sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

REFINARIA ABREU E LIMA CVM acusa Dilma, Sérgio Gabrielle e Graça Foster por irregularidades em refinaria

ACVM acusa Dilma e mais 16 por irregularidades em refinaria da Petrobras. Foto: Roberto Stuckert Filh






Do - Diário do poder - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu novo processo contra 17 ex-executivos e ex-membros do conselho de administração da Petrobras, incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro Guido Mantega e os ex-presidentes da estatal Sérgio Gabrielli e Graça Foster, por possíveis irregularidades na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O processo foi aberto em março de 2016.
O objetivo é apurar eventuais irregularidades por não terem agido de acordo com os interesses dos acionistas na construção da refinaria.
Nomes conhecidos na Operação Lava Jato também são alvos do processo, como os ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Renato Duque.

Empossados novos membros do Conselho Deliberativo da Fundação Marimbeta


 Os novos membros do Conselho Deliberativo da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente - foram empossados durante cerimônia na sala de reuniões do gabinete do prefeito Fernando Gomes, no Centro Administrativo Firmino Alves. A secretária Municipal de Governo, Maria Alice Pereira, também esteve presente. Ainda no mesmo dia, foi eleita a nova Mesa Diretora do Conselho: Gilca Moema Simões Oliveira (presidente), Diego Ranieri Pereira dos Santos (vice-presidente); e Tatiana da Silva Pires (Secretária).

O prefeito Fernando Gomes aproveitou o momento para destacar a importância da dedicação de todos os envolvidos nesta nova formação do Conselho, e lembrou que “mesmo diante dos problemas que estão sendo enfrentados pelo município, continuamos lutando para que possamos ter dias melhores”, disse. A presidente da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida, completou ressaltando o empenho dos novos membros, “que mesmo de forma voluntária eles têm como única preocupação contribuir para o desenvolvimento da fundação”.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

GARULHOS-LONDRES - Pouso de emergência por falha elétrica provoca pânico e fecha Confins

Trem de pouso com 12 pneus furados mostram gravidade do incidente

Voo da Latam faz pouso de emergência em Confins por causa de falha elétrica. Foto: Reprodução.

Do - Diário do Poder  - Um voo da Latam que fazia a rota Guarulhos, em São Paulo, e Londres, na Inglaterra, precisou fazer um pouso de emergência na madrugada desta quinta (20) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. A empresa divulgou nota sobre o incidente, mas não explicou se o problema técnico foi provocado por falhas na manutenção da aeronave.
De acordo com os próprios passageiros, o piloto informou que o pouso seria necessário devido a uma falha elétrica grave na aeronave. Houve pânico a bordo, mas ninguém ficou ferido.
No pouso, o avião teve os 12 pneus danificados e precisam ser trocados para que a aeronave possa sair da pista. Os equipamentos necessários devem vir de São Paulo. A expectativa da companhia aérea é de que o aeroporto em Belo Horizonte reabra apenas na noite desta quinta.
Até às 7h da manhã, 67 voos já haviam sido cancelados apenas no Aeroporto de Confins. O fechamento do terminal deve causar ainda cancelamentos em outros aeroportos por todo o Brasil.
“A Latam Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária”, declarou a companhia em nota. “A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.”

Procon de Itabuna recebeu quase duas mil reclamações neste ano


Pelo menos 1.827 pessoas prestaram queixas no Procon entre o período de janeiro a outubro deste ano, conforme relatório divulgado esta semana pela coordenadoria do órgão. As principais reclamações se referem a vício de produtos, de serviço, descumprimento contratual e cobranças abusivas nas áreas de telefonia, fabricação de móveis e estofados e aparelhos eletrônicos.

O usuário pode registrar queixa também por descumprimento de prazo, suspensão de serviços com contas pagas e falta de assistência de produtos em garantia. A diretora do Procon, Edjalma Moitinho,  informou que foram realizadas  52 autuações durante o ano de 2018 e, apesar do número considerado elevado, há reincidências de infrações. “Nesses casos o Procon, aplica a multa com base no Art. 26 do Decreto 2.181/97”, justifica.

 As autuações são realizadas por uma equipe do órgão, com a participação da diretoria, dois advogados e um fiscal e conta com a parceria da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Ministério Público.  Edjalma Moitinho explica que após denuncia, a equipe visita a empresa e se for confirmada a veracidade, a empresa é notificada e orientada a corrigir a irregularidade. Se houver reincidência com infração considerada grave, a empresa é multada.

