sábado, 28 de abril de 2018

CRISE NA JUSTIÇA

CRISE NA JUSTIÇA
EXTRADIÇÃO DE SCHMIDT ABRE CRISE NA JUSTIÇA: TRF-1 CRITICA ATITUDE DE MORO
JUIZ MANDOU O GOVERNO IGNORAR LIMINAR DO TRF-1, QUE REAGIU
SERGIO MORO IGNOROU O HABEAS CORPUS OBTIDO POR KAKAY, ADVOGADO DE SCHMIDT, E O DESEMBARGADOR NEY BELO REAGIU DURAMENTE.

Do - Diário do Poder - A decisão do juiz Sérgio Moro de ignorar habeas corpus do desembargador federal Leão Aparecido Alves, da 1ª Região, concedido ao luso-brasileiro Raul Schmidt, investigado na Lava Jato,  provocou uma dura resposta da 3ª Turma do TRF-1. Em nota, o desembargador federal Ney Bello, presidente da turma, disse que “é inimaginável, num Estado Democrático de Direito, que a Polícia Federal e o Ministério da Justiça sejam instados por um juiz ao descumprimento de decisão de um Tribunal,  sob o pálido argumento de sua própria autoridade.”
Ney Bello, em sua nota, adverte que “a instigação ao descumprimento de ordem judicial emitida por um juiz autoriza toda a sociedade a descumprir ordens judiciais de quaisquer instâncias, substituindo a normalidade das decisões judiciais pelo equívoco das pretensões individuais.”
Após o habeas corpus de Leão Aparecido Alves, o juiz Sérgio Moro assinou despacho em que disse que questões relativas à extradição Schmidt “estão submetidas” a ele, ao TRF-4 e ao Superior Tribunal de Justiça, e que por essa razão, acha que o TRF-1 não tem jurisdição sobre o assunto. Desse modo, Moro determinou que o Ministério da Justiça e seu Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica (DRCI) devem prosseguir nas tratativas para a extradição do acusado.

ADEUS POETA ANTONIO PINHEIRO

O poeta Pinheiro, ao lado do Presidente do Clube, Adeildo Marques, tomando sua posse em 2015, na sede da USEMI..
É com muito pesar que anunciamos o passamento do poeta e micro empresário Antônio Pinheiro de Souza, com 66 anos de idade. Como poeta já tinha lançado livros; um poeta premiado e diretor do Clube do Poeta Sul da Bahia. Como empresário era proprietário do “Point do Quibe” na Avenida Princesa Isabel, no Bairro São Caetano. Local onde recebia a todos com grande elegância e uma palavra de incentivo através dos seus inúmeros poemas, que também eram afixados nas paredes de seu estabelecimento. Era uma casa de um delicioso quibe e poesia, sem bebida alcoólica, mas com uma deliciosa limonada.


Antônio Pinheiro por muito tempo foi diretor da sucursal do extinto Diário da Tarde de Ilhéus, em Itabuna. A sucursal ficava localizada em cima da antiga loja Suzart Calçados. Isso nos anos 70/80. Saiu do jornal para ser supervisor em uma distribuidora de bebidas, até colocar o seu próprio negócio. Tratava-se de um excelente ser humano, sempre preocupado com a situação do próximo, principalmente, seus amigos. Perfil dos verdadeiros poetas. Que Deus, nosso Pai Supremo lhe conceda um grande lugar no seu Reino de Luz. Afinal de contas, quando desaparece um poeta, fica viva sua poesia! Por isso eles são eternos. Têm a inspiração dada pela Natureza Divina.


Antonio Pinheiro ao fundo de camisa listada participando, ano passado, da criação do Dia da Poesia em Itabuna, que se comemora na data de 27 de Julho.
Pinheiro, como era mais conhecido pelos seus colegas e amigos/irmãos, poetas e de igreja, morreu na noite de ontem 27, às 19h, no Hospital Calixto Midlej Filho. O seu corpo está sendo velado no Velório do SAF e o sepultamento acontece hoje 28, às 16h, no Cemitério do Campo Santo da Santa Casa em Itabuna. Daqui, os nossos pêsames à família enlutada. Também em nome do Clube do Poeta Sul da Bahia.  Especialmente, dirigido ao seu  irmão, também nosso amigo Afrânio Pinheiro (Lojas OsGonçalves e Consul) e hoje dono de loja  em Itabuna.

