quarta-feira, 10 de abril de 2019

Campanha nacional de vacinação contra Influenza começa nesta quarta (10)


O Município de Ilhéus realiza, a partir desta quarta-feira (10) até 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe). O mutirão contra o vírus da gripe será entre os dias 10 e 31 de maio, data em que os postos de saúde deverão estar abertos das 8 às 17 horas, para a aplicação da vacina, sendo que no dia 4 de maio, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é atingir 90% da população alvo.
O principal objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus da influenza no público alvo da vacinação, como explica a chefe do setor de Imunização, Walkiria Cardeal. “Considerando a imprevisibilidade do vírus Influenza, a forma mais efetiva de se precaver é a vacinação anual, a vacina é a medida mais segura de prevenir a gripe e complicações em decorrência da doença”.

Na primeira fase, a prioridade será vacinar crianças de 1 ano a menores de 6 anos de idade, além de gestantes e puerpérias (com até 45 dias após o parto). Idosos, profissionais da saúde e professores, pacientes com doenças crônicas, povos indígenas, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e presidiários serão imunizados após o dia 22 de abril. A estimativa total é que serão vacinadas mais de 4 milhões de pessoas no estado da Bahia.
Em 2018, o Ilhéus atingiu 84,22% da meta. Ao todo, foram aplicadas 35.813 doses em pessoas do grupo prioritário. Os que mais se vacinaram foram os professores, com 96,71% e os idosos, com 95,31% e os que menos se vacinaram foram as gestantes, com 53%. Quem foi imunizado no ano passado, deve tomar repetir a dose este ano, tendo em vista que a vacina precisa ser reformulada para proteger contra as cepas do vírus que estão em circulação. Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...