Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Bom Jesus da Lapa mais uma vez com milhares de romeiros de todo o Brasil

Resultado de imagem para Bom Jesus da Lapa, BahiaComo segue a tradição de três séculos, centenas de caravanas chegam a Bom Jesus da Lapa  para participarem dos festejos de Bom Jesus que opera milagres, para quem tem sua fé e devoção. Por isso o município, no oeste do Estado é considerado hoje o segundo santuário mais visitados do Brasil, só perdendo para Nossa Senhora Aparecida em São Paulo.

De Itabuna que há muitos anos o seu povo segue essa religiosidade, quando as emissoras transmitem os seus festejos, com as três rádios AMs. Esse ano, só a Radio Nacional está fazendo a transmissão para todo o sul da Bahia, através dos comunicadores: Ciro Sales e Helio Fonseca, contando na reta-guarda com Tony Babo. É uma pena, porque a Rádio Jornal, sempre marcou, com uma tradição do comunicador Nadson Monteiro e Onildo Guedes.  O trabalho foi iniciado por Odilon Pinto, hoje aposentado do microfone. 

Depois de dezenas de caravanas do sul da Bahia, que seguiram  com muita  fé e devoção para Bom Jesus da Lapa, neste dia 02 as 4h, sai de Itabuna, completando 43 anos de romaria, a comitiva, liderada  pelo desportista e homem de muita fé, Sandoval Benevides.  Integrando aos grandes festejos, de Bom Jesus que tem sua data maior  no dia 06 de Agosto.       

DataPoder360: Bolsonaro lidera com 20%, mas tem 65% de rejeição

 

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB), líderes de rejeição no DataPoder360
Do - www.msn.com  - Cenário sem o petsita Lula!
Pesquisa DataPoder360 realizada nos últimos dias de julho indica que Jair Bolsonaro (PSL) segue líder na corrida pelo Planalto num cenário em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é apresentado como candidato. O capitão do Exército na reserva tem 20% das intenções de voto, mas enfrenta uma rejeição de 65%.   No mês passado, Bolsonaro tinha 21%. Sua variação foi dentro da margem de erro do levantamento.
O principal adversário de Bolsonaro neste momento é Geraldo Alckmin (PSDB), pois ambos disputam o eleitorado do centro para a direita. Desde maio o tucano agregou 1 ponto percentual por mês à sua taxa de intenção de voto. Tinha 7% em maio. Passou a 8% em junho. Em julho, foi a 9%.
São mudanças percentuais dentro da margem de erro da pesquisa, mas que indicam uma possível –embora ainda incerta– tendência de crescimento do tucano. Alckmin também tem 1 problema semelhante ao de Bolsonaro: 62% rejeitam o candidato do PSDB.
No mais, esta rodada do DataPoder360 continua a indicar uma alta taxa de “não voto”, com 43% dos pesquisados dizendo que vão escolher branco, nulo, nenhum candidato ou que ainda estão indecisos.
O levantamento do DataPoder360divisão de pesquisas do portal Poder360, realizou 3.000 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares de 25 a 28 de julho. Foram atingidas 182 cidades em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do estudo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-09828/2018.

Município atualiza limites distritais para o Censo 2020 do IBGE


A identificação dos locais para instalação definitiva dos marcos territoriais do município de Ilhéus foi resultado do trabalho realizado pelas equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia (SEI) e Prefeitura de Ilhéus. Na última semana, o vice-prefeito José Nazal Soub, esteve reunido, em Salvador, para tratar sobre os detalhes da minuta final que define os limites internos dos distritos, que será encaminhado para apreciação na Câmara Municipal de Ilhéus, com o objetivo de ter o município perfeitamente adequado para o Censo 2020 do IBGE.
Considerada berço de todo o Sul da Bahia, Ilhéus possui um dos mais vastos territórios da região, com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. De acordo com o IBGE, foi o primeiro município a iniciar a instalação dos marcos territoriais em consonância à Lei 12.057, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia, baseada no trabalho de atualização dos limites municipais no estado, compondo a base cartográfica do órgão. Além dos vértices, foram identificados os pontos nas estradas que ligam Ilhéus aos oito municípios vizinhos.