Consumidor de Itabuna é um dos sorteados da Nota Premiada Bahia

 No último sorteio do ano da campanha Nota Premiada Bahia, realizado nesta quarta-feira (19), foram premiados nove participantes de Salvador e um de Itabuna, cada um com R$ 100 mil. Os vencedores da capital moram em Praia do Flamengo, Pirajá, Cabula VI, Federação, Barris, Pituba, Valéria, Imbuí e Boca do Rio. No decorrer do ano, a campanha do Governo do Estado premiou 111 pessoas. Foram 11 sorteios mensais regulares, com prêmios de 100 mil para cada ganhador, e um especial de R$ 1 milhão, em junho, para somente uma pessoa.

Os ganhadores de dezembro são Eduardo Queiroz da Silva, Marcelo Lisboa Fiuza, Elzimeyre Chaves, Sana Rozeane Santos Nascimento, Igor da Mota Soares, Italo Boson Almeida, Mônica Rodrigues Amorim, Danilo Paixão de Jesus, Wilson Ramos Oliveira e Alexsandro Ricardo Sousa Gomes. Os nomes de todos os sorteados podem ser conferidos no site da campanha, junto com parte da numeração do CPF.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), responsável pela campanha, são atualmente cerca de 390 mil participantes inscritos. Para concorrer, além de estar cadastrado no site, é preciso incluir o CPF nas compras realizadas em estabelecimentos que emitem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Loteria Federal

Prefeito de Itacaré é reeleito presidente do Consórcio Litoral Sul

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio foi reeleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – CDS Litoral Sul nesta quarta-feira, 19, por aclamação dos prefeitos associados. Durante dois anos (2017 / 2018), o instrumento público conseguiu implementar convênios importantes em parceria com o Governo do Estado da Bahia, para o atendimento às demandas de infraestrutura urbana e rural, resíduos sólidos, meio ambiente e educação.
Para o mandato de 2019 / 2020, gestor destaca que vai continuar atuando em parceria com o Estado, e em união com os municípios, que segundo ele, é fundamental para a resolução dos problemas. “O município unido é município forte. E hoje, os recursos são poucos, e os municípios abaixo de 50 mil habitantes têm sido penalizados. Então, a partir do Consórcio a gente vê a viabilidade de resolver os problemas que atinge os municípios de porte pequeno, principalmente na região cacaueira”, enfatizou Anízio.
A Assembleia Geral de eleição reelegeu ainda, o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, que apresentou algumas ações que estão em andamento e outras previstas para 2019. Entre elas, a aquisição de patrulha mecânica com 20 equipamentos diversos e usina asfáltica móvel; Planta de Usina Termoelétrica, projeto desenvolvido pelo CDS-LS, agora com apoio do Estado;
Restruturação da equipe de Gestão Ambiental; Estruturação da equipe de Inspeção Sanitária Municipal; Parcerias com Institutos Natura, Arapyau e a Fundação Itaú Social, voltado para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB; Assistência as associações rurais e agricultura periurbana com o apoio do Cadastro Ambiental Rural (CAR); Regularização Fundiária Urbana e Rural.
Histórico
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável foi criado em 15 de maio de 2013, pelos gestores municipais que integram o Território Litoral Sul da Bahia, com o objetivo de potencializar a resolução dos problemas em comuns, através da captação e otimização dos recursos financeiros.  

Cerimônia de troca de placas comemora chegada do MSC Seaview a Ilhéus


  
A tradicional cerimônia de troca de placas da MSC Cruzeiros foi realizada em Ilhéus, durante a manhã desta quarta-feira (19). Autoridades e parceiros da armadora receberam as honrarias como comemoração pela chegada do MSC Seaview, o maior navio de cruzeiros a navegar na costa brasileira, e também para festejar o início da temporada no Brasil.
Representando o governo municipal, os secretários, Sérgio Souza (Relações Institucionais); Pawlo Cidade (Cultura); Alcides Kruschewsky (Turismo); Paulo Sérgio (Indústria e Comércio) e Gilson Nascimento (Sutram). A solenidade contou ainda com a presença do conselheiro da Codeba, Cleudimário Souza e do gerente de Serviços do MSC, Marco Cardoso. 
A cerimônia de troca de placas é uma prática já conhecida na indústria de cruzeiros marítimos e acontece toda vez que um navio chega pela primeira vez em um porto marítimo. O capitão do MSC Seaview, Giuseppe Galano, foi o responsável por comandar a comemoração, entregando as placas a cada um dos homenageados. A mesma cerimônia já foi realizada em Salvador, Santos e no Rio de Janeiro.
No início da cerimônia, o comandante do MSC Seaview agradeceu a presença dos convidados e expressou satisfação em poder trazer um navio do porte do Seaview para a costa brasileira. “Vocês são responsáveis por tornar esse grande feito possível. Este é um navio foi recém-inaugurado, o mais lindo e mais moderno da frota, e é com orgulho que trago para Ilhéus e uma honra apresentá-lo a vocês”, disse. Ascom


quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ACABOU A BRINCADEIRA - Toffoli suspende liminar de Marco Aurélio que soltaria condenados em 2ª instância

Presidente do STF suspende decisão do ministro Marco Aurélio
Do - Diário do Poder - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu há pouco a decisão do ministro Marco Aurélio que determinou a soltura de todos os presos que tiveram a condenação confirmada pela segunda instância da Justiça.
O ministro atendeu a um pedido de suspensão liminar feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
Com a decisão, a liminar (decisão provisória) de Toffoli terá validade até o dia 10 de abril de 2019, quando o plenário do STF deve julgar novamente a questão da validade da prisão após o fim dos recursos na segunda instância. O julgamento foi marcado antes da decisão do ministro Marco Aurélio.
Ao justificar a suspensão da decisão, Toffoli disse que Marco Aurélio contrariou “decisão soberana” do plenário que, em 2016, autorizou a prisão após segunda instância. “A decisão já tomada pela maioria dos membros da Corte deve ser prestigiada pela presidência”, decidiu Toffoli.
O entendimento atual do Supremo permite a prisão após condenação em segunda instância, mesmo que ainda seja possível recorrer a instâncias superiores. Essa compreensão foi estabelecida em 2016 de modo provisório, com apertado placar de 6 a 5. Na ocasião, foi modificada jurisprudência que vinha sendo adotada desde 2009.
O assunto voltará ao plenário da Corte, em 2019, quando os ministros irão analisar o mérito da questão.

PORTAS DA IMPUNIDADE - Jurista acusa conspiração do PT para desestabilizar posse de Bolsonaro

Decisão de Marco Aurélio é contra a democracia, diz Modesto Carvalhosa
O jurista Modesto Carvalhosa é um dos brasileiros mais indignados com a soltura de políticos corruptos.
Do - Diário do Poder - O jurista Modesto Carvalhosa, um dos mais admirados do País, divulgou vídeo em que classifica a decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “uma conspiração do PT para desestabilizar a posse do novo presidente da República”. A posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) está marcada para o próximo dia 1º. Carvalhosa prometeu que a sociedade “vai reagir a esse atentado, a esse crime contra a sociedade”.
A decisão do ministro é tomada a poucas horas do início do recesso do Judiciário e quando o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, encontra-se em um avião a caminho da Europa. Além de afrontar o próprio Toffoli, que já anunciara o julgamento desse assunto no plenário, no próximo semestres, a decisão de Marco Aurélio desrespeita uma decisão em vigor do plenário, autorizando prisão após condenação em segunda instância.
Modesto Carvalhosa, em seu pronunciamento, disse que a decisão do ministro, “libertando os políticos corruptos da Lava Jato, do fere todos os princípios constitucionais” e também se trata de “mais uma medida contra a democracia.”

IPTU tem 15% de desconto até o final de Janeiro 2019

             
        O prefeito Fernando Gomes assinou no dia 12, deste mês, decreto 13.135, que dispõe sobre o lançamento e cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU para o exercício financeiro de 2019. O tributo terá uma atualização de 4.0458%, equivalentes ao Índice de Preços ao Consumo Amplo – IPCA no período de dezembro de 2017 a novembro de 2018, na forma em que dispõem a Tabela e Planilha de Valores Imobiliários Territoriais e Prediais por metro quadrado e núcleos constantes do anexo ao decreto.

O recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU será efetuado com 15% de desconto, quando o pagamento for efetuado à vista, em cota única, até 31 de Janeiro de 2019. Até 28 de Fevereiro 10% e 05% até 29 de Março, todos em cota única. Outra oportunidade para a quitação do seu IPTU em dez (10) parcelas mensais, vencendo a primeira parcela em 29 de Março e as demais, no último dia dos meses subsequentes.

