sábado, 10 de novembro de 2018

Campeonato de Futebol de Itacaré terá mais duas partidas neste domingo


  
O Campeonato Municipal de Futebol de Itacaré continua no campo do bairro da Passagem e a expectativa é de um grande público para acompanhar as partidas. E neste domingo, dia 11, a bola volta a rolar às 13 horas, com a equipe da Camboinha enfrentando o time Filhos de Humaitah. E às 15 horas o time do Sampa vai jogar contra o São Paulo, encerrando a primeira rodada da competição.

O campeonato tem como objetivo promover a integração entre os atletas locais e incentivar cada vez mais o esporte no município. A competição conta com a participação de oito times, com partidas todos os domingos, sempre a partir das 13 horas, no Campo de Futebol da Passagem.

No último domingo, abrindo a competição o time do São Caetano derrotou a equipe do Havaizinho pelo placar de 3X0. E às 15 horas foi a vez Ponte Preta jogar contra o time do Santo Antônio. E quem levou a melhor foi o time da Ponte Preta que venceu o Santo Antônio com o placar de 1X0.

Como mais um grande sucesso Mutirão do Diabetes transforma Itabuna na Cidade Azul





Aconteceu neste sábado, 10, a 14ª. edição do  Mutirão do Diabetes de Itabuna, fazendo parte  da campanha Novembro Azul integrando o calendário da Federação Internacional do Diabetes, hoje considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo.  Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes,  Hospital de Olhos Beira Rio (HOBR), e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão aconteceu no HOBR e na Praça Rio Cachoeira, a Cidade do Diabetes, contando com cerca de mil voluntários que apesar das chuvas, não atrapalhou o brilho do evento. 
No evento cerca de seis mil exames de glicemia capilar e serviços como avaliação e orientação médica, exame de fundo de olho, oficinas de Nutrição, Fisioterapia,   Psicologia e  cuidados com o  pé diabético,, direitos das pessoas com diabetes, saúde da mulher, saúde do homem, baixa auditiva, obesidade, saúde bucal, Diabetes Ciência e Tecnologia, cardiologia,  utilização correta da insulina, monitoramento do diabetes em casa, além de atividades físicas com avaliação dos pacientes foram oferecidos.

SOFOSBUVIR Fármaco contra hepatite C crônica pode eliminar vírus da chikungunya e febre amarela

Testes para uso humano já foram realizados permitindo que substância seja usada em eventual epidemia de Chikungunya

Do - Diário do Poder - Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), mostra que um fármaco usado no tratamento contra hepatite C crônica é capaz de eliminar o vírus da chikungunya e da febre amarela. Todos os testes para uso humano do Sofosbuvir já foram realizados e com isso é possível que a substância seja empregada em uma eventual epidemia de Chikungunya.
Segundo a pesquisa, as células humanas infectadas in vitro com Chikungunya foram tratadas com o fármaco, que eliminou o vírus sem danificar as células e se mostrou 11 vezes mais efetivo contra o vírus do que contra as células.

