sábado, 12 de maio de 2018

Senhor Afonso Habib faleceu em salvador e o corpo está sendo velado no saf

 Afonso Habib ao lado do seu filho, Marcus Habib.
 Foto: Facebook 
Com muito pesar à família e, especialmente, ao nosso amigo Marcus Habib, que informamos, ao público, o falecimento do senhor Afonso Habib, ontem 12, aos 96 anos de idade, na cidade de Salvador. Ele já vinha lutando pela vida há 40 dias.

Ainda informou o engenheiro e ex-diretor da Emasa, Marcus Habib, que o seu corpo  transladado, e chegando a esta cidade na madrugada está sendo velado no velório do SAF, na Rua Juca Leão, enfrente ao Grapiúna Tênis Cube.

Afonso Habib pessoa pioneira de Itabuna ajudou muito no desenvolvimento dessa cidade. Figura humana e muito simpática e  educada, tinha um grande relacionamento de amizade em nossa cidade e todo o Estado. Que Deus nosso Pai Supremo, lhe conceda um ótimo lugar em Seu Reino de Luz.  

O sepultamento do seu corpo deverá acontecer durante o dia de hoje, 13, no cemitério do Campo Santo da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna  

Atualizado às 9h, de 13.05.2018
  

TSE: FICHA SUJA NÃO SE CANDIDATA

FICHA-SUJA
TSE DÁ ‘AVISO PRÉVIO’ AO CONDENADO LULA: FICHA SUJA NÃO SE CANDIDATA
MINISTRO DO TSE PREGA AVISO: TIPOS COMO LULA SERÃO BARRADOS
O MINISTRO ADMAR GONZAGA QUESTIONOU SE “CONVÉM À DEMOCRACIA” HOMOLOGAR CANDIDATURAS DE CORRUPTOS CONDENADOS.

Ao discutir a possibilidade de um candidato que não se encaixa nos pré-requisitos da Lei da Ficha Limpa na lista de elegíveis, o ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral questionou, sem citar nomes, se “convém à democracia” homologar condenados até por corrupção e lavagem de dinheiro, “sabidamente inelegíveis”. O ministro, na prática, deu “aviso prévio”: tipos como Lula não serão candidatos.
O ministro Admar Gonzaga manifestou sua posição durante debate em São Paulo sobre os maiores desafios na eleição 2018.
A Lei da Ficha Limpa criou pré-requisitos para pré-candidato em eleições. Um deles é não ter condenações na Justiça.
Quem for condenado em julgamento colegiado, na Justiça ou em órgãos como OAB, fica inelegível. Está na Lei da Ficha Limpa.
Condenado em segunda instância, Lula receberá atestado de “ficha suja”, caso insista em registrar a candidatura na Justiça Eleitoral. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Coordenação de Educação para o Trânsito da Sesttran promove semana de atividades no “Maio Amarelo”


Com o objetivo de itensificar as atividades do Movimento Maio Amarelo, a Coordenação de Educação da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttrran realizou, durante esta semana, diversas ações que visaram propor o envolvimento da sociedade em discussões, ações e comportamentos que objetivem “a redução do número de mortes e feridos graves no trânsito”. 
Na última segunda (7), a Equipe de Educação do órgão ministrou diversas palestras sobre “Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito” para cerca de 220 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Verdes Campos (Bairro Monte Cristo).
Já na manhã de terça (8), com apoio das Diretorias de Trânsito e de Transportes e da Guarda Civil Municipal, a Coordenação de Educação realizou uma “fiscalização educativa”, na rotatória da Avenida Princesa Isabel (próximo à ponte do Bairro São Caetano). Na ação foram abordados 181 veículos, e 40 condutores autuados foram encaminhados para palestra educativa.
Na tarde de quarta (9), cerca de 40 funcionários da Empresa Barry Callebaut assistiram a uma palesta educativa, ministrada pela Coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito da Sesttran, Professora Elessandra Bispo, com a proposta da temática do Maio Amarelo que é a abordagem das questões relacionadas à “segurança e a prevenção de acidentes no trânsito”. 
A Campanha voltada para o respeito quanto à “parada e travessia na faixa de pedestres” foi realizada pela Equipe de Educação, com apoio das Diretorias de Transportes e de Trânsito, na manhã de ontem (11), na Avenida Amélia Amado (nas imediações da FTC) e Praça José Bastos (Rua São Vicente de Paula). Veja também COMUNICADO 

