sábado, 7 de julho de 2018

VOTO FEMININO Bolsonaro procura uma vice para tentar superar rejeição de eleitorado feminino

Ana Amélia deseja continua senadora, por isso não cogita a candidatura a vice-presidente.
Ele queria Ana Amélia, mas a senadora vai buscar reeleição





Do - Diário do Poder - O deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) procura desesperadamente uma mulher que aceite o convite para ser sua companheira de chapa, como vice-presidente. Até agora, todas as tentativas se revelaram frustradas. A vice ideal para Bolsonaro, segundo aliados próximos, seria a senadora gaúcha Ana Amélia (PP), mas o projeto dela é disputar a reeleição. O candidato não faz a menor ideia de quem será sua vice. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

VILY MODESTO O ÚLTIMO ADEUS


DENTRO DE UM CLIMA DE MUITO RECONHECIMENTO E EMOÇÃO, O CORPO DO COMUNICADOR VILY MODESTO FOI SEPULTADO EM ITABUNA

"Mais vale uma boca falando de amor, do mil bocas falando de ódio" Vily Modesto

Sepultado no Cemitério do Campo Santo em Itabuna, bem poucos amigos compareceram para o último adeus do comunicador Vil Modesto, na sua última despedida.  Tudo indica, devido, a Copa do Mundo, onde Seleção Brasileira jogaria às 15 horas e terminou perdendo o jogo para a Bélgica.

Vil Modesto que faleceu vítima de um infarto às 21 horas de ontem, teve seu corpo velado no SAF e o sepultamento aconteceu hoje 06, as 14 horas. No velório com visitas de inúmeros amigos e admiradores, o Prefeito Fernando Gomes esteve presente, levando os pêsames à sua família, pois considerava o renomado comunicador como um dos seus grandes amigos.

Dentro de um clima de grande reconhecimento de suas qualidades como um grande profissional, o Pe Gilvan, da Catedral de São José celebrou a Missa de Corpo Presente e as considerações na hora de seu sepultamento ficaram por conta do seu filho, Vily Júnior, expondo as qualidades e virtudes de seu pai; o poeta Antônio Baracho, a sua forte ligação com Vily e do blogueiro  e colega de rádio, Val Cabral que destacou as qualidades éticas de Vily e, que por isso, aprendeu quando era ainda menino, a gostar de rádio através das suas apresentações;  “ Vily Modesto jogava todos nós para cima com suas frases românticas e de otimismo”, disse.  

Prefeito lamenta a morte do comunicador Vily Modesto

Vily Modesto
Nota de Pesar: Prefeito lamenta a morte do comunicador Vily Modesto

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes lamenta profundamente o falecimento do comunicador Vily Costa Modesto, 78 anos, ocorrido na noite de ontem (05), em Itabuna, vítima de infarto. Para o prefeito, “o profissional desenvolveu um incomparável trabalho em defesa do desenvolvimento, não só de Itabuna, mas como de todo o sul do estado”.

Vily Modesto, jornalista, publicitário e radialista ingressou no rádio em 1967, na antiga Rádio Clube, hoje Rádio Nacional, passando também pelas Rádios Difusora e Jornal de Itabuna. Nessa última, onde permaneceu por cerca de 30 anos, se destacou com os programas: ”Órbita 70”, aos domingos, “Show Messias” e o "Vily Modesto", transmitido diariamente das 6 da manhã às 10 horas. Publicitário e homem de mídia, criou uma das primeiras agências de publicidade da cidade e da região, a WP-Publicidades.

O comunicador possuía uma estreita relação com os empresários locais e chegou a ser presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, diretor por muitos anos da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI e, por cerca de 30 anos, comandou a sucursal do Jornal A Tarde no sul da Bahia, com sede em Itabuna.

Obras do Teatro Municipal de Itabuna seguem em ritmo acelerado

         
As obras de conclusão do Teatro Municipal de Itabuna seguem em ritmo acelerado. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, mais de 40% dos serviços já foram realizados e espaços como camarim, sanitários e salas de apoio e administração estão em fase de acabamento. A obra, que esteve paralisada por mais de 10 anos, foi retomada em março deste após assinatura do convênio entre o Governo do Estado e o Município, com a destinação de recursos para o empreendimento.