O decreto estabelece que, esgotados os prazos de recolhimento do IPTU, o contribuinte ficará sujeito ao pagamento de multa, juros e correção monetária, previstos no Código Tributário do Município e na legislação federal aplicável. Serão isentos os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, incidente sobre imóveis residenciais, cujo valor de lançamento seja igual ou inferior a R$ 40,00 e em caso de parcelamento, o valor mínimo de cada parcela será de R$ 40,00.

Da - Assessoria de Comunicação Social

Vigilância Sanitária interdita fábrica de suco natural em Itabuna



  
A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde interditou, na última terça-feira, (18) uma fábrica de suco natural, produzido numa instalação localizada na Avenida Inácio Tosta Filho, no centro de Itabuna. A produção era distribuída em lanchonetes, supermercados e padarias do centro e bairros no município. O proprietário recebeu notificação e não poderá reabrir o estabelecimento até que apresente todas as normas de higiene exigidas e apresentadas pela Visa.

Os fiscais chegaram ao local onde a fábrica funciona depois de uma denúncia anônima e constataram que, além da falta de higiene nas instalações, o suco era condicionado em vasilhames impróprios, a exemplos de potes de shampoo, de medicamentos e até de produtos agrotóxicos. “O que representa um grande perigo para a saúde da população”, como destacou o diretor da Visa, Manoel Mattos.

Sindicato e governo dialogam sobre pagamento

Centro Administrativo, Comendador Firmino Alves  

O encontro entre a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e a Secretária de Governo, Maria Alice Araújo Pereira, hoje 19, transcorreu em clima da mais alta civilidade, o que é próprio de pessoas que estão em cargos de mando. No dialogo entre as partes, a Secretária relatou a realidade financeira do município  e as consequências dos sequestros que vem sendo feitos ultimamente com o dinheiro da Prefeitura de Itabuna.

Ainda no decorrer do encontro, a direção do sindicato agradeceu a cordialidade da Secretária Maria Alice, que se colocou à disposição da categoria para futuras conversações, sendo que a diretoria do Sindicato afirmou que tem conhecimento da realidade financeira do município através do Portal da Transparência.

A Secretária adiantou que depende da Justiça local dá o sinal verde para que o Banco do Brasil possa liberar o dinheiro retido da Prefeitura, tendo em vista as conversações mantidas pelo procurador do município Luís Fernando Guarnieri  com o Juiz responsável pela decisão.

Espera-se, pois, um parecer favorável do Magistrado para que o funcionalismo municipal possa ter um Natal tranquilo com o dinheiro no bolso. O encontro contou também com a presença  do jornalista Paulo Lima, que foi o mediador entre o Sindicato e a Secretaria de Governo.               

Itacaré distribui 60 mil alevinos para a agricultura familiar

 A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, distribuiu na tarde deste terça-feira, no distrito de Taboquinhas, 60 mil alevinos para as associações de agricultura familiar do município. O objetivo desse trabalho, segundo o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é garantir mais oportunidades para os agricultores familiares, criar alternativas de diversificação da economia e assegurar mais qualidade de vida, geração de empregos e renda no campo.
Nessa etapa foram distribuídos os alevinos para os agricultores da Associação do Fojo, Associação do Cajueiro, Associação do Conjunto São Pedro, Associação do São Gonçalo, Associação do Assentamento Pancada Grande e Associação do Paraíso. A proposta, segundo adiantou o secretário de Agricultura e Pesca, Humberto Matos, é continuar buscando novas parcerias para conseguir ainda mais alevinos para que sejam distribuídos entre os agricultores do município de Itacaré.
Os alevinos foram doados pela Bahia Pesca e as equipes da Secretaria Municipal foram buscar os peixes para fazer a distribuição. Os cadastros dos agricultores foram realizados na Secretaria de Agricultura e Pesca, que tem realizado uma série de programas voltados para a diversificação agrícola. Esse trabalho de incentivo a aquicultura contou também com o apoio da Ater e da instituição Humana Brasil que vem desenvolvendo orientações técnicas e acompanhamento as associações rurais junto a Secretaria de Agricultura e Pesca.
De acordo com o prefeito, investir na agricultura familiar é apoiar a economia da cidade e criar melhores condições de vida para os moradores do campo. Desde que iniciou a gestão o prefeito Antônio de Anízio vem realizando uma série de serviços voltados para a agricultura familiar, como a melhoria das estradas, construção de pontes, eletrificação rural, construção de postos de saúde, escolas e a realização de cursos, feiras e capacitações dos agricultores. Também tem buscado parcerias para conseguir mudas, alevinos e máquinas e equipamentos para aumentar ainda mais a produção agrícola - Ascom