A CRISE DO JORNAL IMPRESSO

Aos 84 anos, Gazeta de Alagoas deixa de ser jornal diário e será semanal

Direção do jornal explica mudança como evolução natural da comunicação e do jornalismo
Do - Diário do Poder - Após 84 anos levando informações todos os dias aos milhares de leitores alagoanos com o lema ‘Evoluindo a informação’, a Gazeta de Alagoas anunciou que deixa de circular sua versão impressa diária, para passar a atuar com circulação de edições semanais, sempre aos sábados. A notícia foi publicada em nota aos leitores e anunciantes, na capa da edição deste sábado (10). E a direção do jornal explica a mudança como uma evolução natural dos meios de comunicação que estão transformando completamente o jornalismo.
Ao comunicar estar dando um passo à frente para manter o contato e a confiança do leitor alagoano, a direção da Gazeta de Alagoas anunciou que a nova plataforma impressa será adicionada à plataforma digital já existente, o site Gazetaweb, que se atualizará ainda mais para oferecer ao leitor moderno de um mundo on-line todas as notícias do Brasil e do planeta em tempo imediato e confiável.
“Ou seja, estaremos com nossas duas versões de mídia mais dinâmicas e mais modernas, seguindo a tendência dos principais jornais de todos os países. Com isso, temos a certeza de continuar contando com seu hábito diário de leitura na Gazetaweb, cujo acesso está cada vez mais facilitado, e ainda com a tradição da leitura do jornal impresso, também na versão digital, desta feita com mais tranquilidade e reflexão”, disse a direção da Gazeta, na nota.
A direção do jornal também afirma que os anunciantes terão toda a facilidade e amplitude nas duas plataformas. E avaliam que passarão a oferecer a divulgação dos produtos e serviços de maneira mais adequada, direta e certeira.
“Saudamos a todos — leitores, anunciantes e profissionais da comunicação — pelos novos horizontes e os renovados ares da nossa Gazeta de Alagoas. Como disse o editorialista do jornal britânico The Independent, quando transformou sua publicação para a versão digital, “um capítulo se encerra. mas outro se abre, e o espírito do jornal continuará a florescer”, conclui a nota.
Diário do Poder apurou que uma reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (12), entre a empresa e os profissionais do jornal. E a expectativa é de que boa parte da mão de obra seja aproveitada por outros veículos da Organização Arnon de Mello, de propriedade da família do senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC-AL).

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

GREVE DOS PROFESSORES: TRT-5 NÃO TOMOU NENHUMA DECISÃO SOBRE DISSÍDIO COLETIVO


Ao contrário do que foi veiculado nesta quinta-feira (08), na página oficial do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (SIMPI) no Facebook, é mentirosa a informação ali registrada de que o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) negou o pedido impetrado pela Prefeitura de Itabuna para que os professores retomem suas atividades docentes.

Segundo o procurador geral do Município de Itabuna, Luis Francisco Guarnieri, “a desembargadora Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira se decidiu por uma audiência de conciliação que acontecerá no dia 14 de novembro, às 14h, em Salvador. Após essa audiência, será apresentado um parecer por parte do tribunal”, explicou.

Defesa Civil de Itabuna mantém alerta por conta das chuvas


A Defesa Civil de Itabuna está alerta por conta das chuvas que tem caído na cidade desde a madrugada desta quinta-feira (8). Pelo fato de vários bairros apresentarem pontos vulneráveis com risco de deslizamento de terra, a Defesa Civil está realizando rondas nestas áreas com a finalidade de identificar qualquer anormalidade. Entre os bairros que se encontram em situação de risco ao menor registro de chuva, estão o Califórnia, Maria Pinheiro, Zizo, Daniel Gomes, Monte Cristo e Santa Inês.

 Para a Defesa Civil, é importante que a população mantenha o estado de alerta para possíveis alagamentos e deslizamentos de terras em áreas vulneráveis, e que informe toda e qualquer situação que coloque em risco famílias e imóveis. Em caso de acidentes ou identificação de risco, é importante entrar em contato pelo número 199 ou (73) 9 8825-8923, que está à disposição da população 24h. Ascom

Fundação Marimbeta reinaugura refeitório do Sítio 2 do bairro Fonseca


   
As crianças e adolescentes do bairro Fonseca que são atendidas pela Fundação Marimbeta (Sítios de Integração da Criança e do Adolescente) passaram a contar no Sítio 2 com um refeitório para as suas refeições diárias, após uma ampla obra de revitalização. A unidade foi reinaugurada na tarde de quinta-feira (09), com a presença da presidente da Fundação, professora Cleonice Moreira de Almeida; da gerente do Sítio 2, professora Mônica Santos Moreno; e da Diretora da Escola Eduardo Fonseca, professora Vanuza Aragão Carmo.