Após passar por adequações técnicas para atender às normas ambientais, de segurança e de acessibilidade, de modo a atender a legislação vigente, o projeto atual prevê que o equipamento tenha capacidade para aproximadamente 600 pessoas. A conclusão do Teatro Municipal consolidará a retomada de medidas que visam fomentar a cultura local, a exemplo de ações já realizadas como o Carnaval Antecipado, o São Pedro realizado em 2017 e o espetáculo A Paixão de Cristo, que prezam pela valorização das manifestações artísticas culturais no município.

Com o Teatro Municipal, a cidade ganha um espaço amplo e moderno que poderá, além de atender a população, gerar emprego e renda ao município a partir do fortalecimento do turismo de negócios, com a realização de eventos como conferências, palestras, grandes espetáculos e produções nacionais.
Fotos: Waldyr Gomes

quinta-feira, 5 de julho de 2018

O ÚLTIMO ADEUS DE VILY MODESTO, LENDA DO RÁDIO GRAPIÚNA

Atualizado ás 7;55, de 06.07.2018
SEPULTAMENTO DO CORPO DO COMUNICADOR VILY MODESTO ACONTECE ÀS 14H DE HOJE, 06.07.2018

"VALE MAIS UMA BOCA FALANDO DE AMOR, DE QUE MIL BOCAS FALANDO DE ÓDIO" Vily Modesto, amigo do Rei, Roberto Carlos.

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso amigo, jornalista e radialista, Vily Costa Modesto 78 anos de idade, hoje as 21h, vítima de infarto. Aconteceu no inicio desta noite 05. O seu corpo está sendo velado no SAF, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. E o sepultamento acontecerá neste dia 06,às 14h,no Cemitério do Campo Santo, da Santa Casa. .

Itabuna perde um dos seus maiores comunicadores de todos os tempos, do sul da Bahia e do Estado. Com relevantes serviços prestados para o desenvolvimento desta cidade, principalmente,em relação ao seu comércio. Que Deus, nosso Pai Supremo lhe conceda um lugar no Seu Reino de Luz.menso

Algumas considerações biográfica do grande profissional Vily Modesto 

 segunda-feira, 26 de julho de 2010, no blog 

Vily Costa Modesto a caminho dos 50 anos de rádio em Itabuna

Vily Modesto
Hoje esse espaço pertence ao nosso já folclórico Vily Modesto com mais de 45 anos de rádio. Vily, para quem, não o conhece, é uma pessoa difícil, fechado e enigmático. Para quem o conhece e priva de sua intimidade, Vily é uma pessoa afável e sensível para com o problema de seu semelhante. Está sempre presente para prestar sua solidariedade e ajudar o amigo.

Nasceu em Itabuna

Quase como toda a população itabunense, Vily Costa Modesto é filho de pais sergipanos e nasceu em Itabuna, no bairro da Conceição em 18 de Junho de 1942, filho de Joaquim Costa Modesto e de Maria Alexandrina dos Santos. Divorciado, do enlace nasceu o competente Vily Junior, hoje o responsável pelo setor comercial do Jornal A Tarde, em Itabuna, para todo o sul da Bahia.

Estudos

Vily Modesto estudou no famoso Colégio Chalub, passando depois pelo Celina Braga, de onde se transferiu para a Macro-Moderna Associação Brasileira de Ensino, estabelecimento onde concluiu o seu segundo grau e curso profissionalizante em Itabuna. Chegou a faculdade, mas não a concluiu.

Primeiro emprego

Tendo como professor, Joseph Kaufmann, da área de química, e um dos diretores da indústria, teve seu primeiro emprego na Helvécia Indústria de Cacau, localizada no Parque Hugo Kaufmann, no Bairro Jardim Vitória. E Vily já começou ocupando a chefia de laboratório, como analista das amêndoas e da manteiga do cacau, responsável também pelas assinaturas dos boletins, onde ficou por três anos, quando mudou de ramo, partindo para o rádio e o jornal.
Ingresso no rádio