POLICIA: Conjunto Penal de Itabuna inova com biometria para “saidão” do Dia das Mães

Depois de implantar o sistema de reconhecimento por biometria (leitura eletrônica das impressões digitais) para a distribuição dos kits de higiene, colchões, cobertores e uniformes, além do controle de acesso à unidade (visitantes dos internos, funcionários etc), o Conjunto Penal de Itabuna (CPI) inova com a biometria para a saída temporária do Dia das Mães. O objetivo é garantir a segurança das informações oficiais de retorno/evasão e permitir, caso sejam requisitados, o compartilhamento de dados com setores de inteligência das forças de segurança e do próprio sistema prisional.
De acordo com o diretor do CPI, capitão PM Adriano Valério Jácome da Silva, o uso da biometria no controle da Saída Temporária é mais um avanço que o Conjunto Penal de Itabuna oferece ao sistema prisional, especialmente no que diz respeito à confiabilidade das informações produzidas pela unidade.

Ilhéus faz intervenção no Viaduto Catalão


Em virtude de problemas detectados no Viaduto Catalão, no centro de Ilhéus, a secretaria municipal de Infraestrutura e Transportes (Seintra) já realiza uma intervenção de demolição dos pilaretes danificados para, em seguida, executar a respectiva recomposição, no local. Paralelamente, a Prefeitura já solicitou a elaboração de laudo técnico sobre toda estrutura do viaduto, que será apresentado ao Ministério Público.
O laudo está sendo elaborado por técnicos especializados em estrutura da empresa Projeta, que presta serviço consultoria em projetos e outras demandas ao município. Conforme o diretor de Obras da Seintra, engenheiro Átila Dócio, a partir deste laudo, já estão previstas algumas demandas a serem executadas no viaduto, a exemplo da demolição do guarda corpo juntamente com a proteção
Dócio explica que o laudo vai apontar o direcionamento sobre a questão da recuperação do sistema de drenagem, existente sob o passeio, onde houve a fuga de material que ocasionou o recalque do passeio. Após o serviço de drenagem, a Prefeitura também fará um serviço de contenção e recuperação do passeio. Mas o engenheiro ressalta que após a vistoria realizada no local, não há risco para veículos e pedestres.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

VIOLÊNCIA NA ZONA RURAL DE COARACI CONTINUA


 Marginais assassinam Sargento da PM na zona rural do município de Coaraci
Após pedir que o grupo formado por cinco adolescentes não usassem drogas em sua propriedade o sargento PM da reserva foi baleado e morreu. Chegou a ser socorrido por vizinhos, que tentaram levá-lo ao hospital, mas o policial, não resistiu aos ferimentos e morreu no carro. Os assassinos (adolescente) fugiram.  Tratava-se do sargento Lúcio Soares dos Santos, de 59 anos, morto a tiros, nesta sexta-feira (11) por um dos adolescentes.  O policial estava acompanhado do filho que saiu ileso.

Após a ação criminosa, um adolescente suspeito do crime foi identificado pelo filho do sargento e foi apreendido. Já os outros quatro conseguiram fugir. O grupo é procurado pela polícia, pois vem aprontando vários crimes aos fazendeiros, principalmente das regiões conhecidas, como: Lagoa de Dentro e de Fora.    