Atualização às 22h

Um grande números de amigos, poetas e membros da Igreja Batista, fizeram-se presente no último adeus do poeta Pinheiro, na tarde de hoje. Pinheiro deixa mulher e três filhos. Todos foram unânimes e dizer  que o cidadão Antonio Pinheiro, se tratava de um grande ser humano.  Entre os poetas podemos citar: Ulisses Prudente, que em nome da classe, fez uma homenagem ao amigo Pinheiro, quando foi bastante aplaudido, além  de Adeildo Marques, presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia que lamentou profundamente a morte do colega e Joselito dos Reis.    

       


sexta-feira, 27 de abril de 2018

Dinailson Oliveira avalia ações para qualificação urbana de Itabuna


  
Após implementar uma série de ações para melhorar a região central e os bairros da cidade, a Prefeitura Municipal de Itabuna trabalha na continuidade dessas medidas visando contemplar toda a população com obras e prestação de serviços públicos qualificados. Para garantir o compromisso do prefeito Fernando Gomes, o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, ampliou e fortaleceu as equipes que trabalham na execução dessas ações.

Atendendo às reivindicações da população acerca das intervenções necessárias nos bairros da cidade, o secretário Dinailson Oliveira considera como fundamental o ordenamento da cidade, incluindo a qualificação das ruas e avenidas, aliadas ao bom funcionamento dos serviços de limpeza. Segundo o secretário, diante desse cenário, a administração intensificou a Operação de Recuperação Asfáltica “Tapa Buracos”, passou a trabalhar na restauração e construção de passeios para a segurança dos pedestres, além de continuar realizando a troca de diversos pontos de ônibus, com a colocação de novas estruturas metálicas que possuem maior resistência.

Encontro discute a estruturação da Estrada do Chocolate





A definição de estratégias para a promoção do primeiro roteiro turístico temático da Bahia foi um dos itens discutidos durante o 2º Encontro da Estrada do Chocolate, realizado nesta sexta-feira (27), no Centro de Convenções de Ilhéus (BA). Promovido pela Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e Costa do Cacau Convention Bureau, a reunião teve a participação do secretário do Turismo da Bahia, José Alves.

Também foram analisadas as ações de preparação das fazendas para a recepção aos turistas, segurança e formas de comercialização do roteiro, entre outros itens. “Tivemos ampla e positiva discussão sobre vários aspectos do projeto visando à primeira fase de teste e comercialização”, afirmou o presidente do Convention Bureau, Marco Lessa.

“Situada numa das mais importantes zonas turísticas do Estado, a primeira estrada temática da Bahia oferece a oportunidade de o visitante conhecer o processo que consolidou a fabricação do chocolate de origem, produto hoje é reconhecido internacionalmente por sua qualidade”, destacou o secretário José Alves. “A Estrada do Chocolate contribui para a geração de empregos e para fortalecer o desenvolvimento regional”.

Secretaria da Educação realiza seleção REDA

Secretaria da Educação realiza seleção REDA para professores do Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design em Ilhéus e Itabuna

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas, até o dia 2 de maio (próxima terça-feira), para o processo seletivo pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) direcionado a professores que irão atuar no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design. São ofertadas 100 vagas para atuação em unidades escolares situadas nos municípios de Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Ilhéus, Itabuna, Gandu, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Brumado, Guanambi, Itaberaba, Ruy Barbosa, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ipiaú, Jequié, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Candeias, Lauro de Freitas e Salvador.

