Lixo

Itabunense seja educado não jogue lixo na rua e nem no Rio Cachoeira. A Natureza agradece!

sábado, 29 de dezembro de 2018

BRASÍLIA FERVILHA Às vésperas da posse, 90% da rede hoteleira do DF está ocupada

Comércio também decidiu não fechar as portas e aproveitar o grande movimento na cidade
Comércio também decidiu não fechar as portas e aproveitar o grande movimento na cidade. Foto: José Cruz/ABr
Do - Diário do Poder - Às vésperas da cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro, quem vier a Brasília pode ter dificuldades de hospedagem. É que a ocupação hoteleira já passa dos 90%, segundo o Sindicato de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Sindhobar). No DF, são cerca de 16 mil vagas em hoteis e pousadas.
Em meio à expectativa para a cerimônia, os hotéis, bares e restaurantes da cidade se organizaram para ampliar as possibilidades para o réveillon. O presidente do Sindhobar, Jael da Silva, afirmou que os empresários decidiram não fechar as portas no dia 1º como normalmente ocorre.
“Este ano uma boa parte dos restaurantes resolveu abrir. Assim, quem vier para posse terá mais opções”, disse Jael Silva, acrescentando que os responsáveis pelo setor se organizaram para evitar a falta de hospedagem.
Alternativas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

A BAHIA FICA SEM MÃE OXÓSSI

Mãe Stella de Oxóssi morre aos 93 anos em Santo Antonio de Jesus

Desde 2017, Mãe Stella estava morando na cidade de Nazaré, a cerca de 210km de Salvador. Ela se mudou de Salvador para lá depois de um desentendimento entre filhos de santo do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. (Foto: Margarida Neide | A Tarde/Reprodução)
Morreu, nesta quinta-feira (27), na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, Maria Stella de Azevedo Santos, mais conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos. A ialorixá estava internada no Hospital INCAR desde o dia 14 de dezembro, quando deu entrada com uma infecção.
“É com grande pesar que informamos que a paciente Maria Stella de Azevedo Santos, de 93 anos, devido a sepse [infecção generalizada] de foco urinário, bem como insuficiência renal crônica associada a hipertensão arterial sistêmica, veio hoje a óbito às 16 horas [no horário da Bahia]”.
Nota de falecimento da ialorixá baiana Mãe Stella de Oxóssi — Foto: Reprodução
O comunicado foi assinado pelos médicos José Geraldo de Souza Castelluci e Gilmar Ribeiro Silva Dias
A companheira de Mãe Stella, a filha de santo, psicóloga e escritora Graziela Dhomini também se pronunciou, em mensagem enviada por celular, após a confirmação da morte.

Derrotado nas urnas, PT anuncia que não vai participar da posse presidencial

VERMELHO SÓ OS TAPETES!

Tapetes vermelhos já chegaram à Câmara, para a cerimônia de posse de Bolsonaro. (Foto: José Cruz/ABr)
Do - Diário do Poder - Protagonista do maior escândalo de corrupção da história ocidental, o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou em nota, nesta sexta-feira (28), que “não participará” da solenidade de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), no próximo dia 1º de janeiro.
A atitude do PT não surpreende, em razão da derrota que sofreu nas urnas, este ano, e pelo próprio histórico dos petistas, para quem só existe democracia quando o partido vence eleições.
A nota é assinada pela presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), processada por corrupção e outros crimes, e pelo líder no Senado, Lindberh Farias (RJ), já condenado por corrupção e acusado em outros casos, além do notório líder do PT da Câmara, Paulo Pimenta (RS).
Nessa nota, o PT admite haver participado na disputa presidencial “no pressuposto de que o resultado das urnas deve ser respeitado”, mas apresenta como pretexto para boicotar a posse surradas mentiras como o “golpe do impeachment”, a “proibição ilegal” da candidatura do presidiário Lula e a “manipulação criminosa das redes sociais” na última campanha, já desmentidas por todas elas.
Não há sinais no Governo de Transição de que será sentida a presença do PT na cerimônia de posse no Congresso ou na transmissão de cargo no Palácio do Planalto.