RAQUEL DODGE PROTEÇÃO A JORNALISTAS

PRESIDENTE DO CNMP
RAQUEL DODGE DEFENDE LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PROTEÇÃO A JORNALISTAS
PARA DODGE O COMBATE À IMPUNIDADE É FUNDAMENTAL PARA REDUÇÃO DAS OCORRÊNCIAS
DODGE LAMENTOU O FATO DE A MAIOR PARTE DOS COMUNICADORES AMEAÇADOS ATUAREM EM PEQUENOS MUNICÍPIOS FOTO: ANTÔNIO AUGUSTO

Do - Diário do Poder - A presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu a criação de um marco regulatório mais protetivo a comunicadores que sofrem ameaças ou são vítimas de violência em decorrência da atividade profissional no Brasil. O posicionamento foi externalizado durante audiência pública promovida pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), nessa segunda-feira, 8 de maio, em Brasília. O evento reuniu jornalistas e radialistas, além de representantes de órgãos como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH/OEA), o Ministério de Direitos Humanos e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O objetivo foi o fortalecimento da agenda de enfrentamento à violência contra esses profissionais. Participaram da audiência a secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do CNMP, Ivana Farina, e o membro auxiliar da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp), Emmanuel Levenhagen, além da representante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), a procuradora da República Ana Carolina Roman.

Microempreendedores tem até dia 31 para declaração anual sem multas

Os microempreendedores individuais de Itabuna (MEI) tem até o dia 31 deste mês para fazer a declaração anual obrigatória sem multa cobrada pela Receita Federal. O processo é feito gratuitamente na Sala do Microempreendedor, que funciona na Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, no Centro Administrativo Firmino Alves, Bairro São Caetano. O atendimento das 9hs às 14 horas é feito mediante apresentação de documentos pessoais, CNPJ e o faturamento do ano de 2017.

A agente administrativa, Priscila Nascimento informou que muitos dos microempresários individuais tiveram o registro e o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) cancelados pelo Governo Federal porque não fizeram o pagamento dos tributos nos três anos, e também não fizeram as declarações anuais.

UM ROMBO DE 208 MILHÕES

OPERAÇÃO PANATENAICO
CORRUPÇÃO AUMENTOU CUSTO DO BRT DE BRASÍLIA EM R$208 MILHÕES
HOUVE DESVIO NO BRT BRASÍLIA, APESAR DOS 'ÓRGÃOS DE CONTROLE'

SEGUNDA FASE DA PANATENAICO MIRA SUPERFATURAMENTO DE R$ 208 MILHÕES NAS OBRAS DO BRT (FOTO: AGÊNCIA BRASÍLIA)
Do - Diário do Poder - Depois da ampla investigação sobre o superfaturamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, as atenções se voltam para corrupção no BRT Sul do Distrito Federal. A segunda fase da Operação Panatenaico mira empresas e agentes públicos acusados de participar do esquema que faturou os contratos do BRT em R$ 208 milhões.
Os agentes da Polícia Federal cumprem nesta sexta (11) 15 mandados de busca e apreensão: 13 em Brasília; um em Riberão Preto, em São Paulo; e outro na capital paulista. Não há mandados de prisão.
Os editais de concorrência, os contratos firmados e os pagamento são realizados sob monitoramento de órgãos de controle como Tribunal de Contas do DF e da Controladoria-Geral do DF, mas somente depois esses órgãos apontaram um superfaturamento de R$ 208 milhões, 25% do valor total da obra.

Emasa amplia rede de esgoto no bairro Jaçanã


Homens e máquinas da Emasa foram mobilizados para a realização do serviço de ampliação da rede de esgotos da Rua Álvaro Pinho Lima, no Bairro Jaçanã. A intervenção atende uma solicitação antiga dos moradores da localidade, onde nos últimos anos várias casas foram construídas, tornando necessária a ampliação da rede de esgotamento sanitário.

A obra que começou na quinta-feira, dia 10/05, tem mais de 120 metros de extensão, e contará com tubos reforçados de 150 milímetros, que serão entroncados na rede existente em parte da rua. Também serão construídas várias caixas de passagem ao longo do percurso, e todas as residências da área serão contempladas.

Com mais esta obra, a Emasa segue realizando um trabalho que visa aumentar o número de domicílios de Itabuna ligados à rede de esgotamento sanitário. A medida é um dos compromissos do prefeito Fernando Gomes, que atua para melhoria na infraestrutura urbana do município. (Ascom)

Coral se apresenta na Prefeitura


A Prefeitura Municipal de Itabuna recebeu, na tarde desta quinta-feira (10), a apresentação do Coral Chico de Assis, que após um período sem apresentações, está sendo reativado, contando com o apoio do Curso Interativo e do Studio Jamile Marques. A apresentação foi realizada na secretaria de Governo e contou com a presença da Secretária Maria Alice Araújo Pereira.

