Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sábado, 1 de dezembro de 2018

Conflito entre taxistas e ubistas na cidade de Ilhéus pela disputa do turista.

 Os taxistas e ubistas da cidade de Ilhéus estão em pé de guerra no Porto do Malhado pela disputa dos turistas que estão chegando à cidade. Os taxistas não estão aceitando a presença dos proprietários do Aplicativo UBER.

O Sindicato dos Taxistas não estão aceitando os serviços dos aplicativos UBER, porque o dispositivo ainda não foi aprovado por Lei Municipal na jurisdição municipal, apesar de já ser sancionado a nível Federal. A tensão no município, pela disputa do passageiro está acirrada entre as duas categorias, o que poderá gerar conflito.

O presidente do Sindicato dos Taxistas num momento infeliz e depois se retratando, chegou a dizer que poderia até ter uma guerra entre os grupos. O advogado dos ubistas, no calor da emoção e de ânimos exaltados, chegou a prestar queixa na Dele4gacia local.

O Secretário de Transporte de Ilhéus, Gilson Nascimento informou que o projeto de Lei,  deverá ser votado, assim que os vereadores retornarem do recesso no próximo mês de Janeiro, pois o projeto já está sendo encaminhado ao Legislativo Ilheense.
A realidade é que os taxistas de todo o Brasil estão muito chateados e não aceitam a presença de uma concorrente. É coisa do Brasil, que aparecem e todos têm que deixar descer goela adentra. 

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Vice-prefeito Fernando Vita participa de solenidade no Tiro

 
Com a presença do vice-prefeito Fernando Vita, autoridades, convidados e familiares, o Tiro de Guerra de Itabuna (TG 06-007) encerrou, na manhã desta sexta-feira (30), o Curso de Formação de sua turma/2018. A solenidade aberta com a execução do Hino Nacional.

Na solenidade, liderada pelo comandante, subtenente Américo, ainda foram realizadas homenagens de entrega de diplomas aos novos atiradores e às autoridades, com o “Titulo Amigos do Tiro de Guerra”, em reconhecimento a contribuição desses à instituição.  O evento aconteceu na sua sede, localizada no bairro Jardim Grapiúna.

Ao se dirigir aos formandos e às autoridades presentes, o vice-prefeito Fernando Vita, representando o Prefeito Fernando Gomes, ressaltou a importância de servir ao Tiro de Guerra, como ele havia servido na década de 60, quando Itabuna comemorou 50 anos de emancipação politica administrativa, afirmando que “vocês hoje são soldados do Tiro de Guerra e também soldados do Exercito Brasileiro e, a partir de hoje, cidadãos que recebem o diploma de civismo e cidadania”.

A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa perante as autoridades presentes. Além do vice-prefeito, o jornalista Paulo Lima, Diretor de Comunicação da Prefeitura de Itabuna, também se fez presente.  


Fotos: Waldyr Gomes

Melhorar o trato com o dinheiro público é o foco da Controladoria Municipal

         Sensibilizar gestores e servidores municipais visando à conscientização para melhorar o trato com o dinheiro público, com a redução e controle das despesas de custeio da máquina pública e de pessoal. Este é um dos principais focos do papel desempenhado pelo corpo técnico de auditores fazendário  e administrativo da Controladoria Geral do Município de Itabuna que, como órgão independente da administração direta do governo, torna-se o elo entre a Administração Municipal e os Tribunais de Contas, prestando informações contábeis, administrativas e jurídicas aos órgãos de controle interno e externo.

         Segundo o controlador municipal de Itabuna, o advogado Flávio Figueiredo, cabe ainda ao órgão a função de preservar o gestor de fraudes, ilegalidades, erros e irregularidades, assegurando que todos os atos e processos administrativos sejam executados na legalidade, de acordo com o que preconiza a legislação em vigor, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele ressalta que cabe ainda a Controladoria à fiscalização dos índices de pessoal e repasses federais e estaduais às secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

ATRASO GERA MULTA: Termina hoje prazo para empresa pagar 1ª parcela do 13º do funcionário

Multa pelo atraso do pagamento é de R$ 170 por funcionário; valor dobra no caso de reincidência

Do - Diário do Poder - Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 20 de dezembro.
Quem não receber o até a data limite deve procurar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho para fazer uma reclamação. Além de acionar as superintendências, o trabalhador também pode procurar o sindicato da categoria que faz parte.
Segundo o Ministério do Trabalho, “a empresa que não fizer o pagamento no prazo pode ser autuada por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e pagar multa pela infração”.
Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias, contudo, não recebem a primeira parcela agora (pois já receberam), apenas a segunda. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha.
Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ser feito até esta sexta.

