quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Os 62 anos de Ceplac foram lembrados pelo Prefeito Fernando Gomes


O prefeito Fernando Gomes disse que, apesar das perdas de servidores ao longo dos anos e a falta do reconhecimento como importante órgão de pesquisa, extensão e de uma história de sucesso que já dura mais de seis décadas, a Ceplac continua atuante na proposta de desenvolvimento sócio, econômico e cultural da região e do país de um modo geral. O prefeito fez a declaração ao lembrar os 62 anos de implantação do órgão, comemorado neste dia 20 de fevereiro.

Ele salienta que nenhuma outra instituição no país, conseguirá substituir o método de desenvolvimento sustentável regional como a Ceplac. “Sua capacidade na área de pesquisa, extensão e participação ativa nas comunidades regionais é única no Brasil”, reforçou o prefeito. Ele lembra que as atividades de apoio à infraestrutura na Bahia e no Espírito Santo, além de investimentos como a construção do Porto do Malhado, em 1968, são exemplos de participação ativa para o desenvolvimento regional.  

Fernando Gomes disse que desde a época da sua criação, a Ceplac mantém o mesmo padrão de eficiência e alta produtividade de cacau, dendê, dentre outras culturas, mesmo com o número de servidores reduzido a cada ano, em função das aposentadorias e sem a renovação do quadro por parte do governo federal.


“É preciso um olhar comprometido, especialmente na renovação de seu quadro para que o órgão continue absorvendo o conhecimento adquirido ao longo de 62 anos de experiência, para que se perpetue por mais outros tantos 62 anos, garantindo sua sobrevivência para a futura geração”.

Para o prefeito, o corpo técnico de cientistas, extensionistas e demais funcionários comprometidos com a instituição é a ultima linha de defesa para a sobrevivência do cacau e da lavoura. Ele destacou importantes ações da Ceplac, a exemplo do projeto de assistência técnica, (o primeiro a ser implantado no Brasil) e o da Abelha Rainha que projetou a Bahia como o maior produtor de mel do Brasil, além da difusão de tecnologias, promoção da agro-indústria do cacau e de controle de doenças e pragas da lavoura. 

O Departamento de Agricultura da Prefeitura tem se beneficiado de alguns desses projetos e da parceria em demandas cruciais, segundo o diretor, Erlon Botelho. Ele destaca, por exemplo, a alta produtividade do cacau, com cerca de 200 arrobas por hectares, o projeto acácia mangiun e a Cidade das Abelhas, com a implantação à curto prazo, do Jardim do Mel, na Praça Olinto Leoni. Erlon disse que, “a Ceplac foi e tem sido crucial para o desenvolvimento agrícola de nossa região, além de uma grande parceira e incentivadora na elaboração e execução de projetos”.

Texto: Rosi Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...