Prefeitura de Itabuna destina área para construção de sede da Tel Telemática e Marketing


          Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (01), no Centro Administrativo Firmino Alves, a secretária de Governo de Itabuna, Maria Alice, entregou a documentação concedendo, definitivamente, a área para construção das instalações da empresa Tel Telemática e Marketing que atua no município desde 2016, gerando cerca de 2 mil empregos diretos. Participaram da solenidade, além da secretária Maria Alice que esteve representando o prefeito Fernando Gomes, vereadores, secretários municipais e representantes da Tel Telemática e Marketing.

          Em seu discurso, a secretária de governo, Maria Alice observou que, mesmo diante de um cenário de crise, desfavorável a investimentos, o município de Itabuna tem conseguido atrair o empresariado disposto a ampliar seus negócios. “Toda a luta do prefeito Fernando Gomes é no sentido de trazer obras para beneficiar as comunidades e de trazer indústrias e empresas para dar emprego e gerar renda à população do município. Essa é a preocupação do prefeito Fernando Gomes”, destacou.

Prefeitura pretende vacinar mais de 11 mil crianças contra pólio em Itabuna


Resultado de imagem para criança saudável e sorrindo recebendo vacinaJá está tudo pronto para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo em Itabuna. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, estudantes de Curso de Enfermagem, além de outros voluntários já estão mobilizados para iniciar a imunização em crianças com idade entre 12 meses e menores de cinco anos, a partir da próxima segunda-feira (6), em todas as unidades de saúde do município.

Executada pela Secretaria de Saúde de Itabuna por meio da Rede de Frio, a campanha de vacinação que tem 18 de agosto como o Dia D de imunização, está sendo antecipada no município e se estenderá até o dia 31 deste mês, para garantir que todas as crianças consideradas público alvo, sejam imunizadas.

EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL FIRMAM PARCERIA EM TORNO DO PROGRAMA ESTRELA DA PAZ

 Com o objetivo de fortalecer as ações com vistas a superar a violência em Itabuna, o Programa Estrela da Paz (PROPAZ), da Secretaria da Educação, realizou no último dia 24 de julho de 2018, um Encontro de Apresentação e Implantação, que contou com a presença de diretores, psicólogos, cuidadores e monitores  da Secretaria da Assistência Social.
 
A equipe PROPAZ, composta por 8 profissionais da Educação vem há 16 anos, através de Encontros de Orientação para Vida (EPV) desenvolvendo uma educação integrada baseada nos valores humanos (éticos e espirituais), alicerçados na visão do homem integral, contemplando um olhar sobre o todo e a interdependência das partes. A coordenadora, Erenita Cristina Araújo, entende-se que “dois tipos de educação, material e espiritual, são necessárias para que o homem atinja seu objetivo na vida. A espiritual destina-se à vida, enquanto a material a um meio de vida”, ponderou a professora.

O diretor e também um dos pioneiros do programa, Valeriano Amaral, acredita que a educação integrada associada à vivência dos Valores Humanos é capaz de promover uma interação entre as instituições, poder público e sociedade. Uma ação positiva capaz de ajudar a despertar o que há de melhor no ser humano.

Erenita Araújo aponta ainda que a educação integrada proposta pelo programa não se trata de aula de religião: “É uma metodologia sistematizada para o desenvolvimento dos valores humanos, os quais têm origem religiosa, pois, nos foram primeiramente conferidos pelo Criador”, categorizou.

Nova fase da Emasa é destaque no aniversário de Itabuna

  
         O novo momento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itauna (Emasa) foi destaque no mês de Julho, com a conclusão de mais uma etapa dos projetos iniciados pelo Presidente Jader Guedes e sua diretoria. No dia 24 foi entregue, em pleno funcionamento,  a Estação Elevatória de Esgotos  INOCOP, localizada na Rua Floresta no Bairro São Caetano. Dia 25 foi a vez da Estação Elevatória EE7, que fica no Bairro São Judas, e no mesmo dia foi inaugurado o Parque de Informática e implantado o Sistema Integrado de Cadastro  da Empresa, além da entrega de três motos novas e um veículo Doblô.

         No dia 26, foi a vez da comunidade do Loteamento Guedes de Pinho receber um grande presente: a chegada da água potável em suas torneiras. A obra contou com o apoio total do Presidente da Associação dos Moradores, Zane do ônibus, da Prefeitura  e dos moradores, e foi inaugurada no início da noite da quinta feira. Por fim, dia 26 de julho, sexta feira, foi entregue, depois de ser totalmente recuperada e com a área reurbanizada, a Estação Elevatória de Esgotos EE2, do Bairro Mangabinha.