GOVERNO BOLSONARO Bolsonaro escolhe almirante da Nuclebras para o Ministério de Minas e Energia

Bento Costa Lima Junior é pós-graduado em Ciência Política

O almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior será o ministro de Minas e Energia do governo Jair Bolsonaro, segundo anunciou pelo Twitter, há instantes, o próprio presidente eleito. É o vigésimo ministro já anunciado.
Carioca, o futuro ministro integra o conselho de administração da Nuclebrás, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnoliga, responsável pelo programa nuclear brasileiro.
Ele iniciou a carreira na Marinha em 1973 e ocupou cargos como observador das forças de paz da ONU em Saraievo, assessor parlamentar do ministro da Marinha no Congresso e comandante dos submarinos Tamoio e Toneleiro.
O almirante tem pós-graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília e MBA em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Chapa única na Câmara Municipal de Itabuna

Ricardo Xavier , futuro Presidente da Câmara 

 A chapa do vereador Ricardo Xavier é a única oficialmente registrada, para o pleito de amanhã 30, para ocupar a presidência do Legislativo itabunense, para o biênio 2019/20.

O registro de candidaturas para a Mesa Diretora terminou às 14 h desta quinta-feira, 29, “sem inscrição de chapa concorrente”, confirmou a Secretaria Parlamentar.  A votação para eleger o novo presidente está marcada para a tarde desta sexta-feira, em sessão especial, no Plenário Dr. Raimundo Lima.

Formam com Ricardo Xavier, na composição os vereadores: Charliane Sousa (PTB), na 1ª Vice-Presidência; o atual presidente da Casa, Chico Reis (PSDB), 2ª Vice-Presidência; Manoel Júnior (PV), 1ª Secretaria; Guinho (PDT), 2ª Secretaria; e Babá Cearense (PHS), 3ª Secretaria.
Xavier, tem larga experienciaria no Legislativo, onde já ocupou vários cargos em outas legislaturas. Com isso tem bagagem para fazer um excelente trabalho  à frente daquela Casa.


Creadh faz a diferença na vida dos itabunenses que buscam reabilitação física


O Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna tem feito a diferença na vida de pacientes que buscam atendimento na unidade. Realizando cerca de 100 atendimentos diários, o centro tem como principal objetivo oferecer as condições necessárias para a reabilitação de pacientes adultos e crianças que tem algum tipo de deficiência física instalada, seja por problema motor, neurológico, traumatismo ou deformidade decorrente de alguma paralisia.

Cerca de 30 profissionais (especialistas e pessoal de apoio), fazem um trabalho diferenciado e humanizado com os pacientes que chegam encaminhados pelos postos de saúde.  “O procedimento padrão é receber os encaminhamentos, mas isto não quer dizer que não atendemos caso ocorra alguma demanda espontânea”, explica o coordenador da unidade, o fisioterapeuta Joselito Filho. E completa informando que dos 100 atendimentos diários, 50% são de outros municípios pactuados.

Na primeira visita ao Creadh, de acordo com o coordenador Joselito, o paciente passa por um Grupo de Orientação, que é espécie de pré-triagem formada por psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. “Só após essa avaliação ele é direcionado para a consulta médica, seja com Neurologista, Neuropediatra, Ortopedista, Grastroenterologista, para então definir o tipo de atendimento que ele receberá”, explica.

Projeto prevê praça temática em Itabuna

Stela Neiva Matos Requião
 A revitalização de praças e ambientes públicos é uma prioridade da administração do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. Desde 2017, o prefeito tem procurado viabilizar projetos que resultem em melhorias nas áreas de lazer do município, de modo a estimular a ocupação dos espaços públicos por parte da população. Um dos projetos a ser viabilizado trata-se da Praça do Mel, uma parceria entre o município, a Ceplac e o Instituto do Chocolate, que propõe a revitalização da praça Olinto Leoni, transformando-a num ambiente completamente temático.