Criado pela senhora Raquel Bacelos, nos anos 80, o coral é composto por dez componentes, entre crianças e jovens.  O coral Chico de Assis, agora regido por Neila Bacelos, filha da sua fundadora, retoma as suas atividades pretendendo crescer e realizar grandes apresentações no município e região. “Por isso iniciamos a abertura de nossas atividades aqui na Prefeitura de Itabuna” disse Neila.   

A apresentação, que foi um convite da diretora da Fundação Marimbêta, Silvana Almeida, expôs a importância do resgate cultural no município.

Foto: Waldyr Gomes

NOVENÁRIO DE SANTA RITA DE CASSIA

Festejos do Novenário de Santa Rita de Cássia, em Itabuna, comemorando meio século, no Bairro São Caetano, programado para este sábado 12, às 18h, quando um dos pontos alto, será a inauguração de um monumento em homenagem ao nosso querido Frei Joaquim Camelli, com a presença do Prefeito Fernando Gomes.  Veja programação:

Abertura da VI Jornada Jurídica do Sul da Bahia


Abertura da VI Jornada Jurídica do Sul da Bahia, em Ilhéus, foi bastante movimentada

Com o auditório Adélia Melo completamente lotado, foi iniciada ontem, às 19 horas, a VI Jornada Jurídica do Sul da Bahia, com o tema central “O Impacto das Reformas no Direito Brasileiro, promovida pelo colegiado de Direito da Faculdade de Ilhéus, em parceira com as turmas de formandos de 2018 da instituição. A abertura foi realizada pelo diretor-geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, com a participação da diretora acadêmica Sandra Milanesi, a coordenadora do curso de Direito, Ana Cristina Adry de Argollo, e os coordenadores científicos da jornada, professores Dartagnan Santos e Ioná Gonçalves, e prestigiada pelo Ministro do Conselho Nacional de Justiça, Valtércio Ronaldo de Oliveira, palestrante desta sexta-feira, e a juíza Federal, Letícia Danielle Bossonário.

Em seguida, foi realizada a primeira palestra com o consultor jurídico Georges Abboud, doutor e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP, que falou sobre as Reformas Legislativas e a Função dos Tribunais Superiores, como o novo código de processo civil impactou na modificação da função e ampliação da atuação dos tribunais superiores, notadamente o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça. Para ele, o novo código, “por um lado, ampliou o direito dos jurisdicionados de poderem enfrentar uma jurisprudência defensiva dos tribunais superiores, ou seja, nulidades e entraves criados, sem previsão legal para acesso aos recursos. E a outra dimensão, é o risco criado pelo aumento de poder desses tribunais, sem uma concorrente teoria da decisão, ou seja, as decisões dos tribunais com efeitos vinculantes aumentaram, só que em contrapartida, a gente não criou um ambiente para criação de decisões judicias mais debatidas, mais democráticas, mais conformes à constituição. ”.

Maurício Barbosa palestra dá palestra sobre Segurança Pública na China


 
O secretário da Bahia participou de um evento sobre cidades seguras, em Shenzen. 

A Segurança Pública no Brasil e na Bahia foi o tema abordado por Maurício Barbosa durante palestra na China. O secretário da segurança pública da Bahia participou, na manhã desta quinta-feira (10), do evento Safe Ciy Summit 2018, em Shenzen, que discute iniciativas para cidades seguras.

Um panorama dos problemas enfrentados no Brasil e as ações desempenhadas na Bahia, no combate ao tráfico de drogas, crimes contra a vida e organizações criminosas fizeram parte da apresentação de Barbosa. O convite para o secretário participar foi feito pelo Governo de Shenzen, cidade considerada o Vale do Silício da China, berço das maiores empresas de tecnologia.

