sábado, 24 de novembro de 2018

Sérgio Moro apresentará no início do governo projeto de combate ao crime

Para Moro, serão necessárias algumas mudanças nas leis criminais para dar suporte ao combate efetivo às ilegalidade

AdMoro defendeu ainda a aprovação de leis que deem respaldo legal à realização de "operações disfarçadas" Foto: Tomaz Sil

Do - Diário do Poder - O juiz federal Sérgio Moro, confirmado para o Ministério da Justiça, disse hoje (23) que vai apresentar em 2019 um projeto com medidas contra a criminalidade sustentado em três eixos: combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos. Moro participou nesta sexta-feira do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
“Primeiro [vou] apresentar um projeto de lei contra a corrupção logo no início da legislatura. Sempre com respeito ao Parlamento, com abertura ao diálogo. Corrupção está desenfreada, crime organizado está cada vez mais forte. Crime violento, que afeta a todos, principalmente minorias. É um projeto em gestação. O foco vai ser agenda contra corrupção, anticrime organizado e contra o crime violento.”
Para Moro, serão necessárias algumas mudanças nas leis criminais para dar suporte ao combate efetivo às ilegalidades. Como exemplo, ele citou a necessidade de mudar o sistema de progressão de pena e regime.
“Tem que se proibir progressão de regime para o preso que mantém vínculo com organizações criminosas. Tem que liberar preso apto para ressocialização. Se colocar em liberdade, vai apenas potencializar aquela organização criminosa. Serve como desestímulo ao ingresso dos presos nessas organizações criminosas”, afirmou.

Fernando Gomes nos 21 anos do “Resenha da Cidade”


O programa Resenha da Cidade, apresentado pelo comunicador Roberto de Souza, com mensagens de parabéns de diversos políticos e ouvintes de todo o Estado e, contando também com a presença do Prefeito Fernando Gomes completa, neste sábado (24), 21 anos de existência.

O programa “Resenha da Cidade” que ao longo desse tempo já passou pelas rádios: Jornal (onde tudo iniciou) e a Difusora Sul da Bahia, atualmente a sua transmissão acontece através dos microfones da Rádio Nacional de Itabuna,

O programa deste sábado foi uma edição especial sempre apresentado das 10h às 12h, quando o Prefeito Fernando Gomes concedeu entrevista exclusiva e expôs sobre as dificuldades para administrar com recursos escassos e de alguns projetos novos para a cidade.

Na oportunidade, também, tranquilizou seus eleitores e amigos sobre os anúncios de alguns processos que podem lhe deixar inelegível politicamente, mas, segundo ele, em nada abalarão a sua gestão ou a sua integridade moral.

Semana de Conciliação de débitos com ICMS começa na próxima segunda-feira (26)

      Os contribuintes devedores de ICMS devem ficar atentos à oportunidade de regularizar sua situação fiscal. O Tribunal de Justiça do Estado (TJBA), em conjunto com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), inicia nesta segunda-feira (26), a Semana de Conciliação para as empresas com débitos tributários gerados até dezembro de 2017. O mutirão, que é destinado a contribuintes com débitos ajuizados, acontece até a sexta-feira (26), das 8h às 11h40 e das 13h às 17h, no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc - Fazendário), localizado no subsolo do Fórum Ruy Barbosa (Sala 5), no Campo da Pólvora, em Salvador.
         Para regularizar a situação com o fisco estadual, as condições especiais para o Acordo Legal 2018 já estão valendo mesmo antes da Semana de Conciliação e se estendem até o dia 21 de dezembro. Os atrativos incluem descontos de 90% em multas e acréscimos moratórios na quitação de débitos de ICMS, e de 70% nas penalidades decorrentes de descumprimento de obrigações acessórias.
          As condições valem também para débitos ainda não cobrados na Justiça, e podem ser obtidas na internet. Basta acessar a página da Secretaria da Fazenda do Estado (www.sefaz.ba.gov.br), clicar no banner “Acordo Legal 2018”, emitir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) e efetuar o pagamento.
         O objetivo do programa Acordo Legal 2018, estabelecido pela Lei 14.016, é permitir o fim de litígios tributários e assim reduzir o acervo de processos em tramitação, tanto no âmbito administrativo quanto no judicial. A oportunidade de regularização dos débitos de ICMS ocorre em paralelo à intensificação das ações de acionamento judicial de contribuintes que deixam de recolher ao fisco o ICMS cobrado do consumidor final, desenvolvidas pelo Ministério Público (MP-Ba) no âmbito do Cira – Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos. O Cira reúne, além da Sefaz-Ba e do MP-Ba, o TJBA, a Secretaria de Segurança Pública e a PGE-Ba.
Ascom/Imprensa/Sefaz-Ba