De autoria das arquitetas Stela Neiva (Sedur) e Keila Silva (FICC), o projeto prevê a implantação de uma praça temática no local, permitindo ampliar a área verde, inserindo uma maior diversidade de plantas, expondo também abelhas produtoras de mel. A arquiteta Stela Neiva explica que o conceito já existe em diversas cidades do mundo e a intenção do projeto é criar um local capaz de aliar lazer e informação. “Além de proporcionar bem estar aos moradores, pois o local será revitalizado e melhor aproveitado, a praça terá uma rica biodiversidade com a inserção de plantas e abelhas que não oferecem risco às pessoas, pois não possuem ferrão e são espécies próprias para serem inseridas neste conceito proposto”, explica.

Idoso de 118 anos de Itajuipe pode ser o mais velho do mundo

Morador do município de Itajuípe,  sul da Bahia, de 118 anos de idade, pode entrar no livro dos recordes. José Ferreira dos Santos, que nasceu em 1900, fez aniversário no dia 05 deste mês. Por conta da longevidade de seu José Ferreira, um blogueiro local tem pesquisado a vida do aposentado para comprovar a sua data de nascimento. 

Segundo a TV Santa Cruz, após a confirmação oficial da idade, o objetivo é divulgar a façanha para o Guinness Book [o livro dos recordes].

 Na última edição do livro, a pessoa mais velha foi registrada como uma japonesa de 117 anos. Familiares do idoso dizem que ele não sofre de pressão alta e tem controladas as taxas de colesterol e glicemia. O tempo de vida do idoso afeta “apenas” a locomoção, o que faz ele passar a maior parte do dia sentado ou deitado.
 Ainda segundo a emissora, seu José Ferreira é casado há 78 anos com Lindaura Rocha de Jesus, que tem 98 anos. Familiares contam que ele já se aposentou há 58 anos em fazendas de cacau no sul baiano. José Ferreira morou em várias fazendas de cacau a partir de 1920 antes de emigrar do município de Rio Real, norte baiano, onde nasceu.
Do Bahia Notícias

O PALÁCIO CAIU; STJ manda prender Pezão, acusado de receber propina quando era vice de Cabral



Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro. (Foto: Tânia Rego/ABR)
Do - Diário do Poder - A Polícia Federal prendeu no começo da manha desta quinta-feira (29) o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, acusado de haver recebido mesada que totalizou R$25 milhões, a titulo de propina, quando era vice-governador do Estado na época em que o chefe da quadrilha, Sergio Cabral, era o governador. Pezão é o terceiro governador do Rio preso e o primeiro em cumprimento do mandato.
A ordem de prisão preventiva foi expedida pelo ministro Felix Fischer, Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou a detenção de outras oito pessoas investigadas. O vice-governador Francisco Dornelles assume o governo do Estado em razão do afastamento “compulsório” de Pezão.
A operação é baseada na delação premiada de Carlos Miranda, “operador financeiro” de Cabral. Pezão foi preso por volta das 6h desta quinta-feira (29) no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador.
A PF também cumpre mandados de busca e apreensão na casa de Pezão em Piraí e no Palácio Guanabara, sede do governo, em Laranjeiras. Há relatos de buzinaço de motoristas nas imediações do palácio, celebrando a operação.
Também há mandados expedidos contra o atual secretário estadual de Obras do Rio, José Iran Peixoto, e buscas na casa de Hudson Braga, seu antecessor na secretaria durante o governo de Sérgio Cabral.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

INDULTO NUNCA MAIS; “Se houver indulto para criminosos neste ano, será o último”, afirma Bolsonaro

Presidente eleito afirma que criminosos não serão mais indultados
Do - Diário do Poder - O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) usou a sua conta no Twitter nesta quarta (28) para comentar sobre o decreto de indulto natalino, que pode ter sua constitucionalidade julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda hoje.
“Fui escolhido presidente do Brasil para atender aos anseios do povo brasileiro. Pegar pesado na questão da violência e criminalidade foi um dos nossos principais compromissos de campanha. Garanto a vocês, se houver indulto para criminosos neste ano, certamente será o último”, declarou Bolsonaro.
O decreto — que garante o perdão para quem cumpriu um quinto da pena por condenações de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro — foi assinado pelo atual presidente, Michel Temer, no ano passado, e gerou fortes críticas. Com o indulto, 21 dos 39 condenados na Operação Lava Jato seriam beneficiados, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e o ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP).