Aproximadamente 500 autoridades, especialistas em Segurança Pública no mundo, estavam na plateia. A implantação do Centro de Operações e Inteligência (COI), estrutura moderna que integra monitoramento de câmeras, sistema de rádio e inteligência policial também foi mostrada para representantes do Panamá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Turquia, Rússia, Gana, entre outros países.

"Estamos aqui repassando conhecimento, uma síntese do trabalho da polícia baiana, e buscando novas soluções tecnológicas. O objetivo é a modernização contínua das ações preventivas, repressivas e de inteligência das forças de segurança estaduais", declarou Maurício Barbosa.

Fotos: Divulgação SSP


Da - Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

quinta-feira, 10 de maio de 2018

RODOVIA ITAJUÍPE/COARACI NO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DO GOVERNO

Rod. Itajuípe/Coaraci com se no momento
Mais de 100 quilômetros de estrada serão recuperadas no sul baiano

Serviços vão beneficiar 282 mil moradores na região

Os avisos de licitação para a recuperação de mais de 100 quilômetros de estradas no sul baiano serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (12). A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) vai realizar serviços na BA-120, do entroncamento da BR-415 até Itapé, na BA-270, entre Maiquinique e Itarantim, na BA-262, que liga Itajuipe a Coaraci, e na BA-650 de Ipiaú a Dário Meira.

O sul da Bahia é uma região que se destaca pelo turismo, agricultura, pecuária, e pela presença de indústrias, como de calçados, madeira, papel e equipamentos de informática. Além das cidades que vão passar por recuperação, as obras vão beneficiar as cidades de Almadina, Itagibá, Itagi, Ibirataia, Itaju do Colônia, Santa Cruz da Vitória, Potiraguá, Macarani e Itapetinga. O investimento é de mais de R$ 40 milhões.

"Dia D" da campanha de vacinação contra a gripe

 Neste sábado (12) 

Dando seguimento ao cronograma estabelecido pela Prefeitura de Itabuna e pela Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de saúde estão vacinando, nesta semana, todos os indivíduos com idade de 60 anos ou mais. Até o momento, já foram convocados pela campanha profissionais da área de saúde, crianças com idade de até 5 anos, mulheres grávidas e mães que tiveram filhos em até 45 dias.
A vacinação dos idosos segue até amanhã, sexta-feira (11) e está sendo aplicada em todas as unidades, observando-se os horários de atendimento de cada posto. Neste sábado (12), “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação, serão vacinadas todas as pessoas catalogadas como público-alvo da campanha, incluindo aí possíveis retardatários que perderam as datas do cronograma municipal e também os portadores de doenças crônicas, professores, indígenas, profissionais do sistema prisional e detentos.

Jubileu de Ouro de Santa Rita de Cássia em Itabuna


Os fiéis da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano, em Itabuna,  estão em festa para comemorar os 50 anos (Jubileu de Ouro) de atividades religiosas no município. A data será marcada com uma vasta programação a ser aberta no próximo domingo (13), se estendendo até o dia 22. Até lá, os devotos e convidados poderão participar das novenas, todos os dias, a partir das 19 horas. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna

Um momento especial será no sábado, dia 12, com a inauguração de um monumento, (uma estátua em bronze) do Frei Joaquim Cameli, falecido em Julho do ano passado. Nesse dia haverá missa, a partir das 18 horas, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto. Em seguida, será apresentado de um poema que narra a trajetória de Frei Joaquim, desde seu nascimento na Itália até o seu sepultamento no chão sagrado da Igreja de Santa Rita de Cássia. A igreja foi das muitas construídas pelo Frei, segundo lembrou o coordenador da programação, Antônio Carlos Saadi.