Com a liberação judicial, Itabuna concluirá regime jurídico

 
Na próxima segunda, 24, às 9h, o Legislativo de Itabuna concluirá a votação do projeto de lei que dispõe sobre o regime jurídico único para os servidores municipais. Para isso, a sessão extraordinária foi convocada ontem, 18, pelo prefeito Fernando Gomes, pouco depois da desembargadora Carmem Lúcia Pinheiro derrubar a decisão liminar que, desde setembro passado, impedia a tramitação do projeto.

Agora, a Casa de Leis itabunense vai apreciar em segundo turno a migração do regime jurídico (de celetista para estatutário). Em 05 de setembro, o Plenário, por 11 votos a dez, aprovou o texto emendado (150 alterações distribuídas por 35 emendas). O projeto do Executivo, que também institui o Estatuto do Servidor, tramita na Casa desde 13 de junho deste ano (188 dias).

Dois mandados de segurança foram impetrados contra os tramites legislativos do regime jurídico. Primeiro, sindicatos sustentaram a inconstitucionalidade pela ausência de participação dos servidores na elaboração do projeto; depois Jairo Araújo (PCdoB) alegou a nulidade da tramitação na Casa apontando, entre outras causas, a falta de relatório de impacto financeiro e dos pareceres de comissões. Nas duas vezes, a Justiça baiana decidiu favorável ao Legislativo liberando a tramitação.


Foto/arquivo: Pedro Augusto Benevides
 

Apresentação do Coral e chegada de Papai Noel na Santa Casa


Apresentação do Coral e chegada de Papai Noel na radioterapia abrem comemorações Natalina na Santa Casa de Itabuna


Uma programação especiapara pacientes, acompanhantes, médicos e colaboradores, assim a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna com o apoio das irmãs religiosas e auxiliadoras realiza mais um Natal na instituição. A chegada do Papai Noel no setor de radioterapia e a apresentação do coral nos pavilhões do Hospital Calixto Midlej Filho abriram as atividades que serão finalizadas amanhã (20) com a entrega dos brindes para 100% dos colaboradores e pacientes .
De acordo com o provedor da SCMI, o médico Eric Júnior todas as ações foram pensadas para promover o bem-estar e valorização, além de levar a paz, solidariedade e alegria, por meio de um atendimento humanizado, que alcança todo o público hospitalar.

Confira a programação

Luiz Caldas, Tribo de Jah e Pirilampo confirmados no Réveillon de Itacaré

 UM GRANDE RÉVEILLON EM ITACARÉ - UMA ÓTIMA PEDIDA

O rei do axé music, Luiz Caldas, e a banda Tribo de Jah, um dos maiores nomes do reggae do Brasil, são algumas das atrações já confirmadas no réveillon 2018/2019 de Itacaré, que terá ainda shows com Padre Ednaldo e Banda, Pirilampo e DJ. A proposta, segundo informou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é de realizar uma das maiores, mais animadas e tranquilas festas de virada dos últimos anos.
A festa acontece a partir das 20 horas na Praia da Coroinha, orla da cidade, e contará ainda com um show pirotécnico. O prefeito Antônio de Anízio explica que a ideia é de realizar uma grande festa num clima de paz, alegria e com atrações que possam agradar a todos os gostos e estilos. De acordo com ele, o importante mesmo é que todos iniciem o ano com muita harmonia e com vibrações positivas para que 2019 seja um ano de muitas felicidades, alegrias e realizações.
Paralelo aos shows, a Prefeitura de Itacaré também está realizando um conjunto de ações para receber um grande público no feriado de fim de ano. O trabalho já começou com a limpeza e iluminação das ruas, sinalização em diferentes pontos da cidade e a melhoria no sistema de trânsito, com a colocação de mais agentes e a capacitação dos profissionais. A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Itacaré, também desenvolverá um conjunto de ações para garantir ainda mais segurança para os itacareenses e turistas.
Considerado um dos grandes nomes da música nacional e internacional, Tribo de Jah é uma banda de reggae brasileira que foi formada 1986 em São Luís, no Maranhão, por Fauzi Beydoun, que mantinha um programa de reggae de grande sucesso em uma rádio da capital, e na época, era um executivo de uma multinacional recém-chegado da Costa do Marfim, na África. A banda tem com sua característica peculiar, a presença de quatro músicos deficientes visuais que se conheceram ainda meninos, na Escola de Cegos do Maranhão e despertaram para a música utilizando-se de instrumentos velhos da escola (um piano do qual faltavam algumas teclas, um violão também sem uma ou outra corda e o baterista utilizava-se da escrivaninha da escola para marcar o ritmo) combinaram que seguiriam juntos no projeto da formação da banda de reggae.
Luiz Caldas é um cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor brasileiro, conhecido por ter sido precursor do axé, gênero musical que criou um novo movimento no circuito baiano na década de 80. Foi o inventor do ritmo que misturava o pop com reggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba, presentes num ritmo que ganhou o apelido de "Deboche" (o chamado "Fricote") que evoluiu para outros tantos ritmos lançados no carnaval baiano, consolidando-se no popular estilo, atualmente denominado "axé music". Ascom

