segunda-feira, 29 de abril de 2019

Campanha contra gripe segue nas unidades de saúde de Ilhéus


O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Portanto, toda a população pode se vacinar gratuitamente nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ilhéus. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos para facilitar o atendimento e registro da vacina. A Campanha Nacional Contra a Influenza (Gripe) será realizada até 22 de maio, com o “Dia D” de intensificação previsto para o próximo dia (4) (sábado).
São 300 milhões de doses das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), as salas de vacinação estão distribuídas no município nas seguintes unidades do CAE III, PSF Conquista, Hernani Sá (Urbis), Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Olivença, Ilhéus II, Euler Ázaro (Vilela), Banco da Vitória, Residencial Moradas do Porto, Vila Cachoeira e Salobrinho. Estas salas têm horários e dias diferentes.
Continuam recebendo a vacina crianças de 6 meses até no máximo cinco anos, gestantes e mães no pós-parto (até 45 dias), trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais (incluindo quem completa 60 anos em 2015), pessoas com comorbidade, população privada de liberdade e agentes penitenciários. Bom lembrar que a saúde não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, das secretarias, dos profissionais e dos médicos. É de todos nós!

De acordo com o Ministério da Saúde, muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. Por isso, a importância de manter o cartão de vacinas atualizado.
“Estamos avançando na campanha e o apelo é que toda a população alvo possa vir ser vacinada. Já recebemos três lotes de vacinas com 27.700 doses e nos próximos dias devem chegar mais doses a partir do avanço da campanha. Pretendemos vacinar mais de 90 por cento do grupo prioritário para que eles possam estar imunes aos três vírus da gripe que a vacina protege”, explicou a chefe do setor de Imunização da Sesau, Walkiria Cardeal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...