sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Secretaria de Assistência Social reúne alunos do General Osório em oficina socioeducativa




Ainda como consequência da mobilização promovida pela Divisão da Juventude da Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna para a realização da Semana Municipal da Juventude, transcorrida no período último de 06 a 11 de agosto, o Ministério Público Estadual (MPE) promoveu na quarta-feira (15) Oficina Socioeducativa com a participação de jovens estudantes do ensino médio do Colégio Estadual General Osório, localizado no bairro da Conceição.  

         Para atuar como facilitadora da oficina, o coordenador da Divisão da Juventude e a promotora de justiça e coordenadora do Projeto MP Educa, respetivamente, Diego Raniery e Cleide Ramos, convidaram a assistente social e educadora, Aparecida Marta Tagliacolli dos Anjos, que usou como temática a “Meditação para Consciência e Paz”, proporcionando um ambiente de reflexão e esclarecimentos.

         As atividades possibilitaram a troca de experiências e o despertar da consciência, além de exercícios de meditação, respiratórios e de visualização, levando os participantes a vivenciarem um momento de conexão com o presente. Antes e durante o encontro houve rodas de conversas e preparação dos jovens com a professora de Educação Física, Myllena Joanne Fernandes Carvalho.

Da Assessoria de Comunicação Social



Sesttran inicia planejamento para 14ª Semana Nacional de Trânsito


  
No decorrer desta semana, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna - Sesttran, sob a Coordenação do Setor de Educação para o Trânsito, promoveu reuniões internas e também com alguns parceiros, visando tratar dos preparativos da 14ª Semana Nacional de Trânsito, que nesta edição terá o tema nacional: ‘Nós Somos o Trânsito’. A 14ª SNT acontecerá em Itabuna, no período de 16 a 25 de setembro de 2018.

Na manhã de hoje (17), estiveram reunidos na Sesttran representantes do Sest/Senat, Samu, 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º. GBM), Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Itabuna (CIPRv), além do titular da Sesttran, Secretário Gilberto Santana, da Coordenadora do evento, Pedagoga Elessandra Bispo e demais membros do órgão. Com uma proposta de ações itinerantes para a 14ª SNT, a Secretaria apresentou a todos um esboço do cronograma do evento, que nesta edição continuará com diversidade de público, mas com um quantitativo maior de pessoas a serem contempladas.

O titular da Sesttran, Secretário Gilberto Santana, destacou a importância da ação conjunta entre os órgãos e entidades de Trânsito, envolvidos diretamente na realização deste evento, suscitando a relevância de se desenvolver outras atividades em parceria ao longo do ano, em função da segurança e prevenção de acidentes na cidade.
Já a Coordenadora da 14ª SNT e do Setor de Educação para o Trânsito do órgão, Professora Elessandra Bispo, ressaltou que as ações da semana comemorativa serão ininterruptas, com início no domingo 16 de setembro e encerramento na terça-feira, dia 25, quando acontecerá um grande desfile de encerramento na Avenida do Cinquentenário.
  
Da - Assessoria de Comunicação Social

Recursos para dragagem do Porto do Malhado estão garantidos no orçamento federal de 2019



O aprofundamento do calado no Porto do Malhado e as obras de recuperação e requalificação da área do antigo porto de Ilhéus foram pauta de uma reunião entre o prefeito Mário Alexandre e o presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), Rondon Brandão do Vale, nesta quinta-feira (16), em Salvador. O prefeito disse que a garantia dos recursos para a dragagem do porto é uma vitória do povo de Ilhéus, por tratar-se de antiga reivindicação de todos os que utilizam o equipamento.
O presidente da Codeba destacou que se trata de uma intervenção de caráter estruturante. “A dragagem de aprofundamento do calado do porto possibilitará que navios de maior porte possam atracar sem nenhuma dificuldade, aumentando, assim, a movimentação e promovendo a inserção desse porto tão importante para a região”, enfatizou. Participaram também da reunião, a diretora comercial da Codeba, Marise Chastine, e a superintendente de Meio Ambiente de Ilhéus, Joélia Sampaio.

