sábado, 15 de setembro de 2018

LADROAGEM ESQUECIDA: Opositores ‘esqueceram’ ladroagem, o PT cresceu

Candidatos deixaram mensalão, petrolão e lava jato de fora, e o PT cresceu
Candidatos não-petistas a presidente, como Geraldo Alckmin (PSDB), têm cometido o erro primário de ignorar o “inimigo” histórico comum a todos: o PT de Lula. Em vez de manter os petistas no “canto do ringue”, as campanhas preferiam “desconstruir” a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), atacando-o sem trégua. Enquanto isso, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) corria por fora, praticamente sem opositores. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Não por acaso, a pesquisa do Datafolha, sexta (14), atribui 13% das intenções de voto para Haddad, metade dos 26% de Bolsonaro.
Além de ser apresentado como substituto de Lula, Haddad e o PT ainda assumem o papel de “salvadores da pátria”.
O crescimento de Haddad deverá fazer seus adversários históricos lembrar, no rádio e na TV, a ladroagem revelada na Lava Jato.

MORTADELAS VIRTUAIS PT paga a ‘mortadelas’ virtuais por engajamento

Partido decidiu alugar militantes na internet e pagamento chega a R$ 2 mil
O PT criou a nova modalidade de “mortadelas online”, na campanha de 2018. Funciona assim: usuários recebem pontos por conteúdos compartilhados nas suas próprias redes, como Facebook, Twitter e Whatsapp. São usuários remunerados por “engajamento”. Quanto mais curtir e compartilhar, mais “pontos” ganha. Os pontos são trocados por dinheiro. O Ministério Público já recebeu denúncia sobre a “atividade”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
“Engajamento” é qualquer interação que um usuário de redes sociais tiver com o conteúdo, como curtidas, compartilhamentos etc.
Os usuários que mais ganharem pontos em um mês podem chegar a receber mais de R$2 mil pelo “engajamento”.
Em vídeo explicativo aos usuários, os responsáveis pelo aplicativo do PT dizem, com todas as letras: “o objetivo aqui é ganhar dinheiro”.
A legislação eleitoral permite propaganda eleitoral na internet, mas não o impulsionamento pago de conteúdo por terceiros.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Ações da CEPLAC e lançamento de clones são destaques do Dia Internacional do Cacau 2018


Comunidade produtora regional vive a expectativa de conhecer as ações que serão divulgadas pelos pesquisadores e extensionistas da CEPLAC/MAPA durante o Dia Internacional do Cacau 2018, que será realizado pela CEPLAC/MAPA em 18 de setembro, no auditório Hélio Reis, no Cepec.

O evento que conta com o apoio de instituições e empresas tradicionais da região tem o objetivo de divulgar para os produtores e demais integrantes da cadeia produtiva do cacau as mais recentes informações tecnológicas que permitem o aumento da produtividade sustentável da lavoura cacaueira e a verticalização da produção.

As caravanas de produtores que já estão sendo organizadas nos vários municípios da região terão oportunidade de acompanhar a partir da temática central “CEPLAC em Ação” a apresentação de projetos exitosos da CEPLAC (Por José Marques Pereira/Chefe do Centro de Pesquisas do Cacau) e o lançamento de Clones CEPEC-2176 e CEPEC-2204 (com palestra do pesquisador do Cepec, Uilson Vanderlei Lopes).

Dentre as inúmeros ações exitosos da CEPLAC, serão destacados os projetos: Cacau de Alta Produtividade, dos Sistemas Agroflorestais com cacau e seringueira, consórcios e conservação ambiental, apicultura, os avanços na prevenção e monitoramento da Monilíase do Cacaueiro, e ainda, capacitação profissional dos jovens empreendedores, produtores e trabalhadores rurais.

A programação prevê ainda, as tradicionais homenagens a produtores e técnicos que se destacaram na realização das suas atividades e contribuíram para o desenvolvimento da cultura do cacau. E também a assinatura do convênio de Cooperação Técnica entre a CEPLAC e Incra/ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural).

Durante as entrevistas concedidas aos veículos da imprensa regional, o coordenador da Superintendência da CEPLAC para BA e ES, Carlos Alexandre Brandão, tem afirmado que as ultimas providências já estão sendo tomadas pela organização do evento e são esperadas cerca de 300 pessoas, entre produtores de cacau, agricultores familiares, técnicos, chocolateiros, estudantes, autoridades regionais e profissionais de comunicação.