Reunião comemora resultados do Projeto Cabrucabilidade



Representantes do projeto Cabrucabilidade se reuniram na manhã desta terça-feira (27), na Câmara de Vereadores de Itabuna, para avaliar e comemorar os resultados do projeto que é coordenado pelo Instituto do Chocolate e pela Ceplac, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, através do Departamento de Agricultura. Na oportunidade, ocorreu ainda o lançamento da cooperativa Coopercabruca, que tem como presidente, o produtor Orlantildes Pereira.

Segundo o diretor de agricultura da Prefeitura de Itabuna, Erlon Botelho, o encontro oportunizou difundir ainda mais o conceito do projeto entre os produtores. Erlon avaliou positivamente a reunião e ressaltou a importância dos projetos estimulam a produção de cacau na região, a exemplo do Cabruca.

O projeto que prevê Alta Produtividade do Cacau é coordenado pelo extensionista da Ceplac Ivan Costa e tem possibilitado ao produtor atingir até 250 arrobas por hectare. O pós colheita, coordenado pela Dra. Neide Marques, está garantindo a oportunidade de venda de cacau tipo superior para chocolateiras de diversas partes do mundo. Segundo Erlon Botelho, essa condição possibilita ainda um maior valor de revenda da colheita.

Sobre a cooperativa Coopercabruca, a união dos produtores tem como objetivo a compra coletiva de insumos, como adubos e matérias que contribuam com o fortalecimento da produção, de modo a reduzir preços e aumentar a rentabilidade das propriedades que produzem cacau. Ascom

Prefeitura finaliza Anuário Estatístico de Itabuna 2018


Trazendo como inovação um recorte da história da cidade através do livro “A Cidade de Itabuna nas telas de Walter Moreira: ruas, praças, cotidiano”, nas palavras de Lurdes Bertol Rocha, a Prefeitura Municipal de Itabuna coloca a disposição do itabunense o Anuário Estatístico de Itabuna 2018. “O documento conta com um conjunto de informações que ajudam a subsidiar o planejamento das ações e políticas do nosso governo, além de auxiliar estudantes e a sociedade de um modo geral com informações precisas, e o mais importante, de fontes fidedignas”, destacou o prefeito Fernando Gomes.

O trabalho produzido pelo Departamento de Planejamento Econômico, da Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento, através de parceria técnica com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e diversas secretarias municipais, está sob a coordenação da pedagoga Selma Costa Calazans, mestre em Educação pela Universidade de Madeira (Portugal) e convalidação pela UFBA.

Atualizado anualmente, o documento conta com 206 páginas e tem como base de dados informações do ano de 2017 sobre história, agropecuária, demografia, economia, finanças municipais, educação, saúde, saneamento básico, habitação, infraestrutura, mercado de trabalho, assistência social, segurança pública, meio ambiente e administração pública. “Para ter acesso às informações será muito fácil. O Anuário será disponibilizado no site da Prefeitura www.itabuna.ba.gov.br, de instituições parceiras, além de ser distribuído em mídia”, informou a coordenadora do projeto Selma Calazans.

Ilhéus recebe mutirão do Dezembro Laranja no próximo sábado


Serão 100 atendimentos gratuitos, as fichas serão distribuídas por ordem de chegada 
Pelo quinto ano consecutivo a Clínica AMO, em Ilhéus, será um dos postos que receberá o mutirão do Dezembro Laranja - iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, o mais comum no país.
Esta é uma ação nacional, que acontece com médicos dermatologistas voluntários que realizam atendimento gratuito em busca de lesões suspeitas de câncer de pele, assim como prestam esclarecimentos sobre as medidas preventivas. Este ano serão 132 postos de atendimento em diversos estados do Brasil.
Em Ilhéus, serão realizados 100 atendimentos gratuitos e as fichas serão distribuídas por ordem de chegada. A clínica AMO, na Avenida Soares Lopes, 1266, posto do mutirão na cidade, funcionará das 8h às 13h. De acordo com a dermatologista Thaís Saback, coordenadora local da campanha, “quando iniciamos a campanha, em 2014, foram pouco mais de 30 atendimentos. Ao longo dos anos, o evento cresceu, a população aderiu, a conscientização sobre o câncer de pele e o entendimento das atitudes preventivas mudou visivelmente”.