Comitê define ações para o Plano de Bacias do Leste

Visando buscar uma solução para retomar a construção do Plano do Comitê de Bacias Hidrográficas do Leste – CBHL, representantes de entidades ligados ao grupo estarão se reunindo com o secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado, José Geraldo dos Reis Santos. Esta e outras ações foram definidas durante uma Reunião Ordinária do Comitê, nesta quinta-feira, 16, na sede da Amurc. O Comitê atende a uma área de 9.507 km², com 24 municípios e uma população de 682.652 mil habitantes.
No ano de 2012, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema emitiu uma Ordem de Serviço (nº 001/2012) para a contratação de uma empresa para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos e do Cadastro dos Usuários. Na época, a Gama Engenharia e Recursos Hídricos Ltda venceu a licitação, mas não concluiu o Plano alegando uma série de problemas.
Na tentativa de solucionar a retomada do plano, o presidente do CBHL, Luciano Veiga e os membros do Comitê estarão agendando uma reunião entre os membros do Comitê e o secretário de Meio Ambiente do Estado. Recentemente, uma solicitação de elaboração do Plano de Bacias foi apresentada ao Governo do Estado durante o Programa de Gestão Participativa – PGP. Enquanto isso, os membros do Comitê aguardam uma ação positiva do representante estadual, para o atendimento do pleito.

Campanha estimula municípios a intensificar vacinação contra a poliomielite e o sarampo neste sábado


Postos de saúde em toda a Bahia abrem as portas neste sábado (18) para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Em ação vacinal no município de Lauro de Freitas, às 9h, na Unidade de Saúde Básica (UBS) Cidade Nova, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas fará um balanço da campanha de vacinação. A unidade fica localizada na Rua Floriano Peixoto, s/n, loteamento Jardim Cidade Nova, no bairro de Itinga.

Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de agosto. Na Bahia, a população-alvo a ser vacinada é de 849.361 crianças, tanto para polio quanto sarampo. A meta é vacinar 95% dessa população nos 417 municípios baianos

Bolsonaro reforça segurança e diz que corre risco de morte

O candidato a presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) esteve em Belo Horizonte nesta quarta-feira (15) em uma sabatina promovida por pastores das 150 maiores igrejas cristãs do Brasil. O evento, fechado para o público, aconteceu em um hotel do bairro Belvedere, região Centro-Sul da capital.
Segundo o Estado de Minas, o parlamentar respondeu a perguntas com temas como: aborto e casamento gay. O candidato também falou sobre sua segurança na reta final da corrida presidencial. Ele disse que está usando atualmente uma escolta da Polícia Federal (PF) até para ir à padaria porque corre sério risco de morte.
“Esse carro que eu estou andando é da PF. Eu estou andando porque é lei. Não estou usando nada ilegal. Até para eu ir na padaria, determinaram, como capitão do exército, que eu vá na padaria com eles. Segundo estudo que eles fizeram, em um possível risco de morte, o nível máximo sou eu”, disse.
Em Janeiro de 2017, em entrevista exclusiva a jornalista Fernanda Salles, no programa Fino Trato Show, do canal Terça Livre, o deputado afirmou que sabia que poderia ser alvo de atentados até as eleições de 2018 e que estava pronto para assumir o que chamou de missão divina, se referindo à sua candidatura à presidência da República. Ele também relembrou o assassinato do petista Celso Daniel como queima de arquivo do PT.
Relembre a entrevista:

Prefeito mantém votação do Estatuto

Prefeito mantém votação do Estatuto do Servidor Itabunense para o próximo dia 29

 O prefeito Fernando Gomes comprovou durante reunião com o Promotor Público Dioneles Santana, na manhã desta sexta-feira (17), no Centro Administrativo Firmino Alves, que o Projeto de Lei de nº 15/2018, que altera o regime trabalhista dos servidores públicos do município de Itabuna, de Celetista para Estatutário, não trará prejuízos para a categoria. Além do representante do Ministério Público, a reunião também contou com a presença do Procurador Geral do Município, Luiz Fernando Guarnieri, da Secretária de Governo, Maria Alice Pereira, de representantes dos Sindicatos, do presidente da Câmara Municipal, Francisco Reis (Chico Reis), do Relator do Projeto, Roberto Dourado (Beto Dourado) e demais vereadores.