Vily Modesto ingressou no rádio em Itabuna em 1967,através dos microfones da antiga Rádio Clube, (hoje Nacional) e depois foi para Rádio Difusora, a convite do então deputado Paulo Nunes. Em seguida,. atendendo convite de José Oduque Teixeira foi participar do quadro da Rádio Jornal de Itabuna. Naquela época, ao lado de profissionais como: Waldeny Andrade, Plínio de Almeida, Ariston Caldas, Raimundo Galvão, Marfisio Cordeiro, Hélio Fernandes, Carlos Spinóla, Curtney Guimarães, Ricardino Batista, Alex Kfoury, Gesil Sampaio, Gonzalez Pereira, dentre outros cobras do rádio itabunense, tornou-se uma das principais vozes dessa terra. A Emissora tinha como diretora comercial, já que a jornalística, pertencia a Waldeny Andrade, a ibicaraiense Marilene Santos,hoje segundo informações, pertencente ao quadro da Petrobrás, com sede em Salvador.

Rádio Jornal

Essa emissora, na época, tinha o padrão da Rádio Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), com uma programação “Classe A”. Hoje com 44 anos de rádio, o radialista e jornalista Vily Modesto, após lançar o programa ”Órbita 70”, que contava com músicas selecionadas, noticiário e distribuição de brindes de patrocinadores, do comércio local: Óticas Teixeira, Doll Modas, Casas Pernambucanas, Supermercado Messias, Rosemblaite, Itacomcal e outros, mudou a sua marca para “Show Messias” e mais tarde “Programa Vily Modesto” sempre às 06:00 horas da manhã,

História do rádio

Dentro do rádio, Vily Modesto tornou-se amigo de vários artistas e cantores, entre eles, o rei Roberto Carlos, um dos grandes amigos que ganhou na carreira. Mas, na sua trajetória do rádio ele gosta mesmo é de lembrar dos concursos de beleza, para a escolha das “rainhas” e” garota verão”, quando reunia as mulheres mais bonitas e graciosas do sul da Bahia. Eventos que também contavam com a organização e participação do saudoso, colunista social, Adilson Cezimbra (Dikas) hoje na eternidade.

“Durma com Jô e acorde com Vily”

Devido ao seu horário, depois do lançamento do Programa do Jô, na madrugada, gerou o slogan “Durma com Jô e acorde com Vily”. Mas as coisas nunca foram fáceis. Vily passou por muitas dificuldades, mas sempre manteve um programa “alto astral”.

Atualmente, como todo profissional do rádio itabunense, quando os horários e os espaços do rádio são leiloados, Vily Modesto tem enfrentado adversidades, mas permanece firme com seu programa, que se tornou em um dos grandes líderes de audiências do rádio em todo o Sul da Bahia.

Jornal a Tarde

Ainda dentro da comunicação, Vily Modesto foi um dos pioneiros da instalação e desenvolvimento da Sucursal do Jornal A Tarde, de Salvador, para o sul da Bahia, em Itabuna, local onde prestou seus serviços por 29 anos, na função de Chefe da Sucursal do Sul da Bahia.

Participando do comércio

Além do rádio e do jornal, Vily Modesto sempre foi um dos grandes defensores para o desenvolvimento do comércio de Itabuna, com uma participação sempre ativa, iniciativa essa que lhe levou a ser presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), e diretor da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, a nossa centenária ACI, onde permanece até hoje no Conselho de Comunicação da entidade.

No Governo Paulo Souto, assumiu a sub-gerencia da SUDIC para a região, devido a sua grande amizade com o Senador ACM, que sempre teve “cadeira cativa” em seus programas de rádio. O que lhe levou também a ser diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Itabuna, na gestão do Prefeito Fernando Gomes.

Itabuna & Região

Vily é um otimista. Sobre Itabuna ele diz que “Vejo a cidade com um novo surto de progresso, graças ao trabalho da iniciativa privada, principalmente. Quando a região, ninguém vai atrapalhar o desenvolvimento regional, porque ele já está consolidado”,. Acrescentando: “Eu, particularmente, acredito muito em Itabuna e Ilhéus, daqui a dez anos essa região será tudo aquilo que realmente todos nós sonhamos”.

Centenário de Itabuna

Ele finaliza afirmando que: “Desejo que Itabuna continue sempre agradando a todos que aqui nascem, e aqueles que chegam, e aqui produzem riquezas”.