Mestre de Capoeira faz visita e prefeito assegura apoio ao evento


No dia em que se é comemorado os 119 anos de aniversário do Mestre Bimba, nesta sexta-feira (23), o prefeito Mário Alexandre recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo da Conquista, a visita do mestre em capoeira, Raimundo Neves e o coordenador de eventos e esporte, Antônio Dorimarck. O capoeirista aproveitou a oportunidade para falar sobre o evento de capoeira que será realizado de 7 a 9 de dezembro.

Mestre Bimba recebeu homenagens em todo o mundo, por ter sido percussor da capoeira que o transformou em um dos homens mais importantes na história da capoeira, e uma das pessoas mais influentes da história das artes marciais no Brasil. Sua biografia e seu legado se mantem vivos. Em vida, lutou para recuperar os valores originais dessa prática.   

Para Mário Alexandre, impulsionar o esporte é também promover a saúde física e mental. “Num dia tão importante para todos os amantes e simpatizantes da capoeira, receber esses dois guerreiros que vivem para estimular o esporte que antes, foi considerada uma prática tão marginalizada é uma honra. São propagadores do legado do mestre Bimba”. O prefeito disse ainda que “este é um governo de parcerias e estaremos ajudando no que nos for possível”, concluiu.

Educadores da rede estadual e da UFSB participam de workshop sobre o projeto e-Nova em Itabuna

  
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu durante toda esta semana (de 19 a 23), em Itabuna, o Workshop e-Nova Educação. A atividade, realizada no Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIEI), contou com a parceria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O evento foi voltado para professores e estudantes da rede estadual de ensino e da UFSB, com o objetivo de mostrar as várias possibilidades de instrumentação pedagógica do uso das tecnologias através do projeto e-Nova Educação.

O projeto e-Nova Educação foi lançado em abril deste ano e está levando recursos educacionais digitais para a sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro da proposta de propiciar a contextualização da Educação no século XXI. A inovação beneficia alunos e professores e é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, com o Google for Education.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Baronesas serão retiradas do Rio Cachoeira neste sábado (24)




 A Prefeitura Municipal de Itabuna fará neste sábado (24), a partir das 8h, a remoção das baronesas que se acumulam no Rio Cachoeira. Um grande volume de baronesas está em um trecho do rio nas imediações da Ponte Miguel Calmon (Ponte do Marabá).

O Secretário de Administração, Dinailson Oliveira, ressalta que a execução deste trabalho é uma determinação rigorosa do prefeito Fernando Gomes. “Não podemos deixar as baronesas retidas na pilastra da ponte, pois pode comprometer seriamente a sua estrutura. Por esse motivo, já escalamos uma equipe para resolver esta demanda”, destacou o Secretário. 

Ascom
Fotos: Pedro Augusto

Campeonato de Futebol de Itacaré terá mais duas partidas neste domingo

A bola volta a rolar neste domingo, a partir das 13 horas, no Campo da Passagem, com mais duas partidas da segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Itacaré. Dessa vez o time do Havaizinho vai enfrentar a equipe do Sampa. Em seguida, às 15 horas, o time do São Paulo vai enfrentar a equipe do São Caetano. A expectativa é de uma grande torcida pra prestigiar as quatro equipes.
 O campeonato tem como objetivo promover a integração entre os atletas locais e incentivar cada vez mais o esporte no município. A competição conta com a participação de oito times, com partidas todos os domingos, sempre a partir das 13 horas, no Campo de Futebol da Passagem.