         “A mudança de regime trabalhista atende a Legislação Federal (nº 8.112), que determina o Regime Estatutário. Não estamos fazendo nada que esteja em desacordo com a lei e com os direitos dos servidores, portanto, irei manter o projeto na Câmara para que seja apreciado no próximo dia 29. No entanto, isto não quer dizer que eu não esteja aberto para ouvir sugestões, como já vínhamos fazendo desde a elaboração do projeto”, justificou o prefeito. E completou ressaltando que até o dia 29 de agosto, o projeto continuará sendo analisado e se necessário receberá ajustes.

         O Procurador Geral do Município, Luiz Fernando Guarnieri, reforçou que está sendo garantido no PL 15/2018 todos os ajustes pactuados com o legislativo e sindicatos e que o Estatuto só trará benefícios. “Esta reunião foi muito esclarecedora porque mostramos mais uma vez para o Ministério Público de que não há questionamentos na construção do projeto em si, mas sim questionamentos políticos”. O relator do projeto, o vereador Beto Dourado, também lembrou que durante a elaboração do PL foram acolhidas todas as mudanças propostas pelos sindicatos. “Foram mais de 150 emendas”.

Da - Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Pedro Augusto

tacaré realizará etapa do Mundial de Surf de 18 a 21 de outubro

 

 
Itacaré vai se transformar na capital internacional do surf com a realização do Mundial QS1.000 Masculino e Feminino e o Itacaré Surf Music 2018, que acontecerão entre 18 e 21 de outubro, na praia da Tiririca. O evento vai reunir atletas de diversos países e terá como diferencial, além das belezas naturais da cidade e das excelentes ondas de Itacaré, a conscientização para a necessidade de preservação ambiental com uma série de ações educativas voltadas para a conservação da natureza e a sustentabilidade. E paralelo ao evento vao acontecer um festival de música, com grandes atrações nacionais, a exemplo de Maneva, Ponto de Equilíbrios e outras bandas que serão anunciadas nos próximos dias.

O lançamento do Mundial de Surf aconteceu na noite desta quinta-feira, na Pousada Terra Boa, contando com a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, secretários municipais, vereadores, do diretor da World Surf League (WSL), Roberto Perdigão, do presidente da Associação Baiana de Surf, Marcelo Barros, além dos patrocinadores que acreditaram na iniciativa de trazer de volta para Itacaré uma importante etapa do mundial. A festa reuniu ainda atletas, representantes de diversos segmentos voltados para o turismo e o esporte, imprensa e entidades ligadas ao meio ambiente que estarão desenvolvendo projetos educativos durante o mundial.

Governo afirma que ICMS da gasolina não aumentou,

Governo afirma que ICMS da gasolina não
aumentou, e aciona Procon contra postos

Levantamento baseado na pesquisa de preços da ANP identificou que os postos de combustíveis da Bahia têm a terceira maior margem de lucro do país na comercialização da gasolina.

A alíquota do ICMS para os combustíveis não sofreu nenhum aumento e permanece a mesma desde 2015, ressalta o Governo do Estado. O imposto é cobrado na saída da refinaria da Petrobras, e incide sobre o preço de bomba: a alíquota incide sobre a média de preços do combustível ao consumidor final, a chamada pauta fiscal. A Cotepe (Comissão Técnica Permanente do ICMS), vinculada ao Conselho Nacional de Política Fazendária e presidida pelo Ministério da Fazenda, publica periodicamente no Diário Oficial da União relação dos preços de referência para cada Estado, com base em pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Rui destaca propostas e ações realizadas em debate

"Vou continuar no meu estilo, do meu jeito, que é apresentando propostas. Graças a Deus, temos muito trabalho para mostrar e isso nos dá credibilidade para apresentar novas ideias para a Bahia". A declaração é do candidato à reeleição para o governo da Bahia, Rui Costa, após o término do debate da Band, já na madrugada desta sexta-feira (17). Propositivo nos cinco blocos do programa, o governador lamentou que os candidatos tenham adotado uma postura agressiva, frustrando a expectativa dos eleitores baianos.