Prefeitura de Itabuna alerta que 28 atividades deixarão de ser enquadradas no MEI

Em função da resolução CGSN de nº 143, emitida pelo Comitê Gestor de Micro e Pequenas Empresas, um total de 28 atividades deixarão de ser enquadradas no perfil de Microempreendedor Individual (MEI). De acordo com a Agente de Desenvolvimento Priscila Nascimento, que responde pela Sala do Microempreendedor Individual (MEI) na Prefeitura Municipal de Itabuna, a medida entra em vigor em janeiro de 2019. “É preciso que a partir de 10 de janeiro de 2019 todos que se enquadram no MEI se dirijam à Sala do Microempreendedor para averiguar sua situação e fazer os devidos ajustes burocráticos”, alerta Priscila Nascimento.

E cita algumas das atividades que deixarão de ser autorizadas para o Microempreendedor Individual: alinhador de pneus independente, coletor de resíduos perigosos independente, comerciante de fogos de artifício independente, comerciante de extintores de incêndio independente e comerciante de medicamentos veterinários independente. Também deixarão de ser autorizadas as ocupações de proprietário de bar e congêneres independente, dedetizador independente, comerciante de produtos farmacêuticos sem manipulação de fórmulas independente, comerciante de gás liquefeito de petróleo (glp) independente, entre outros.

A Agente de Desenvolvimento Priscila Nascimento ainda informa que da lista de ocupações autorizadas a inscreverem-se como Microempreendedor Individual (MEI), algumas foram desmembradas, como por exemplo, comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas, independente. “Neste caso, haverá o comerciante de peças novas e o comerciante de peças usadas. Já para proprietário de bar e congêneres independente, será desmembrado para os que possuem entretenimento e os sem entretenimento”, esclarece.

E finaliza informando também houve alteração na descrição para os comerciantes de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação independente. “Neste caso, será retirada a classificação de animais vivos, caso o comerciante tenha interesse em manter, ele deverá migrar para Microempresa (ME)”.


Itabuna: Decreta ponto facultativo 

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, decretou ponto facultativo na segunda-feira (31) em todas as repartições públicas da Administração Municipal, Centralizada, Descentralizada e Fundacional.
O decreto que torna o último dia do ano facultativo também foi assinado pela secretária de Governo, Maria Alice Araújo. Vale ressaltar que a medida não inclui serviços considerados essenciais, a exemplo de serviços de saúde e limpeza pública.

__________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo - Diretoria de Comunicação Social

 Texto: Kaline Ribeiro
Fotos: Waldir Gomes

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Secretária Sandra Neilma avalia 2018 e projeta SAS ainda mais forte em 2019

   Com um trabalho sério e pautado na garantia de diretos da população, a Secretaria de Assistência Social de Itabuna (SAS) superou as dificuldades e terminou 2018 colhendo resultados positivos do trabalho realizado. Na última semana do ano, a secretária Sandra Neilma avaliou como extremamente positivas as ações realizadas pela pasta em 2018, e prometeu repetir em 2019 todos os projetos bem sucedidos deste ano, reforçando que o compromisso do prefeito Fernando Gomes é com a melhoria da qualidade de vida dos itabunenses.

Apesar de considerar 2018 um ano de enormes dificuldades, principalmente em virtude da forte crise financeiro-econômica que afetou o município, a secretária avalia positivamente os resultados do trabalho executado pela SAS. Como exemplo, Sandra Neilma lista uma série de projetos realizados e ressalta a atuação dos CRAS que, segundo ela, “é a porta de entrada da Assistência junto às comunidades”.