“Esta é mais uma ação que estamos conseguindo concretizar com o apoio do prefeito Fernando Gomes, para que possamos oferecer um espaço digno, aconchegante e o melhor, com uma alimentação de qualidade, oferecendo segurança nutricional para nossas crianças, apesar das dificuldades enfrentadas pelo município”, destacou a presidente da Fundação Marimbeta, Cleonice M. de Almeida.

O refeitório foi totalmente revitalizado no que se refere às instalações elétricas, hidráulicas e física, além de pintura e retelhamento. Bancos e mesas também foram recuperados. Na oportunidade, os alunos da unidade fizeram uma belíssima apresentação cultural, além da Nutricionista e Chefe Nutricional do Posto de Saúde Amália Lessa, Maiane Lima, fazer uma explanação sobre Alimentação Detox. Também foi exibido um vídeo sobre o refeitório, fazendo um comparativo sobre o antes e o depois.

Diocese de Itabuna comemora 40 anos de fundação


(Caminhada para o Itabunão dia 11, com saída do Jardim do O)
Abertura na Catedral de São José, Itabuna 

Em Canavearias, bispo Dom Carlos Alberto
Às 17h do dia 03, deste mês, cerca de duas mil pessoas abriram  as festividades dos 40 anos da Diocese de Itabuna, na cidade de Canavieiras, com a participação de um trio elétrico, circulando pelas principais ruas e avenidas daquela cidade. Dentro de um clima de muita devoção e fé, as comemorações tiveram inicio pela Igreja São Boaventura, em Canavieiras, “por ser a paróquia mais antiga da Diocese, com 300 anos de sua existência”, conforme informou o Padre Vinícius, da Igreja local. O data maior que é o dia 07, os festejos  permanecerão até o dia 11 de novembro.
Em Canavieiras
O evento, dos 40 anos continua até o próximo domingo, com vários outros atrações em todas as paróquias que compõem a Diocese, com várias atividades religiosas. Vale ressaltar que  na abertura, todas as 14 paroquias da Faronia Centro na cidade de Itabuna, realizaram Vigília de Oração em contagem regressiva para celebrar os 40 anos do Jubileu da Diocese neste domingo11. 
Em Itabuna  o 40.º aniversário de fundação do Ano Jubilar, começaram, com missa de abertura na quinta-feira, às 12h na Catedral de São José. O ato contou com as presenças do Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos e todos os padres da diocese, além de diáconos e seminaristas. Ao presidir a missa, Dom Carlos ressaltou a história da Diocese: “A nossa Diocese foi criada no dia 7 de novembro de 1978. Nesta data, o nosso querido e amado Papa São João Paulo II, fazia desta cidade, a sede da nova diocese, saindo da Diocese de Ilhéus, para ser uma sede diocesana”, disse o Bispo.

'Fui punida por ter ficado doente', diz jornalista demitida pela Globo

- Desrespeito ao profissional, isso tem que acabar! Com a palavra a FENAJ.
© Raphael Castello/AgNews 'Fui punida por ter ficado doente', diz jornalista demitida pela Globo
Do - www.msn.com A apresentadora Izabella Camargo, de 37 anos, disse ter ficado chocada ao ser demitida na última segunda (5) pela Globo em São Paulo. Ela estava retornando de licença médica por ter desenvolvido a síndrome de burnout, provocada por esgotamento físico e mental.
"Estou sendo punida por ter ficado doente, com uma doença funcional, e os laudos provam isso. Foi um susto. Esperava qualquer coisa, menos ser demitida", disse Izabella ao site Notícias da TV.
A jornalista chegou à conclusão de que sua doença está diretamente relacionada ao fato de ter trabalhado de madrugada na maior parte dos seis anos. "O turno da madrugada vai te dando um déficit celular. Trabalhar em horário especial descompensa os órgãos", disse ela.
"Tinha medo de não conseguir organizar as ideias e interagir com o apresentador porque, enquanto eu devia organizar as ideias [nos intervalos do Hora 1], tinha que preparar outro jornal. Percebi que o que estava acontecendo comigo era muito grave. Você não saber quem é, pra onde vai, isso é muito incapacitante", afirmou. Agora, ela diz que "está bem, em equilíbrio" e que espera arrumar um novo emprego em TV.
A Globo divulgou o seguinte comunicado: "A própria Izabella Camargo diz, em vídeo publicado em seu Instagram, que está bem de voz e corpo e que 'está tudo certo'. O motivo pelo qual deixou de trabalhar na TV Globo não guarda nenhuma relação com a licença médica que tirou, mas a emissora não trata em público de suas relações com funcionários ou ex-funcionários."