EQUIPE COMPLETA Jair Bolsonaro faz primeira reunião com os 22 ministros que integram seu governo



Do - Diário do poder - O presidente eleito, Jair Bolsonaro, desembarca nesta quarta (19) em Brasília para comandar a primeira reunião ministerial com sua equipe completa. Os 22 ministros já indicados deverão estar presentes na residência oficial da Granja do Torto, utilizada por Bolsonaro como residência oficial quando está em Brasília.
A previsão é de que a reunião comece por volta das 10h e termine às 16h. Não há detalhes sobre pauta nem entrevistas. Bolsonaro pretende retornar para o Rio de Janeiro às 19h. Depois, só voltará a Brasília às vésperas da cerimônia de posse. A data ainda está sendo fechada entre 27 e 29 de dezembro.
Nesta terça (18), vários ministros já indicados se reuniram com suas equipes no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, que se transformou em gabinete de transição desde 5 de novembro. Eles usaram o dia para finalizar o desenho da estrutura e as prioridades que terão de tocar a partir de janeiro.
A expectativa é de que esse tema seja tratado na reunião pelo presidente eleito. Ontem, em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro reconheceu que a “barra vai ser pesada”, tão logo assuma o poder, e pediu ajuda de todos para governar.
“Está chegando o grande dia: 1º de janeiro, quando iniciaremos o nosso governo. Mais do que nunca, preciso de vocês ao nosso lado porque a barra vai ser pesada. Ninguém acreditava. Ninguém que estava lá no poder acreditava nessa vitória. Teremos problemas lá na frente? Sim. Mas acredito em Deus e no apoio de vocês.”
A primeira reunião ministerial, com a equipe incompleta, foi conduzida por Bolsonaro no momento em que ele ainda escolhia nomes para o primeiro escalão de governo. (ABr)

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Fernando Gomes vence na Justiça



O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), derrubou  a liminar que tinha suspendido a tramitação do projeto de mudança de regime jurídico dos funcionários da Prefeitura Municipal de Itabuna.

O prefeito Fernando Gomes, sem partido, convocou a Câmara de Vereadores para uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira.

A Câmara vai colocar em segunda votação o projeto . Na primeira votação foi aprovado.

Do - Politico do Sul da Bahia


Sesttran Ministra Curso Educativo para condutores de Transporte Escolar


 

Na manhã desta terça-feira 18, a Diretoria de Transportes da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran (em parceria com a Coordenação de Educação do órgão) realizou o Curso Educacional Preparatório para Condutores de Vans Escolares. A atividade, que precede a Vistoria Anual Obrigatória e contou com a participação de aproximadamente 90 profissionais permissionários do serviço, aconteceu no auditório do Sest/Senat e visa atender às exigências do Decreto Municipal Nº 12.725/2017 (que dispõe sobre a obrigatoriedade das vistorias), além da Portaria Nº 45 de 27 de novembro de 2017, (que dispõe sobre o calendário anual das vistorias obrigatórias).
 
O curso foi aberto pela Coordenadora de Educação da Sesttran, Pedagoga Elessandra Bispo, que apresentou a programação e dissertou sobre importância desta ação junto à categoria. Logo após, o Promotor de Esportes do Sest/Senat, Miguel Nascimento realizou uma “ginástica laboral” com os presentes. Já o Coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Luciano Dias mencionou os serviços ofertados pelo órgão voltados à formação e qualificação dos profissionais do transporte. Em seguida, a Educadora Previdenciária do INSS, Noélia Nascimento abordou os benefícios previdenciários para os  condutores”.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...