Ao enumerar os projetos bem sucedidos de 2018, Sandra Neilma destaca a entrega do Espaço Aconchego – casa de acolhimento às crianças em situação de risco, projeto mantido em parceria com a iniciativa privada e que garante os direitos de menores entre 0 e 12 anos, bem como de adolescentes. Outras ações de sucesso citadas pela secretária foram as semanas de combate à violência infantil, à violência contra a mulher e a semana da juventude. Segundo Sandra, todos esses eventos, juntamente com as campanhas em defesa dos idosos, tiveram o propósito de chamar atenção da população para essas demandas. “Fortalecemos uma enorme rede de proteção àquelas pessoas que sofreram violação de direitos e que mais precisam de nossa atenção”, enfatiza.

Encontro discutirá benefícios e plantio da acácia mangium como proposta para alavancar a economia regional




Uma planta que pode mudar os rumos da economia regional, a acácia mangium, será o principal tema de um encontro regional a ser realizado no próximo dia 5 de janeiro de 2019, das 8 da manhã ao meio dia, no auditório da FTC em Itabuna.  O evento será promovido pela Prefeitura e terá a participação de técnicos da  Ceplac e Instituto Chocolate e de um dos maiores especialistas no assunto, o pecuarista Carlos Roberto Della Libera, de Mato Grosso.

O encontro terá, ainda, a participação do extensionista Waldo Brito, responsável por uma área de experiência com a planta em Valença, conduzida pelo Escritório Local da Ceplac, em Taperoá. “Os técnicos envolvidos com o projeto comemoram o sucesso obtido com o plantio dessa árvore que consegue integrar lavoura, pecuária e floresta e que, por isso mesmo pretendemos implantar em Itabuna e em Jussari”, diz o diretor do Departamento de Agricultura da Prefeitura, Erlon Botelho.

Governador visita obras da ponte Ilhéus-Pontal nesta sexta-feira



O governador Rui Costa realiza, amanhã, 28, às 9h, uma vistoria às obras da ponte Ilhéus-Pontal. As obras, que estão sendo esperadas com grande expectativas tem investimentos de cerca de R$ 98 milhões, conforme informa a assessoria do governo do estado.

A ponte contará com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura. O projeto, inclui ainda passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, com cercas de 2,7 quilômetros. Obra que também já está em execução.

A ponte que deverá ser concluída no mês de Agosto de 2019, mais informação deverá ser obtida com o próprio Governador Rui Costa que se colocará à disposição dos profissionais de imprensa no local da vistoria, acesso pela Praia do Cristo.
Por - Daniel Thame


MARACUTAIA: MUY AMIGO Lula não queria ir a enterro, foi só jogada política para tentar desgastar a Justiça

Ex-presidente não foi nem mesmo aos velórios dos próprios irmãos
Quando tentou autorização para ir ao sepultamento em Brasília do ex-deputado Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, de quem se diz amigo, o ex-presidente e presidiário Lula sabia que a pretensão não tinha respaldo legal, mas o objetivo era desgastar a Justiça. Quando em 2013 morreu o velho amigo Jorge Ferreira, dono de bares e restaurantes em Brasília e muito mais ligado a ele que Sigmaringa, Lula ignorou o enterro. Como presidente, não gostava nem mesmo de sobrevoar áreas inundadas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Lula, já presidente, em 2004 não esteve no velório e nem no sepultamento do próprio irmão, João Inácio, que faleceu vítima de câncer.
Em janeiro de 2005, Lula também não foi ao enterro de Odair Inácio de Góis, outro irmão, que faleceu após um ataque cardíaco.
Quando era presidente, a assessoria de Lula atribuía a d. Marisa o veto a visitas dele a áreas devastadas por fenômenos como enchentes.
Em 2010, com isopor na cabeça, Lula não saiu da praia na Bahia para visitar área de deslizamento no Estado do Rio que matou dezenas.
Jato da TAM caiu em Congonhas, matando 199 em 2007. Lula jamais visitou o local e só anos depois receberia familiares das vítimas.
Lula não foi a velórios senão de figuras que garantiriam visibilidade internacional: como nas mortes de Nelson Mandela e Fidel Castro.

NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO: Bolsonaro pede apoio para garantir a vida de agentes de segurança pública








“É preciso o envolvimento dos congressistas para que avancemos nesta pauta", declarou em seu Twitter
Do - Diário do Poder - Às vésperas de assumir a Presidência da República, Jair Bolsonaro pediu o apoio de parlamentares para avançar em políticas destinadas a garantir a vida de agentes de segurança pública no exercício de suas funções. Em sua conta no Twitter, o presidente eleito fez um alerta sobre o impacto da segurança desses profissionais em outros setore
“É preciso o envolvimento dos congressistas para que avancemos nesta pauta e possamos resgatar a economia e tudo que cerca o bem-estar do cidadão e do turista em solo brasileiro”, disse Bolsonaro. “Economia, turismo, segurança e muitos outros temas estão diretamente ligados”, acrescentou.

PALÁCIO ANCHIETA: Velório do ex-governador e ex-senador Gerson Camata acontece nesta quinta

Do - Diário do Poder - O corpo do ex-governador do Espírito Santo e ex-senador Gerson Camata (MDB), de 77 anos, assassinado a tiros por um ex-assessor em frente a um restaurante na Praia do Canto em Vitória, será velado e enterrado nesta quinta (27). O velório será de manhã no Palácio Anchieta, sede do governo capixaba, aberto ao público.
O sepultamento está previsto para as 15h no Cemitério da Serra, na região metropolitana de Vitória. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, decretou nesta quarta(26) luto oficial de sete dias no estado pela morte de Gerson Camata.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Filhos de servidores da Prefeitura de Itabuna terão tarde de diversão no Fiesta Parque

   
Os filhos dos servidores públicos municipais de Itabuna terão uma tarde de muita diversão nesta quinta-feira (27). Por meio de uma parceria com o Grupo Peixoto, do empresário José Carlos Peixoto, a Prefeitura de Itabuna, através das Secretarias de Assistência Social e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente/Departamento de Indústria e Comércio, levará os filhos dos servidores para brincar e se divertir no Fiesta Parque, que está situado na avenida Princesa Isabel, bairro São Caetano, ao lado da prefeitura.

Além dos filhos dos servidores, também terão isenção para o acesso ao Fiesta Parque no horário das 15h30min às 18h, crianças que são assistidas pelas creches e pela Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente. O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, informa que representantes da Prefeitura estarão na entrada do Parque recepcionando os servidores e distribuindo doces para a garotada. “Este é mais um momento de valorização da família dos servidores da Prefeitura de Itabuna, em que oferecemos momentos de lazer”, comentou o Secretário Jorge Vasconcelos.

  
Por Kaline Ribeiro
Fotos: Waldyr Gomes

Secretária de Governo diz que este foi ano difícil mas aposta em 2019 bem melhor

  
“A crise econômica que o país atravessou neste ano de 2018 teve um impacto negativo em diversas prefeituras, o que tornou as administrações municipais um verdadeiro desafio, não foi diferente em Itabuna. Mas, mesmo com a situação difícil, o município conseguiu tocar serviços indispensáveis com um trabalho sério que envolveu desde o secretário, ao mais humilde dos servidores. Afinal, a população não pode ser penalizada por falta de atitudes, o que não falta ao prefeito Fernando Gomes”. A declaração é da secretária municipal de Governo, Maria Alice Araújo, ao fazer um breve balanço da real situação do município, nesta reta final de 2018.

Segundo ela, um dos maiores problemas enfrentados neste ano foi a queda nas arrecadações, nas três esferas, que resultou no enfraquecimento de maiores investimentos em diversos setores. Maria Alice reafirma que, apesar disso, não faltou ação com obras de melhoria em vários bairros da cidade, que contribuem para uma qualidade de vida melhor da população.