Confira dicas para o segundo dia de provas do Enem 2018

Mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram no Enem neste ano - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Candidatos terão cinco horas para resolver 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
Do - www.brasil.gov.br  - No próximo domingo (11), os mais de 5,5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 vão realizar o segundo dia de provas, reservado às questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão até cinco horas para resolver as 90 perguntas, 30 minutos a mais do que o tempo disponível no ano passado.
O comparecimento é recomendado até mesmo para os estudantes que não foram ao primeiro do exame. Além de servir como um treinamento para edições futuras do Enem, a presença em pelo menos em um dos dois dias de provas é fundamental para que os estudantes com direito à isenção da taxa de inscrição não precisem pagar para fazer o Exame em 2019.
Os candidatos que faltarem aos dois dias terão que apresentar uma justificativa de ausência para manter o direito à gratuidade no ano que vem. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 24,9% dos participantes (mais de 1,3 milhão de pessoas) faltaram ao primeiro dia de provas, o menor percentual desde 2009.
Dicas
Para as provas da segunda etapa, as principais orientações dadas aos candidatos seguem valendo. É essencial ficar de olho no relógio, uma vez que o Enem será aplicado em quatro fusos horários diferentes. Os horários de abertura e fechamento dos portões, de início e encerramento das provas, são iguais aos do primeiro dia do exame, assim como o local de realização da prova.
Também é importante que o participante não esqueça de levar um documento oficial de identificação com foto, que pode ser a carteira de identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou Polícia Federal; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Passaporte; a Carteira Nacional de Habilitação, ou a Identidade Funcional com fotografia.
Os candidatos também devem levar caneta de tinta preta revestida por material transparente. É recomendado levar o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso, uma vez que ele reúne informações como o local de prova e a opção de língua estrangeira escolhida, entre outros dados específicos de cada participante.
É proibido entrar na sala de prova com borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos (calculadoras, celulares, smartphonestabletsipods, gravadores, pen drives e relógios, por exemplo); fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.
Além disso, é importante que o candidato se alimente de maneira equilibrada antes do exame, para evitar transtornos durante as provas. Recomenda-se ainda que o estudante beba água e coma frutas para manter o foco e a energia. Uma boa noite de sono também é fundamental para manter a concentração nas questões.

Fonte: Governo do Brasil

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Governo do Estado investe na ampliação da produção de cacau e do chocolate no Sul da Bahia





O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (8), em parceria com Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC/MAPA, o Plano Operacional para o Cacau e Chocolate da Bahia 2018 – 2022. O lançamento aconteceu na sede regional da Ceplac, em Ilhéus, e contou com a presença do vice-governador João Leão, e dos secretários Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural), José Alves (Turismo) e Geraldo Reis (Meio Ambiente)

O plano, que atenderá cerca de 20 mil agricultores, prevê o desenvolvimento de ações estratégicas que permitirão elevar, em cinco anos, a produção de cacau na Bahia para 240 mil toneladas/ano, até 2022, e consolidar a fabricação de chocolates finos, com certificado de origem no Sul da Bahia, por meio da instalação de 20 agroindústrias.

As ações incluem a abertura de linha de crédito específica para a lavoura cacaueira, subsídios para produção de mudas e insumos, criação e indicação geográfica da produção do cacau, preservação da Mata Atlântica, prospecção de novos mercados, capacitação profissional, regularização fundiária e ambiental, difusão tecnológica, assistência técnica e extensão rural (ATER), capacitação, educação, gestão e empreendedorismo e infraestrutura rural. Os investimentos do Governo do Estado no plano devem atingir R$ 80 milhões.

