terça-feira, 2 de abril de 2019

Mulheres da Santa Casa

Lânia Peixoto e a tarefa de gerenciar um dos maiores sistemas públicos de saúde: o SUS

Psicóloga com Pós-graduação em Neuropsicologia, ela possui MBA em Gestão Hospitalar e nos conta sobre sua trajetória profissional e o trabalho que desenvolve na Santa Casa. Estamos falando de Lânia Peixoto, uma das mulheres notáveis que a nossa instituição agrega.

A psicóloga iniciou na Santa Casa de Itabuna em abril de 1994 como secretária da diretoria médica. Em fevereiro de 2009 foi promovida a gerente administrativa, quando assumiu o Hospital São Lucas. Após nove anos no cargo, ela foi para a gerência SUS, onde está atualmente. “É uma tarefa desafiadora onde o aprendizado é constante”, diz.

Além de suas atribuições referentes ao cargo, ela é hoje a pessoa responsável pelo grande trabalho social promovido pela Santa Casa todo mês nas comunidades carentes: o projeto “Santa Casa nos Bairros”.

Lânia vê uma crescente atuação das mulheres no mercado de trabalho e em especial, dentro da Santa Casa. “Isso é muito bom”, fala. Tanto que, para ela, ocupar um cargo dessa natureza é de suma importância para a sua vida e sua carreira. “É de um crescimento profissional, ímpar. Apesar da grande responsabilidade, é prazeroso porque enquanto gestora, a gente precisa estar à frente determinando metas e objetivos, organizando fluxos e dirigindo atividades para avaliarmos resultados, buscando sempre melhorá-los”, expõe.


Seus maiores desafios como gerente SUS são, compreender e, principalmente, gerir os serviços do Sistema Único de Saúde que atende ao nosso município e aos municípios circunvizinhos. “São tarefas que exigem comprometimento e determinação para quem se arrisca a entender como funciona esse sistema universal, com todas as suas engrenagens e peculiaridades. Seja no âmbito federal, estadual ou municipal, a tarefa de gerenciar um dos maiores sistemas públicos de saúde, o SUS, é complexo e inegavelmente desafiador”, declara.

Natural de Itabuna, casada e com dois filhos, Alexandre e Catharina, a gerente deixa claro o carinho e o respeito que nutre pela Santa Casa. “Com 25 anos de instituição, tenho profunda gratidão onde me empenho todos os dias em fazer o melhor através do meu trabalho”, conclui.

Por - Karina Lins

Assistente de Comunicação SCMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valdrico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato à prefeito de Ilhéus Valderico Junior, esteve presente n...