FRASE DO MÊS:

“Uma cidade não só se faz de asfalto, arranha-céus, solo e cimento, mas, também dfe união, respeito ao próximo, alma e amor”

Texto Joselito dos Reis
Postado por Joselito dos Reis Santos às 7/26/2010 06:05:00 AM

Prefeitura de Itabuna intensifica ações de recuperação asfáltica


A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Administração, intensificou, nessa semana, as ações de recuperação asfáltica da Operação Tapa Buracos no centro e em bairros da cidade. Na manhã desta quinta-feira (05), equipes da secretaria de administração realizaram reparos na avenida Kennedy, no bairro São Caetano. Paralelo a essa ação, foi realizada podas de árvores na rótula do São Caetano e remoção da vegetação de passeios e meios-fios no bairro Conceição.

Segundo o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, a Operação Tapa Buracos tem o objetivo de recuperar as ruas e avenidas do município, revitalizando o visual da cidade e contribuindo para melhoria da circulação de ônibus e automóveis. O secretário destaca que o prefeito Fernando Gomes vem trabalhando em busca de investimentos para ampliar essa rede de serviços que visam melhorar a vida da população de Itabuna.

SAS e Defesa Civil de Itabuna prestam assistência às famílias que vivem em áreas de risco

 

As fortes chuvas que caíram em Itabuna no mês de junho resultaram em diversas notificações para a Defesa Civil do município. Para atender as famílias cujas moradias estão localizadas em áreas que possuem risco de deslizamentos de terra, técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social visitaram, na manhã desta quinta-feira (05), casas situadas na rua da ladeirinha e na travessa Mercedes, no bairro Califórnia.

Durante a visita, uma equipe da Secretaria de Administração acompanhou a Defesa Civil e deu início a remoção de entulhos em casas que foram atingidas por um deslizamento de terra. O coordenador Yuri Bandeira disse que o trabalho realizado em caráter emergencial é apenas paliativo e ressaltou o prefeito Fernando Gomes determinou a atuação rápida e eficiente do corpo técnico de modo a assistir as famílias atingidas.

ENERGIA ELÉTRICA Câmara aprova texto-base para privatização de distribuidoras da Eletrobras

As seis distribuidoras que poderão ser colocadas à venda estão na região Norte do país
Do - Diário do Poder - O plenário da Câmara aprovou nesta quarta (4), por 203 votos favoráveis, 123 contrários e três abstenções, o texto-base do projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras na Região Norte. Faltam ser votados os destaques, que ainda podem modificar a proposta. A previsão do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ, é que a votação seja concluída na próxima semana.
As seis distribuidoras que poderão ser colocadas à venda são: Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal); Companhia de Energia do Piauí (Cepisa); e Boa Vista Energia, que atende a Roraima. Em maio, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade a publicação do edital de privatização dessas seis distribuidoras de energia elétrica.

Relator acolhe mais de 20 alterações para Estatuto itabunense


Em duas audiências, promovidas até aqui pelo relator Beto Dourado (PSDB), servidores de Itabuna propuseram modificações em mais de vinte artigos do Estatuto do Servidor cujo projeto de lei, encaminhado pelo Executivo, tramita na Câmara. Simultaneamente, o prefeito Fernando Gomes quer adotar o vínculo estatutário em lugar da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

As contribuições dos servidores, quase todas já acordadas com o Governo, serão transformadas em emendas pelo relator, “exceto as que criarem ou aumentarem despesas”, explicou Dourado. Deve ser alterado, por exemplo, o dispositivo sobre estágio probatório. Os sindicatos rejeitam a possibilidade de o parecer da chefia imediata substituir o da comissão avaliadora.

Um ponto ainda sob negociação com o Executivo é a sugestão de um adicional a ser pago tomando como base de tempo cada ano de serviço. O anuênio proposto pela categoria seria para compensar a perda do FGTS – fundo que é reservado apenas a servidores celetistas. Segundo o relator, a Prefeitura itabunense fará estudo do impacto financeiro para custear benefício anual.

