sábado, 22 de setembro de 2018

JÁ FALA EM ALTA: Jair Bolsonaro grava vídeo e afirma nas redes sociais “Nunca me senti tão bem”

Em seus perfis nas redes sociais, o candidato à Presidência mostra que já está se recuperando

Do - Diário do Poder - “Nunca me senti tão bem na minha vida” é assim que Jair Bolsonaro (PSL) começa o vídeo gravado na manhã desta sexta-feira (21), no Hospital Albert Einstein, onde está internado há duas semanas, em São Paulo.
Na tarde desta quinta -feira (20) o político foi submetido a uma drenagem, após ter apresentado febre de 37,7 ºC e um exame de tomografia ter mostrado a presença de líquido próximo ao intestino.
Em seus perfis nas redes sociais, o candidato à Presidência mostra que já está se recuperando, e deixa uma mensagem. “Uma má notícia a quem só restou torcer contra minha saúde e recuperação: Nunca me senti tão feliz e bem! Estamos voltando para, juntos, fazermos do Brasil uma grande nação!”.
De acordo com o boletim médico divulgado nesta tarde, Bolsonaro segue internado na unidade semi-intensiva, sem apresentar sinais de infecção, dor ou disfunções orgânicas. Ele “evolui com melhora clínica”.
Facada
Jair Bolsonaro foi atingido por uma facada no dia 6 de setembro, enquanto fazia “corpo-a-corpo” com seus apoiadores nas ruas de Juiz de Fora (MG). O político recebeu os primeiros socorros e foi submetido a uma cirurgia na Santa Casa da cidade.
Depois disso, Bolsonaro foi transferido para o Hospital Albert Einstein onde na última quarta-feira (12) teve que passar por outra cirurgia de emergência, e recebeu alta da UTI na tarde desse domingo (16).

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Fernando Gomes autoriza obras de revitalização em sete bairros de Itabuna


O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, assinou na tarde de quinta-feira (20) a ordem de serviço para o início das obras de revitalização que serão realizadas em sete bairros da zona oeste de Itabuna. Intervenções nas áreas de saneamento básico e pavimentação asfáltica irão melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos itabunenses nos bairros Jorge Amado, Nova Itabuna, Lomanto Júnior, Sinval Palmeira, Bananeira, Maria Matos (Rua de Palha) e Santa Catarina.

Durante o ato que marcou a assinatura da ordem de serviço, o prefeito informou detalhes do projeto e comunicou que as obras terão início já na próxima segunda-feira (24). De acordo com o prefeito, os recursos são da ordem de R$ 19 milhões e oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II (Pacão).

Jovens da Roça do Povo ganham mais um espaço de lazer

          Os jovens da Roça do Povo, área rural de Itabuna, estão sendo beneficiados com um espaço de lazer e diversão. É que a Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Secretaria de Administração, deu início às obras para implantação de um campo de areia na localidade. O espaço que fica na sede do Loteamento, contará ainda com vestiário, dando mais conforto e comodidade para os praticantes de um bom futebol.

         A presidente da Associação de Moradores da Roça do Povo, Neide Rosa, esclarece que a comunidade já tem um campo de futebol e agora alcança mais uma conquista com o campo de areia. “Este é um sonho antigo da comunidade”, frisa Neide, comemorando o início das obras. E aproveita para lembr4ar que depois que o campo de areia ficar pronto, a comunidade solicitará a construção de um parque infantil.

         O secretário de Administração, Dinailson Oliveira, tem acompanhado de perto a construção do campo e frisa que aproveita o contato com os moradores da Roça do Povo para ter conhecimento das demandas da comunidade. “O Governo Fernando Gomes está sempre atento às necessidades da população, e nada melhor do que criar espaços de lazer e diversão para os nossos jovens”, finalizou o Secretário. Ascom.

Inter Ruas, realizado por Fabrício Pancadinha, começou nessa semana



Começou na última terça-feira (18) a segunda edição do Campeonato Inter Ruas, do Bairro São Pedro, realizado por Fabrício Pancadinha. O evento reuniu centenas de pessoas de diversas idades (moradores da comunidade e de outros bairros), que prestigiaram os primeiros jogos. A competição tem R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em prêmios, troféus e medalhas.
Para Fabrício, o evento é uma oportunidade de promover o esporte na comunidade, um incentivo às crianças na prática de futebol, além de oferecer uma opção de lazer, elevando assim a autoestima dos moradores. O público presente vibrou com os seus times favoritos e vivenciou uma noite de alegria na comunidade.

