletagem, visando conscientizar a população a fortalecer a rede de defesa das crianças e adolescentes. A população pode realizar suas denúncias através do Disque 100, da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197), Conselho Tutelar e Creas Paefi.


Cerpat de Itabuna promove ação preventiva contra hepatites virais

  
O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria de Saúde (SMS) de Itabuna promove na próxima terça-feira, (21), à tarde, uma capacitação sobre prevenção das hepatites virais, destinada aos profissionais que trabalham em salões de beleza (masculino e feminino) e estúdios de tatuagem no centro da cidade.

A hepatologista Suely Cistina, junto com a equipe do Cerpat visitará os salões onde fará palestras sobre o tema, orientado, esclarecendo dúvida e destacando a  importância da higienização de utensílios como alicates de unhas, tesouras e agulhas utilizadas para fazer tatuagem. “O vírus da hepatite é um dos mais resistentes e, em situações normais de temperatura, pode sobreviver até uma semana“, explicou a coordenadora do Cerpat, Fabrícia Moura Costa.

Ela lembra que as hepatites virais representam uma questão de saúde pública e por isso mesmo o Centro de Referencia em Itabuna tem trabalhado na prevenção e na capacitação permanente de profissionais de saúde e de outras áreas como a de cabeleireiros, manicures e tatuadores, além de participar de eventos com a participação de grandes públicos onde são feitos testes rápidos. Também são distribuídos, gratuitamente, preservativos e folders informativos que orientam a comunidade sobre cuidados e a prevenção desse tipo de doença.
Ascom
Fotos: Waldyr Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...