quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Assistidos da SAS concluem curso de panificação e confeitaria


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) o encerramento da primeira turma do curso de gastronomia (Panificação e Confeitaria) do projeto Empreender, que é disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), via Departamento de Combate à Pobreza. O público-alvo são as pessoas inscritas no Cadastro Único, principalmente os beneficiários do Bolsa Família e demais programas sociais executados pela SAS.

“Um total de 40 alunos, sendo 20 do curso de confeitaria e 20 de panificação concluíram esta primeira etapa. Agora, os que aprenderam confeitaria básica passarão para o curso de panificação e vice-versa. Pães Especiais (massa doce e salgada), produção de salgados e folhados, sequilhos e petit four são alguns dos ensinamentos”, informa a Secretária Sandra Neilma. Assim como em 2018, as aulas são ministradas no contêiner do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os recursos utilizados são do Índice de Gestão Descentralizada (IGD).

A secretária frisa que o objetivo do projeto Empreender é gerar emprego e renda, promovendo a autonomia dos beneficiários do Programa Bolsa Família. “A proposta para este ano é oferecer oportunidades no segmento culinário, para que os participantes desenvolvam suas competências relativas à elaboração de produtos alimentícios, em conformidade com as boas práticas de fabricação e as normas de segurança”, finaliza, lembrando que somente este ano deverão ser capacitadas cerca de 700 pessoas.

Associação de Surdos 

Na manhã desta quinta-feira (28), a Secretária de Assistência Social de Itabuna recebeu a visita de integrantes da Associação de Surdos de Itabuna e ouviu demandas para contribuir com a qualidade de vida dos portadores de deficiência auditiva que moram no município. Na pauta do encontro, que aconteceu no gabinete da secretária, estava a implantação de uma central de intérpretes na cidade, de modo a prestar assistência a população portadora de deficiência auditiva.

Após tomar conhecimento das demandas, a secretária classificou a reunião como proveitosa e se sensibilizou com as dificuldades de comunicação enfrentadas diariamente pela  Associação. “Estou ciente dessas demandas e espero contribuir para que medidas sejam implementadas. A nossa intenção é sempre ajudar”, comentou.  
Durante a reunião, Sandra Neilma falou sobre a importância de atender as  demandas de modo a contribuir com a qualidade de vida das pessoas que convivem com deficiência na audição. “Trabalhamos com inúmeras dificuldades, mas queremos ajudar e vamos ver as possibilidades da SAS para estar sempre assistindo essa população”, declarou.

A vice-presidente da Associação de Surdos, Lorena Cerqueira, apresentou dados e comentou que Itabuna possui uma carência de intérpretes, visto que atualmente são 3 mil surdos morando no município. Segundo Lorena, muitas famílias não possuem a habilidade para interpretar a linguagem em libras e isso prejudica a convivência, além de gerar inúmeras dificuldades que vão desde a ida a um médico até uma ida ao comércio, prejudicando a vida de todos. Na oportunidade, Lorena agradeceu a Secretária pela receptividade com a Associação e avaliou positivamente o encontro ao comentar que “esta reunião renovou as esperanças de todos da associação em ver melhorias efetivadas no município”, disse. 

O Presidente da Associação de Surdos e professor de libras, Moabe Sousa lamentou a falta de acessibilidade e oportunidades de educação e lazer para que crianças, jovens e adultos surdos possam seguir um caminho do bem. Ele parabenizou o trabalho da Secretária Sandra Neilma e agradeceu a oportunidade de apresentar as demandas para que possam ser implementadas ações visando melhorar a qualidade de  vida dos surdos e das suas famílias.


 Ascom
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...