COMPETÊNCIA E TRABALHO

#MulherServidora - Maria de Fátima Braga
Maria de Fátima Braga, filha de Dulce Maria e José Honório, é funcionária da Prefeitura Municipal de Itabuna desde 2005. Graduada em Assistência Social pela Faculdade Federal de Tocantins, possui também pós-graduação em políticas públicas e seguridade da saúde. Lotada ao longo desses 13 anos na Secretaria de Assistência Social, atualmente presta os seus serviços à Fundação Marimbêta ao lado da Presidente Cleonice Almeida.
Servidora pública de grande competência, Maria de Fátima desenvolve projetos visando o equacionamento e crescimento da Fundação, em toda a sua extensão pedagógica, no aprendizado aos jovens. “Sempre lutei para garantir os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social e, concernentemente, contribuindo para maior desenvolvimento das crianças nas salas de aula”. Maria de Fátima é mais uma Mulher Servidora que tem o reconhecimento da Administração Municipal.(Ascom)
Foto: Adeildo Marques

Prefeitura quer preservar casarões e imóveis históricos de Ubaitaba.

Por meio de um projeto no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), desde o ano passado, a Prefeitura de Ubaitaba busca recursos financeiros para o tombamento e preservação de imóveis públicos e casarões de valor arquitetônico, histórico, artístico e cultural. A informação foi transmitida pelo secretário de Saúde, José Carlos Lona de Almeida, ao público Fórum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul (FAEG-Sul), no salão do Rotary Club.   

O secretário representou a prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro, que por problema de agenda não pode recepcionar os participantes como estava previsto. De acordo com José Carlos, a atual gestão municipal tem feito investimentos para elevar a autoestima dos cidadãos por meio de projetos culturais, tendo destacado a realização do São João ano passado, cujos índices de participação popular e de visitantes e turistas reforçaram a tradição do município com a festa.

SAS realiza cadastramento de famílias de sete bairros da cidade

  
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Itabuna iniciou nesta semana um levantamento em sete bairros do município com o objetivo de identificar famílias que se encontram em situação de risco e realizar o cadastramento/atualização junto ao CadÚnico. As famílias identificadas no levantamento serão indicadas para o Residencial Itapuã, que está sendo construído no Bairro Jorge Amado, fazendo parte do Programa Minha Casa Minha Vida vinculado ao PAC – Programa de Aceleração do crescimento, a fim de retirá-las situação de vulnerabilidade e risco social.

As visitas que começaram pelo bairro Bananeira serão estendidas ainda aos bairros Nova Itabuna, Lomanto, Santa Catarina, Maria Matos, Sinval Palmeira e Jorge Amado. Além de realizar novos cadastros de moradores que convivem em condições precárias de habitação, a SAS, através das entrevistas, toma conhecimento da situação habitacional da população dos bairros visitados e pode ter acesso a maiores informações que permitem executar e desenvolver ações e projetos sociais.  

         A equipe da Secretaria de Assistência Social que participa desta ação conta com o apoio de técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que ajudam a identificar as moradias que apresentam maiores riscos à população e vistoriam as condições estruturais dos bairros visitados. (Ascom)

Nota Premiada Bahia contempla cinco moradores de Salvador e cinco do interior

Cinco moradores de Salvador e cinco do interior foram sorteados nesta quarta-feira (9) pela campanha Nota Premiada Bahia. Cada um receberá R$ 100 mil. Além dos dez prêmios mensais, quem participa da campanha criada pelo Governo do Estado concorre ainda a sorteios especiais de R$ 1 milhão, o primeiro dos quais agendado para o próximo dia 20 de junho. Os participantes também compartilham suas notas fiscais eletrônicas com 646 instituições beneficentes apoiadas pelo programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Quem se cadastra para concorrer aos sorteios deve indicar até duas instituições, uma da área de saúde e outra da área social.

A Nota Premiada Bahia já soma 40 contemplados nos sorteios mensais, que começaram a ser realizados a partir de fevereiro. Até agora, foram sorteados 27 moradores de Salvador e 13 do interior. Todos os sorteios baseiam-se nos resultados da Loteria Federal. O programa possui atualmente  290,4 mil participantes inscritos no site (www.notapremiadabahia.ba.gov.br). Além de estar cadastrado, é preciso incluir o CPF nas compras realizadas em estabelecimentos que emitem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Piquenique literário do GACC terá sebo solidário


Participantes poderão trocar, doar e adquirir livros novos e usados

Durante o Piquenique literário que acontecerá neste sábado, 12 de maio, a partir das 8h, na Casa de Apoio, os participantes poderão adquirir livros usados, em excelente estado de conservação, com valores surpreendentes, ou ainda, comprar livros novos direto da Editora Mondrongo e destinar 50% do valor ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia.

