segunda-feira, 1 de abril de 2019

EMASA E INSTITUIÇÕES REALIZAM MAIS UMA AÇÃO AMBIENTAL


 Dando sequência ao programa de recuperação das matas ciliares, das nascentes dos rios e córregos afluentes do nosso Rio Cachoeira, a EMASA com o apoio do Tiro de Guerra, 007-Itabuna, e em parceria com as Universidades,  UFSB, UNIME, FTC, e UESC, realizaram no último sábado dia 30 de março, mais uma ação ambiental. Desta vez foi na área do condomínio Jubiabá, que fica nas margens da BR. 415, em Ferradas, por onde passa o Rio Jacaré, afluente do Rio Cachoeira, a montante da cidade.

No ano passado foram quatro ações deste tipo em locais degradados de nossa cidade,  este ano esta foi a primeira ação deste projeto. Segundo  o Engenheiro de Saneamento, Alfredo Melo, e a professora, e ambientalista Valerrie Nicollier, da Universidade Federa do Sul da Bahia,  o rio Jacaré, tem sua nascente no  município de Barro Preto, e a vinte anos  era límpido sem poluição aparente, porém as práticas humanas não recomendadas, e os esgotos do Presídio de Itabuna,  tornaram o rio Jacaré, muito poluído.

Como parte destas ações a  EMASA já construiu 292 metros linear de cerca, objetivando a proteção da mata ciliar, na margem do rio Jacaré, e no sábado ocorreu também  o mutirão da limpeza, com trinta homens do Tiro de Guerra, alunos e professores das universidades participantes, e membros do Departamento de Combate a Pobreza, da Prefeitura de Itabuna, foi feito o plantio de mudas de árvores, que ajudam na despoluição do ar, atraem aves e animais, evitam a erosão do rio, e o assoreamento.
O presidente da Associação do Moradores do Condomínio  Jubiabá, Marivaldo Pires, participou de todo o movimento, e disse estar muito feliz por ver que a EMASA, e parceiros estão trabalhando para a recuperação e preservação do meio ambiente, e que ações como esta, criam conscientização e ajudam a salvar vidas. Ascom/Emasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...