quarta-feira, 24 de abril de 2019

ACAMPAMENTO TERRA LIVRE: Indígenas pedem apoio do Congresso contra MP de demarcação de terras

Indígenas de todo o Brasil estão acampados na Esplanada dos Ministérios, para a 15ª edição do ATL- Acampamento Terra Livre. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Do - Diário do Poder - Lideranças indígenas que participam do 15ª Acampamento Terra Livre, em Brasília, estiveram nesta quarta-feira (24) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Segundo o coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Lindomar Terena, a principal demanda do movimento indígena é impedir no Congresso a aprovação da Medida Provisória 870/19.
A norma transfere a demarcação das terras indígenas para o Ministério da Agricultura e retira a estrutura da Funai do Ministério da Justiça para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

“Essa não é a única, mas é a demanda principal do movimento indígena, uma demanda que preocupa. Por parte do presidente do Senado, ficou o compromisso dele de ajudar no retorno da Funai para o Ministério da Justiça”, disse Terena.
Outra preocupação manifestada pelos indígenas é a vontade do governo brasileiro de municipalizar a saúde indígena. A avaliação do movimento é de que a medida pode precarizar o atendimento à saúde dessa população.
Representantes do movimento aguardam uma audiência também com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Até esta sexta (26) o acampamento Terra Livre, que reúne mais de quatro mil índios de todo o país, ficará montado na região central de Brasília. (ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...