Com o tema Texto sentido, o evento irá compartilhar não só com os pacientes e seus familiares, mas com toda a comunidade a importância da leitura, incentivando a imaginação e promovendo o papel da literatura na formação humana, intelectual e social dos indivíduos. Além disso, será o momento para homenagem às mães do GACC pela passagem do seu dia.

Integrando a programação terão oficinas de Haikais, Poesia, Xilogravura, Pintura poética, Vivência Teatral e stencil em camisas. Acontecerão também, apresentações musicais, contação de história e recital de poesia.

Aberto ao público, gratuito, o Piquenique Literário acontecerá na Casa de Apoio Clara Kauark (Rua Europa Unida, 76, Bairro São Judas – próximo a Praça do Vila Zara), a partir das 8h.  

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Prefeito de Itabuna é homenageado nos 33 anos de Jussari


  
 Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (09) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Jussari, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes recebeu a Comenda 9 de Maio, principal honraria do município. A cerimônia que também homenageou os
 ex-prefeitos de Itabuna, José Oduque Teixeira e Ubaldo Dantas, faz parte da série de eventos em comemoração aos 33 anos de emancipação política do município que, até 1985, foi distrito de Itabuna.

         Em seu discurso de agradecimento à honraria recebida, o prefeito Fernando Gomes parabenizou o município de Jussari “pela trajetória política e pelo povo acolhedor”. Ao lembrar das importantes obras que realizou na cidade de Jussari quando esta ainda era distrito de Itabuna, Fernando Gomes ressaltou que seu trabalho continua cada vez mais forte e focado no desenvolvimento não só de Itabuna, mas de toda a região.

Panorama financeiro da Educação é apresentado aos professores municipais de Itabuna

         Democratizar discussões, socializar e permitir o amplo acesso às informações relativas aos investimentos dos recursos destinados à Educação de Itabuna. Foi com este principal objetivo que a Secretaria da Educação (SEC) iniciou na tarde da última terça-feira (8) um ciclo de conversas com os profissionais do magistério da rede Pública Municipal de Ensino, visando apresentar o Panorama Financeiro da Educação, bem como debater com os educadores as propostas que a SEC pretende implementar visando promover o equilíbrio e o racionamento dos recursos do setor.

         Segundo a secretária da Educação, Anorina Alves Smith Lima, a iniciativa faz parte da proposta “Dialogando com a Rede”, que integra o calendário estabelecido pela SEC e que prevê uma série de encontros com os professores, representantes de sindicatos e gestores escolares para apresentar a realidade financeira da educação itabunense e também às questões ligadas ao pedagógico. A secretária enfatizou as dificuldades enfrentadas diante da escassez de recursos financeiros, por conta do comprometimento de 95% dos recursos legalmente destinados à Educação somente com a folha de pagamento.

Seguro DPVAT tem mais de 116 mil indenizações

Seguro DPVAT tem mais de 116 mil indenizações pagas de janeiro a abril
A cobertura por Invalidez Permanente é a que tem maior representatividade, com 71% (82.771) dos pagamentos realizados

Rio de Janeiro, 9 de maio de 2018 – O Boletim Estatístico da Seguradora Líder traz os dados consolidados entre janeiro e abril de 2018, período em que foram pagas 116.085 indenizações. O montante é 8% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (126.261). O Seguro DPVAT possui três modalidades de indenização: Morte, Invalidez Permanente e Reembolso de Despesas Assistenciais e Médicas (DAMS). O volume de indenizações por Invalidez Permanente é o mais representativo, com 82.771 pagamentos, 13% menos do que o mesmo período de 2017.

No primeiro quadrimestre de 2018 foram pagas mais de 12 mil indenizações por morte. Os dados de janeiro a abril mantêm tendências verificadas ao longo de 2018 como, por exemplo, a leve redução no comparativo ante 2017. Os homens continuam sendo os principais beneficiários, com 75% dos pagamentos.