"A população percebe quem tem conteúdo para apresentar e quem participa apenas para agredir e ofender. O povo não suporta mais tanto ódio na política, mas tem quem prefira continuar fazendo a velha política", acrescentou Rui Costa, que destacou suas principais ações ao longo deste primeiro mandato. "Eu tenho tanta coisa pra mostrar que teve candidato reclamando que eu tava fazendo propaganda no debate. Enquanto isso, teve candidato que não conseguiu apresentar nada que tenha feito em sua carreira política", lamentou Rui.

Educação

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Passeio Ciclístico abre oficialmente a programação do Setembro Verde em Itabuna

 A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães já está com uma programação definida para comemorar o “Setembro Verde”, mês escolhido para a campanha que pretende conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Em antecipação as comemorações da campanha instituída no dia 27 de setembro, a OPO Sul em Itabuna promove o 3º Passeio Ciclístico do Setembro Verde. O evento acontece no próximo dia 1º e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: www.doity.com.br/passeiociclisticohblem.

A coordenadora da OPO Sul/HBLEM, enfermeira Naama Ramos convoca os ciclistas profissionais ou amadores e a comunidade para participarem da programação cuja concentração será na Alameda da Juventude. O passeio ciclístico terá inicio às 8:30 da manhã e seguirá o seguinte percurso: saída da Alameda da Juventude e segue em direção ao Shopping Jequitibá, avenidas Princesa Isabel  e Kennedy, até a Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano. Na volta, os participantes saem da avenida Princesa Isabel, seguem até o  Jardim do Ó, avenidas Cinquentenário e Amélia Amado, até o Hospital de Base. 

Prefeito transfere gabinete para a área do Teatro Municipal de Itabuna

 
Centro de convenções e Teatro  Municipal deverá ser inaugurado no próximo mês de outubro
Mostrando mais uma vez sua preocupação com a valorização das manifestações artísticas e culturais da cidade, o prefeito Fernando Gomes transferiu o seu gabinete para a área do Teatro Municipal de Itabuna, com o objetivo de acompanhar de perto as obras. Ele passa a atender direto das obras do Teatro Municipal, pois pretende fiscalizar de perto, diariamente, a obra que ele quer ver concluída até o mês de outubro. “Este será um moderno equipamento de fomento à cultura. Finalmente o itabunense terá a oportunidade de assistir a grandes espetáculos em nossa cidade”, comentou.

A obra, que esteve paralisada por mais de 10 anos, foi retomada em março deste após assinatura do convênio entre o Governo do Estado e o Município, com a destinação de recursos para o empreendimento. De acordo com o projeto atual, o Teatro de Itabuna terá capacidade para cerca de 600 pessoas e uma moderna estrutura de iluminação, sonorização, mecânica cênica, acústica, além de um amplo foyer que também poderá ser utilizado para exposições. Também conta com espaços para camarim, sanitários, salas de apoio e administração.

“Com este Teatro Itabuna receberá um incremento significativo na área do Turismo de Negócios. Isto porque os itabunenses não precisarão se deslocar mais para a cidade vizinha para participar de grandes eventos, palestras, conferências e espetáculos, além é claro, de atrair visitantes”, finalizou o prefeito Fernando Gomes.

Da - Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Waldyr Gomes

Prefeitura de Itabuna inicia revitalização do acesso ao Condomínio São José




A Prefeitura de Itabuna iniciou na última quarta-feira (15) intervenções para a revitalização do acesso ao Condomínio São José, localizado no bairro de Ferradas,  zona oeste da cidade. Para tanto, a Secretaria Municipal de Administração esta mobilizando uma equipe de obras que está executando no local serviços de recapeamento asfáltico, roçagem e limpeza geral. 

As intervenções para a melhoria do acesso ao Condomínio São José haviam sido asseguradas pelo secretário de Administração, Dinailson Oliveira, durante entrevista à Rádio Nacional na terça-feira (14), visando atender às inúmeras reivindicações dos moradores pela requalificação da localidade. Ele observou que a área de condomínio pertence a Caixa Econômica. 

“Porém, mesmo tendo a prefeitura encaminhada notificação àquela instituição, o prefeito Fernando Gomes autorizou a revitalização do local. A nossa expectativa é que até o sábado (18) as obras e a limpeza geral estejam concluídos”, afirmou Dinailson Oliveira.

