quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

TVI se consolida com inovação, criatividade e tecnologia

 
Kenji Yamakoshi, Paulo Lima,
 Barbosinha  e Betsi de Paula
Além de anunciar a  nova grade de programação da TVI, o diretor da emissora José Amâncio Barbosa Filho revelou para um público de empresários, publicitários, comunicadores e apresentadores de programas durante café da manhã no Tarik Fontes Plaza Hotel, as prioridades para 2019. Informou ainda, que a  TVI vai atuar em startups como incubadora de produtoras, investindo em inovação e novas tecnologias, bem como fortalecendo a sua equipe de jornalismo para o noticiário local e regional com informações de hora em hora, além de atuar no fortalecimento do site da tviplay.com.br e na difusão da programação através das redes sociais.
Ao considerar sua equipe como o maior capital da empresa que dirige, Barbosa Filho também apresentou a proposta da Ação Programadora de Canais, com um canal 24 horas no ar no ano em que a TVI completa 14 anos em operação, caminhando para ser uma emissora interativa falando de Itabuna para o mundo.
Ele destacou ainda, que o mercado de empacotamento e distribuição de programas em rede atende no país a um público de 16 milhões de domicílios, mas já foi de 18 milhões antes da crise econômica que afetou o Brasil. Itabuna com 200 mil habitantes tem 18 mil famílias conectadas aos sistema da TVC.
Ele observa  que hoje, em Itabuna, 11,6 mil domicílios estão conectados ao sistema de TV por assinatura direta,  18,8 mil ao sistema de TV à cabo e mais 6,5 mil terminais atendidos pelo sistema de fibra ótica:   “A partir destes números fica implícito que mais de 56 mil pessoas têm acesso à TV a cabo, no eixo Ilhéus e Itabuna. Segundo uma pesquisa recente, 11,5% deste total  tem acesso a informações através do noticiário da TVI” complementou Barbosa Filho.
Parcerias



O empresário ressalta que a estratégia da TVI envolve uma série de parcerias com empresas e instituições. Os investimentos são direcionados numa nova programação com valorização de produções locais como a minissérie O Sindico, produzida pela cineasta Betsi de Paula, com elenco de artistas da região, além do uso da internet e das redes sociais. A proposta envolve ainda a capacitação de produtoras regionais para acesso aos recursos do fundo setorial de cinema, o que vai permitir transformar a TVI num canal qualificado.
Hoje, a emissora opera com um estúdio de 100 metros quadrados, um dos maiores da Bahia, ocupando um edifício com três andares, funcionando com equipamentos de full HD, e com suporte  de uma camionete com link via satélite para transmissões externas.
Barbosa Filho destacou ainda que a emissora vem atuando como um celeiro na revelação de novos valores e chega a 2019, com uma grade de mais de 20 programas entre os quais Baião de Dois, Alô Cidade, #oassuntoé..., TVIDoc, Esportes 3.0,  Luz, Câmera & Arte, Quintal Gastronômico, Tudo a ver, Dicas e Tendências, Universitando, Em Casa, A Bronca (experimental),  Café, Poesia e Cinema, Por aí e Cinema em Ação.
Ainda para 2019, estão em gestação 15 miniséries de ficção, um reality show Desafio de Casais, com Ludmilla Garcia e um reality show de música programado para o segundo semestre, um projeto ainda em formatação, além do desenvolvimento de  projetos em parceria com produtoras da região.
Como diretora da produtora Floresta Filmes, a cineasta Betsi de Paula, falou sobre duas séries que vem dirigindo, uma delas O Sindico, com o piloto já concluído. Ela desatacou a importância da parceria com a TVI e sua crença no mercado audiovisual e no mercado da internet, o que pode tornar Itabuna um polo regional de produção,
O presidente da regional sul do Sindicato Nacional das  Agências de Propaganda  - Capítulo Bahia, Rui Carvalho, elogiou o projeto da TVI mostrando que também existem coisas boas na internet e que fogem à mesmice, com criatividade e inovação. Ele destacou que Itabuna tem um diferencial próprio e concentra o melhor polo de comunicação do interior da Bahia.
Kenji Yamakoshi apresentou um painel do projeto que coordena na TVI como uma incubadora de produtoras de conteúdo na região e que se complementa com a proposta de fortalecimento do site e do jornalismo da emissora coordenado pelo jornalista Kleber Torres.
O jornalista Paulo Lima, assessor de imprensa da Prefeitura de Itabuna fez um histórico da TVI que se consolida como a realização de um sonho, com uma programação regional e que “com as cores e o calor deste chão que é nosso e falando das coisas da nossa terra.” O encontro inclui a exibição de um filme com produções e destaques da programação da TVI.
Por - Kleber Torres - Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...