quinta-feira, 11 de abril de 2019

Plenário aprova, com emendas, regulamentação do SUAS em Itabuna

Por unanimidade, na quarta, 10, o Plenário aprovou o projeto do Executivo que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Itabuna. Durante a tramitação, a matéria ganhou nove emendas do relator, Pastor Francisco (PRB), e três de Júnior Brandão (PT). Com a regulamentação, Itabuna adequa-se às normativas nacionais da assistência social.

O SUAS itabunense disciplina, entre outras coisas, o financiamento de ações socioassistenciais, além de criar um Fundo específico (FMAS) que será gerido pela Secretaria de Assistência Social com orientação e fiscalização do Conselho Municipal correlato. Na proposta estão assegurados benefícios e garantias a exemplo dos auxílios natalidade, funeral e moradia (aluguel social).
As emendas parlamentares ao texto original provocaram adequações e acréscimo de dispositivos. Pastor Francisco, por exemplo, inseriu “mulheres em situação de violência” no público-alvo do serviço de acolhimento institucional (dentro da política especial de alta complexidade); Brandão acrescentou “publicizar a Ouvidoria do SUAS” para facilitar o acesso do público ao órgão.      

Segundo a justificativa do Executivo, na elaboração do SUAS itabunense “foram apreciados cuidadosamente todos os direitos e garantias dos munícipes, no intuito de dirimir as desigualdades sociais e principalmente amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade social”. A redação final aprovada pelo Legislativo segue agora para sanção ou veto do prefeito.
 
A/C:Ascom/Câmara
Foto:Gabriel De Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Carnés do IPTU á dispisicao da população

Prefeitura de Itabuna distribui carnês do IPTU pelos Correios e cota única vence dia 30 Itabuna  Mais de 30 mil carnês do Imposto Predial e ...