         Vila de Mutuns ganha nova iluminação

Câmara e sindicatos entram em acordo e Plenário é desocupado

Acordo firmado em audiência de conciliação na manhã desta quinta-feira (16) garantiu reintegração e manutenção de posse do imóvel da Câmara Municipal de Itabuna. Participaram da audiência os representantes do Legislativo, dos sindicatos dos servidores municipais e do Ministério Público.

O Plenário Raymundo Lima, onde os servidores estavam acampados desde a tarde da segunda-feira (13), foi desocupado por volta das 11h30. A ocupação foi uma manifestação dos servidores municipais contra o projeto de lei, proposto pelo Executivo, que visa a mudança do regime celetista pelo estatutário e promete instituir ainda o Estatuto dos servidores.

Recursos para dragagem do Porto do Malhado estão garantidos no orçamento federal de 2019


O aprofundamento do calado no Porto do Malhado e as obras de recuperação e requalificação da área do antigo porto de Ilhéus foram pauta de uma reunião entre o prefeito Mário Alexandre e o presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), Rondon Brandão do Vale, nesta quinta-feira (16), em Salvador. O prefeito disse que a garantia dos recursos para a dragagem do porto é uma vitória do povo de Ilhéus, por tratar-se de antiga reivindicação de todos os que utilizam o equipamento.
O presidente da Codeba destacou que se trata de uma intervenção de caráter estruturante. “A dragagem de aprofundamento do calado do porto possibilitará que navios de maior porte possam atracar sem nenhuma dificuldade, aumentando, assim, a movimentação e promovendo a inserção desse porto tão importante para a região”, enfatizou. Participaram também da reunião, a diretora comercial da Codeba, Marise Chastine, e a superintendente de Meio Ambiente de Ilhéus, Joélia Sampaio.
No encontro, foram discutidos ainda os trâmites do projeto de recuperação e requalificação da área do antigo porto de Ilhéus, no centro histórico da cidade, cujos armazéns serão transformados em um moderno complexo de cultura e lazer, dotando a cidade de mais um equipamento turístico. “A Prefeitura e a Codeba estão empenhadas em garantir a execução do projeto, para qualificar aquele espaço histórico, cultural e turístico, tão importante para a cidade”, pontuou o prefeito.

Secretaria de Comunicação Social

Policiais civis participam de debates sobre os desafios da segurança digital

A estratégia e a cooperação entre diversas instituições contra os crimes cibernéticos também foram temas do evento promovido pelo Ministério Público da Bahia

A Polícia Civil se antecipa a atuação criminosa também nos meios virtuais e para aperfeiçoar suas ações neste âmbito, 28 policiais entre delegados e investigados de diversas unidades participaram, nesta quarta-feira (15), do ciclo de palestras e discussões “Rodada de Debates sobre Desafios da Segurança Digital, Estratégica e Cooperação”, no Hotel Deville Prime, no bairro de Itapuã.

Durante o evento promovido pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), em parceria com o Facebook, WhatsApp e Safernet, foram abordados assuntos desde o Facebook e as Eleições até as Estratégias de Prevenção aos Crimes Cibernéticos no Brasil. O combate aos crimes contra o patrimônio, a honra e a violência sexual de crianças e adolescentes por meios eletrônicos, também foram assuntos discutidos.

Uruçuca intensifica vacinação contra a poliomielite e sarampo


A Secretaria da Saúde de Uruçuca intensifica o alerta para vacinar todas as crianças do município de um ano a menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil e sarampo. Durante a mobilização nacional organizada pelo Ministério da Saúde estarão funcionando neste sábado (18), das 8 às 17 horas, o Centro de Saúde, os Programas Saúde da Família (PSFs) Dr. Edson Rosa, Everaldo Argolo e Independência, e o PSF do distrito de Serra Grande. De acordo com o cronograma de trabalho as equipes de vacinadores também levam a imunização às crianças da zona rural.

A enfermeira Michelle Fernandes, responsável técnica do Departamento de Vigilância em Saúde de Uruçuca considera de fundamental importância os pais ou responsáveis levar o cartão de vacinação da criança. “É através deste documento imprescindível que os nossos técnicos podem acompanhar todo o desenvolvimento das crianças”.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Zélia Possidônio recebe homenagem em Itabuna

Professora Zélia Possidonio

Zélia Possidônio, atualmente, desenvolve projetos no Educandário Isa Brito.

