sábado, 11 de agosto de 2018

EX-MINISTROS DA FAZENDA: Lava Jato oferece denúncia contra os ex-ministros Antônio Palocci e Guido Mantega

Os ex-ministros são acusados da prática dos crimes de de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro
Segundo a Lava Jato, ambos agiram para beneficiar a Odebrecht
Do - Diário do Poder - A força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) apresentou nesta sexta-feira (10), denúncia contra os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antônio Palocci e outras nove pessoas, pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro em razão de suas condutas que culminaram com a edição das medidas provisórias 470 e 472 (MP da Crise), beneficiando diretamente empresas do grupo Odebrecht, entre estas a Braskem.
Além dos ex-ministros, a denúncia atinge os ex-representantes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, Maurício Ferro, Bernardo Gradin, Fernando Migliaccio, Hilberto Silva e Newton de Souza e os publicitários Mônica Moura, João Santana e André Santana.

Rui Costa inicia correria pela Bahia em Jacobina na sexta-feira


Por - Diego Mascarenhas - O candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, dá início à série de viagens ao interior na próxima sexta-feira, dia 17, na cidade de Jacobina. Neste mesmo dia, Rui vai a Caém, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Campo Formoso. Até o domingo, ele terá ido a 17 cidades, percorrendo todos os trechos de ônibus. “Viajamos de ônibus para ouvir os baianos na formulação do nosso Programa de Governo Participativo, o PGP. Durante a campanha, vamos repetir a fórmula que deu certo, visitando as cidades de ônibus e dormindo no interior para ficar ainda mais tempo em contato com o nosso povo”, afirmou Rui Costa. 

No sábado, Rui recomeça a correria por Senhor do Bonfim, seguindo para Filadélfia, Itiúba, Cansanção, Queimadas e Santaluz. Já no domingo (19), a ordem será Valente, Retirolândia, Conceição do Coité, Serrinha e Santa Bárbara, onde o candidato à reeleição conclui o primeiro fim de semana em caravana. Nesses três dias, ele passará por quatro dos 27 territórios de identidade do estado da Bahia: Piemonte da Diamantina, Piemonte do Itapicuru, Sisal e Portal do Sertão. 

Os candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), que completam a chapa majoritária da coligação “Mais Trabalho Por Toda a Bahia”, acompanham Rui Costa nas viagens ao interior.


Foto: Carlos Casaes / Divulgação
Imagem de 14/07, em Irecê

Estado entrega obras nas áreas de saúde, desenvolvimento urbano e segurança pública


A população baiana recebeu nesta semana reforços nas áreas de saúde, mobilidade urbana e segurança, além de mais uma ação do projeto Escolas Culturais no interior do estado. 

 Com capacidade para realizar 100 partos de baixo risco por mês, o Centro de Parto Humanizado do Subúrbio, localizado nas novas instalações da Maternidade João Batista Caribé, em Salvador, foi inaugurado na segunda-feira (6). 

Com um centro cirúrgico e 12 leitos de atenção ao parto, o Centro de Parto Humanizado vai desafogar as maternidades de referência destinadas a casos de alto risco. O prédio, cuja instalação teve um investimento de R$ 800 mil, conta com enfermaria, farmácia, emergência, sala de ultrassonografia e isolamento, jardim e outras dependências. Segundo a diretora da Maternidade João Batista Caribé, Zenilda Monteiro, "o atendimento será realizado conforme o Acolhimento com Classificação de Risco, após a chegada da mulher e do preenchimento de uma ficha, na recepção".

Na área de desenvolvimento urbano, o novo terminal de ônibus do aeroporto foi inaugurado na manhã da quarta-feira (8), com capacidade para receber mais de 100 mil passageiros por dia. O novo equipamento conta com 11.700 metros quadrados de área total, 13 baias para ônibus e três plataformas para embarque e desembarque de passageiros, podendo receber até 91 coletivos por hora. A obra dá mais velocidade e segurança no deslocamento de quem circula pela capital e região metropolitana. Também na capital baiana, a nova passarela da Estação Pituaçu foi entregue, na quinta-feira (9), aos usuários do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, garantindo uma travessia mais segura, com conforto e comodidade. O equipamento liga a estação de metrô ao estádio de Pituaçu, ao Terminal de Ônibus Pituaçu, à 4ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e à Avenida Paralela.