Prefeito defende uma maior união entre governo, legislativo e sociedade civil para uma administração de sucesso


Diante da crise financeira que o município de Itabuna vem enfrentando nos últimos meses, provocando o comprometimento dos serviços e o pagamento em dia dos servidores do município, o prefeito Fernando Gomes defende uma maior união de todos os itabunenses para que a administração municipal tenha sucesso com a realização de serviços e ações essenciais que visam à retomada do desenvolvimento de Itabuna.

“Precisamos de uma integração cada vez maior entre governo, legislativo e sociedade civil organizada, para que possam ser superados limites meramente partidários e retomar o crescimento de Itabuna, que se apresenta como o principal polo de comércio e serviços do Sul da Bahia”, frisou. E voltou a salientar que educação, saúde, infraestrutura, geração de emprego e renda e o combate à violência são prioridades do seu governo. “Vamos andar juntos para a retomada do desenvolvimento de Itabuna, porque todos nós temos um compromisso com a nossa cidade e a nossa gente”, afirmou.

Lembrando dos seus 40 anos de vida pública e oito mandatos – cinco como prefeito e três como deputado federal – Fernando afirma que tem governado  para todos os itabunenses. Melhoria da limpeza urbana, limpeza de parques e jardins e investimentos na iluminação pública com substituição de lâmpadas queimadas têm sido ações constantes que podem ser percebidas no dia a dia. Já a construção de uma passarela ligando a Câmara de Itabuna à praça Olinto Leoni, melhorou significativamente a mobilidade urbana e abriu novas opções de estacionamento.

FURNAS DA ONÇA: Deputados estaduais do RJ são presos por venderem apoio político a Pezão


Do - Diário do Poder - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta (8) a Operação Furnas da Onça, que investiga a compra de apoio político de parlamentares. São cumpridos mandados de prisão contra dez deputados estaduais do Rio de Janeiro e outras 12 pessoas.
Entre os alvos estão o deputado afastado Jorge Picciani (MDB), preso no ano passado no âmbito de outra operação, e um secretário do governo de Luiz Fernando Pezão (MDB), atual governado do estado que não é investigado na operação deflagrada nesta quinta.
O alvo da operação é o grupo político da base do MDB do ex-governador Sérgio Cabral. No ano passado, a Operação Cadeia Velha começou a investigar o esquema de corrupção em que deputados usavam sua influência para aprovar projetos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para favorecer empresas de ônibus e empreiteiras.

ECONOMIZE ÁGUA

Dirigentes da Odebrecht confirmam que obras no sítio foram propina para Lula




Cúpula da empreiteira conta como subornou o ex-presidente
Do - Diário do Poder - E depoimento à juíza federal substituta Gabriela Hardt nesta quarta-feira (7), em Curitiba, a cúpula corruptora da Odebrecht (o ex-diretor Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, o ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht e o pai dele, Emílio) confirmaram que as obras de reforma do sítio de Atibaia (SP), de propriedade de Lula, foram em “retribuição” aos “favores” prestados ao grupo pelo então presidente Lula, hoje presidiário cumprindo pena de 12 anos e 1 mês de cadeia no âmbito da Operação Lava Jato.
O processo tratam de pagamento de propina ao ex-presidente Lula paga por empresas fornecedoras do governo, como a OAS e a Odebrecht, por meio de reformas e decoração em um sítio em Atibaia (SP), em troca de favorecimento em contratos com a Petrobras. As obras começaram no sítio quando Lula ainda era presidente.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Secretário avalia funcionamento da UPA 24 horas após sua reabertura



Quarenta dias após o município reabrir e assumir a gestão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do bairro Monte Cristo, o secretário municipal de Saúde, Jozimar Salles de Aguiar, avalia o funcionamento da unidade de forma positiva. “Já passamos dos cinco mil atendimentos e a população pôde sentir que nesses últimos 40 dias nós não tivemos problemas. Atendendo determinação do prefeito Fernando Gomes, nós estamos conseguindo manter a unidade na maior ordem possível para que a população não fique desassistida”, frisou.