         As inaugurações fizeram parte das comemorações dos 108 anos de Emancipação Político Administrativa do Município de Itabuna, e contaram com a presença do  Prefeito Fernando Gomes, que em seus discursos elogiou a atual administração da Emasa, fazendo questão de lembrar a importância dos trabalhadores da empresa na sua recuperação.

         O Presidente Jader Guedes agradeceu o apoio do Prefeito Fernando Gomes e de todos os funcionários da Emasa, que trabalharam incansavelmente para a sua recuperação,  anunciando que  no mês de agosto, no aniversário da Emasa, será entregue, totalmente recuperada, a Lagoa de Decantação, que fica no Bairro São Pedro. Ascom/Emasa

32º SEMINÁRIO NTU Petista vaiado em evento onde defendeu Lula, em vez de discutir transportes

Jilmar Tatto atuou nas prefeituras petista de São Paulo

Representantes dos partidos foram convidados a debater propostas para transporte público, mas o petista preferiu fazer comício e foi vaiado.


Do - Diário do Poder - Representando o PT no 32º Seminário Nacional NTU, da associação nacional de empresas de transportes urbanos, o ex-secretário municipal de Transportes em gestões petistas, Jilmar Tatto foi vaiado pelo auditório, várias vezes.
Convidado para discutir transporte, ele se limitou a falar sobre o ex-presidente Lula, que cumpre pena de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, zombou dos representantes do MDB e PSDB e responsabilizando-os pela crise econômica.
Vaiado, o militante petista se utilizou do velho recurso de chamar a plateia de “golpista”.

TVI planeja uma programação integrada às redes sociais e com um novo conceito de televisão

Resultado de imagem para tvi, itabuna

TVI em nova fase  - Portal tviplay.com.br 

Um novo conceito de televisão com utilização do suporte das redes sociais e dos recursos multimídia,  esta é a proposta da formatação da nova  programação da TVI, que é transmitida pela TV Cabo em Itabuna e Ilhéus e através do portal tviplay.com.br. O projeto da TVI vem sendo discutido por uma equipe coordenada pelo diretor da emissora, Barbosa Filho, juntamente com o consultor de comunicação Kenji Yamakoshi e o jornalista Kleber Torres, além dos  técnicos e da equipe da televisão.
Para Kenji Yamakoshi, a estratégia envolve parcerias com instituições de ensino superior, empresas  e o desenvolvimento de uma programação inteiramente regionalizada,  tendo como foco os polos de Ilhéus e de Itabuna, com mais de 400 mil habitantes e os municípios da região Sul da Bahia. A ideias é  falar das coisas e das pessoas que vão se ver na televisão e vão assistir toda a programação, interagindo através de intervenções nas redes sociais.
O jornalista Kleber Torres, considera o projeto um desafio que leva em conta a base operacional da TVI,  com tem toda uma infraestrutura para abrigar a equipe de jornalismo, estúdios e equipamentos digitais que permitem a integração da programação com as redes sociais ganhando espaço no Facebook, Twitter e no Instagram.  “O projeto leva em conta fatores como a memória, a história da região e da nossa gente,  bom como um compromisso com a ética e a credibilidade,” complementou.

Associação dos Usuários de Transportes Coletivos e Rodoviários de Itabuna e região-AUTCRIR


 C O N VO C A Ç ÃO
Circular: 02/2018

Serviço de Utilidade Pública - Programa Meia Entrada.

Convocamos toda sociedade civil organizada  e  a classe estudantil para uma Assembleia que acontecerá  na sede da USEMI, dia 10 de Agosto 2018, às 10h para apresentar as conquistas  de um ano do Programa Meia Entrada, Lei 12.933/13.