MORRE O PAI DO VEREADOR ALEX DA OFICINA


Nota de Pesar 


A Câmara Municipal de Itabuna, por meio do presidente Francisco José Carmo dos Reis (Chico Reis – PSDB), lamenta o falecimento do senhor Carlos Alberto Alves Melo ocorrido na manhã de hoje ( 11 ) ,ele era  pai do vereador Alex Alves de Melo (Alex da Oficina – PTC). 

O presidente do Legislativo, em nome de todos os vereadores e funcionários, manifesta profundo pesar e presta suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos. O senhor Carlos Alberto Alves Melo tinha 73 anos e deixa a esposa, Izélia Alves de Melo, e cinco filhos. 

O velório acontece no SAF e o sepultamento será realizado amanhã (12/08) às 9h, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. Que Deus na sua infinita Graça receba sua alma e conforte a família e amigos. 

dA - Assessoria de Comunicação Social

A Região Sul da Bahia precisa de representatividade nos parlamentos”, afirmou Sérgio Gomes



“É muito importante que os cacauicultores tenham na Assembleia um representante. Serei um porta –voz da categoria, defendendo também os interesses do setor”, afirmou Sérgio Gomes (PR) em reunião com cacauicultores em Itamari. “São diversas questões a serem enfrentadas. Negociação de dividas dos cacauicultores, assistência técnica e também como promover meios para compensar as épocas de falta de chuvas”, frisou. Ele acredita que a Agência de Fomento ao Estado da Bahia (Desenbahia) tem um papel fundamental neste processo. Segundo Sérgio Gomes, “a Região Sul teve um momento áureo, que foi dizimado com a praga da vassoura-de-bruxa. Mas os cacauicultores resistiram, com técnicas como a clonagem. Mas é necessário que os Poderes Públicos auxiliem esses pais e mães de família que são muito importantes para e economia da Região Sul da Bahia, que inclusive perdeu grande parte da sua representatividade no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. A Região Sul precisa de representação nos parlamentos”, afirmou Gomes, que é ex-vereador e filho do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido). 


Por -0 Pedro Castro

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Associação dos Usuários de Transportes antecipa homenagem ao dia do estudante


Associação dos Usuários de Transportes antecipa
homenagem ao dia do estudante e anuncia novos benefícios

Os estudantes das redes públicas e particulares de Itabuna foram homenageados na manhã desta sexta-feira (11), pela Associação dos Usuários de Transportes na União dos Servidores Municipais do município (Usemi). O evento que antecipa o Dia do Estudante comemorado no dia 11 de agosto em todo o país também reuniu professores, coordenadores e diretores das unidades de ensino.

O representante da associação, Zénisson Soares aproveitou para falar sobre o Programa Meia Entrada que prevê o pagamento de 50% em eventos culturais, artísticos e também no transporte coletivo nos fins de semana ou feriado para o estudante, mesmo durante o período de férias. O beneficio está amparado na Lei Federal 12.933/2013, mas em Itabuna, segundo ele, foi suspenso em junho deste ano pela Associação dos Empresários do Transporte Urbano (AETU). A  associação já havia conseguido, no ano de  em 2000,  por meio de uma liminar, do Ministério Público, a permanecia da  meia  passagem nos fins de semana e feriado.

Policlínica Regional de Saúde em Itabuna será inaugurada no primeiro semestre de 2019



O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, inspecionou hoje (10) as obras da Policlínica Regional de Saúde de Itabuna, acompanhado do prefeito do município, Fernando Gomes.
“A parte fundamental da obra, que era elevar o nível do terreno e terraplanagem já foi concluída. Agora, começam as fundações e, no ritmo que as outras policlínicas estão sendo conduzidas em todo o estado, nós acreditamos que em dez meses a obra seja entregue a população”, explicou Fábio Vilas-Boas.
O Estado está investindo mais de R$ 27 milhões entre obras, equipamentos e a aquisição de 16 micro ônibus para atender 31 municípios. “Temos o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso aos serviços de saúde em toda a Bahia, e as policlínicas regionais contribuem para reduzir o vazio assistencial de média complexidade, ampliar o diagnóstico das doenças crônicas e degenerativas, tornando-o mais precoce, além de melhorar a resolutividade da saúde pública", afirma o secretário.