Legislativo itabunense zera lista de aprovados do 1º concurso


O presidente Chico Reis (PSDB) convocou nessa quarta, 21, três assistentes administrativos aprovados no 1º concurso público da Câmara Municipal, promovido em 2015. O prazo para apresentação dos documentos pelos candidatos vai até 20 de dezembro. A cerimônia de posse dos futuros empregados terá a data definida em novo edital pela Presidência da Casa.

“Todos os 46 aprovados dentro das vagas foram convocados. Em alguns casos, inclusive, adentramos na lista de excedentes por conta de desistências”, recordou Chico. Em 2015, a Câmara disponibilizou 47 vagas distribuídas em 21 empregos públicos – para escriturário contábil, que exigia ensino médio, foram abertas duas vagas, contudo houve apenas um candidato classificado.
Ascom

Caminhada abrirá a Campanha “Dezembro Vermelho” em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) realizará no próximo dia 30, na avenida do Cinquentenário, uma Caminhada que marcará a abertura da Campanha Dezembro Vermelho, em Itabuna. A ação que antecede as comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de Dezembro, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de prevenir e tratar as doenças sexualmente transmissíveis (IST’s) / HIV-Aids.

De acordo com a coordenadora do Cerpat, a enfermeira Fabrícia Moura Costa, a caminhada terá como ponto de concentração o Jardim do Ó, às 13 horas. “Além de toda sociedade itabunense que está sendo convidada para participar deste ato que é de extrema importância, contaremos também com a presença da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Secretarias de Assistência Social, Educação e de Saúde”, informou.

SAS atualiza cadastro de Beneficiários do BPC

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) reforça que idosos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico), um banco de dados que dá acesso aos programas sociais do Governo Federal. As pessoas que já se encontram incluídas no CadÚnico devem ficar atentas e manter os seus cadastros atualizados. De acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, idosos ou deficientes que não estiverem no Cadastro Único até o dia 14 de dezembro poderão ter o benefício cancelado.

Segundo a SAS, o serviço de cadastro dos idosos beneficiários para recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) é realizado gratuitamente no Centro Administrativo municipal Firmino Alves e na sede da SAS, situada na praça do bairro Góes Calmon. O cadastramento pode ser feito pelo idoso, deficiente ou pelo responsável familiar, desde que este último tenha mais de 16 anos, more na mesma casa do beneficiário e que também divida despesas e renda.

PREFEITO DE BUERAREMA DEMITE 150 FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS


 O prefeito Vinicius Oliveira, do município de Buerarema demitiu neste dia 22 de novembro, cento e cinquenta funcionários contratados. As demissões fazem parte, segundo informação, de medidas para ajustar as contas do município, porém, informações dizem que os apadrinhados de parentes de chefes e diretores, continuam trabalhando.

As demissões que afetou também o comércio local. “Esses demitidos em pleno Natal é um verdadeiro presente de grego; triste e de fome!” diz um ex-funcionário.

A população reclama também de aliados que seguem o gestor, entre eles, um ex-secretário de prenome “Ariosto” que é extremamente rejeitado politicamente pela comunidade, devido as suas ações esdruxulas, gerando diversos escândalos ao município.  
Conseguindo, com isso, influenciar diversos outros prefeitos do município como, Antônio Brito, Tarciso Brunei, Orlando Filho e agora o prefeito Vinicius”. Apurou esse blog.  


Paróquia abre dezembro com festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Itabuna, abrirá o mês de dezembro com uma dupla comemoração que ficará marcada na memória dos fiéis e convidados. Será uma grande festa para homenagear a santa no dia dela, 8 de dezembro, mesma data que marcará os 60 anos de fundação da igreja, no bairro da Conceição.

