quinta-feira, 4 de abril de 2019

Antigo espaço que era ocupado por “lixão da Urbis” ganhará melhorias



A parceria entre o Município e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai transformar o espaço ao lado do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Darcy Ribeiro, na zona sul de Ilhéus. O “lixão da Urbis” vai ganhar uma estação elevatória, calçada, pavimentação, pista de skate e uma pracinha de convivência.
O prefeito Mário Alexandre (Marão) esteve no local junto com engenheiros da concessionária, na quarta-feira (3), para anunciar as melhorias. A previsão de entrega das melhorias é para o próximo mês de junho. Segundo engenheiros da Embasa, a estação elevatória que será construída na área cedida pela Prefeitura, servirá para recalcar o esgoto da região para o novo sistema de tratamento situado na saída para o município de Buerarema.
Além da unidade de tratamento, o projeto visa ainda construção de passeios e área totalmente urbanização. No local, as equipes executam serviços de preparação das redes coletora, interceptora, elevatória e estação de tratamento.
Marão reconhece a amplitude do impacto da área em estado de conservação. “O descarte irregular de resíduos prejudica o meio ambiente. Há mais de uma década isso aqui era alvo de muitas críticas, além de ser um desrespeito com o meio ambiente. Resolvemos o problema retirando toneladas de lixo, e finalmente agora, em parceria com a Embasa, o espaço será transformado, devolvendo a dignidade para nossas crianças e famílias”, salientou.    
Estações elevatórias – São unidades de tratamento de esgoto que contam com bombas hidráulicas e tanques que aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou proveniente de efluentes e esgotos.
Desse modo, é possível bombear água de áreas mais baixas para sistemas de tratamento que estão em um nível mais elevado. O prefeito lembrou que a zona sul, exceto Pontal passa por uma revisão e ampliação do sistema de esgotamento sanitário, executado pelo governo baiano.
Horários das coletas de lixo em Ilhéus


A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) e a CTA, empresa responsável pelos serviços, informa os horários da coleta de lixo, tanto orgânicos como recicláveis, na sede e do interior. O turno da manhã terá início às 7 horas e a tarde a coleta começará às 16 horas, seguindo até o turno da noite. Para não perder o horário, a comunidade deve disponibilizar o lixo nos horários da sua localidade.
Ao todo, sete rotas realizam coletas diurnas a partir das 7 horas, em bairros e localidades rurais, como Vila Juerana, Vila Brasília, Ponta da Tulha, Mamoan, Salobrinho, Vila Cachoeira, Banco da Vitória, Condomínio Morada do Porto, Cidadelle, Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Vila Nazaré, Jardim Savóia, Iguape, São Domingos, São Miguel, Olivença, Acuipe, Cururupe, Hernani Sá e Nelson Costa.
Já as coletas noturnas, a Secsurb informa que mais sete rotas fazem os serviços, a partir das 16 horas, nos bairros centro, Alto do Teresópolis, Cidade Nova, Conquista, Basílio, Avenida Esperança, Malhado, Alto da Tapera, Alto do Pacheco, São Sebastião, São Francisco, Jardim Atlântico, Alto da Boa Vista, Pontal, Condomínio Azulão, Parque de Olivença, Condomínios Mar de Ilhéus I e Mar de Ilhéus II.
O titular da Secsurb, Hermano Fahning, ressalta que município vem implantando estratégias de educação, como o Programa “Cidade Limpa”, que divide a responsabilidade com a população, na construção de uma consciência ambiental. “A responsabilidade com o lixo é de todos e cada um cumpre seu papel. O município se responsabiliza pela coleta e destino, a comunidade conserva limpo o ambiente promovendo saúde e bem-estar para todos”, disse. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...