Deputado Antônio Brito Visita Itabuna

(O deputado um dos mais destacados do cenário nacional foi recepcionado pela Secretária de Governo Maria Alice) 

Jader Gudes, presidente da Emasa; Secretária, Maria Alice; Deputado Antonio Brito;Cerimonialista Livana Fontes e o Diretor da Emasa, João Bitencourt   

O deputado federal Antônio Brito (PSD-BA) esteve em Itabuna, na manhã de hoje 10, visitando o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães e a Maternidade Estear Gomes (Mãe Pobre), quando na oportunidade, também esteve no Gabinete da Secretária de Governo, Maria Alice Araújo Pereira. Com a secretária, o deputado Brito conversou sobre vários assuntos de relevância e de interesse do município de Itabuna.

Foto: Adeildo Marques

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO ANP divulga edital da 5ª Rodada de licitações para Partilha do petróleo


Empresas vencedoras assinarão contratos até 26 de novembro deste ano
Do - Diário do Poder -  A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou hoje (10) o edital com as regras da 5ª Rodada de Licitações de Partilha de Produção de petróleo e gás. O documento, publicado no Diário Oficial da União, traz também os procedimentos da rodada e os modelos de contrato de partilha.
A 5ª rodada acontecerá em 28 de setembro, quando serão ofertados os blocos de Saturno, Titã e Pau-Brasil, na Bacia de Santos, e Sudoeste de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos. Todos são localizados em áreas de elevado potencial no polígono do pré-sal.

Secretário Fábio-Vilas Boas e prefeito Fernando Gomes vistoriam obras da Policlínica

  As  obras da Policlínica Regional de Itabuna que foram iniciadas há cerca de 20 dias pela Holtz Engenharia foram vistoriadas na manhã desta sexta-feira (10) pelo Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas e pelo prefeito Fernando Gomes. Secretários Municipais, Prefeitos e vereadores de cidades circunvizinhas que também serão beneficiadas pelo equipamento também estiveram presentes na vistoria.
A Policlínica Regional de Itabuna funcionará na Avenida J.S. Pinheiro, atendendo diversas especialidades. “Será um ambulatório que atenderá para consultas e exames de forma eletiva, ou seja, com prévio agendamento”, lembrou o Secretário Fábio Vilas-Boas, ressaltando que com a  Policlínica em funcionamento na Região Sul da Bahia, serão mais diagnósticos para suprir a demanda regional.
E completou que a obra seguirá um modelo padrão das Policlínicas Regionais que já foram implantadas em todo estado, e que a previsão é de que a obra esteja pronta em 10 meses. Para o prefeito Fernando Gomes, a obra está seguindo um ritmo satisfatório e o próximo passo agora será definir a diretoria que comandará a unidade. “No próximo dia 24 teremos uma reunião com os prefeitos que integram o Consórcio para definir a diretoria que irá gerir a unidade de saúde”, informou.

Fotos: Waldir Gomes

Rede Condominial é substituída no Bairro São Pedro

Atendendo solicitação de moradores do Bairro São Pedro, uma das equipes de recuperação  das redes de esgotamento sanitário da Emasa entrou em ação,  com o apoio de uma máquina retro escavadeira, abrindo o solo  numa extensão de 180 metros na Rua Dois de Julho,  substituindo a rede condominial por uma tradicional de 150 milímetros, e construídas caixas de passagem (PV), ligando todos os imóveis à rede geral e assim foi resolvido um problema que tirava o sossego dos moradores daquela rua, e incomodava e trazia constrangimento a todos que passavam pelo local.

A equipe da Emasa comandado pelo técnico Sânio Jobson chegando ao local constatou que a rede condominial, instalada a mais de vinte anos estava totalmente obstruída, impedindo a falta da vazão dos dejetos da rede, o que estava prejudicando muitas residências, devido à obstrução de uma rede de 100 milímetros e não dava conta do volume dos esgotos.

A direção da Emasa reconhece o esforço de todos os usuários de seus serviços que se dedicam em pagam suas contas em dia, pois é com essa taxa de esgotos, embutida na fatura mensal, que são custeados todos os serviços de reparos e recuperação de redes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, através de homens, veículos, máquinas equipamentos, tubos PVC, areia, cimento, manilhas, entre outros, que são utilizados diariamente nos serviços da empresa, que busca incansavelmente  atender as solicitações dos moradores desta cidade, procurando sempre um melhor padrão de vida e dignidade.