A programação será iniciada no dia 29, com a abertura do novenário, com missas, palestras com temas extraídos da bíblia e oração do terço todas as noites, culminando com alvorada, missa solene e procissão, no encerramento dia 8. A novidade neste ano é o resgate da festa de largo, com barracas para a venda de comidas e souvenirs (lembrancinhas personalizadas), além de outras atrações como show de calouros.

Coordenada pelo Padre Adriano Fernandes e organizada pelas pastorais, grupos e movimentos e serviços, a festa traz o tema “Bem-Aventurada Virgem Maria, mostra-nos o caminho da santidade”, e diversos sub temas a serem abordados por convidados e devotos de outras paróquias. Ruas e instituições como escolas instaladas no bairro Conceição serão homenageadas a cada noite.

Buerarema repudia moção do deputado petista Marcelino Galo

Devido aos desmandos do Cacique Babal, que dizem ser, um suposto índio, líder dos Tupinambás Ha Hae, que briga pela posse da terra  no sul da Bahia as vezes com instinto de perversidade, contando antes com o apoio do governo do PT, quando expulsou vários posseiros  de suas terras, numa briga que até agora não foi decidida pela Justiça, será homenageado pelo deputado Marcelino Galo (PT). 
A honraria está programada para o próximo dia 30, deste mês, na Assembléia Legislativa da Bahia, o que gerou uma Moção de Repudio da Associação de Pequenos Agricultores e diversas instituições que lutam contra a demarcação da área pretendida. Segundo Luiz Henrique Uaquim, essa pode ser uma manobra para fortalecer a figura do pseudo Cacique, diante das politicas de revisão do futuro Governo do Presidente Bolsonaro. 
Hoje a região vive dia de pânico diante de crimes e refém das milicias instaladas principalmente na região da Vila Brasil e Sapucaieira, pelo o suposto cacique, com os  suspeitos de assassinatos, até o momento,  livres e os crimes sem solução. Veja a seguir o teor da Moção de Repúdio:      