Segundo Carlos Alexandre, “É importante para o fortalecimento da cacauicultura em geral, essa atualização interativa de experiências e conhecimentos que ocorrerá durante o evento, entre nossos pesquisadores e extensionistas com os produtores e empreendedores ligadas à Cadeia Produtiva do Cacau.

Itacaré vai realizar neste sábado ações do Dia Mundial de Limpeza

Itacaré vai participar neste sábado, dia 15 de setembro, da maior ação voluntária de limpeza do planeta, o World Cleanup Day, o Dia Mundial de Limpeza, que tem o objetivo de mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. A concentração será às 7h30min, em diferentes pontos da sede e várias comunidades, seguindo com uma coleta e a conscientização dos moradores e turistas para a importância da coleta correta e da preservação do meio ambiente, encerrando com as fotos oficiais de cada local e uma grande confraternização entre os participantes.
O movimento vai contar com a participação de professores, estudantes, pais, empresários e representantes dos mais diversos segmentos de Itacaré, num conjunto de ações educativas e ambientais em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza. A concentração será às 7h30min, em diferentes pontos da sede e dos distritos. A ação é aberta a todos que quiserem participar.
A área principal vai da Ponta do Xaréu até o antigo Porto da Balsa. Oito equipes farão mutirões em diversas localidades do município. Já as escolas municipais farão atividades próximas a cada colégio num trabalho conjunto entre alunos, professores e pais. Em Itacaré as ações serão realizadas nas comunidades e bairros da Passagem, Camboinha, Jeribucaçu, Bairro Novo, Marambaia e Telebahia.
Já em Taboquinhas o encontro será nas será nas escolas, fazendo o serviço de limpeza no caminho dos colégios até praça Nativo Vieira, com uma concentração em frente ao Clube Municipal. No local será aglomerar todo o material coletado, separando os sacos dos recicláveis e não recicláveis. Na oportunidade, será informado o destino correto de cada tipo de material. O encerramento será por volta das 10 horas, também com a foto oficial e a distribuição de frutas.
A realização da ação do Dia Mundial de Limpeza é do Recicla Itacaré, Associação de Canoa Polinésia de Itacaré (AVAAI), Associação Ypiranga e Taboquinhas e Prefeitura de Itacaré. O Dia Mundial de Limpeza é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias e praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.Secom

Ilhéus inaugura UPA

Ilhéus inaugura UPA 24 Horas da Conquista e reforça atendimento na saúde

 A rede municipal de saúde de Ilhéus ganha um reforço importante com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA) 24 Horas da Conquista, ex-Policlínica Halil Medauar, neste sábado (15), a partir das 11 horas. A solenidade de inauguração contará com a presença do prefeito Mário Alexandre e do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, além de secretários e assessores municipais, vereadores, autoridades locais e da região.
O prefeito comemora mais um avanço no setor, que já recebeu investimentos para a recuperação de dez postos de saúde, com recursos próprios e convênios com o Governo do Estado. A UPA 24 Horas da Conquista terá atendimento médico ininterrupto e ambulância própria, para garantir melhor atenção à população. A unidade oferecerá serviços de urgência e emergência, eletrocardiograma, ultrassonografia e Raios-X, com capacidade de atendimento para cerca de 150 pacientes por dia.
O prefeito destaca também que, desde o fechamento do Hospital Regional Luiz Viana Filho, este será o segundo pronto atendimento 24 Horas aberto pela Prefeitura de Ilhéus. Além disso, a população conta com serviços de emergência nos prontos socorros que mantém convênios com a Secretaria Municipal de Saúde, localizados no bairro Malhado (Coci), centro (Hospital São José) e Zona Sul (antiga Climedi). Secom

Com espaço ampliado, prefeito reinaugura sede da Maramata em Ilhéus


 O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado de outras autoridades, reinaugurou, na manhã desta quinta-feira (13), a sede da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), que passou por obras de reforma e ampliação. Fundada em 1997, a autarquia, que desenvolve projetos de educação ambiental, conta com um espaço mais amplo, situado na localidade de Nova Brasília, no bairro do Pontal, zona Sul da cidade.