Com o lema "Mais esporte e menos violência", Fabrício, que solicitou a instalação de um painel de led no campo, agradece aos patrocinadores e parceiros. “Sem os meus amigos e parceiros, seria impossível fazer algo tão importante para a minha comunidade. Deixo aqui aberto um convite para que todos prestigem as próximas rodadas. Estamos, assim, promovendo um direito do povo, e o sonho de uma Itabuna cada vez melhor.

Por - Manu Berbert



CRAS II - Nova Ferradas realiza palestra preventiva alusiva ao Setembro Amarelo



O Setembro Amarelo - mês de conscientização sobre prevenção ao suicídio - foi o tema abordado com os adolescentes acompanhados pela Secretaria de Assistência Social de Itabuna, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O encontro realizado na tarde da última quarta-feira (19) foi ministrado pelo Psicólogo do CRAS II, Wallace Lima Habib, e reuniu ainda responsáveis familiares acompanhados através do PAIF.

            Abordando o tema central "Pela Valorização da Vida", o palestrante ressaltou a importância da conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Segundo o psicólogo Wallace Lima, o objetivo do encontro foi ampliar a reflexão e o diálogo sobre o assunto, alertando sobre os riscos que levam ao ato e formas de prevenção. A secretária Sandra Neilma destacou a participação dos CRAS no “Setembro Amarelo”, ressaltando que os Centros são a porta de entrada às famílias carentes e que é preciso trabalhar, cada vez mais, a conscientização. “Falar é a melhor solução”, finalizou a secretária.

Ação na Roça do Povo
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS II (Nova Ferradas), em parceria com o Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente realizou uma ação destinada à comunidade da Roça do Povo. Na última quarta-feira (20), a equipe do CRAS II visitou o local e realizou atendimentos, orientações, encaminhamentos, emissão segunda via de documentos, Carteira do Idoso, visitas domiciliares e Busca Ativa de Famílias que se encontram em Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família. Ascom

Oficina aprofunda conhecimento de grapiúnas em Regimento Interno

 
   
Encerrando o Interlegis em Itabuna nessa quinta, 20, o técnico do Senado, Luís Fernando Machado, debruçou-se sobre Regimento Interno para câmaras municipais. Fonte normativa do processo que elabora as leis, o RI “influencia na condução dos negócios públicos”, ressaltou Machado usando as leis orçamentárias como exemplo.

Na oficina, que tomou por base o Regimento itabunense, escrito em 1990, discutiu-se a participação mais ampla dos vereadores no processo legislativo. Uma das modificações regimentais sugeridas por Machado atinge a instalação de comissões parlamentares de inquérito, apenas por requerimento de 1/3 da Casa. Hoje, a criação de CPI também exige maioria absoluta em Plenário.

Machado frisou que os Regimentos devem estar em sintonia com as Leis Orgânicas. No caso de Itabuna, orientou que os dispositivos relacionados a quóruns da LOMI deveriam ser transpostos para o RI. Também aconselhou o termo “úteis” quando se estiver referindo a prazos. “A sanção de leis em 15 dias, fica parecendo dias corridos”, exemplificou.

EDUCAÇÃO DE ITABUNA REABRE NEGOCIAÇÃO E APRESENTA PROPOSTAS PARA OS PROFESSORES

 
Numa tentativa de esclarecer com uma amplitude maior os aspectos da atual realidade financeira da Secretaria Municipal da Educação (SME), a titular da pasta, professora Nilmecy Santos Gonçalves, recebeu os dirigentes do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (SIMPI) e apresentou propostas, visando o fim do movimento grevista desencadeado no dia 3 de setembro.

Na oportunidade, a professora Nilmecy apresentou os dados que foram levantados pelo Departamento Financeiro da secretaria. Os números apontam que efetivamente tanto a prefeitura quanto os sindicatos precisam se debruçar num esforço em conjunto para que seja possível dirimir os entraves.