MOÇÃO DE REPÚDIO
A IGNOMÍNIA CONTRA A MAIOR HONRARIA CONCEDIDA PELO ESTADO DA BAHIA: A COMENDA DOIS DE JULHO

As representações da comunidade Sulbaiana que a esta subscreve, ainda estarrecidas, incrédulas e indignadas, vêm a público manifestar o seu veemente repúdio e denunciar mais uma incursão de prepostos do PT, contra os reais valores cultivados pela sociedade baiana e brasileira, desta feita patrocinada pelo Deputado Marcelino Galo.
Queremos acreditar que valendo–se da falta de maiores informações de seus pares, o mencionado deputado logrou aprovar a concessão da COMENDA DOIS DE JULHO, a mais alta honraria da Bahia, concedida a ilustres personalidades, da envergadura de Divaldo Franco, defensor da paz, a um indivíduo, que se autodenominou, em pleno século XXI, como cacique de uma suposta etnia indígena, não originária da região, e que, sob a égide de um dito movimento indigenista, estruturou uma verdadeira milícia, fortemente armada, que consta em centenas de Boletins das Polícias Federal e Civil, como acusada de assassinatos de pequenos agricultores e centenas de casos de invasões de propriedades, com espancamentos, cárcere privado, tortura, saques, queima de instalações e afins. Trata-se, inquestionavelmente, de um verdadeiro achincalhamento a tão elevada honraria e um acinte aos poderes constituídos e ao Estado de Direito, visto que o potencial agraciado tem 1 condenação e responde, ainda, a vários processos criminais.
Lamentamos e refutamos, veementemente, essa iniciativa esdrúxula, descabida, de político que se coloca como defensor de Direitos Humanos, que esteve na cidade de Buerarema, com a CDH da ALBA, e presenciou os depoimentos dos pequenos agricultores sobre as barbaridades e atrocidades cometidas pelo “grupo de babau”, sob a alegação de defesa de um pretenso direito. Uma tentativa de demarcação de terras de agricultores, que se encontra sub judice e foi colocada em dúvida pelo então ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e o chefe do gabinete da Presidência da República Gilberto Carvalho, em uma audiência pública. A constatação que a população faz é que o banho de sangue promovido na zona rural, que já resultou em um trabalhador paraplégico e cinco pequenos agricultores assassinados, está sendo premiado por aqueles “representantes do povo” que teimam em ignorar todos os acontecimentos, profusamente documentados, estimulando a impunidade e a resolução de possíveis direitos com o uso da violência. A mais alta honraria do Estado da Bahia está sendo jogada na vala lamacenta em que se pretende que chafurde o que resta do processo civilizatório brasileiro.
Finalmente, ao tempo em que concedemos, em nome dos representados pelas entidades signatárias, o desonroso título de PERSONA NON GRATA a Marcelino Antônio Martins Galo, autor da indicação, ressaltamos que estaremos buscando todos os meios possíveis para evitar tamanha ignomínia. Cumpre-nos ainda, apelar aos Ilustres Deputados da ALBA, que se debrucem sobre o Curriculum Criminal de Rosivaldo Ferreira da Silva, que pode ser obtido junto as instituições competentes, a exemplo da PF, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, Justiça Federal de Itabuna e Ilhéus, MPF e MP-BA, para verificarem a veracidade dos fatos aqui aventados e evitar esse absurdo execrável e a inversão de valores que se pretende impor à nossa Nação.
Sul da Bahia, 22 de Novembro de 2018
Sindicato Rural Buerarema
Prefeitura de Buerarema Igreja Batista Buerarema
Igreja Assembléia de Deus Nova Vida
Associação Peq Agricultores Ribeirão do Carmo
Sindicato Rural Ilhéus
Câmara Municipal Buerarema
Rotary Clube Buerarema
CDL Buerarema
UDP União de Defesa da Propriedade
Associação Peq Agricultores ASPAIUB
Loja Maçônica Romã do Progresso
Buerarema
Assoc. Produtores e Moradores do Alto da Mangueira
Igreja Assembleia de Deus Nova Aliança Buerarema
Movimento Nação Mestiça - Bahia

Da assessoria de comunicação das entidades 
  

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

BALANÇO DO 1º DIA: Nova seleção do Programa Mais Médicos registra 6,3 mil inscrições

Podem participar profissionais formados no Brasil ou com diploma estrangeiro revalidado
Do - Diário do Poder - O Ministério da Saúde informou ter registrado, até a manhã de hoje (22), 6.394 inscrições para a nova seleção de profissionais do Programa Mais Médicos. O edital, publicado na última terça-feira (20), oferece 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos do acordo de cooperação feito com Cuba.
Segundo informações do ministério, das mais de 6,3 mil inscrições, 2.209 já foram concluídas. Além disso, 2.812 candidatos deram início ao processo, mas ainda precisam escolher o município de atuação. A orientação do ministério é que os interessados concluam as inscrições o quanto antes, inclusive por conta da instabilidade registrada no site.

INSANIDADE É GOLPE PT trama alegar até ‘insanidade’ para tentar prisão domiciliar para Lula

Políticos do PT cogitam alegar 'problemas mentais' para soltar Lula

Políticos do PT cogitam alegar insanidade para tentar prisão domiciliar para Lula


Políticos do PT têm procurado jornalistas para “plantar” a informação de que andam preocupados com a saúde mental do presidiário, citando alterações de humor, abatimento e até supostas “falhas de memória”. O objetivo, que mal disfarçam, seria criar um ambiente para arrancar dos tribunais a decisão “humanitária” de transferir para o regime de prisão domiciliar o petista condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O temor dos apoiadores do reeducando é que os processos pendentes de julgamento, cinco no total, possam resultar em novas condenações.
Lula e seus apoiadores já acham que Sérgio Moro pode não ter sido seu juiz mais rígido. A substituta Gabriela Hardt é ainda mais dura.
Fiel à estratégia de hostilizar quem investiga e julga, a defesa de Lula questiona a competência da juíza Gabriela Hardt para julgar o detento.
A armação começou com plantações em publicações amigas sobre o “coitado” do presidiário, “tão velho e abatido” e até “meio esquecido”.