O ato inaugural foi marcado pelo descerramento de uma placa na entrada da sede da entidade, e contou com as presenças do presidente da Maramata, Lucas Xavier, e dos secretários municipais de Governo, Gil Gomes; Relações Institucionais, Sérgio Sousa; Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Alisson Mendonça e de Agricultura e Pesca, Valmir Freitas, além de servidores, professores e comunidade.
Na oportunidade, o prefeito ressaltou a importância do trabalho realizado pela Maramata e a parceria mantida com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) nesse projeto. Além disso, destacou o valor turístico e cultural do equipamento, “onde os visitantes podem saber sobre o lugar escolhido para viajar. Aqui é ótimo lugar para conhecer mais sobre a história de Ilhéus e região cacaueira.” E acrescentou: "Vale a pena visitar, além de um bom lugar à beira mar, tem um belo panorama da Baía do Pontal em Ilhéus."

Paróquia da Conceição quer participação dos fiéis na grande festa dos 60 anos da padroeira





A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Itabuna, completa em dezembro próximo, 60 anos de fundada. A programação para a festa já está sendo discutida  com antecedência pelas pastorais para o que promete ser um dos maiores eventos religiosos já realizados pela igreja em homenagear a santa protetora do bairro da Conceição.

Em recente reunião dos integrantes da Pastoral da Comunicação (Pascom), inclusive com a eleição dos novos coordenadores, cada detalhe foi discutido minuciosamente a exemplo da retomada de uma das mais tradicionais festas de largo. A instalação de barracas com muitas atrações já estão confirmadas para os nove dias do evento na Praça dos Capuchinhos. “Não é todo dia que se comemora uma data tão significativa como essa”, afirmam os integrantes da Pascom.  

Padre Adriano  Fernandes, que assumiu o comando da paróquia em janeiro deste ano, está bastante animado ao incentivar os  grupos pastorais  para a realização de uma grande festa religiosa. “Acredito que será um momento histórico, importante e inesquecível na vida de nossa comunidade”.  

Milhares de devotos em Bom Jesus da Lapa comemoram Nossa Senhora da Soledade


Após comoração de Bom Jesus, Nossa Senhora da Soledade é a grande festa religiosa do Oeste Baiano 
Uma dessas festas religiosas mais importantes do Oeste é a Romaria da Nossa Senhora da Soledade, que acontece no dia 15 de setembro, último dia da festa. A programação começou no ultimo sábado (08) e, se prolongai até amanhã, dia 15 de setembro. Durante os festejos, acontecem várias celebrações e missas, todos os dias, sempre às 6h30 e 19h30. E como já dissemos, no último dia, que é muito esperado, acontece a Procissão da Nossa Senhora da Soledade.
Alex de Souza. 
A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, que participam para agradecer por graças alcançadas ou para pedir bênçãos e graças, pela intercessão dos santos católicos. De Itabuna, o grande devoto, é o blogueiro e radialista Alex de Souza que já está participando dos festejos desde o último dia 10,     
A história de Nossa Senhora da Soledade
A devoção à santa tem origem no encontro de Maria com Jesus, no calvário. Maria sofreu muito e nada se compara à dor que sentiu quando viu seu filho sofrido, torturado, coroado de espinhos e carregando uma pesada cruz – dor tão profunda que até hoje nos faz refletir, quando temos as nossas próprias dores.

FESTEJOS CANCELADOS: Atentado fez o Itamaraty cancelar festas de 7 de Setembro nas embaixadas


Ordem do governo foi comemorar a Independência com sobriedade
Tão logo soube do atentado a Jair Bolsonaro (PSL), na quinta (6), o Ministério das Relações Exteriores ordenou a todos os embaixadores do Brasil mundo afora “observar a devida sobriedade” nas celebrações de 7 de Setembro, “em razão da consternação” envolvendo o fato, cancelando inclusive shows artísticos e culturais. A Circular Telegráfica, à qual esta coluna teve acesso, foi acatada pelos embaixadores. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A Circular Telegráfica nº 108709 foi enviada de forma particular, por e-mail. Mensagens oficiais são transmitidas na série telegráfica normal.
A Circular é expediente oficial, informa o embaixador Tarcísio Costa, do Itamaraty, e “não tem absolutamente nada de particular nisso”.
“Verdade isso que recebi?”, indagou embaixador, em grupo restrito de diplomatas no whatsapp. “Não sei, mas vou sondar”, respondeu outro.
“É verdade, sim”, esclareceu um terceiro. “Cancelar eventos é meio forte”, disse mais um, incrédulo. “Um tanto demais, né?”.
Do Expressaounica:
CARRETA DE BOLSONARO HOJE EM ITABUNA