Ilhéus recebe etapa regional do Festival Territorial de Projetos Artísticos e Culturais 2018


A Secretaria da Educação da Bahia, realiza nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 14 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus, o Festival Territorial de Projetos Artísticos e Culturais 2018. O projeto inclui ações com o FACE – Festival Anual da Canção Estudantil (premiação 1° 2° 3° lugares);TAL – Tempos de Artes Literárias (premiação 1° 2° 3° e 4° lugares);AVE – Artes Visuais Estudantis (premiação 1° 2° 3° lugares); EPA – Educação Patrimonial Artística (premiação todos os alunos do1° lugar); PROVE – Produção de Vídeos Estudantis (premiação todos os alunos do 1° e 2° lugares); ENCANTE – Encontro de Canto Coral (premiação da a escola) ; DANCE – Dança Estudantil (premiação de todos os alunos do 1° lugar); e FESTE – Festival Estudantil de Teatro (premiação o 1°lugar ).

Itacaré vai sediar neste final de semana a 1ª Copa de Futevôlei

Itacaré vai sediar, nesse final de semana, a 1ª Copa de Futevôlei, um evento que vai reunir atletas de várias cidades do Brasil e que vai distribuir R$ 5.400,00 em premiação. O evento acontecerá no sábado e no domingo, dias 1º e 02 de dezembro, na Praia da Coroinha, no centro de Itacaré, onde serão disputadas as categorias Amador A, Amador B e Iniciante.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através dos telefones (13) 99728-0683, com Willian, ou (27) 99768-9846, com Anésio. A realização é da Escolinha Point 73 de Futevôlei e Associação Arena 073 de Futevôlei, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, Confederação Brasileira de Futevôlei, Smart, Bahia net, TC Supermercados, Center, Casas Henriques, Pousada Galeão, Restaurante Jiló, Sand Walk, Central das Bebidas, Ecoporan e Billabong Pousada.
De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, o objetivo do evento é divulgar cada vez mais o esporte, promover a integração entre os atletas das mais diversas cidades e despertar cada vez mais novos talentos nessa modalidade. A arbitragem do evento é da Confederação Brasileira de Futevôlei.Seom

Novenário de Nossa Senhora da Conceição com muita fé e devoção


Tem início hoje 29, o Novenário de Nossa Senhora da Conceição, na igreja católica do bairro Conceição em Itabuna.  As festividades estão programadas  para o encerramento no  dia 08 de dezembro,  com a celebração de uma Santa Missa campal e procissão. O Novenário tem como tema “Bem-venturada Virgem Maria, mostra-nos o caminho da santidade!”.
Construída em 1958, a igreja pertencia a Paróquia São José (hoje Catedral de São José), e passou a ser Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em 1960, por isso comemora, agora em 2018 seus 60 anos de construção, trabalhando na formação religiosa e social dos seus fiéis, fortalecendo a fé e crença no Deus vivo e igual para todos. “Desde sua fundação, a Paróquia de Nossa Senhora acompanha o dia a dia dos seu fieis, orando e acalentando-os através do Evangelho, do exemplo de vida que é nossa Padroeira e os ensinamentos do nosso Deus. Esse acompanhamento, deve-se também, aos nossos párocos anteriores homenageados nesse Novenário.” – ressaltou Padre Adriano Fernandes, atual pároco da igreja.

Fábrica-Escola de Chocolate em Ilhéus recebe visita de empresário e dono da Cacau Show


A Fábrica-Escola do Chocolate do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nelson Schaun, em Ilhéus, Sul da Bahia, recebeu a visita de um dos maiores empreendedores brasileiros no mercado de produção de chocolates finos, Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show. O empresário visitou as instalações da Fábrica-Escola, que funciona como laboratório para a formação e certificação dos estudantes que fazem cursos técnicos de nível médio, além de funcionar como incubadora, contribuindo para a aceleração de empreendimentos e para o fomento criativo no Território.

Alexandre Costa estava acompanhado do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, e falou sobre a ideia inovadora do Estado ao oportunizar, por meio do equipamento, a Educação Empreendedora da juventude. “Fiquei encantado em conhecer a Fábrica-Escola. Investir na educação dos jovens e, sobretudo, criar oportunidades a eles têm tudo a ver com a história da Cacau Show”, contou Alexandre.