Itabuna-Ba, 01 de Agosto de 2018
Zênisson Soares
AUTCRIR





A PARTIR DE 1º DE JANEIRO: Valor de imóvel financiado com FGTS aumenta para R$ 1,5 milhão

Atualmente, cidadão pode comprar imóvel de até R$ 950 mil por meio do Sistema de Habitação
O novo teto vai beneficiar todas as regiões do país e valerá para o financiamento de imóveis residenciais novos contratados a partir de 1º de janeiro. Foto: AE

Do - Diário do Poder - Os mutuários voltarão a poder financiar imóveis de valor mais alto com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Conselho Monetário Nacional (CMN) elevou para R$ 1,5 milhão o teto de valor das unidades que podem ser adquiridas por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que empresta dinheiro com recursos do FGTS com juros menores que as taxas de mercado.
O novo teto vai beneficiar todas as regiões do país e valerá para o financiamento de imóveis residenciais novos contratados a partir de 1º de janeiro próximo. Concedidos com recursos do FGTS e da poupança, os financiamentos do SFH cobram juros de até 12% ao ano. Acima desses valores, valem as normas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), com taxas mais altas e definidas livremente pelo mercado.
Flexibilização

Ilhéus inicia Inventário inédito de arborização urbana


Através do Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura de Ilhéus e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), técnicos da Superintendência do Meio Ambiente, órgão ligado a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), e alunos da instituição, iniciam hoje, 31, o trabalho para o Inventário Municipal de Arborização Urbana. A primeira etapa deve durar uma semana, e nela, serão executados levantamentos no bairro Nelson Costa, zona sul e na Avenida Soares Lopes, no centro.
Em campo, estão equipes formadas por dois analistas da Seplandes, mais dois professores, acompanhados de 10 estagiários da UFSB, divididos em três grupos, além de outra equipe responsável pelo lançamento das informações. Para realizar os trabalhos de campo, as equipes utilizam equipamentos adquiridos através de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pela empresa Polimix. Após esta ação, haverá planejamento das etapas do plantio das mudas que foram doadas pela 11º Promotoria Pública Estadual, que atua na área ambiental.

Começa montagem da estrutura da gravação de Juacas em Itacaré



 Itacaré será cenário da segunda temporada de Juacas, uma série de televisão juvenil brasileira produzida pelo Disney Channel Brasil, com colaboração do Disney Channel América Latina, Cinefilm e Chatrone e que é sucesso em diversos países. A estrutura já começou a ser montada na Praia da Tiririca e durante 10 semanas Itacaré será palco da gravação de uma das séries de maior sucesso no mundo. A série estreou no dia 3 de julho de 2017 no Brasil e na América Latina, pelos canais fechados no Disney Channel e Disney XD. E desde 21 de julho do ano passado, faz parte do bloco Mundo Disney no SBT. Em Portugal, estreou no dia 14 de maio desse ano pelo canal fechado SIC K.
 
Juacas é a segunda série original nacional produzida pelo Disney Channel no Brasil. E além de unir a comédia, ação e romance, a série ainda divulga as belezas naturais de Itacaré, atraindo turistas de várias partes do mundo para conhecer a natureza e o potencial de surf da cidade. O elenco começa a chegar já a partir da próxima semana e as gravações começam ainda em agosto. A produção conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré. E a gravação já começa a movimentar a cidade com a locação de hotéis e pousadas, além dos atores, figurantes e pessoal de apoio.
 
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu com a equipe de produção de Juacas e destacou a importância do município ser mais uma vez cenário da gravação da série. De acordo com ele, além de movimentar a economia da cidade, envolver os atores e destacar o esporte, a série também foi responsável por divulgar cada vez mais o potencial turístico da cidade. E a proposta é que cada vez mais pessoas sejam atraídas para conhecer as belezas naturais de Itacaré e o cenário das gravações de Juacas.

A série retrata o universo do surf, tendo como ponto central os meses da temporada do CAOSS (Campeonatos Anuais Ondas Super Surfe) realizada anualmente em Itacaré, onde equipes de várias partes do mundo disputam intensamente o título, uma vez que é a principal porta de entrada brasileira para os maiores campeonatos internacionais profissionais.

terça-feira, 31 de julho de 2018

Itabuna confirma vacinação contra raiva canina no próximo sábado




O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Itabuna confirmou para o próximo sábado, dia 4, a campanha de vacinação contra a raiva canina na zona urbana do município. O trabalho terá inicio às 8 da manhã e vai até às 17 horas nas Unidades de Saúde espalhadas nos vários bairros da cidade. Pelo menos 400 pessoas entre veterinários, técnicos, aplicadores e voluntários como estudantes dos cursos de enfermagem e de veterinária das universidades e faculdades do município participam da campanha.

O veterinário Samir Hage, do CCZ, informa que a vacinação deverá ser aplicada em cães e gatos com idade a partir de três meses de vida e reforça para a importância da imunização antirrábica. Ele lembra que a raiva não tem cura e que a vacina ainda é a melhor maneira de evitar a doença. Diz ainda que mesmo os animais vacinados no ano passado devem ser imunizados este ano. 