Já está tudo preparado, para a grande carreta do candidato a presidente  do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL-17), nesta sexta-feria 14, às 14h, em Itabuna.  A informação é de sua coordenação, que já  tomou todas as providenciais. O evento está sendo organizado por milhares de adeptos, através das redes sociais e, possivelmente, o seu filho estará presente. 
Jair Bolsonaro, que está internado na recuperação de um atentado, vem liderando com larga vantagens as pesquisas de intenções de votos em todo o país. E por esse motivo, os itabunenses esperam realizar uma de suas maiores manifestações cívicas/democratas do sul da Bahia.   
A carreata está programada, para sair da Avenida Manoel Chaves, em frente ao estádio Luis Viana Filho (Itabunão), Bairro São Caetano. Percorrendo  varias ruas e avenidas dos bairros e do centro da cidade, com a concentração na Praça Adami, onde o povo manifestará o seu apoio a Jair Bolsonaro.         

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Refis com 100% de desconto só até amanhã

                          

 Encerra nesta sexta-feira (14) a primeira etapa do Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis) da Prefeitura de Itabuna, em que está sendo concedido até 100% de desconto sobre juros e multas para pagamento à vista dos débitos. Já para os pagamentos parcelados em 60 vezes, está sendo concedido 80% de desconto.

Vale ressaltar que na segunda etapa do Programa será concedido 50% de desconto para pagamento à vista e 40% para parcelado em 60 vezes. A adesão ao Refis pode ser feita no Departamento de Tributos, prédio anexo ao Centro Administrativo Firmino Alves, São Caetano. Importante ainda lembrar que a proposta do Refis leva em conta dívidas de contribuintes – pessoas físicas e jurídicas – com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e Taxa de Fiscalização e Funcionamento, entre outros tributos. Ascom

Com novas adesões mutirão Santa Casa nos Bairros chega ao bairro Lomanto Júnior, neste sábado (15)

A cada nova edição, o mutirão Santa Casa nos Bairros tem recebido novas adesões, com isso, mais serviços são oferecidos a comunidade. Desta vez, além dos310 atendimentos médicos, espaço kids e da feira de saúde que é aberta ao público em geral, a comunidade do bairro Lomanto Júniorcontará com os serviçosdo Centro de Saúde Auditiva de Itabuna – CESAI, o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento CERPAT, promoção da saúde bucal em parceria com a Faculdade de Ilhéus e da ONG dos Diabéticos, com a realização do exame do pé diabético. 

O mutirão acontecerá das 8h as 12 horas de sábado (15), na igreja de Jesus Cristos Dos Últimos Dias (Mórmons), para ser atendido, basta  levar um documento com foto e o cartão do SUS 
Em reunião com os voluntários realizada nesta quarta-feira (12), a Gerente SUS e Coordenadora do mutirão, Lânia Peixoto fez uma retrospectiva de todas as edições. “Começamos os mutirões em fevereiro no bairro da Bananeira com um pouco mais de 130 atendimentos médicos, hoje, na sétima edição, estamoslevando mais de 300 atendimentos médicos, além dos demais serviços da Feira de saúde. O sucesso dos mutirões atribuímos ao voluntariado que dedica um sábado do mês para fazer o bem”, disse Lânia emocionada.

Secretaria de Saúde segue com vacinação contra Sarampo e Poliomielite em Itabuna


 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua a disponibilizar, em todas as unidades de saúde de Itabuna, a vacina contra a Poliomielite e o Sarampo, destinada às crianças com idade entre um e cinco anos que ainda não foram imunizadas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7:30 da manhã às 16 horas, mediante apresentação do cartão de vacina.

A coordenadora da Rede de Frio da SMS, Camila Silva Brito, faz um alerta aos pais ou responsáveis sobre a importância da vacina por ser a única forma de combater o sarampo. Ela lembra que a doença é altamente contagiosa e afeta, não só as crianças, mas os adultos de qualquer idade também. Segundo ela, a transmissão se dá por meio de secreções eliminadas pela tosse, espirro ou no falar.

“O risco maior da doença pode ocorrer com crianças desnutridas e menores de um ano de idade que podem ter sérias e graves complicações”. A coordenadora diz ainda que a criança que já tomou a primeira dose deve repetir a segunda para garantir a imunização plena.