Ascom/Emassa
10.08.2018

ELEIÇÕES 2018: Primeiro debate presidencial tem dobradinhas de ‘grandes’ e pouco PSOL e PDT


No embate da Band, Bolsonaro e Alckmin se evitam
Do - Diário do Poder - A TV Bandeirantes promoveu na noite desta quinta-feira (9) o primeiro debate entre os candidatos presidente da República, este ano. Participaram Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Audiência pública discutiu o Plano Municipal de Educação de Ilhéus

  
Uma audiência pública com o objetivo de avaliar o Plano Municipal de Educação (PME) de Ilhéus aconteceu nesta quinta-feira (9) de agosto, no plenário da Câmara de Vereadores, localizada no centro da cidade.  O evento tem como objetivo monitorar o PME, editado através da Lei nº 3.729, de 23.06.2015, que expressa um conjunto de intenções e de ações cuja finalidade é responder às demandas reais da educação no município, com foco nas estratégias de curto, médio e longo prazo.
A iniciativa une o Poder Público e as representações da sociedade civil. Na abertura, estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Gil Gomes – que representou o prefeito Mário Alexandre, a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), Luciane Costa – representante da secretária de Educação, Eliane Oliveira, a diretora do Sindicato dos Professores (APPI), Enilda Mendonça, o presidente do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação, Osman Nogueira Júnior, e a coordenadora da Comissão de Monitoramento e Avaliação do PME, professora Célia Miranda.

Adiada votação do parecer sobre mudança do regime jurídico


O parecer sobre o projeto de lei que trata da troca do regime jurídico dos servidores municipais de Itabuna foi apresentado nesta quinta-feira (09) em sessão na Câmara de Vereadores. Na reunião de comissões do Legislativo o relator do projeto, vereador Beto Dourado (PSDB), apresentou parecer favorável à aprovação do projeto.

Apesar da apresentação do relatório, a votação do parecer na comissão foi adiada, após pedido de vista pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB). A sessão foi acompanhada por representantes dos sindicatos dos servidores, guardas municipais, agentes comunitários e professores.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

LULA SEGUE PRESO: Turma do STJ nega mais um pedido pela liberdade de Lula, por unanimidade

Todos os ministros da Quinta Turma negaram suspender cumprimento de pena por corrupção

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, no último dia 2, mais um recurso que pedia a suspensão dos efeitos da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o levaram à prisão há quase quatro meses, no caso do triplex em Guarujá.
A prisão de Lula na sede da Polícia Federal de Curitiba (PR) é decorrente da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de sentenciá-lo a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

OPERAÇÃO FADA MADRINHA: PF deflagra operação contra tráfico internacional de pessoas e trabalho escravo


A  Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (9) a Operação Fada Madrinha, com o objetivo de repreender o tráfico internacional de pessoas e o trabalho escravo.
A investigação, que conta com apoio do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal, teve início em 2017, após denúncias de que transexuais estariam sendo aliciadas, por meio de redes sociais, com promessa de procedimentos cirúrgicos para  transformação facial e corporal e participação em concursos de beleza na Itália.
De acordo com a PF, as vítimas consideradas “mais bonitas e promissoras” foram enviadas àquele país, onde contraíam dívidas para participar de concursos e acabavam se tornando vítimas de exploração sexual pelos criminosos.

Prefeito Fernando Gomes recebe visita de jovens assistidos por programas sociais da SAS



 Como parte da programação da I Semana Municipal da Juventude, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, recebeu nesta quinta-feira (09), em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, a visita de jovens itabunenses assistidos pelos programas da Secretaria de Assistência Social (SAS). Na oportunidade, o prefeito ouviu as demandas da juventude e bateu um papo sobre projetos e ações desenvolvidas pela gestão municipal. Também estiveram presentes, a secretária Sandra Neilma, a presidente da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida, além de profissionais da SAS.

Após escutar as perguntas dos jovens, o prefeito Fernando Gomes iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e destacando a importância de promover ações destinadas à juventude de Itabuna. Sobre as reinvindicações expostas no encontro, o prefeito reafirmou o seu empenho em realizar as melhorias nos bairros de Itabuna, de modo a atender as necessidades das comunidades, melhorando a qualidade de vida da população. “Buscamos diariamente atrair investimentos para desenvolver a cidade e gerar emprego aos jovens que precisam de oportunidades no mercado de trabalho”, disse.