Expedição leva chefs de cozinha para conhecer cultura do cacau no Sul e Baixo Sul da Bahia


Começa, nesta quarta-feira (9), e segue até sexta-feira (12), mais uma Expedição Gastronômica: Da Roça para a Mesa, desta vez nos Territórios de Identidade Sul e Baixo Sul da Bahia. O objetivo é aproximar chefs de cozinha aos produtos da agricultura familiar baiana e à cultura alimentar de diferentes localidades, inspirando novas receitas e promovendo os produtos em seus restaurantes.
A expedição é realizada pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com a parceria da Aliança dos Cozinheiros Slow Food, uma rede que reúne cozinheiros de todo o mundo e que preza pela comida boa, limpa e justa.

Maria José Carvalho Silva dedicação e competencia

#MulheServidora-Maria José Carvalho Silva

A servidora Maria José Carvalho Silva, filha de Josefa Maria da Conceição e José Lício de Carvalho, ingressou na Prefeitura Municipal de Itabuna, desde 1986, quando o Centro Administrativo Firmino Alves ainda funcionava na Praça José Bastos, centro da cidade. Casada, mãe de uma filha, possui o curso de magistério e formação acadêmica.
Lotada na Secretaria de Educação, a professora Maria José, ao longo desses 32 anos de serviços ao Município exerce sua função com muita competência e dedicação.
Maria José Carvalho Silva é mais uma servidora que conta com o reconhecimento da administração municipal.
Foto: Adeildo Marques
09.05.2019

Sesttran dá início à Vistoria Obrigatória Anual para Mototaxistas

 A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran dará início na próxima sexta-feira (11) ao processo de Vistoria Obrigatória Anual/2018, para todos os permissionários do “Serviço de Transporte Remunerado de Passageiros em Motocicleta – Mototáxi”, que deverão comparecer à Diretoria de Transportes do órgão, (Bairro Lomanto) no horário de 8:30 às 13h, de segunda à sexta, durante o período de 11 a 30 de maio de 2018.
O Diretor de Transportes da Sesttran, Gláucio Costa, ressalta “que serão atendidos cerca de 50 mototaxistas por dia, obedecendo-se à ordem numérica dos alvarás (com início do número 001 ao 0050) e que não será permitida a representação do Mototaxista por procuração, para  participação no processo. Segundo Gláucio, estão sendo aguardados pela Sesttran 517 mototáxis para a Vistoria/2018 e em 2017 foram vistoriadas 489 motos”. “O município hoje, possui cerca de 500 motos, operando clandestinamente no transporte de passageiros”, conclui.

Viaduto Catalão: Seinfra divulga nota e tranquiliza população


 Diante das notícias que circulam nas redes sociais sobre a estrutura do Viaduto Catalão, a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus divulgou nota tranquilizando a população e informando sobre as providências que serão adotadas:
’’O Diretor de Obras Eng. Átila Dócio, na data de 07/05/2018 esteve no Viaduto Catalão a fim de fazer uma vistoria no guarda-corpo da via principal devido a divulgações que questionam a estrutura.’’
Foi constatado que as condições da estrutura do guarda-corpo requer uma manutenção corretiva, visto que alguns “pilaretes” que não tem a função estrutural são feitos de concreto e estão apresentando desplacamento. A equipe de manutenção da Seinfra já retirou os referidos “pilaretes”.

No distrito de Serra Grande o trabalho não para


A prefeitura de Uruçuca está realizando no Distrito de Serra Grande, uma obra de pavimentação da rua Tancredo Neves- rua no fundo do posto de gasolina, essa pavimentação que está sendo realizada agora e uma tentativa de reativação do convenio com a CONDER, esse que foi um convenio adquirido pela gestão passada mais de forma irresponsável não tinha sido concluído.
O Prefeito Moacyr Leite Junior na manhã desta quarta-feira, dia 09, junto ao Sub-Prefeito de Serra Grande, realizou visita para vistoria do andamento dos trabalhos, sendo que a equipe do órgão responsável pelo convenio visitará a obra para analisar se foram atendidas as especificações pedidas no processo de reativação. (Ascom)

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...