FICC inicia processo de pagamento das bandas

FICC inicia processo de pagamento das bandas que tocaram no Itabuna Folia 2018

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) convoca os músicos e bandas locais e regionais que participaram do carnaval antecipado, o Itabuna Folia 2018, para comparecerem à sede da fundação, a partir da próxima segunda-feira, 3, para concluir o processo de pagamento. Serão exigidos os seguintes documentos: certidões de regularidade fiscal e tributária, certidão municipal, além dos documentos pessoais do contratado. 
Em caso de pessoa jurídica serão necessárias as certidões e a declaração de representação como empresário exclusivo da banda ou músico. Os documentos são os mesmos solicitados no ato da contratação, visto que essa documentação encontra-se retida com o Ministério Público, desde 7 de fevereiro de 2018. Vale ressaltar que serão efetuados os pagamentos da primeira parcela definidos em contrato.(Ascom/FICC)

Rodoviária de Salvador tem 150

Rodoviária de Salvador tem 150
horários adicionais para o feriado

Neste ano, o feriado do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, cai na próxima terça-feira, e muita gente vai aproveitar a oportunidade para visitar parentes que moram longe ou conhecer aquele lugar dos sonhos. Para dar conta do aumento da demanda, serão disponibilizados 150 horários extras, no Terminal Rodoviário de Salvador, a partir desta sexta-feira (27).

De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), todos os dias são oferecidos 540 horários para os usuários. 

O coordenador de Fiscalização do órgão, Abdul Ramir, alerta que “deverão sair, de Salvador, nos próximos dias, aproximadamente 40 mil passageiros com destino a todo o interior da Bahia e para outros estados. Por isso, as empresas aumentaram o número de horários, que pode ser até ampliado, a depender do movimento”.

Vírus da zika pode curar o câncer

Vírus da zika pode ajudar a tratar alguns tipos de câncer, diz pesquisa

Cientistas brasileiros aplicaram vírus em camundongos com tumores; câncer no cérebro e metástases na coluna diminuíram rapidamente.


Cientistas brasileiros descobriram que o vírus da zika que assustou tanto o Brasil pode se tornar um aliado importante no tratamento de alguns tipos de câncer.
Do G1 - Foi depois de estudar os danos causados pelo vírus da zika nos cérebros de bebês que nasceram com microcefalia que os cientistas tiveram a inspiração para a nova pesquisa.   
“Se o vírus tem afinidade para células-tronco normais do cérebro, será que ele tem afinidade para células tumorais que têm essa aparência de céLula-tronco neural? Foi daí que surgiu a ideia, conta a bióloga e geneticista Carolini Kaid.
Os primeiros resultados verificados ainda em lâminas no laboratório mostraram que em três dias o vírus da zika destruiu as células dos tumores observados. Era o vírus dessa vez agindo para o bem.

Coral dos Servidores da Ceplac comemora 20 anos

Coral dos Servidores da Ceplac comemora 
20 anos 
com show no Teatro 
Municipal de Ilhéus  

Cantando um repertório que passeia pela música popular brasileira e pela sua própria história, o Coral dos Servidores da Ceplac marca a comemoração dos seus 20 anos com um show que acontece na sexta-feira, 04 de maio, às 19h, Teatro Municipal de Ilhéus.

A seleção de músicas para esta noite contempla, também, trechos dos musicais “Festa de Arromba” e “Nordeste em Festa”, sucesso do grupo em 2015 e 2016. A apresentação ganha ainda mais brilho com os três corais convidados: Coral da UESC, Coral Dom Eduardo e o Coral Mokiti Okada, de Ilhéus.

“O show está sendo produzido com muito carinho para ser uma grande celebração, com coristas que nos acompanham desde o início e outros que entraram ao longo desses anos. O coral faz parte da nossa história pessoal e do nosso ambiente profissional”, conta Nylson Valença, cantor do coral e produtor do evento.

O ingresso custa R$10 e pode ser adquirido antecipadamente na Loja Etc e Tal e, no dia, na bilheteria do Teatro Municipal de Ilhéus.
Por - Tacila Mendes

Polícia Rodoviária Federal deslancha hoje “Operação Dia do Trabalhador”

Do - Jornal da Mídia - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início hoje (27) à Operação Dia do Trabalhador. A meta é reforçar, até a próxima terça-feira (1º), fiscalizações de excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagens irregulares em trechos com maiores índices de acidentes.

