quinta-feira, 18 de abril de 2019

Santa Casa realiza o Tríduo Pascal com colaboradores do Manoel Novaes e Calixto Midlej



Considerada a celebração mais importante dentro da igreja, o Tríduo Pascal é o período que antecede os três dias da ressurreição de Cristo e compreende a quinta-feira, sexta-feira e o sábado da Semana Santa. É um momento voltado à reflexão sobre o sacrifício de Jesus para salvar a humanidade.
Na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o Tríduo aconteceu em dois momentos, primeiro, no dia 15/04 na Capela do Hospital Manoel Novaes e, no dia 16 e 17/04 na Capela do Hospital Calixto Midlej.
De acordo com uma das Irmãs Religiosas da Santa Casa, Erimita Farias, é importante reunir os colaboradores da instituição para explicar sobre o que é e por que fazer o Tríduo Pascal, que contempla a Paixão de Cristo na Quinta-Feira, o tempo do sofrimento de Jesus com a crucificação e morte na Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia, que vem para mostrar que a nossa salvação está em Cristo seguida da ressurreição no Domingo, momento em que se comemora a Páscoa. “O tríduo é essa preparação, é a palavra pregada pela igreja aos fiéis”, explicou.
Um dos momentos importantes destacados por ela durante a celebração foi quando Jesus reuniu os apóstolos durante a Santa Ceia com o objetivo de mostrar o real serviço do sacerdote. “Jesus pegou uma bacia com água, uma toalha e foi lavar os pés de cada um, mostrando que o sacerdote não está ali para ser servido, e sim, para servir. Ajudar aos pobres e a quem precisa, trabalhar e mostrar que Deus precisa de servidores”, completou.
Para Lucineide Sarmento, do setor de nutrição do Novaes, foi um momento muito bonito para todos. “Eu me sinto mais leve, mais firme falando da presença de Deus e peço a Ele misericórdia para todos os filhos Dele. Estamos precisando de paz, fé, luz, amor e muito perdão”.
Uma das irmãs auxiliadoras, Maria Aparecida, comentou que é muito importante para nós, enquanto cristãos, sabermos o verdadeiro significado da Semana Santa. “A partir do momento que você começa a participar de todas as celebrações da Semana Santa fica mais fácil entender o sentido da Páscoa e conhecer a fundo todo o sofrimento de Jesus e o que ele passou por nós”.

A auxiliar de serviços gerais, Valdicleia dos Santos achou importante saber qual é a real função da Páscoa. “Não é sobre ganhar ovo de páscoa. É sobre quem morreu na cruz por nós, que foi Jesus. É a comunhão com Ele que nos redime de todo o pecado”.
Henriete Santos, irmã de uma paciente internada no Calixto Midlej, também acompanhou a explicação sobre o Tríduo Pascal. “Esse momento foi muito reconfortante. Eu sou ecumênica e onde está Deus eu estou também. Ele é o Deus supremo”.
Márcia Silva, moradora de Jequié está acompanhando a sobrinha internada no Calixto achou o momento de reflexão grandioso. “Lembrar tudo aquilo que Jesus passou por nós, é tão significante, principalmente para as pessoas que estão fragilizadas. Foi muito bom, enriquecedor. Isso nos fortalece e nos dá tranquilidade de que estamos no caminho certo confiando em Jesus Cristo. Agradeço à Santa Casa por estarmos aqui todos esses dias visitando a capela, na presença do Senhor”.


Por - Karina Lins
Assistente de Comunicação SCMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...