TV ITABUNA INVESTE EM NOVOS PROJETOS

Barbosa Filho

TVI INVESTE EM NOVOS PROJETOS COM SÉRIE, PORTAL E JORNALISMO

Numa parceria com a Floresta Filmes, a TVI está produzindo a série O Síndico, com Jailton Alves Eva Lima e Raquel Rocha, com direção de Betsi Palmeira. A série deve estrear nos próximos meses, com cinco capítulos nesta primeira fase, cada um com 26 minutos de duração.

O elenco é composto por 11 atores, tendo como cenário Itabuna, segundo o diretor da TVI, Barbosa Filho, “Barbosinha”, que também anuncia o novo portal da emissora na internet, com transmissão em tempo real e mudanças na programação com ênfase para o jornalismo.

De acordo com Barbosinha, a série de cinco capítulos de drama e humor tem como foco central o fato de que todo mundo tem vizinho e registra as relações sociais entre as pessoas que vivem em um condomínio. O projeto é financiado pela Ancine.

O diretor da TVI antecipa que há ainda a produção de uma outra série projetada com a Danivete, também com elenco 100% regional. A TVI também investe no num novo portal que está sendo inteiramente repaginado e estreará  nos próximos dias, com links no Facebook, Twitter e no Instagram.

Na área de jornalismo, a TVI desenvolve uma parceria com o jornalista Kleber Torres. Segundo Kleber, será dada ênfase às notícias e debates sobre temas regionais e direcionamento para as áreas da política, economia, meio ambiente e cultura.
Do - www.pimenta.blog.br

Rota Transportes celebrou o Dia do Motorista

A primeira-dama Sandra Neilma,
 os empresários Paulo e Elaine Carletto e o

prefeito Fernando GomesAdicionar legenda

O transcurso do Dia do Motorista, 25 de julho - data também do dia de São Cristóvão, padroeiro da categoria - foi comemorado pela Rota Transportes com a celebração de missa, café da manhã, serviços de saúde e estética e distribuição de brindes, atividades realizadas na sede, em Itabuna, e na garagem de Salvador. Centenas de profissionais trabalham na empresa de transporte coletivo semiurbano e rodoviário de passageiros, de serviços de turismo, fretamento e encomendas, que atua em mais de 150 municípios baianos, além de outros estados da Região Nordeste.[

Uma missa foi celebrada pelo padre Acássio Alves, às 8 horas, na sede da Rota. Ele fez uma bênção especial para os motoristas, a quem chamou de “verdadeiros motores da empresa”, e pediu louvor por serem eles que promovem encontros, partidas e despedidas. Também lembrou São Cristóvão, cujo nome, segundo ele, em grego significa aquele que leva Jesus.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Como foi a entrevista com Jair Bolsonaro no Roda Viva

Do - www.msn.com - O Roda Viva entrevistou o candidato à Presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro, que falou sobre seus planos para a presidência, caso venha a ser eleito. A entrevista contou com a apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso
Nascido em 1955, em Campinas, Bolsonaro estudou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Em 1977, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. No ano de 1986, Jair liderou um protesto contra os baixos salários dos militares. Por causa dessa ação, foi preso e acusado de infringir o regulamento disciplinar do Exército. Em 1988, foi eleito vereador e atuou na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Dois anos depois, em 1990, participou da fundação do Partido Progressista Reformador (PPR).
O deputado teve dois projetos de sua autoria transformados em lei, em 27 anos de atividade no Congresso Nacional. Um deles estende o benefício de isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para produtos de informática. Já o outro autoriza o uso da chamada fosfoetanolamina sintética, a "pílula do câncer". Desde que chegou ao parlamento, em 1991, apresentou 171 projetos; entre eles, de decreto legislativo, lei complementar e proposta de emenda à Constituição – as chamadas PECs. Em 2014, Bolsonaro foi reeleito pela 7ª vez como deputado federal.
Na bancada de entrevistadores estiveram Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S.Paulo; Thaís Oyama, redatora-chefe da revista Veja; Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal Valor Econômico; Leonencio Nossa, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; e Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo.
Jair Bolsonaro foi o décimo entrevistado do Roda Viva na série de pré-candidatos à Presidência da República. Já passaram pelo programa Marina Silva, Guilherme Boulos, João Amoêdo, Ciro Gomes, Alvaro Dias, Henrique Meirelles, Manuela D’Ávila, Guilherme Afif e Geraldo Alckmin.