Micareta de Taboquinhas começa nesta sexta-feira


Uma grande estrutura de palco, portais, camarins, elevados para a segurança e praça de alimentação já está sendo montada para a Micareta 2018 do distrito de Taboquinhas, em Itacaré, que começa na tarde desta sexta-feira, dia 10, e vai até o dia 12 de agosto. O evento terá como atrações as bandas Psirico, Buteco das Amigas, Karamba, Quarto Light, Quebra City, Pancadeixxon, A Massa, JP no Kapricho, Charanga Elétrica e várias outras atrações no palco, trios e nos blocos alternativos.

A micareta de Taboquinhas ainda contará com os blocos D Lira, As Kuviteiras, Spanka, Vem com Nós e Pega Leve. Tudo isso sem contar com as apresentações de paredões e o tradicional Baile da Melhor Idade no Clube Municipal, que terá como atração a banda Guitarra Elétrica, com o melhor dos antigos carnavais. A realização é da Prefeitura de Itacaré, com o apoio da Câmara de Vereadores.

Secretário da Saúde do Estado em Itabuna amanhã

Resultado de imagem para secretário de saúde do estado da bahia

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, estará no município de Itabuna nesta sexta-feira (10) para inspecionar as obras da policlínica Regional de Saúde. Também vistoriar o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. 

Na oportunidade, concederá coletiva de imprensa às 9h30, no canteiro de obras da policlínica, com a presença do prefeito do município, Fernando Gomes, e do prefeito de Itacaré e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Antônio de Anízio. 

A Policlínica fica localizada na Avenida José Soares Pinheiro, s/n - Bairro Lomanto,  próximo a Secretaria da Fazenda, nesta cidade de Itabuna.

Por - Daniel Thame

Homenagem marca abertura da Campanha “Setembro Verde”


  
Representantes da Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia (OPO Sul), que tem sede no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Hblem) prestaram uma justa homenagem na manhã desta quinta-feira (09) aos motoristas da empresa Águia Branca, que são responsáveis por transportar as córneas que são usadas em transplantes em Salvador. “Hoje foi o dia de agradecer a parceria da Águia Branca, por sempre está disponível neste tão importante trabalho”, comentou a coordenadora da OPO Sul, a enfermeira Naama Ramos.

FTC Week: Rede de ensino oferece descontos de até 65% para novos alunos

Ação ocorre somente até o dia 11 de agosto em todas as unidades FTC
  
A Rede FTC está com uma promoção especial para novos alunos. Durante a FTC Week, que acontece até sábado (11), aqueles que efetuarem a matrícula terão descontos que podem chegar a 65% do valor da mensalidade dos cursos presenciais.
        
O diferencial dessa promoção é o fato de o desconto ser aplicado em todos os semestres da graduação e, a depender do curso e da unidade escolhidos, a primeira mensalidade pode custar R$ 30. Além disso, a FTC Week oferece duas formas de ingresso no ensino superior: nota do ENEM (a partir de 2010) e vestibular agendado.
        
Os interessados devem procurar uma das unidades da Rede FTC – Salvador (Comércio e Paralela), Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, São Paulo, Itabuna, Petrolina e Juazeiro – para realizar a matrícula. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 056 6666.

Por : Erivaldo Bomfim

Aproximando Sorrisos chega a Itabuna, no sul da Bahia



Parceria entre Alphabeto e Instituto Ronald McDonald beneficiará centenas de crianças da região

No próximo dia 13 de agosto, segunda-feira, a campanha Aproximando Sorrisos – uma parceria da marca Alphabeto e Instituto Ronald McDonalds, fará uma nova entrega, dessa vez na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. O Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GACC Sul Bahia -, que atende crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, foi a Instituição escolhida para receber as 1.179 peças de roupas que serão doadas pelas empresas, ajudando a aproximar as famílias da cura do câncer.

A campanha, que tem como mecânica a venda de camisetas temáticas Alphabeto, nos tamanhos de 0 a 10 anos, por R$ 49,95 , reverte parte da verba arrecada mensalmente para o Instituto Ronald McDonald. Além disso, a cada peça vendida, três outras novas são doadas para a causa.

“A Alphabeto acredita na alegria e na delicadeza da infância e, por isso, a marca assume a missão de contribuir com causas sociais que façam a diferença na vida dessas crianças. Para nós é um enorme orgulho poder contribuir com uma causa tão nobre”, comenta a gerente de marketing da rede, Cecília Maia.