Da - Redação do Diário / 14 de agosto de 2018 às 17:11
Professora, atriz, poetisa, escritora, coralista, colunista, arte-educadora. “Uma professora que não distingue alunos das redes pública e particular; trata a todos por igual e se dedica a todos por inteira”, nos dizeres de alguns dos seus colegas de trabalho. Assim se configura uma das personagens mais emblemáticas da cultura grapiúna e do Sul da Bahia, a professora Zélia Possidônio, integrante do quadro de servidores da rede municipal de ensino e que atualmente desenvolve projetos no Educandário Isa Brito.
Fundadora da Biblioteca Municipal Valdelice Soares Pinheiro, do Centro Integral à Criança Jorge Amado (CAIC), a professora retornou à escola na última sexta-feira (10) para um momento muito especial, quando foi homenageada por colegas professores, funcionários e estudantes. No mote da homenagem, um agradecimento especial por todas as contribuições dentro do próprio CAIC e como uma das principais articuladoras culturais de Itabuna.
A professora Stella Maria Cruz Soares, diretora do CAIC, explica que a ideia de homenageá-la veio de uma inquietação que já existia desde quando do início da gestão. “Fui compartilhando com as colegas e acabou que toda a equipe esteve envolvida e fizemos uma homenagem muito bonita”, disse a diretora.
Para a professora Nilmecy Gonçalves, secretária municipal da Educação, que esteve presente na homenagem, “se a Secretaria da Educação defende como emblema administrativo o direito que toda criança tem de aprender, em Zélia Possidônio essa é uma prerrogativa que está assegurada pela própria predisposição dela enquanto profissional”, explanou.

LEILÃO: Eletrobras estipula em R$ 3,1 bi valor mínimo para leilão de SPEs

O leilão está previsto para 27 de setembro de 2018
Eletrobras (Foto: Estadão Conteúdo).

Do - Diário do Poder - A diretoria executiva da Eletrobras aprovou os preços mínimos de venda de suas participações em Sociedades de Propósito Específico (SPEs) de geração eólica e linhas de transmissão. Os valores mínimos totalizam R$ 3,1 bilhões, conforme comunicado ao mercado divulgado na noite de ontem (14) pela companhia.
O leilão está previsto para 27 de setembro de 2018 na B3, a bolsa de valores de São Paulo. Serão alienadas 71 participações societárias em SPEs, reunidas em 18 lotes.
O preço mínimo mais elevado é o da Santa Vitória do Palmar Holding, lote A, no valor de R$ 635,6 milhões. A Eletrobras tem 78% desse empreendimento, dedicado à geração eólica. De acordo com a estatal, os preços estão referenciados à data-base de 31 de dezembro de 2017 e incluem os custos de transação.

Prefeitura tenta recuperar receita do município com parcelamento das dívidas dos contribuintes


            A Prefeitura Municipal de Itabuna prossegue com o Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis) com o objetivo de recuperar parte da receita do município através do incentivo ao pagamento das dívidas dos contribuintes. A expectativa, de acordo com o Secretário da Fazenda, Moacir Dantas Messias, é de que a cada semana seja ampliada a adesão ao programa. “A diminuição dos repasses federais e estaduais têm comprometido a capacidade dos municípios em honrar com suas obrigações, além de inviabilizar a realização de investimentos na cidade, daí a importância dos contribuintes aproveitarem a oportunidade de renegociação”, comentou o Secretário.

O contribuinte que optar pelo pagamento integral e à vista estará isento de juros, multa de mora e multa de infração, ou seja, 100% de descontos. Outra facilidade é o parcelamento da dívida em até 60 parcelas, sendo que nesta opção  está sendo concedido 80% de descontos sobre o valor devido. Vale ressaltar que a proposta leva em conta a elevada dívida ativa que engloba débitos de contribuintes – pessoas físicas e jurídicas – com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e Taxa de Fiscalização e Funcionamento, entre outros tributos.