Apesar de todo o esforço da Secretaria de Saúde e das equipes em todas as unidades de saúde, Camila informa que o município ainda não conseguiu atingir a meta de imunizar 11.360 crianças que somam 95% de cobertura nessa faixa etária, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Convocados no concurso público da Educação do Estado têm até segunda-feira para apresentar a documentação

 Os professores e coordenadores pedagógicos aprovados e convocados no concurso público da rede estadual de ensino têm até a próxima segunda-feira (17) para apresentar a documentação necessária. O edital com descritivo dos documentos está disponível no Portal da Educação.
 
Os candidatos aprovados para o interior deverão comparecer nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para os quais se inscreveram, munidos da documentação original e fotocópia, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. Já os candidatos aprovados no NTE de Salvador (NTE 26) deverão comparecer, também até segunda (17), nos mesmos horários, na Secretaria da Educação do Estado, situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, Térreo, sala 04.
 

Emasa recupera e amplia rede de esgoto no bairro João Soares

A Prefeitura Municipal de Itabuna segue realizando obras para melhorar a qualidade de vida da população, a exemplo da recuperação e ampliação da rede de esgoto localizada na Travessa Montes Claros, no bairro João Soares. O trabalho que foi realizado pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) beneficiou famílias da localidade e abre uma perspectiva de melhorias à região.
Para viabilizar a obra, a Emasa realizou um estudo técnico no local, encaminhando ainda uma equipe de trabalho, além do maquinário necessário para a execução do projeto. A realização da obra foi coordenada pelo técnico Sânio Jobson, que informou detalhes da operação. Segundo Sânio Jobson, foi realizada a recuperação de parte da rede já existente, o que ampliou a capacidade da vazão dos esgotos.
O responsável pela intervenção informou ainda que, na travessa Montes Claros, foram implantados tubos de 150 milímetros, já que várias casas não contavam com a rede de esgotos. Ele conta que ao longo da extensão foram construídas oito caixas domiciliares e dois poços de visita, os conhecidos PVs, utilizando, no total, 62 metros de tubos.

Comitê Ilhéus Sustentável debateu metas da Cultura para exercício 2017-2020



O terceiro encontro temático do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável reuniu representantes do poder público e comunidade para discutir o planejamento do setor de Cultura, quarta-feira (12), no plenário da Câmara Municipal. O encontro faz parte da Campanha do Plano de Metas Participativo da Gestão 2017-2020 do Município.
A ação da Prefeitura de Ilhéus é parte do compromisso assumido pelo prefeito Mário Alexandre, na esfera do Programa Cidades Sustentáveis, e envolve gestores públicos, entidades setoriais e membros dos conselhos municipais. O secretário municipal de Cultura, Pawlo Cidade, apresentou metas e indicadores, e sobre as ações realizadas nos nove meses em que está no comando do setor.

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF

André Richter
Agência Brasil  
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli toma posse hoje (13) no cargo de presidente da Corte. A cerimônia de posse será às 17h, no plenário do Supremo. O ministro ficará no cargo pelos próximos dois anos. Ele irá suceder Cármen Lúcia.
Toffoli tem 50 anos e foi nomeado para o STF, em 2009, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de chegar ao Supremo, o ministro foi advogado-geral da União e advogado de campanhas eleitorais do PT.

Perfil pacificador

O ministro é conhecido por evitar polêmicas e por ter um tom pacificador em suas decisões. De acordo com os colegas da Corte, o novo presidente fará um trabalho ligado à gestão administrativa do Judiciário, por meio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também comandará.
A partir da semana que vem, Toffoli comandará as primeiras sessões da Corte. Foram pautadas somente ações que tratam de licenciamento ambiental e ações de inconstitucionalidade contra leis estaduais.

O ministro Dias Toffoli assume presidência do STF pelos próximos dois anos – Valter Campanato/Agência Brasil