Fundo Municipal de Educação é aprovado pela Câmara


A criação do Fundo Municipal de Educação de Itabuna foi aprovada pela Câmara de Vereadores em sessão plenária nesta quarta-feira (08). A proposta do Poder Executivo teve 17 votos favoráveis. A aprovação seguiu o parecer do vereador Babá Cearense (PHS). O relator do projeto de lei teve relatório aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação do Legislativo, na semana passada.

A aprovação só foi concedida após análise e sugestões do Conselho Municipal de Educação que foram transformadas em emendas. O Fundo Municipal de Educação deve captar e aplicar recursos financeiros na política educacional pública e deve cumprir os objetivos do Conselho Municipal de Educação.

O projeto de lei aprovado determina a transparência, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a fim de facilitar o controle social e a avaliação de resultados e terá um Conselho de Acompanhamento que enviará parecer mensal à Comissão de Educação do Legislativo.

Nessa quinta, 09, a Câmara realizará sessão das Comissões Técnicas, às 14:30 horas, na sala Filemon de Souza Brandão. Após isso, terá sessão ordinária no Plenário Raymundo Lima.

Foto: Pedro Augusto Benevides

Escolinha de futebol itabunense exporta talentos para o mundo do esporte


Um sonho idealizado por um ex roupeiro do Itabuna Esporte Clube ganhou corpo e hoje, mais de 12 anos depois, não apenas revela talentos mas também os exporta para grandes times nacionais. Trata-se da Escolinha de Futebol do Bairro Conceição, em Itabuna, comandada por Napaeta (o aposentado Orlando Silva) e mais dois importantes colaboradores: Letão (o agente comunitário de saúde Wellington Oliveira) e Bode (Jailson de Jesus, um ajudante de pedreiro).

A escolinha começou num antigo campinho no Bairro da Conceição na década de 90 e de lá pra cá, pelo menos dois mil jovens e crianças já compartilharam o sonho de Napaeta. Alguns seguindo a carreira esportiva, enquanto outros optaram por profissões variadas, mas todos com algo em comum: “são homens de bem e isso faz valer todo o esforço e as dificuldades comuns do dia a dia”, conta o velho e querido treinador.

Napaeta não esconde o orgulho quando fala de muitos dos seus ex meninos que seguiram a carreira de jogador, chegando em importantes times como Corinthians, Criciúma, Bahia, Cruzeiro, para ficar só em alguns.  Atualmente são mais de 70 alunos com idade entre cinco e 16 anos que treinam duas vezes por semana na quadra de esporte da Avenida Aziz Maron (próximo à Câmara de Vereadores).

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Ministério da Integração Nacional reconhece situação de emergência em Itabuna

           O Ministério da Integração Nacional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu através da Portaria nº 211, de 06 de Agosto de 2018, a Situação de Emergência enfrentada pelo município de Itabuna em função das fortes chuvas que caíram no mês de junho, causando estragos e prejuízos em vários pontos da cidade. De acordo com o Decreto elaborado pela Prefeitura de Itabuna, nº 12.955, de 21 de Junho de 2018, muitos bairros, entre eles, Califórnia, Daniel Gomes, Maria Pinheiro, Lomanto, Novo Fonseca e Ferradas, tiveram ruas e encostas destruídas, deixando cerca de 30 famílias em situação de perigo.

“As famílias foram notificadas e aconselhadas a abandonarem seus imóveis, mas infelizmente saíram por alguns dias e logo retornaram. Daí a urgência de reconstruirmos as encostas atingidas na época, além é claro, de outras áreas, entre elas, canais e ruas”, explicou o coordenador Municipal da Defesa Civil, Yuri Bandeira. E completa informando que os trâmites burocráticos não permitem que o processo seja rápido. “Após esse reconhecimento, estamos aptos a elaborar um Plano de Trabalho sobre as reais necessidades do que precisa ser reconstruído e assim enviar ao Ministério da Integração. Só depois desse trâmite que a verba deverá liberada”, informa.

Emasa empossa membros da CIPA para biênio 2018/2020

Durante reunião com a Diretoria da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), na sala do Presidente Jader Guedes,  os componentes da Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA)  da empresa, foram empossados  para um mandato de dois anos, biênio 2018/2020.

A  CIPA da Emasa é composta de quatorze membros,  e sua  criação atende a NR 5, uma norma do Ministério do Trabalho,  e compõe a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).  Anualmente as empresas são submetidas a inspeções por parte  dos fiscais do MT, e o descumprimento destas normas gera multa.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...