Fabrício Castro é eleito o novo presidente da OAB-BA: 'Advocacia irá crescer muito'

Em Itabuna continua Edmilton Carneiro 

Novamente o advogado Edmilton Carneiro vai comandar a subseção de Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Com uma vitória de 498 votos contra 202, do opositor, advogado Andirlei Nascimento, Dr. Edmilton dirigirá a OAB-Itabuna, por mais um triênio.

Fabrício Castro é eleito o novo presidente da OAB-BA


Do - correio24horas.com.br - O advogado Fabrício Castro foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) nesta quarta-feira (21). Ele e a vice, Ana Patrícia Dantas, ficarão no comando pelos próximos três anos. Apoiado pelo atual presidente da Ordem, Luiz Viana Queiroz, Fabrício concorria pela chapa "Avança OAB", contra Gamil Foppel, da chapa "Renova OAB", com a advogada Larissa Camandaroba como vice. Veja apuração. (Confira propostas de Fabrício abaixo)

Após a confirmação matemática de sua eleição - que não foi confirmada oficialmente pela assessoria de imprensa da OAB-BA - Fabrício Castro afirmou que sua prioridade será garantir melhores condições para a advocacia baiana. “Nós temos muitas dificuldades e vamos propor soluções para esses problemas. A OAB pode, junto com o TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) e os poderes públicos fazer esforços para isso, que auxilia também a sociedade baiana”, disse.
O advogado negou que o diálogo com o TJ-BA seja um desafio. “Temos uma capacidade de diálogo grande. Assim como a OAB-BA, o TJ-BA também tem. Enfrentamentos acontecem mas isso não significa ausência de diálogo.Teremos uma postura proativa”, disse.
Fabrício ainda prometeu que a “advocacia irá crescer muito” durante sua gestão, de três anos, e que a Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA) será regionalizada “para que fique mais próxima dos advogados”. “Temos as propostas de mais cursos online, anuidade zero e muitos outros projetos”, finalizou. 

Policlínica Dois de Julho oferece atendimento diferenciado a 3.500 pacientes/mês

  
A Policlínica Municipal Dois de Julho tem disponibilizado um atendimento diferenciado mensalmente a cerca de 3.500 pacientes de Itabuna e Região que buscam atendimento médico na unidade de saúde. Desde que passou a funcionar em novo endereço há pouco mais de um ano – Rua Rui Barbosa, 934, (próximo ao Jardim do Ó) -, a Policlínica ampliou a sua estrutura física e os serviços oferecidos. Em um prédio com dois pavimentos, o prédio conta com salas para consultórios e procedimentos clínicos, acessibilidade para cadeirantes e macas, sala de espera, recepção, banheiros, área externa coberta, entre outras.
        
 A Diretora do Departamento de Alta e Média Complexidade, Sandra Regina Fernandes Lacerda Morais, explica na unidade os pacientes são oriundos não só de Itabuna, mas também de municípios pactuados. “Eles contam com atendimento nas áreas de nefrologia, cardiologia, cirurgia geral, endocrinologia, dermatologia, gastroenterologia, homeopatia, otorrino, neurologia, angiologia (novo), oftalmologia (novo), pneumologia (novo), proctologia, reumatologia, urologia, fonoaudiologia e psicologia”, informa.

Cipe Cacaueira promove Jornada de Instrução Militar


Apoio: Cerca de 30 alunos receberam noções de patrulhamento rural, sobrevivência em bioma de mata atlântica e atendimento pré hospitalar tático.
Patrulha em ambiente rural, atendimento pré hospitalar tático e sobrevivência em bioma de mata atlântica. Esses foram alguns tópicos da Jornada de Instrução Militar que cerca de 30 alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças no 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), participaram nesta terça-feira (20) em Itabuna. A Preparação foi promovida pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira.