ACORDÃO DOS CORRUPTOS: Reforma da Lei de Execução pretende dificultar a prisão para corruptos


Parlamentares escondem real intenção de votação às pressas
Parlamentares que malandramente tentam votar ainda este ano a reforma da Lei de Execução Penal tentam aprovar a regra que impede a condenação à prisão de acusados dos crimes considerados de “menor potencial ofensivo”. Seriam enquadrados na nova regra os crimes que preveem pena de até três anos. O que eles não contam é que corrupção está entre os crimes em que a prisão seria dificultada. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Entre os truques da reforma da Lei de Execução Penal está a previsão de suspender eventuais sentenças contra corruptos ou sua comutação.
Mais de 50 deputados federais são investigados e mais de cem citados na Lava Jato, todos sujeitos a julgamento e condenação por corrupção.
Juiz experiente, o deputado federal eleito Luiz Flávio Gomes (PSB-SP) adverte que a aprovação desse projeto será o triunfo da impunidade.
Para Luiz Flávio Gomes, o projeto não deveria ser votado pelos atuais deputados federais, até porque 52% foram derrotados nas urnas.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

GUERRA DA SÍRIA Mundo se mantém indiferente à guerra que já matou 500 mil pessoas

Guerra civil síria já matou meio milhão e gerou 5 milhões de refugiados

Do - Diário do Poder - Ninguém mais liga mais para a guerra da Síria, que desde março de 2011 já matou meio milhão de pessoas e transformou mais de cinco milhões em refugiados, enquanto a comunidade internacional continua gerindo seus interesses na região, o que é indecente. Um dos dramas da Síria é ser uma passagem que as grandes potências mundiais lutam para controlar. O conflito até já deixou de ser manchete. Foi banalizado, para usar a linguagem de Hannah Arendt.
No último fim de semana, houve novo ataque com gás cloro em Alepo. Cerca de 100 civis intoxicados, mas pouca atenção mereceu dos líderes europeus e da imprensa. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, forças do governo também lançaram rockets contra a cidade de Jarjanaz, matando seis crianças que saiam da escola.

“Zona Azul” em Itabuna agora administrado pela Sesttran

Avenida do Cinquentenário maior polo comercial do sul da Bahia

Sec. Gilberto Santana
Após cancelamento, em julho de 2018, do contrato vigente entre a Prefeitura Municipal de Itabuna e a empresa prestadora do Serviço de Estacionamento Rotativo de Veículos (denominado de “Zona Azul”), a Prefeitura Municipal de Itabuna prepara a sua reativação, desta vez, tendo por gestora do serviço a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran.
A retomada do serviço deverá ocorrer até o próximo dia 10 de dezembro. A Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Tecnologia da Informação – DTI desenvolveu um aplicativo que permitirá a aquisição prévia de créditos para o pagamento das vagas, dando agilidade ao sistema e mais comodidade aos usuários do serviço.

As vagas serão diferenciadas entre Zona Azul (para estacionamento por até duas horas), Zona Branca (para a permanência por um período de até cinco horas consecutivas) e a Zona Verde (localizada em áreas residenciais, com extensão de horário para até 10h ininterruptas), sendo que os moradores residentes nas Áreas Verdes deverão cadastrar-se junto à Sesttran, no limite de um veículo por morador para ter acesso à vaga.

Conselho de Transporte Público empossa nova diretoria

  O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, empossou os novos membros do Conselho de Transporte Público do Município de Itabuna. A cerimônia de posse aconteceu na tarde desta segunda-feira (15), no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Firmino Alves. Na oportunidade, após a posse de todos os conselheiros, foram eleitos para a representação da entidade: Eduardo Cardoso da Silva, presidente; Edson Gomes Menezes (Pule), vice-presidente e Ricardo Navarro Costa, como primeiro secretário.

Após agradecer a presença de todos que compareceram à ocasião, o prefeito Fernando Gomes dissertou acerca da importância do Conselho para a fiscalização e proposição de medidas que qualifiquem o serviço de transporte do município. Segundo o prefeito, o Conselho é a verdadeira representação da democracia, pois reúne diferentes segmentos da sociedade.

O novo vice-presidente da entidade, Edson Gomes Menezes, apresentou uma proposta voltada a modernizar o estatuto do conselho, que, segundo ele, deve estar atualizado com as novas normas de mobilidade urbana.

Reunindo representantes do poder público, além de membros de entidades representativas de diversos setores da sociedade, a exemplo de sindicados e diretórios estudantis, o Conselho de Transporte Público possui um papel fundamental norteando importantes decisões que envolvem, dentre outras medidas, possíveis reajustes da tarifa de ônibus, fiscalização da qualidade do serviço e proposição de ações para  beneficiar os usuários. 
Ascom
Fotos: Adeildo Marques