Entre os principais pontos da negociação, está o reajuste pleiteado de 6,81% no valor do salário-base dos professores. “Neste contexto, a SME não poderá proceder o retorno de alguns profissionais em desvio de função para a folha do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) ”, explicou a secretária.

Em relação ao retorno das vantagens de atividade complementar (AC), a professora Nilmecy Gonçalves ratificou que “o SIMPI apresentou formalmente o pedido de retorno desses pagamentos através de uma ação na justiça, mas que, de antemão, estamos procedendo os estudos e as ações para que o retorno desse abono seja viabilizado de forma negociada”, ressaltou.

Reajuste de 2,8%

Eventos culturais agitam Ilhéus neste final de semana

 Dois grandes eventos culturais agitam Ilhéus neste final de semana. De sexta a domingo (21 a 23), o município sedia a primeira edição da feira itinerante de impressos “Mundivagante”, que acontece na Praça Ruy Barbosa, centro, das 14 às 19 horas e nas praças dos bairros Teotônio Vilela (14 às 19 horas) e Hernani Sá (10 às 15 horas). A Mundivagante é uma formado por zines, cordéis, brochuras, livros de artista, publicações de editoras independentes, fotografias, ilustrações, xilogravuras, gravuras e outros produtos artísticos que usam impressão – de preferência artesanal.
A vila de Sambaituba, localizada no distrito de Aritaguá, zona norte de Ilhéus, recebe o “Sarau das Estrelas”, neste sábado (22), a partir das 18 horas, na quadra poliesportiva. Os projetos foram contemplados pelo edital Cultura Livre, concedido pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult). O patrocínio é da Prefeitura de Ilhéus e apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O “Mundivagante” é realizado pelo Coletivo Saladistar Produções. A ideia é que a feira esteja sempre em movimento, alcançando pessoas de diferentes regiões para descobrir e expor o que novos e experientes artistas estão produzindo na Bahia. Além disso, busca incentivar formas alternativas de criação, linguagem artística, design e impressão que prescindiram do suporte de uma editora, de grandes mídias ou de financiamento direto.

Prefeito enviará projeto que regulamenta mototáxi ao Legislativo nesta sexta-feira (21)


O prefeito Mário Alexandre, enviará à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que regulamenta a atividade de mototáxi em Ilhéus, nesta sexta-feira (21). O ato de assinatura da mensagem será realizado no Palácio Paranaguá, às 10 horas, e contará com a presença do diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia, Lúcio Gomes, autoridades municipais e representantes da categoria.
O prefeito enfatiza que o projeto é um avanço para a qualificação do transporte público em Ilhéus e marca o êxito de um processo democrático de elaboração das normas que regulamentarão o serviço no município. Segundo o diretor municipal de Trânsito, Gilson Nascimento, o texto que seguirá para o Legislativo foi elaborado com a participação de todos os envolvidos na atividade.

Escolas estaduais na região Sul do Estado se mobilizam para o #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia nesta sexta-feira



As escolas estaduais ligadas ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 05), estarão em festa, nesta sexta-feira (21), para a realização do #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia. Serão promovidas 12 horas seguidas, das 8h às 20h, de diversas atividades nas áreas de Arte, Cultura, Ciência, Esporte, Empreendedorismo e Inovação, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. Cada unidade escolar tem uma programação que envolve ações como apresentações de música, dança, teatro, oficinas de turbante, debates, palestras, intervenções sociais, torneios esportivos e o Grafitaê, intervenções de grafite nas escolas. Estão programadas atividades em escolas de Itabuna, Ilhéus, Maraú, Almadina, Barro Preto, Coaraci, Itaju do Colônia, Itapé, Jussari, Itapitanga, Palmira, Pau Brasil, Mascote, Maraú, Santa Luzia, Una, Canavieiras e Itacaré (confira a relação abaixo).