#Itabuna108anos - Entrega de Comenda encerra em grande estilo festa dos 108 anos de Itabuna


 

A programação em comemoração pelos 108 anos de Itabuna foi encerrada com chave de outro na noite do último sábado (28), no auditório da Faculdade Santo Agostinho, bairro Nova Itabuna. Isto porque o prefeito Fernando Gomes escolheu personalidades que tem relevantes serviços prestados, em diferentes áreas no município, para prestar uma justa homenagem com a Comenda de Mérito Firmino Alves.

Considerada a maior honraria do município, a Comenda que recebe o nome do fundador de Itabuna – Firmino Alves -, foi entregue a juízes, desembargadores, políticos, empresários e artistas: Fábio Alexsandro Costa Bastos, José Orleans do Nascimento, Osmundo Oliveira Teixeira Júnior, Naomar de Almeida Filho, Clóvis de Figueiredo Leite (Kocó), Edimar Luiz Margotto, Paulo César Carletto, Elaine Reis Carletto, José Edivaldo Rotondano, Eloína Maria Barbosa Machado e Maria Alice Araújo Pereira.

 Um dos momentos marcantes da noite foi uma justa homenagem a Secretária de Governo Maria Alice, que também recebeu a Comenda Firmino Alves. Familiares da Secretária fizeram declarações enaltecendo a dedicação e amor que Maria Alice tem pela família, política e Itabuna. Para encerrar, o prefeito Fernando Gomes destacou a importância desta homenagem e das ações e projetos já implementados no município.
Fotos: Pedro Augusto

#Itabuna108Anos: Prefeitura inaugura uma moderna escola/creche para mais 120 alunos da educação infantil

 
A bela apresentação da fanfara “Lobos Guerreiros” do Caic abriu, oficialmente, no final da tarde de sábado (28), a solenidade de um dos momentos mais importantes da programação em comemoração aos 108 em emancipação política de Itabuna: a inauguração da Escola/Creche Lúcia Oliveira, situada na Praça da Bandeira, no centro de Itabuna. O início das aulas em tempo integral aconteceu nesta segunda-feira (30) para 120 alunos da educação infantil.

Durante a inauguração, o prefeito Fernando Gomes disse ter conseguido mais uma conquista para Itabuna: devolver a escola cujo prédio foi completamente reformado e equipado e que, na opinião dele, nunca deveria ter sido fechado. “É uma imoralidade quando se tira uma escola de uma criança”, disse, ao lembrar que quando assumiu o município, em 2017, o prédio estava ocupado por um sindicato.

O prefeito disse que foi um dos alunos da antiga Escola Lúcia Oliveira, onde estudou o curso de Contabilidade. “Essa escola, numa área central e privilegiada, faz parte da história de Itabuna e por isso mesmo não deveria ter sido fechada”, reforçou. Ele informou que a reabertura da escola foi uma ideia louvável da ex-secretária de Educação, Anorina Smith Lima que esteve presente à inauguração.

Ao destacar a importância dada à educação em suas administrações, o prefeito Fernando Gomes lembrou que foi o único gestor a construir, no município, 117 salas de aulas incluindo as da zona rural em Mutuns e Itamaracá e também em Jussari, quando ainda era distrito de Itabuna. “Educação e saúde são duas das áreas mais importantes que devem andar de mãos dadas, afinal, sem saúde ninguém estuda e sem escola não existe o conhecimento” disse.

O prefeito comentou a importância de transformar Itabuna numa cidade universitária, ao destacar que além das instituições do ensino superior já tradicionais (Uesc, FTC, Federal do Sul da Bahia e Unime), o município acabou de ganhar a Faculdade Santo Agostinho, inaugurada na última sexta-feira (27) já com 85 alunos matriculados para o Curso de Medicina. Fernando Gomes garantiu que a outra universidade, a Santo Antônio também é uma realidade que transformará o município numa indústria do saber. Lembrou ainda que foi ele o responsável pela vinda do Curso de Medicina na Uesc.