Quanto à tramitação da matéria, os vereadores terão até a próxima segunda-feira, 09, para apresentarem emendas ao Estatuto. A expectativa de Beto Dourado é realizar uma terceira audiência pública antes de levar o relatório às Comissões permanentes. É que o relator quer discutir com servidores e sindicatos o texto emendado e “ouvir as contribuições de última hora”. - Ascom

Foto: Pedro Augusto Benevides

Governador destaca investimento histórico na infraestrutura e na saúde de Ilhéus

 Em mais uma visita de trabalho ao sul do estado, o governador da Bahia, Rui Costa, acompanhado da primeira-dama Aline Peixoto, pelo ex-governador Jaques Wagner e por uma comitiva formada por autoridades políticas regionais, inaugurou, hoje, 4, a Barragem do Rio Colônia, na localidade de Estiva de Cima, no município de Itapé. A obra é resultado de um investimento de R$ 111 milhões e garante abastecimento de água para mais de 300 mil baianos de Itabuna, Itapé, Uruçuca e região. O prefeito de Ilhéus em exercício, José Nazal Soub, acompanhou a comitiva.  

Na oportunidade, o governador destacou que “além do Hospital Regional Costa do Cacau - que já entregamos, temos a estimativa de entrega, para o segundo semestre de 2019, da nova ponte que ligará o centro da cidade ao bairro Pontal e isso vai implicar em mudanças no sistema viário da região. Mas o trabalho não para por aí. Iremos iniciar as obras de construção da Unidade Pronto Atendimento (UPA 24h) de Ilhéus e construir e transformar o antigo hospital regional numa grande maternidade de referência, de alta-complexidade, que vai atender não apenas à cidade de Ilhéus, mas à região. O projeto está sendo concluído e nos próximos dias vamos licitar a reforma completa do antigo hospital Regional”, acrescentou Rui Costa.

Estado e município inauguram o Centro de Canoagem de Itacaré



O governo do estado da Bahia e a Prefeitura de Itacaré inauguraram na tarde desta quarta-feira o novo Centro de Treinamento de Canoagem, um espaço voltado para a formação, acompanhamento e treinamento dos atletas. O novo e moderno equipamento fica no bairro da Passagem, ao lado do local onde será construído o Campo de Futebol da cidade e conta com salas de fisioterapia e troféus, além de cozinha, academia, vestiários, dispensa, garagem para canoas, passarela e deck de madeira.
 
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, do secretário estadual de Trabalho, Renda e Esporte, Vicente Neto, do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, do deputado estadual Rosemberg Pinto, do presidente da Associação de Canoagem de Itacaré, Rodrigo Ferreira, do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, além de vereadores, secretários municipais, servidores, atletas, dirigentes do projeto Remando no Rio de Contas, pais e representantes das mais diversas comunidades.

O prefeito Antônio de Anízio destacou a importância do novo equipamento para que os atletas de Itacaré possam cada vez mais ser destaque a nível nacional e internacional. De acordo com ele, a construção do Centro de Canoagem é a concretização de um sonho de muitas crianças e jovens do município. “Itacaré já uma referência no esporte a nível mundial e com esse novo equipamento novos atletas serão despertados, incentivados e revelados”, complementou o prefeito. E atendendo a uma solicitação dos atletas, o prefeito Antônio de Anízio sugeriu que o Centro de Treinamento receba o nome da ex-atleta Sandra Regina Pereira Silva, uma das pioneiras dessa modalidade no município.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Barragem do Rio Colônia garante abastecimento de água para Itabuna


Uma grande inauguração
Inauguração: "Um grande sonho que se tornou realidade para a população de Itabuna"

Após décadas convivendo com problemas no abastecimento de água, a população de Itabuna pôde, na manhã desta quarta-feira (04), participar da inauguração da Barragem do Rio Colônia, uma importante obra localizada no município de Itapé, que vai garantir
A barragem vai trazer empreendimentos para a região 
abastecimento de água para o município e cidades, beneficiando diretamente mais de 3
Governador Rui Costa e o Prefeito Fernando Gomes.uma
parceria rumo ao desenvolvimento
50 mil pessoas. O prefeito Fernando Gomes, que desde a sua gestão anterior trabalhou diuturnamente para a concretização deste sonho, esteve presente na cerimonia de inauguração.

Ao agradecer o governador Rui Costa pelo empenho e dedicação que vem demonstrando com Itabuna e com a região sul da Bahia, o prefeito Fernando Gomes comentou que a barragem, além de garantir o abastecimento de água à população, irá oportunizar a geração de emprego através da atração de indústrias e fortalecimento de atividades comerciais que dependem de um bom fornecimento de água.