A expectativa é de que pautas polêmicas não sejam julgadas antes das eleições de outubro. Segundo assessores próximos, o tribunal não deve julgar novamente a autorização para a execução de condenações criminais, fato que é defendido por advogados de condenados na Operação Lava Jato.
Para o ministro Gilmar Mendes, um dos integrantes da Corte que deram apoio inicial quando Toffoli chegou ao STF, o novo presidente poderá dar continuidade às políticas públicas do Judiciário.
“Eu tenho boa expectativa. O ministro Toffoli é muito voltado para a questão de gestão, dedicou-se a isso na AGU e também no TSE, tem um gabinete organizado, acho que fará uma boa gestão, tanto no Supremo como no CNJ. De alguma forma acho que para o Judiciário, na visão administrativa, o CNJ é até mais importante do que o Supremo, porque ele trata políticas judiciárias, define regulamentos do Judiciário como um todo, faz prioridades, portanto, acho importante ter um bom gestor à frente do CNJ para dar continuidade a políticas públicas que vem se desenvolvendo”, disse Mendes.
No mais recente balanço divulgado no final do ano passado, Toffoli informou que, em 8 anos, reduziu o acervo de seu gabinete em 77%. Quando chegou ao Supremo, o ministro tinha cerca de 11 mil processos em seu acervo. Atualmente, existem cerca de 2 mil.

Uruçuca realiza nesta sexta-feira Seminário de Agricultura Familiar

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Uruçuca realiza nesta sexta-feira (14), a partir das 8 horas, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais a quarta edição do Seminário de Agricultura Familiar, que objetiva valorizar o homem do campo e fortalecer a economia local. “Durante o evento iremos apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, que contemplou somente daqui do sul da Bahia o município de Uruçuca com 50 produtores familiares inseridos no programa”, informou o secretário Águido Muniz de Souza Neto.

Águido Muniz de Souza Neto destacou que além de apresentação das diversas ações da secretaria, a exemplo da Sala de Cidadania, Fomento Mulher (que é o programa que as mulheres assentadas de Uruçuca recebem 5 mil reais para desenvolver suas atividades), o trabalho de regularização fundiária, os diversos cursos de capacitação e diversificação das culturas da região para que o produtor rural não fique apenas atrelado na monocultora do cacau.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Uruçuca ressaltou ainda que “vamos ainda mostrar os projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Banco do Brasil que contemplam produtores rurais em cerca de 1 milhão de reais. É espaço onde o agricultor familiar de Uruçuca possa discutir e esclarecer ligadas”, afirmou. - Ascom

Juacas fará exibição de episódios neste domingo na praça de Itacaré


 
Itacaré está sendo cenário mais uma vez das gravações de Juacas, uma das maiores série de televisão juvenil brasileira produzida pelo Disney Channel Brasil. As gravações foram iniciadas em agosto e deverão ser encerradas no final do mês de setembro. E para mostrar um pouco do sucesso da série, a Cine 2 Produções Cinematográficas, responsável pelas gravações, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, estará realizando nesse domingo, dia 16, em praça pública, a exibição dos três primeiros episódios da primeira temporada de Juacas.
A exibição vai acontecer no miniteatro da Praça São Miguel, a partir das 18 horas, e será aberta ao púbico. No local também estarão alguns atores da série que vão interagir com o público. A proposta, segundo os organizadores, é mostrar um pouco do sucesso da primeira temporada que projetou Itacaré para diversos países do mundo. Também será possível observar os atores e figurantes da cidade que fizeram parte da série.
Juacas é uma das séries de maior sucesso no mundo e Itacaré foi escolhida mais uma vez para ser cenário dessa produção. A série estreou no dia 3 de julho de 2017 no Brasil e na América Latina, pelos canais fechados no Disney Channel e Disney XD. E desde 21 de julho do ano passado, faz parte do bloco Mundo Disney no SBT. Em Portugal, estreou no dia 14 de maio desse ano pelo canal fechado SIC K.

Novenário e festa de Nossa Senhora Aparecida em Ilhéus

Novenário e festa de Nossa Senhora Aparecida serão de 03 a 12 de outubro, em Ilhéus

No próximo dia 3 de outubro, se inicia o novenário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Malhado, em Ilhéus, até o dia 11, sendo o dia 12 o dia festivo. Com a realização da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o pároco Joselito Silva convida a comunidade a participar e a se integrar a este momento de oração do novenário, que contará todas as noites com quermesse, som ao vivo e vendas de artesanatos, roupas, sapatos e comidas.

Para o dia da festa, 12 de outubro, confira a programação especial:

05:00 h - Alvorada festiva;
06:00 h - Ofício da Imaculada;
07:00 h -  Missa das intenções;
10:00 h - Missa solene;
12:00 h - Carreata com a Imagem de N. Senhora Aparecida;
15:00 h - Consagração e Louvor;
16:00 h - Caminhada de Fé e em seguida bênção do Santíssimo.


A Igreja matriz, está situada na Rua Nossa Senhora das Graças, 307, no bairro do Malhado, em Ilhéus.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...