“Esta é a terceira edição do #TransformaÊ, um movimento importantíssimo, que busca ouvir e criar a interação entre as diversas áreas das artes, do conhecimento e da ciência, de maneira que isso possa fluir na escola e, ao mesmo tempo, a Secretaria da Educação ter isso como uma espécie de recepção de coisas que acontecem na nossa rede”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, sofre tentativa de assalto quando ia para Salvador


O prefeito de Uruçuca, Moacir Leite, por pouco não foi alvo de criminosos na noite desta quarta-feira (19), por volta das 21h30min, quando seguia para Salvador. A tentativa de assalto ocorreu entre Travessão e Itamarati, na BR-101. O seu veículo (SW4) foi surpreendido por um EcoSport que emparelhou com o carro onde  estava o prefeito. De arma em punho um dos ocupantes do veículo ordenou que parasse e bloqueou uma das pistas.

Moacyr Leite disse que o seu motorista desviou o veículo, quando percebeu que vinha um caminhão no sentido contrário. Se fosse o caso preferiria correr o risco de colidir frontalmente. E de imediato ele aumentou a velocidade e foi ainda seguido por alguns quilômetros pelos criminosos que não conseguiram alcançar.

Já nas imediações de um posto de combustíveis localizado no município de Gandu o carro onde estava o prefeito parou em busca de proteção. Logo, percebeu que não estava sendo mais seguido. Depois, concluiu a viagem para Salvador. A ocorrência foi registrada na Polícia Civil.

Refeito do susto, o prefeito Moacyr Leite disse que “dificilmente podemos relacionar este fato a crime político, porque a abordagem dos criminosos foi bem diferente disso. Cremos que foi tentativa de assalto ou mesmo sequestro. Foi assustador e nenhum cidadão tem segurança em qualquer local, principalmente nas estradas”, acentuou. Ascom

Uruçuca sonha com o título do Campeonato Intermunicipal


A seleção de Uruçuca, ao se classificar para a segunda fase do Campeonato Intermunicipal vem fazendo a festa dos torcedores e já sonha com o título. Por duas vezes consecutivas a equipe comandada pelo ex-goleiro Wiliam Caetano bateu na trave: em 2000 perdeu o título para a seleção de Madre de Deus, e em 2015 foi derrotada na final pela campeã, Santo Amaro.

O jogo programado para este domingo (23), às 15 horas, fora de casa, no estádio José Trindade Lobo é contra a equipe de Santo Antonio de Jesus que se classificou em segundo lugar no grupo 11. Marcou 11 pontos, teve três vitórias, dois empates e uma derrota. Já o Uruçuca leva vantagem pelo saldo de gols (oito contra seis) e gols marcados (12 contra oito). Está em segundo lugar no grupo 10.

Na primeira fase no grupo 10 a seleção de Uruçuca conquistou 11 pontos, sendo superada somente pela líder Itajuípe (16 pontos). E a seleção de Ubatã ficou em terceiro lugar, com cinco pontos, e a equipe de Itabuna foi eliminada com um.

Itacaré realiza serviços de recuperação e paisagismo das praças

As praças de Itacaré estão ficando cada vez mais bonitas. A Prefeitura já está realizando os serviços de paisagismo, limpeza e recuperação de diversas praças no município, na sede e nos distritos. E dessa vez os serviços estão sendo realizados nas praças e na rua no entorno da Igreja Matriz de São Miguel, com a pintura dos canteiros, meios fios e bancos, plantio de novas variedades de flores e plantas ornamentais e a recuperação dos monumentos.
A praça em frente a igreja, por exemplo, já está mais alegre, colorida e com novas variedades de plantas, deixando ainda melhor um local que é um dos mais procurados pelos itacareenses e turistas. Também já está sendo realizado o trabalho de colocação de gramas, limpeza, pintura e plantio de flores no acesso entre a igreja e a casa paroquial. A praça Isaac Soares também já está sendo recuperada e arborizada, com novas variedades de plantas. A Prefeitura de Itacaré está ainda realizando a pintura de toda a Igreja São Miguel, considerada como um patrimônio histórico da cidade.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que esse trabalho de recuperação das praças do município vem sendo feito desde que iniciou sua gestão, não somente na sede, como também nos distritos de Taboquinhas, Água Fria e nas comunidades da zona rural. E recentemente foi iniciado o trabalho de calçamento e recuperação de toda a praça da Marambaia, logo na entrada da cidade. De acordo com ele, é importante também que a comunidade participe e colabore, garantindo a preservação do patrimônio público e a conservação desses espaços para que permaneçam cada vez mais bonitos. Ascom