“Mesmo com a barragem, a população deve se conscientizar para economizar água, pois esse é um bem de todos e não podemos desperdiçar”, observou o prefeito ao lembrar as dificuldades enfrentadas pela população de Itabuna com a crise hídrica de 2016, quando, por várias vezes, a população chegou a receber água salgada nas torneiras. Para Fernando Gomes, “água é vida” e por isso, é preciso valorizar esse recurso.

Plenário autoriza crédito de até 15% ao Orçamento de Itabuna


A contragosto do relator Guinho (PDT) que defendia até 5%, o Plenário autorizou, por maioria, que o Orçamento de Itabuna receba até 15% de reforço. O crédito suplementar, justificou o Executivo itabunense, deve-se a insuficiências de dotações para cobrir despesas como folha de pessoal. Guinho considera que houve “falha de planejamento” da gestão Fernando Gomes. A bancada governista retrucou com o quadro econômico “desfavorável do país”.

Para promover os ajustes orçamentários, a Prefeitura vai utilizar recursos provenientes de excesso de arrecadação – detectado durante a execução orçamentária deste ano – e da anulação de despesas. Com o novo crédito autorizado na última quinta, 26, Itabuna poderá reforçar em 25% seu Orçamento Anual. Dentro da LOA 2018, a Casa já havia concedido créditos iniciais de 10% ao Governo (na ocasião FG pedira 90% de suplementação).

Reincorporação de áreas doadas    

Passou por unanimidade no Legislativo, a proposta do Executivo para reincorporar áreas doadas a indústrias e empresas (distribuição, logística e call centers) que não se instalarem no terreno em dois anos (a legislação em vigor fala em três anos). Com substitutivo do relator Milton Gramacho (PRTB), o prazo passará a valer a partir da tradição efetiva de posse em que o Município formaliza, documentalmente e em definitivo, a doação.

Comenda Firmino Alves

Por fim, a Câmara itabunense aprovou alterações na Lei 1.974/05 (Comenda do Mérito Firmino Alves). Por sugestão de Jairo Araújo (PCdoB) e Manoel Júnior (PV), as despesas com a honraria – aquisição de medalhas, por exemplo – devem constar na Lei Orçamentária Anual. Hoje, a Lei permite abertura de crédito especial (até R$ 20 mil) para cobrir custos da Comenda.

Ascom
Foto: Pedro Augusto Benevides

Governo entrega Centro de Canoagem de Itacaré

 Nesta quarta-feira (4), às 15h, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), realiza a entrega do Centro de Canoagem de Itacaré, município do sul do estado. Iniciada em setembro de 2017, a obra teve um investimento de R$ 952 mil.
Na oportunidade, a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), por meio de convênio assinado com a Sudesb, realiza o Torneio de Canoagem, com a participação de 120 atletas participando de provas nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior e Sênior. Cerca de 70% desses atletas são alunos do Projeto Remando no Rio de Contas executado nos municípios de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã.

Outros dois centros de canoagem continuam em obra nas cidades de Ubaitaba e Ubatã. As três obras somam um investimento do governo do estado superior a R$ 3 milhões.

Bolsonaro lidera pesquisas rumo à Presidencia

Do - www.msn.com/pt-br - Pesquisa DataPoder360 divulgada nesta quarta-feira (4) mostra que se as eleições presidenciais fossem hoje, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fosse candidato, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) seria o favorito para ocupado o cargo com 21% das intenções de voto.
De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 25 e 29 de junho com 5,5 mil eleitores, Ciro Gomes (PDT), que somou 13% da preferência do eleitorado, aparece em segundo com leve vantagem em relação aos outros quatro nomes que se embolam em terceiro lugar.
Nas quatro simulações de segundo turno feitas pelo DataPoder360, Bolsonaro lidera em todos os cenários.
Contra Ciro, o deputado tem 36% da preferência contra 26% do pré-candidato do PDT. Contra Marina, ele mantém os 36%, mas fica perto dos 31% da ex-senadora. No embate contra Fernando Haddad (PT), Bolsonaro continua com 36% ante 23% do petista. Por fim, em uma disputa contra Geraldo Alckmin (PSDB), o placar seria de 35% para o deputado ante 25% do tucano.
Já o potencial de voto do ex-presidente Lula, preso há quase três meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ainda é alto. Se puder concorrer, 24% dizem que votariam nele com certeza – outros 11% afirmam que poderiam votar.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do estudo no TSE é BR-05297/2018.