Os participantes do treinamento aprenderam ainda a construção de abrigos improvisados, alcance de alimentos vegetais e animais, construção de armadilhas de caça e obtenção de água e fogo. Eles também fizeram atividades de choque com estudo em ambientação, acompanhados por agentes químicos empregados em segurança pública e instrumentos de menor potencial ofensivo.

De acordo com o major Ricardo Silva, comandante da unidade, a ação visa o aperfeiçoamento da tropa, que tem por objetivo adaptar o futuro policial com diferentes ambientes, rurais ou não urbanos. “É importante assegurar o operador de segurança pública a condição de atuação em ambientes hostis e sob efeitos físicos e psicológicos causados pela fadiga”, disse o oficial, ressaltando a importância da especialização. 

Secom
Por Daniel Thame
Fotos: Divulgação SSP 

Alterado encerramento do Mutirão de Cirurgia de Catarata para esta quinta (22)

A Secretaria de Saúde de Ilhéus informa que foi antecipado para esta quinta-feira (22), o encerramento do Mutirão de Cirurgia de Catarata, que terminaria na sexta-feira (23), ao meio dia. O atendimento está sendo realizado na Faculdade Madre Thais, localizada na Avenida Itabuna, a partir das 7 horas.
Para ter acesso à cirurgia, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: cópia do cartão SUS, RG e comprovante de residência. O mutirão é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus.
O prestador do serviço é o Day Horc – Hospital de Olhos e a avaliação para a necessidade da cirurgia será realizada por uma equipe de profissionais oftalmológicos no Hospital Costa do Cacau. Secom

tacaré realizará no dia 09 a 1ª Corrida e Caminhada Rústica

Os amantes da prática esportiva, em especial aqueles apaixonados por corrida de rua, tem um encontro marcado no próximo dia 09 de dezembro, em Itacaré. Trata-se da 1ª corrida de rua e caminhada rústicas, que acontecerá na praça São Miguel, percorrendo as ruas da cidade num clima de solidariedade, diversão, preservação ambiental e confraternização.
A prova é promovida por Jorge Lopes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Cultura, Paróquia de São Miguel Arcanjo, Câmara de Vereadores e a Alia Empreendimentos. O objetivo principal é a promoção de ações solidárias, ação ambiental e o incentivo a prática de exercícios físicos como condição essencial para uma melhor qualidade de vida, tudo visando o bem estar social.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 05 de setembro e são realizadas através do site destinoitacare.com ou no portal Sympla: https://www.sympla.com.br/1-corrida-rustica-de-itacare__403096. Os organizadores do evento informam que a corrida é aberta a todas as pessoas, de diferentes faixas etárias e sexo, já que a proposta maior é a confraternização e a solidariedade.
A corrida terá um percurso de 5 e 10 quilômetros, a depender das categorias. Já a caminhada terá o percurso de 05 quilômetros. A largada sena Praça São Miguel, às 7 horas da manhã, passando pela orla da cidade, bairros e seguindo até a Praia da Tiririca, retornando pela Concha até novamente a Praça São Miguel, onde acontecerá uma grande confraternização. Secom

Justiça obriga prefeitura de Ilhéus a demitir servidores não concursados


O juiz Alex Venicius, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, negou os embargos declaratórios de efeito suspensivo feitos pela Procuradoria Geral do Município (Proger), referente à sentença que determina a exoneração dos servidores admitidos pela prefeitura sem concurso público, entre 5 de outubro de 1983 e 5 de outubro de 1988 e dos funcionários que ingressaram na Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio de seleção simplificada (edital 002/2017). O juiz indeferiu também o efeito suspensivo pleiteado por sindicatos de várias categorias e coletivos de servidores municipais.
A sentença é resultado de uma ação popular movida por candidatos aprovados no concurso público realizado pela gestão anterior, em 2015: Karoline Vital Góes, Arnaldo Souza dos Santos Júnior e Rosana Nascimento Almeida, na qual são réus o Município, o prefeito Mário Alexandre e o secretário de Administração, Bento Lima. O Ministério Público também pediu o afastamento dos servidores não concursados.
Legalidade - Para o procurador geral do Município, Jefferson Domingues, só depois de um eventual efeito suspensivo é que se poderá deixar de cumprir a ordem judicial, sem risco de configurar desobediência. “Tentamos suspender a decisão, mas o juiz determinou novamente o desligamento imediato de servidores”, explica o procurador.

