quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Na abertura do ano Legislativo, prefeito mostra conquistas históricas na gestão municipal

Durante seu pronunciamento na sessão de abertura do ano legislativo de 2019 na Câmara Municipal, na terça-feira (19), o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, apresentou as obras, ações e programas realizados pela administração municipal em 2018. A sessão transcorreu normalmente, apesar do movimento liderado pelos sindicatos representativos dos servidores municipais, que tentaram, em vão, tumultuar a participação do prefeito.
Sua tranquilidade e firmeza foi preponderante para manter a atenção da plenária na apresentação. Começou destacando a aprovação das suas contas relativas ao exercício de 2017 pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e também a aprovação das contas do fundo municipal de saúde pelo Conselho Municipal de Saúde, do Fundeb pelo Conselho Municipal do Fundeb e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
“Considero importante dizer isso para os senhores, pois há muitos anos e muitas gestões isso não acontece na história do município, ou seja, as contas da Prefeitura Municipal de Ilhéus foram aprovadas tanto pelo controle externo estatal quanto pelo controle social exercido pelos conselhos municipais”, observou o prefeito.

O trabalho transforma - O chefe do Executivo mostrou que está colocando em curso obras estruturantes, atendendo anseios de décadas na cidade. “Em meio à crise econômica que assola estados e municípios, não deixamos de pagar um único mês dos salários dos servidores, pontuamos Ilhéus como uma das gestões mais bem avaliadas pela Controladoria-Geral da União, estamos executando um projeto inédito de mobilidade urbana e proporcionamos atendimento de saúde eficiente na atenção básica, média e alta complexidade. Os avanços da gestão imprimiram na cidade um processo acelerado de desenvolvimento, porque o trabalho transforma”, pontuou o prefeito.
Pontuou a inauguração do Pronto Atendimento da Conquista, entrega do postos de saúde do Hernani Sá, Nelson Costa, Teotônio Vilela e Alto do Basílio totalmente reformados, realização de mutirões na zona rural, qualificação da central de regulação, atendimento pediátrico de emergência pelo SUS no Hospital Vida Memorial, entrega de quatro novas ambulâncias para o Samu com recursos próprios, convocação de médicos e profissionais aprovados em concurso, além das obras de reforma aceleradas nos postos de saúde da Avenida Esperança, Princesa Isabel, Olivença, Pontal e Malhado.

A entrega das escolas municipais Odete Salma, Pinóqio e Sérgio Carneiro, em Olivença, e do anexo da Escola Pinóquio totalmente reformadas foi um dos destaques da educação. Nesta área essencial, o prefeito mostrou avanço também na qualificação do ensino, com a convocação de 33 professores concursados, resgate do programas como o Mais Alfabetização e continuidade dos programas Prefeito Amigo da Criança, PNAIC, Pacto e Topa.
Também enfatizou o valioso trabalho da SDS com os programas sociais e atendimento às comunidades e as obras da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra). Entre eles, a retomada das obras da orla sul, o         programa asfalto legal, o projeto de viabilidade urbana com criação de ciclovias e corredores exclusivos para transporte público, aprovação do projeto da autarquia municipal de trânsito, reforma de escolas e postos de saúde e serviços de recuperação de ruas.
Nas áreas de cultura e turismo, o prefeito assinalou a realização de eventos artísticos e de lazer, lançamento de editais para garantir o acesso democrático aos recursos públicos. E finalizou mostrando o salto qualitativo de Ilhéus no desenvolvimento econômico, com atração de empreendimentos imobiliários e comércio varejista e apoio logístico aos microempreendedores individuais. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...