VEJA O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS

Jair Bolsonaro (PSL) – 21%
Ciro Gomes (PDT) – 13%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 8%
Marina Silva (Rede) – 7%
Fernando Haddad (PT) – 6%
Alvaro Dias (Podemos) – 5%
Branco/nulo – 31%
Não sabe/não respondeu – 9%

SIMULAÇÕES DE 2º TURNO

Cenário 1
Jair Bolsonaro – 36%
Ciro Gomes – 26%
Cenário 2
Jair Bolsonaro – 36%
Marina Silva – 31%
Cenário 3
Jair Bolsonaro – 36%
Fernando Haddad – 23%
Cenário 4
Jair Bolsonaro – 35%
Geraldo Alckmin- 25%

MAIS CARA: Petrobras eleva em 0,90% preço da gasolina comercializada nas refinarias


Do - Diário do Poder - A Petrobras elevou nesta quarta (4) o preço do litro da gasolina comercializada nas refinarias em 0,90%. Dessa maneira, o custo do combustível passa de R$ 1,985 para R$ 2,00 a partir desta quinta (5). Nesta terça (3), o preço permaneceu inalterado.
Desde o acordo do governo federal com os caminhoneiros, para que chegasse ao fim a greve deflagrada em 21 de maio, o preço do litro do diesel se manteve em R$ 2,03 nas refinarias. Uma das principais reivindicações da categoria era a redução no preço do diesel, que ficará congelado por 60 dias a partir do dia 1º de junho.
Em julho do ano passado, a estatal adotou um novo cálculo para a política de reajuste nos preços dos combustíveis. Na nova metodologia, os ajustes acontecem com mais frequência, chegando a ocorrer diariamente. Desde que o novo formato foi adotado, o preço da gasolina comercializada nas refinarias tem alta acumulada de 52,45% e o preço do diesel registra valorização total de R$ 49,92%.
A justificativa da estatal para a mudança na política de reajustes é a necessidade de manter a competitividade frente às variações no mercado internacional. A adoção do novo formato gerou duras críticas ao então presidente da Petrobras Pedro Parente, que se demitiu do cargo após a greve dos caminhoneiros.

Bahia pode ganhar 100 novos municípios


Localizado no município de Correntina, Rosário espera que a emancipação amplie o desenvolvimento econômico da região (Foto: Divulgação)
Localizado no município de Correntina, Rosário espera que a emancipação amplie o desenvolvimento econômico da região (Foto: Divulgação)

Do - Jornaldamidia.com - O Projeto de Lei Complementar (PLC) 137/2015 está reaquecendo os sonhos emancipacionistas de distritos baianos. Estima-se que 100 novos municípios poderão ser criados na Bahia, caso o projeto seja aprovado pelo Congresso Nacional. Entre eles estão Rosário e Roda Velha, que estão situados no extremo Oeste da Bahia e comandam produção agrícola na região, mas estão distantes das cidades-sede e, por isso, sofrem com a sensação de abandono e a falta de investimentos.
De acordo com a Agência Câmara, outros distritos baianos também podem virar cidade com a aprovação da lei. Entre eles estão Vila de Abrantes, que tem cerca de 48 mil habitantes e sua cidade-sede é Camaçari; Laje dos Negros, que é abrigado por Campo Formoso e que tem mais de 10 mil habitantes; Humildes, que tem cerca de 13 mil habitantes e fica em Feira de Santana; Stela Dubois, localizado em Jaguaquara, com 9.800 habitantes; Açu da Torre, com sede em Mata de São João, tem 12.207 habitantes; Posto da Mata, localizado em Nova Viçosa, tem cerca de 22 mil habitantes; Arraial D’Ajuda, que fica em Porto Seguro e tem 17 mil habitantes; e Taboquinhas, localizado em Itacaré e tem 27 mil habitantes, entre outros. A estimativa é que 100 distritos devem reivindicar o posto de municípios na Bahia.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...