 Ela destaca que houve preocupação do prefeito Fernando Gomes com a saúde pública no município e cita, por exemplo, a expansão no setor, com a melhoria das instalações da Policlínica 28 de Julho, o bom funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, que atende pacientes de mais de 160 municípios baianos. Além disso, houve a retomada das obras do Teatro Municipal que estavam paralisadas há quase 10 anos.

SANGRIA: Bolsonaro cita Furnas como caso de desperdício de recursos usando Lei Rouanet

No Twitter, presidente eleito promete 'controle rígido de concessões
O presidente Jair Bolsonaro promete controle rígido de concessões via lei Rouanet.
Do- Diário do Poder - O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou esta manhã, em post na sua página do Twitter, que haverá que em 2019 seu governo iniciará “rígido controle de concessões”, afirmando que há “desperdício rotineiro de recursos”, que podem ser aplicados em áreas essenciais”.
Para exemplificar o que afirma, Bolsonaro destaca que neste mês de dezembro, “num só dia”, o gente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas, estatal do setor elétrico, autorizou via Lei Rouanet R$7,3 milhões para 21 entidades”.

Câmara de Itabuna fica em compasso de espera para votar regime

Enquanto perdura decisão judicial sobre trâmites legislativos, os vereadores de Itabuna estão em compasso de espera para votar o regime jurídico único. A pausa ocorre em virtude da desembargadora Carmem Lúcia Ribeiro ter revogado a própria decisão que permitia a votação do projeto de lei. Declarando-se suspeita para atuar no processo, a magistrada pediu, com urgência, que a relatoria fosse redistribuída na Quinta Câmara Cível do TJBA.

Hoje, 24, seria aberto o período extraordinário para apreciação legislativa da matéria. A instalação permanecerá suspensa enquanto perdurar a decisão judicial revogatória. A Mesa Diretora itabunense espera que o novo desembargador-relator conceda efeito suspensivo às liminares da 1ª Vara da Fazenda Pública restabelecidas com a revogação. A migração no regime jurídico é contestada judicialmente por sindicatos municipais e por Jairo Araújo (PCdoB). Ascom

RÉVEILLON DE CARAÍVA RECEBE AÇÕES SUSTENTÁVEIS PROMOVIDAS PELA CERVEJA SOL



A paisagem da praia de Caraíva vai ficar ainda mais bonita durante as festas de Réveillon. Destino certo entre os famosos e influencers, a praia será palco de ações de conscientização e responsabilidade ambiental. A cerveja Sol irá realizar uma série de experiências em troca de resíduos sólidos (latas, garrafas) recolhidas na praia durante o período de festas. O Sol Beach Point, como é intitulado, trocará lixo reciclável por prêmios e experiências para serem curtidas ao ar livre para que as pessoas aproveitarem o melhor do verão. O balcão de troca estará localizado na frente da pousada Cores do mar, e funcionará de 12h às 18h, aberto ao público. Além disso, a marca somente comercializará latinhas para reduzir a quantidade de vidro consumido na praia.
A ação faz parte do novo posicionamento global da Cerveja Sol, Taste The Sun, que estimula os consumidores a explorarem novas possibilidades em espaços diurnos e abertos, mostrando como a vida pode ter mais energia com o poder da luz solar.

Além de Caraíva (BA) a Cerveja Sol também estará presente nas festas de Réveillon de Pipa (RN), Jericoacoara (CE), e Piauí (PI).  
Sobre a cerveja Sol:

Nova sinalização e ciclovia modernizam mobilidade urbana na Avenida Litorânea Norte