         E completou ressaltando que a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas funciona com a eficiência de um hospital, oferecendo atendimento ambulatorial, de urgência e emergência de média complexidade. Ele também informou que outras ações importantes estão sendo articuladas para Itabuna, a exemplo da aquisição de 18 veículos para o transporte sanitário e atendimento interno da Secretaria de Saúde. “Todo o processo licitatório foi concluído e estamos muito satisfeitos, pois a prioridade é dar assistência a quem precisa desses veículos”.

Nova edição da Feira da Praça movimentará o feriadão em Itacaré

A nova edição do Projeto Feira na Praça vem com a proposta de abrir a temporada de verão em Itacaré. A Feira vai acontecer nos dias 15, 16 e 17 de novembro, sempre a partir das 18 horas, na Praça São Miguel, com uma série de atrações e novidades. O evento contará ainda com atrações musicais, apresentações folclóricas e teatrais, além de barracas com artesanatos, modas, bebidas e comidas de qualidade.
A proposta é já criar o clima de verão na cidade, que esse ano será um dos mais movimentados dos últimos tempos, com uma série de eventos. Durante esses três dias da Feira da Praça vão estar funcionando os stands, barracas e a praça de alimentação, com oficinas infantis de artes, música ao vivo e apresentações culturais e artísticas. A realização é da Associação de Mulheres Empreendedoras de Itacaré, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, Recicla Itacaré, Núcleo Soluções Imobiliárias, Vila Nova Itacaré, Colégio Estadual Aurelino Leal, Movimento Empodere, Grupo Le Dum e revista Os Baianos.
A Feira na Praça de Itacaré já se consolidou como um evento turístico da cidade. E a cada edição fica ainda melhor, com novas opções de lazer, alimentação e de compras. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância de se realizar eventos como esse para valorizar a cultura local, incentivar a gastronomia e oferecer mais uma opção de lazer para os itacareenses e turistas. Durante o dia os turistas têm opções de curtir as praias, cachoeiras, trilhas, bares e restaurantes da cidade e à noite será a vez de conhecer a arte, a cultura e a culinária de Itacaré. Ascom

URUÇUCA: IMPLANTAÇÃO DE REDE ELÉTRICA NA ECO VILA, EM SERRA GRANDE COMEÇA A SER EXECUTADA

O Prefeito de Uruçuca,  Moacyr Leite Junior, acompanhado pelo 
Sub-prefeito de Serra Grande e de equipe técnica da prefeitura, recebeu 
na Eco Vila, em Serra Grande, nesta segunda-feira, 5, engenheiros da 
Coelba e da empesa executora do projeto, para inspeção da implantação da 
rede elétrica local.

Implantado em 2012 no fim da gestão de Moacyr, o projeto ficou parado 
durante este período, mas com seu retorno a administração municipal, ele 
vai destravar a execução, que considera de fundamental importância para 
o desenvolvimento da zona rural do município.

Logo após a sua posse, em janeiro de 2017, o Prefeito Moacyr 
providenciou solucionar todos os entraves jurídicos e com o  Meio 
Ambiente. O projeto de iluminação da Eco Vila já se encontra em execução 
com vários postes já colocados. "Se Deus permitir até o final deste mês 
a energia estará definitivamente ligada. Os moradores merecem todo nosso 
apoio a atenção.", afirmou. Ascom

Presidente Chico Reis comemora aprovação das contas pelo TCM

Gestor das contas da Câmara Municipal itabunense, o presidente da Casa, Chico Reis (PSDB), comemorou nessa terça, 06, a aprovação de suas contas pelo Pleno do TCM/BA referentes ao exercício financeiro de 2017. “Temos implementado uma gestão para modernizar a Casa do Povo racionalizando recursos públicos e respeitando a legislação fiscal.”