Justiça determina desocupação da Câmara de Vereadores


A Justiça concedeu nesta quarta-feira (14) medida liminar de reintegração de posse do imóvel da Câmara Municipal de Itabuna e fixou o prazo de 12h para cumprimento da medida de forma voluntária. Caso a desocupação voluntária não aconteça ficou estabelecida multa no valor de mil reais por ocupante, limitada a R$ 30 mil.
 
O expediente foi suspenso no Legislativo após ocupação do prédio da Câmara de Vereadores, na tarde de segunda-feira (13) pelos servidores do Município. Eles promovem manifestação  contra a mudança do regime jurídico de celetista para estatutário, que seria votado em sessão plenária. A Presidência da Casa Legislativa busca todas as medidas cabíveis para o restabelecimento dos trabalhos.

Da - Assessoria de Comunicação Socia

MICARETA DO PT: Acampamento pró-Lula faz balada com trio na véspera de registro de candidatura

Em meio ao contexto frustrante para o candidato inelegível, farra marca acampamento da marcha

Também teve forró na marcha do MST pela candidatura e liberdade de Lula. Foto: Divulgação MST

Do - Diário do Poder - O clima era de balada, com direito a trio elétrico e muita bebida, na noite desta terça (14), véspera do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, no acampamento de militantes de esquerda instalado no estacionamento do complexo esportivo do Estádio Mané Garrincha. Ao contrário do que sugere a situação, com Lula preso condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e inelegível, a aura era festiva, desde a chegada dos primeiros integrantes da marcha, no início da semana.
Ao menos quatro mil integrantes de partidos e movimentos sociais aliados do PT se distribuíram sob tendas e barracas. Participam da Marcha Lula Livre, cujo propósito é reivindicar o nome do ex-presidente na urna e sua liberdade.
Logo na entrada do estádio, por volta das 20h, os alto-falantes de uma espécie de Kombi-boate, fantasiada com piscas-piscas e adesivos pró-Lula, soavam, na voz de Zé Ramalho, o refrão “bate, bate, bate na porta do céu”. Mais cedo, a festa foi com forró pé de serra.

Estudantes da rede estadual participam de aulões para o Enem



Alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais participam de aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a próxima sexta-feira (17), em Salvador. Nesta semana, 1,6 mil jovens participam das atividades, que fazem parte do Enem 100%, iniciativa que tem como objetivo oferecer suporte aos estudantes que irão fazer as provas.

Na manhã desta terça-feira (14), mais de 100 estudantes puderam revisar os principais conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Filosofia. As aulas foram ministradas pelas professoras convidadas Myrian Sales, Janeide Santos e Bárbara Hust, e pelo professor Antônio César.

O Enem 100% está em sua segunda edição e compreende cinco etapas. “A primeira etapa é o período de inscrições dos estudantes. Depois, as escolas são orientadas a trabalhar os assuntos em simulados, que figuram como a segunda etapa. O terceiro passo são os aulões e o Redijaê, que é uma plataforma em que o estudante emite a sua redação e o professor corrige. Na quarta etapa, é organizada a logística do deslocamento dos estudantes que moram em locais que não têm polo das provas do Enem. A última é a de registro dos alunos que conseguiram ingressar no Ensino Superior”, explicou a coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria da Educação do Estado, Jurema Brito.

Prefeitura de Uruçuca faz melhoria na estrada de acesso à Barra do Sargi


O prefeito de Uruçuca, Moacir Leite, após se reunir com moradores de Barra do Sargi, do distrito de Serra Grande, autorizou a pavimentação com paralelepípedos da estrada vicinal de acesso ao vilarejo. A Rua do Coqueiro foi a primeira via a ser beneficiada com o serviço por contar com maior número de casas construídas e seus moradores sofrem com o problema durante a época de chuva e a poeira no período de estiagem.

Apesar das dificuldades financeiras que atualmente os municípios brasileiros vêm enfrentando por conta de permanentes quedas de arrecadação, o prefeito Moacir Leite envidou esforços e realizou serviços com recursos próprios em prol dos moradores da localidade.

A Barra do Sargi conta com inúmeros coqueirais e praia sem pedras que é muito procurada por turistas oriundos de várias de partes do Brasil e nativos que utilizam para banhos e caminhadas.

Por - Everaldo Benedito

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...