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

SEM AVISO PRÉVIO Justiça determina que Santander reabra conta de empresa operadora de Bitcoin

A conta da operadora de Bitcoin tinha sido encerrada por desinteresse comercial do banco Foto: Mike Mozart Flickr
A conta da AL Informática havia sido encerrada sem aviso prévio e nem justificativa plausível
Do - Diário do Poder - O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou que o Banco Santander reative imediatamente a conta corrente da empresa  AL Informática. A conta da operadora de Bitcoin tinha sido encerrada em agosto, sem aviso prévio, por desinteresse comercial do banco.
No dia 17 de agosto, ao tentar acessar a conta bancária pelo aplicativo do Banco Santander, o representante da empresa foi surpreendido com o encerramento, sem que houvesse qualquer tipo de aviso prévio ou comunicação por parte do banco.
Ao procurar o gerente responsável pela conta, por meio de um aplicativo de conversas, ele foi surpreendido novamente, ao ser informado que as decisões de encerramento são tomadas pelo Santander, de forma unilateral, e que ele não teria acesso aos motivos que levaram a decisão de bloqueio.

Prefeitura de Itabuna apoia evento para discutir realização do Cefir

 


Um encontro técnico realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) reuniu secretários e diretores de Meio Ambiente dos 38 municípios que compõem a abrangência da Unidade Regional Sul do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). O evento que contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS debateu a importância da realização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) nos municípios.
        
 Para abordar os conceitos pertinentes ao Cefir, bem como a importância desse cadastramento, os prazos para a entrega da declaração e outras demandas, o palestrante convidado foi o técnico do Inema (Salvador – BA), Aldo Carvalho, que explicou a funcionalidade do cadastro que abre importantes perspectivas para a ampliação e fortalecimento da atividade rural não somente na região sul, mas em todo o estado.

Conselho Rural empossar nova diretoria

Prefeito reconhece importância do Conselho Rural ao empossar nova diretoria

“Não existe uma cidade sustentável se não houver a zona rural e o trabalho do homem do campo, responsável pela produção de metade dos alimentos que chegam à mesa do cidadão”. Foi o que disse o prefeito Fernando Gomes, ao empossar os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). O evento foi na manhã desta quinta-feira (20), em seu gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, com a participação dos secretários Jorge Vasconcelos e Dinailson Oliveira, além de diretores municipais.

O prefeito parabenizou os novos conselheiros e agradeceu pela preocupação que cada um tem com relação a atual situação que o município enfrenta com a queda da receita. “E mesmo sem receber salario, vocês se preocupam e trabalham em beneficio de todos”. Ele também se antecipou ao informar que o município tem priorizado a revitalização e melhoria das estradas vicinais da zona rural, a exemplo do acesso à Vila de Itamaracá, requalificado no início de setembro. Este foi um dos pedidos feitos ao prefeito pela nova diretoria do CMDRS.

Prefeitura de Itabuna participa do Dia da Responsabilidade Social da FTC


 Por meio das secretarias municipais de Assistência Social (SAS), de Saúde (SMS) e de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), a Prefeitura Municipal de Itabuna participa neste sábado (22) da 12ª edição do Dia da Responsabilidade Social promovido pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). O evento, que acontece no campus-sede da Faculdade e na Praça José Bastos, irá oferecer gratuitamente à comunidade diversos atendimentos, e serviços no horário das 8h às 12 horas.

Na área da Assistência Social, serão ofertados cadastramento e revisão de cadastro dos programas Bolsa Família e de Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de atendimentos e orientações do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), do programa de Passe Livre e da Escola Profissionalizante, com corte de cabelo.