Chico ressaltou o cumprimento dos limites constitucionais com folha de pagamento. “Pela primeira vez a Casa estendeu 13º a vereadores, por ordem do STF. Fizemos tudo dentro da lei e sem comprometer nosso Orçamento.” Mesmo aprovando, o Tribunal de Contas fez ressalvas ao gestor imputando-lhe multa com ressarcimento de valores. O vereador recorrerá dessa sanção.
foto: Pedro Augusto Benevides

Comissões mudam norma para facilitar criação de CPI em Itabuna

A partir de proposição encabeçada por Babá Cearense (PHS), as Comissões permanentes aprovaram (por 6 a 4) na segunda-feira, 05, mudanças no Regimento Interno que afetam a criação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs). O projeto de resolução, subscrito também por Charliane Silva (PTB) e Manoel Júnior (PV), ainda terá que passar pelo crivo do Plenário.

De acordo com os autores, a intenção é “corrigir discrepâncias” entre o Regimento e Constituição Federal. Nesse sentido, com o requerimento de 1/3 da Câmara, a CPI estaria automaticamente criada cabendo ao presidente da Casa tão somente designar os membros em 48 horas. Na norma vigente, é o Plenário da Casa que decide, por maioria simples, se instala a Comissão.

Demolições aceleram reurbanização na zona sul de Ilhéus

  
O processo de demolição de imóveis desapropriados pelo Governo do Estado, em virtude da obra de construção da nova ponte de Ilhéus acelera o projeto de reurbanização daquela importante área da zona sul da cidade. A construção da primeira ponte estaiada da Bahia, com extensão de 533 metros, vai impactar diretamente na melhoria da mobilidade urbana na cidade.
O conjunto da obra inclui 2,2 quilômetros de rodovia, que se encerrarão ao lado da Catedral de São Sebastião, ao norte, e ao lado da cabeceira da pista do Aeroporto Jorge Amado, ao sul, onde estão sendo feitas as demolições dos imóveis. A nova pista no lado sul promoverá a reurbanização da Avenida Litorânea Mãe Amada, o que inclui uma ciclovia.
O Governo do Estado já efetuou o pagamento de quase todas as desapropriações negociadas com os moradores da localidade. Os casos que ainda não foram acordados são devido a pendência de documentos ou desavenças familiares quanto aos valores que o Estado aplicou. Os moradores tiveram prazo de 30 dias para a desocupação dos imóveis.

Hospital Costa do Cacau avança na oferta de procedimentos cardiológicos

O metalúrgico Gustavo Batista Oliveira, de 31 anos, é o primeiro paciente do interior da Bahia a ser submetido ao procedimento de colocação do Cardiodesfibrilador Implantável (CDI), dispositivo que monitora continuamente o ritmo cardíaco, oferecendo uma proteção maior ao paciente em risco de arritmia.

“O Hospital Costa do Cacau está de parabéns. Aqui é tudo de primeira linha, a estrutura, o acolhimento. Que continue assim, com esse mesmo atendimento, com toda essa atenção voltada aos pacientes. Porque a nossa região só tem a ganhar com isso”, afirmou Gustavo Oliveira.

O cardiologista do HRCC, Gustavo Duarte, enfatizou que a unidade é pioneira na rede pública de saúde do interior do Estado a realizar este procedimento. Antes, o aparelho deste modelo só era implantado no Hospital Ana Nery, em Salvador.

“Nessa situação é indicada a colocação do dispositivo, que reconhece a arritmia e emite um choque interno. O CDI trata alterações graves do ritmo do coração que podem provocar uma nova parada cardíaca. O dispositivo funciona automaticamente, emitindo impulsos elétricos que de imediato revertem a arritmia”, explicou o cardiologista. O aparelho é implantado através da veia subclávia esquerda, que leva finos fios até o interior do coração.

Gustavo Oliveira já recebeu alta e disse estar ansioso para rever, em especial, os dois filhos. “Esse aparelho vai me ajudar a levar uma vida mais tranquila, sem medo. Eu nasci de novo e quero aproveitar cada minuto”, contou aliviado.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...