quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Secretária Sandra Neilma participa do projeto “Queremos Saber” da Câmara de Vereadores de Itabuna


  
         A Secretária de Assistência Social de Itabuna, Sandra Neilma, participou, na tarde desta terça-feira (27), da primeira edição do projeto “Queremos Saber”, uma iniciativa da Câmara de Vereadores que tem o objetivo de aproximar a população dos Poderes municipais (Legislativo e Executivo), através de palestras sobre variados assuntos. Diante de uma plateia que lotou o plenário Raymundo Lima, Sandra Neilma explicou aspectos da política de assistência social praticada no município através da SAS, abordando desde o contexto histórico das práticas assistenciais implementadas no Brasil ao longo dos anos, passando pelos conceitos inseridos no tema e pelas medidas da gestão municipal.

Ao iniciar sua explanação, Sandra Neilma parabenizou a iniciativa da câmara de vereadores pelo projeto que, segundo ela, aproxima a sociedade aos poderes constituídos, dando um passo importante para que as instituições e organizações da cidade estejam apresentando informações e resultados sobre os seus trabalhos. Para Sandra, o momento foi “oportuno para compartilhar a realidade da politica da Assistência Social no município e difundir a importância e o papel deste trabalho para toda a população”.

Em sua fala, ao descrever a estrutura da SAS, Sandra Neilma listou os programas e serviços da sacretaria de acordo com seus departamentos, destacando que a pasta desenvolve um trabalho descentralizado, focado na defesa e garantia de direitos da população. De acordo com Sandra, a Assistência Social atua junto às comunidades, através dos Centros de Referência (CRAS, CREAS Medidas e CRAM – Atendimento à Mulher), dos programas Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, PETI, do Centro POP, além do Serviço de Vínculos e Convivência, do Serviço de Abordagem Social que identifica situação de violência e violação de direitos e dando encaminhamentos aos programas.


Sobre a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, a secretária ressaltou o constante acompanhamento do trabalho a partir da criação do núcleo de educação permanente, que valorizou os servidores e qualificou as ações executadas pela SAS. “Trabalhamos com fragilidades, garantias de direitos a quem mais precisa, e temos muitos desafios para superar, como o próprio reconhecimento dos poderes e a valorização do trabalho por parte da sociedade, mas isso não impede seguirmos em frente por um caminho que visa alcançar sempre os resultados positivos”. 

Sandra Neilma aproveitou a oportunidade para anunciar que o governo municipal estregará, ainda no primeiro semestre, a casa abrigo para família e adultos em situação de rua, o que possibilitará uma acolhimento digno a essa população, além de uma casa abrigo para mulheres em situação de risco de morte e seus filhos menores de 18 anos. Segundo Sandra, os dois equipamentos se encontram em fase de conclusão e farão parte de uma rede de proteção às pessoas que sofrem violações de direitos, a exemplo do Espaço Aconchego, mantido pela SAS e que atende crianças em situação de risco.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Xavier parabenizou a secretária pela participação no projeto e classificou a fala da titular da Assistência Social de Itabuna como “esclarecedora e importante para o legislativo e para a população de Itabuna”. Os vereadores Beto Dourado e Charliane Sousa também avaliaram positivamente a apresentação da secretária e destacaram a importância de compartilhar

Texto: Wilson Junior
Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna teve saldo positivo de empregos

Itabuna teve saldo positivo em fevereiro na geração de emprego com carteira assinada   Na esteira do saldo positivo do Brasil que fechou fev...