 A Prefeitura de Ilhéus conclui, nesta sexta-feira (21), a primeira etapa dos investimentos que estão sendo realizados pela Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito na Avenida Litorânea Norte, bairro do Malhado, a fim de melhorar a mobilidade urbana entre a zona Norte e o centro da cidade. A avenida ganhou ciclovia, sinalização, corredor exclusivo para ônibus, faixa para automóveis e estacionamento rotativo à esquerda.
A primeira ciclovia da zona urbana de Ilhéus, tem dois quilômetros e meio de extensão e compreende o trecho entre o Parque Infantil e o início do bairro Cidade Nova. A inovação realizada pelo prefeito Mário Alexandre é apenas a primeira etapa de um amplo projeto de mobilidade urbana que vai ligar o norte ao sul da cidade, melhorando a qualidade de vida da população e impulsionado o desenvolvimento econômico e social da cidade.
A Avenida Litorânea já tinha sido beneficiada pelo Programa Asfalto Legal, que incluiu recuperação das redes de drenagem e substituição da camada de asfalto. A importante via de mobilidade da zona Norte de Ilhéus recebeu também iluminação especial. “Ilhéus uma cidade em transformação, e a mobilidade urbana é um passo importante para esse processo”, enfatiza o prefeito.
Da secom

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

MIGRANTES BAIANOS DE BRUSQUE MOVIMENTAM A ECONOMIA DE BUERAREMA NESSE FINAL DE ANO.


 A chegada dos baianos que moram em Brusque Santa Catarina, deu um importante folego a já combalida economia da cidade de Buerarema, milhares de bueraremenses vieram visitar parentes e amigos. Pessoas que encontraram naquela região o tão sonhado emprego. Certamente com retorno a Brusque, outas centenas irão tentar a sorte naquele município do sul do pais.

Enquanto o prefeito joga os principais problemas da cidade para debaixo dos paralelepípedos, os políticos do Estado de Santa Catarina dão exemplos de acolhimento, gestão eficiente e, principalmente, a promoção humana pela geração de emprego e renda. “Lembrando, de que nem uma politica de migração foi feita pela gestão do atual prefeito Vinicius Oliveira”, ressalta  um morador de Brusque/SC e diz “o que impera em Buerarema é a velha politica do pão e circo”.

Foto: Claudio Conceição (Macuco News)

Prefeitura de Itabuna entrega novos veículos que reforçarão a frota da Secretaria de Saúde

   
A Prefeitura Municipal de Itabuna entregou na manhã desta segunda-feira (24) 14 novos veículos que irão reforçar a frota da Secretaria Municipal de Saúde. O ato de oficialização da entrega dos veículos contou com a presença do prefeito Fernando Gomes, do vice-prefeito Fernando Vita, além de Secretários Municipais, Vereadores, servidores do município, entre outras autoridades. Em um rápido momento de fé cristã os veículos foram abençoados pelo vigário-geral Nicolau Klak, da Diocese de Itabuna e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

O prefeito Fernando Gomes, aproveitou o momento para falar das dificuldades enfrentadas pelo município, mas deixou clara a sua fé e esperança de que dias melhores virão em 2019. “Este ano de 2018 não deixará saudades, mas acredito que a situação de todos os municípios, inclusive Itabuna, irá melhorar em 2019”. E completou: “Itabuna precisa de muito mais, mas estes veículos irão ajudar bastante a Saúde de Itabuna, dando condições para que os profissionais do setor realizem um bom trabalho auxiliando no deslocamento das equipes e no apoio das ações desenvolvidas”.

O Secretário de Saúde, Jozimar Salles, lembrou que os 14 veículos serão destinados aos vários Departamentos da Secretaria de Saúde e foram adquiridos através do Ministério da Saúde. “Estamos dando condições para que as equipes possam ir a campo com todo suporte necessário e isso me deixa feliz em poder dar início a um processo de modernização do setor”, comentou. Já o Secretário de Administração, Dinailson Oliveira, reforçou a importância dos secretários darem o seu melhor, seguindo as determinações do prefeito Fernando Gomes, para que em 2019 os itabunenses possam ter um ano de mais oportunidades.



Por: Kaline Ribeiro
Fotos: Adeildo Marques