#Itabuna108Anos: Professores municipais ganham Centro de Formação e Tecnologia em Itabuna


Os professores da rede municipal de ensino ganharam, no ultimo fim de semana, um espaço importante e privilegiado voltado para a capacitação e execução de projetos de pesquisa e extensão. Trata-se do Centro de Formação e Tecnologia Municipal (CFTM) – Casa do Educador, que foi reinaugurado no final da tarde de sábado (28), dia do aniversário de Itabuna, com a presença do prefeito Fernando Gomes, secretários, diretores e professores municipais, além de convidados.

O prefeito destacou a importância do centro para a promoção de cursos de atualização e formação permanente dos professores da rede municipal que atuam nas áreas urbana e rural e também do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Fernando Gomes lembrou que um professor capacitado vai refletir em sala de aula, com alunos mais preparados e prontos para enfrentar os desafios da vida e novos conhecimentos que o futuro exige. “Sem educação não temos cidadãos de bem e muito menos profissionais preparados para nosso país”.      

NOTA - Sesttran


         A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran, através da Diretoria de Transportes informa a todos, que devido ao rompimento de uma adutora de água, na manhã desta segunda-feira (30), localizada na Rua Getúlio Vargas, (Bairro Mangabinha), a Emasa interditou a via para conserto. Por conta da interdição, as Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros foram orientadas pela Diretoria de Transportes a desviarem o percurso dos ônibus que atendem ao local, sendo as linhas: BC19, BC20 e BB26 (da Empresa Sorriso da Bahia) e a RB77 (da Empresa São Miguel) orientadas a realizarem o seguinte percurso: partindo do Jardim do “O”, seguir pelas Ruas: Maria Lima Guimarães (Zildolândia), Av. Juca Leão (passando pelo escritório da Ceplac). Informamos ainda, que assim que o serviço seja concluído pela Emasa, as linhas voltarão a trafegar normalmente.   

Diretoria de Comunicação Social
30/07/18

#Itabuna108Anos: Emasa requalifica Estação Elevatória de Esgoto no bairro Mangabinha

         A Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa) entregou, na última sexta-feira (27), mais uma Estação de Tratamento requalificada. A Estação Elevatória de Esgoto, localizada no bairro Mangabinha recebeu novos equipamentos e teve sua estrutura física amplamente recuperada. A entrega dessa ação fez parte das comemorações pelos 108 anos de emancipação política do município de Itabuna.

         Ao longo da última semana a Emasa realizou diversas inaugurações que se complementaram as entregas de equipamentos que irão garantir maior celeridade nas ações desenvolvidas pela empresa, a exemplo do Parque de Informática e do novo Sistema Integrado de Informática, além de três motos e do veículo tipo “Doblô”, zero quilômetro, adquiridos com recursos próprios, entregues na quarta-feira (25), e que irão agilizar o atendimento na cidade.

         Dentre as melhorias apresentadas pela Emasa na semana em que Itabuna comemorou 1087 anos, destacam-se ainda a reativação da Estação do Inocoop, no bairro São Caetano, realizada na terça-feira (24) e a recuperação da Estação Elevatória de Esgoto do bairro São Judas, que teve o seu sistema recuperado e toda área urbanizada, apresentada na quarta-feira (25). Na quinta-feira (26), a Emasa realizou também a entrega da Rede de Água do Bairro Guedes Pinho, que fica entre o Novo São Caetano e o Vila Anália, levando, após 10 anos de espera, água tratada para o local. (Ascom)

ELEIÇÕES 2018 Partidos maiores garantem decisões que fortalecem a política ‘das antigas’

Partidos maiores mantêm a hegemonia e controlam o Congresso
Sessão do Plenário do Congresso. Foto: Agência Senado






A multiplicação de partidos com bancadas relevantes tem favorecido políticos de maior capacidade de articulação na Câmara. Em 1998, por exemplo, apenas os cinco maiores partidos tinham somados mais de 400 deputados, de um total de 513, e podiam aprovar o que quisessem. Atualmente, para obter a mesma quantidade de votos é necessário que dez partidos reúnam 100% dos deputados em torno de algum projeto. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
A partir de 2019, o próximo presidente precisará articular com ainda mais partidos e o “centrão” ganha ainda mais relevância.
Ao contrário de Collor, o impeachment de Dilma demorou, não por falta de prova, mas porque mais partidos precisam se convencer dos crimes.
Para ter um gabinete de liderança são necessários cinco deputados na bancada; que só nove partidos tinham em 1998. O número subiu a 18.