Compliance, ética e transparência são reforçados entre servidores do Estado


Gestores e comunicadores do Estado, além de profissionais do mercado da comunicação, discutiram modelos de transparência no serviço público, durante a palestra ‘Compliance e cultura ética organizacional’, promovida pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), nesta quarta-feira (21), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  A palestra foi ministrada pela professora convidada da pós-graduação da Universidade Católica de Salvador (UCSal), Luana Lourenço, graduada em Direito e mestranda em Compliance pela IMF Business School. Também é associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do capítulo Rio de Janeiro.

O compliance vem se tornando uma ferramenta indispensável tanto no ambiente público como no privado. Segundo Luana Lourenço, o compliance trata da transparência e da prestação de contas, não apenas relacionados aos números, mas também aos serviços prestados. “A questão é abordar a face escandalosa, que é a corrupção, e também a famosa Lei de Gerson, que é o tal jeitinho brasileiro, que precisa acabar para que o País seja transformado em um lugar melhor. As crises precisam ser vistas como uma oportunidade para as mudanças que ocorrem por sensibilização, reflexão e provocação, especialmente por parte das lideranças, seja em casa, na iniciativa pública ou na privada”.

ESCOLA AÇÃO E CIDADANIA ABRE TEMPORADA DE NATAL NA EDUCAÇÃO DE ITABUNA

O período próximo ao Natal é um dos mais bonitos do ano, senão o mais bonito. A cidade fica mais iluminada, as pessoas estão em fase de conclusão de seus projetos, observa-se uma atmosfera diferente nas relações. Do ponto de vista cultural, que vai desde o modo como cada um se comporta até as manifestações em si (como as músicas, por exemplo), tudo denota essa genuidade típica desse período. No âmbito da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME), as festividades foram oficialmente iniciadas nesta terça-feira (21), com a apresentação do Coral da Escola Ação e Cidadania na Praça de Alimentação do Jequitibá Plaza Shopping.

A escola, localizada no bairro Bananeira, é uma das iniciativas de amparo social mais latentes e importantes do Grupo Chaves, que construiu e inaugurou o Jequitibá Shopping, em Itabuna. Conveniada à Rede Municipal de Ensino, atende a 121 estudantes com idades entre 4 e 9 anos nos níveis de Educação Infantil (Pré-escola) e Ensino Fundamental I (1º ao 3º anos).

URUÇUCA REALIZA A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A Prefeitura de Uruçuca realizou a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta terça-feira, 22; O tema deste ano foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”. O objetivo foi mobilizar a sociedade em geral para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

A mesa solene foi composta pelo Prefeito Moacyr Leite Jr, a secretária da Assistência Social, Karine Siqueira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Águido Muniz, Coordenadora do CREAS, Manoela Bezerra, a presidente do CMDCA, Geraldina da Silva, a Coordenadora Pedagógica, Célia Calmon e a Conselheira Tutelar, Rosemary Conceição.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Mais Médicos tem inscrições abertas e oferece 8,5 mil vagas em 2,8 mil municípios

De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais habilitados podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br. (Agência Brasil
Do - jornaldamidia.com  - As inscrições do Programa Mais Médicos para preencher vagas abertas com a saída dos médicos cubanos começam a partir das 8h desta quarta-feira (21) e vai até o dia 25 deste mês. Conforme o edital publicado nessa terça-feira (20) peloDiário Oficial da União, poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais habilitados podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro. São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Trindade é o novo presidrnte do Hospital de Base

Trindade  José Carlos Trindade: Novo Diretor -Presidente da FASI do Hospital De Base luís eduardo magalhães de itabuna.  Foi publicada no Di...