Projeto de integração do transporte urbano é apresentado durante a Semana Nacional de Trânsito

 Um bate-papo sobre o tema “Cidade e Transporte Público” foi realizado na manhã desta quarta-feira (18), durante a programação da Semana Nacional do Transito e Semana da Mobilidade de Ilhéus, que começou na terça-feira (17) e se estende até domingo (23). Durante o evento, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, foi apresentado o projeto de integração do transporte coletivo, que tem como objetivo facilitar a rotina dos usuários, com um novo modelo de circulação dos coletivos e a integração, onde é possível usar mais de um ônibus, pagando apenas uma passagem.
O gerente da empresa de ônibus São Miguel, Josemir Dias, acredita que a mudança no sistema de transporte é essencial para a melhoria da qualidade do serviço, “Hoje, nós temos um transporte que já opera há 30 anos e não foi projetado com a expansão urbana. Então estamos fazendo esse trabalho para mudar o modelo de transporte diametral (de bairro a bairro) para um modelo radial (bairro/centro-centro/bairro). Isso vai dar uma melhor conectividade em toda a cidade com o coletivo urbano”, explica o gerente.
Economia - A implantação da integração nos ônibus coletivos é uma proposta que, além de agilidade no trajeto do usuários, também proporciona economia. O diretor municipal de Transito de Ilhéus, Gilson Nascimento, aponta as vantagens do projeto para os usuários. “Vai melhorar a qualidade dos transportes para as pessoas e a economia, principalmente o trabalhador, estudante e todos que utilizam o transporte público”, comenta.
O diretor explica como vai funcionar a mudança: “os estudantes de Olivença, por exemplo, pagam duas passagens hoje para ir à Uesc. Com a proposta de integração, terão um tempo para chegar ao terminal urbano e entrar em outro ônibus com uma passagem só”. Na integração, os estudantes poderão usar o cartão atual de passe. Quem não faz parte do grupo estudantil, terá acesso a um cartão de cidadão normal que poderá ser carregado e também será possível fazer a integração com ele.
Na reunião, estavam autoridades do município e ouvintes, incluindo estudantes. O diretor da Associação do Bairro Hernani Sá, Kaique Souza, também estava presente e afirmou que “a cidade tem crescido, então a mobilidade urbana tem que crescer junto”.

Lançada a campanha Ilhéus Sem Violência 2018

 


A edição 2018 da campanha Ilhéus Sem Violência é Bem Melhor foi lançada nesta quarta-feira, 19, pela Associação Profissional dos Professores de Ilhéus (APPI\APLB), numa parceria com a secretaria municipal de Educação (Seduc) e instituições da área de segurança pública. O projeto, realizado no âmbito da rede escolar pública e privada, foi iniciado há cinco anos com o objetivo de promover ações efetivas de educação que reduzam a violência e valorizem a vida.

Na oportunidade, a diretora da APPI, Enilda Mendonça, destacou a importância da campanha por mobilizar milhares de pessoas, promover debate na sociedade e reduzir o índice de violência nas escolas. A secretária de Educação, Eliane Oliveira, considerou fundamental a união de forças para enfrentar o problema. “Fizemos adesão ao projeto e convocamos todas as escolas da rede para participar da campanha e permitir o diálogo das forças de segurança com os alunos”, salienta.

A programação, este ano, inclui o concurso de redação, desenho, boas práticas e pintura entre os estudantes, passeio ciclístico no próximo dia 21 de outubro, seguido de seminários internos em todas as unidades escolares, de 23 a 26 de outubro, uma grande caminhada no dia 27, também no próximo mês, data em que haverá exposição pública dos trabalhos premiados no concurso.

Em entrevista, Rui defende um pacto nacional de pacificação


“Precisamos falar de paz, combater esse ódio, o povo já sofreu bastante. É hora de construir um pacto nacional de pacificação, apoiado nos pilares fé em Deus, família e trabalho.” As palavras do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, foram ditas na noite deste dia (19), em entrevista aos jornalistas Chico Kertész, Evilásio Júnior, Alexandre Galvão e James Martins, da Rádio Metrópole FM. A sabatina também abordou aspectos referentes a segurança pública, educação, patrimônio e infraestrutura.

Questionado em como pretende combater a onda de intolerância que vem dominando a campanha política, Rui respondeu declarando estar preparado para a vitória de Fernando Haddad na Presidência, para ter um time unido, remando na mesma direção, também com Jaques Wagner e Angelo Coronel se juntando a Otto Alencar pra ajudar a Bahia no Senado. “Não tem sido fácil lidar com essa crise, três anos e meio do governo federal remando contra, mas agora vamos fazer o país voltar a crescer, os comerciantes, empresários, classe média, todos voltando a crescer. Só se pode gerar emprego com desenvolvimento”, sintetizou o candidato à reeleição.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...