quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Policlínicas e Central de Regulação se tornam referência para outros estados



O modelo adotado na Bahia para a descentralização da assistência de média complexidade, com as policlínicas regionais de saúde, está se tornando referência para outros estados. A unidade instalada em Feira de Santana foi apresentada nesta quarta-feira (06), para o secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. A expectativa é que o modelo baiano seja implantado em outros estados a fim de ampliar e descentralizar o atendimento especializado para a população em outras localidades do Brasil. “Podemos afirmar que essa é uma experiência inovadora na gestão do sistema de saúde, diferente do que vem sendo implantado em todo o Brasil”, explicou Fábio Vilas-Boas.

O secretário de Goiás ainda visitou toda a estrutura e à tarde reuniu-se com gestores da SESAB para detalhar o conhecimento. “As policlínicas contribuem para a regionalização da saúde. Nós entendemos que a saúde não pode ser praticada somente na capital. Esse é um modelo exitoso aqui na Bahia e nós pretendemos implantar no estado de Goiás e dar acesso à saúde mais próximo da população”, afirmou Ismael Alexandrino Júnior.

Bahiafarma e Central de Regulação 

O secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino Júnior, visitou ainda a sede da Bahiafarma, onde ele foi apresentado à planta de produção da indústria farmacêutica, que faz a distribuição de medicamentos e testes rápidos para o Sistema Único de Saúde em todo o país.

Na sequencia, foi realizada visita à Central Estadual de Regulação, onde pode conhecer o sistema de informática desenvolvido pela SESAB e que vem permitindo reduzir rapidamente o número de pessoas aguardando leitos em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...