Durante os próximos cinco dias, a corporação vai promover ações de educação para o trânsito, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e promover a segurança e a fluidez das vias a usuários de rodovias federais.
A PRF vai promover ações de educação para o trânsito, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e promover a segurança e a fluidez das vias a usuários de rodovias federais –  (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
De acordo com a PRF, também serão realizadas ações operacionais direcionadas ao combate à criminalidade. Serão utilizados, ao todo, 1.140 viaturas, 242 motocicletas e 1.824 aparelhos de etilômetro, também conhecido como bafômetro.

Quem se cadastrar até dia 30 concorre ao sorteio de maio da Nota Premiada Bahia


Para participar da campanha, registrar-se no site e solicitar a inclusão do CPF a cada compra realizada em estabelecimentos que emitam a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Os baianos que ainda não aderiram à Nota Premiada Bahia têm até a próxima segunda-feira, dia 30, para efetuar o cadastro no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e começar a incluir o CPF a cada compra realizada em estabelecimentos que emitam a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), habilitando-se a concorrer ao próximo sorteio da campanha, agendado para 9 de maio.

E vem aí o primeiro sorteio especial de R$ 1 milhão, agendado para 20 de junho. Para concorrer ao prêmio milionário, é preciso fazer o cadastro e começar a inserir o CPF na nota até o final de maio. Concorrem ao sorteio especial todos os bilhetes registrados desde o início da campanha Nota Premiada Bahia, relativos a compras realizadas a partir de janeiro deste ano.

Desbravadores comemoram data festiva na Câmara de Itabuna

Dezenas de adolescentes de Itabuna estiveram na Câmara de Vereadores, nessa quarta, 25, para comemorar o Dia do Desbravador. A sessão especial alusiva à data festiva, dirigida por Ricardo Xavier (PPS), foi prestigiada pelo vice-prefeito, Fernando Vita, a ex-vereadora e autora da lei municipal, Valéria Morais, além de lideranças da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Xavier salientou que o público dos desbravadores – meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos – deve ser o foco de ações governamentais para se “construir uma sociedade mais justa”. Já o vice-prefeito exaltou a formação moral oferecida pelo movimento adventista. “Essa é uma juventude sadia”, elogiou Vita, referindo-se aos mais de mil desbravadores de Itabuna.

Depois de traçar o perfil histórico do grupo, o pastor Kênio Marinho ressaltou o papel do movimento para desenvolver talentos e habilidades nos adolescentes. “Depois dos desbravadores, eu me tornei uma filha melhor para minha mãe”, comentou Nicole Matos, de 11 anos. “Até hoje carrego os ideais desbravadores nas minhas decisões”, arrematou a ex-vereador Valéria Morais. (Ascom)

Fotos: Pedro Augusto Benevides

quinta-feira, 26 de abril de 2018

ITABUNA MAIS RECURSOS NA SAÚDE GARANTE PREFEITO FERNANDO GOMES

  O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que esteve em viagem à Brasília desde segunda-feira
(23), disse que os resultados da viagem foram os melhores possíveis. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Deivis de Oliveira Guimarães, do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas e do vice-governador do estado, João Leão, o prefeito esteve em audiência com deputados federais e com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi. A audiência com o ministro aconteceu na tarde desta quarta-feira (24).


Entre as demandas que foram apresentadas, o ministro da Saúde acenou positivamente para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da cidade e para investimentos da ordem de R$1,4 em aquisição de materiais e equipamentos para a Maternidade Esther Gomes, através do credenciamento daquela unidade hospitalar à Rede Cegonha. Occhi comprometeu-se ainda na garantia dos recursos que viabilizarão melhorias nos serviços de liberação e autorização de consultas, exames e procedimentos na Central de Regulação e postos de saúde e na revisão dos valores repassados para o município para atendimentos de demandas do Departamento de Média e Alta Complexidade.

O secretário de Saúde Deivis Guimarães disse que os valores que estarão sendo captados nos próximos seis meses giram em torno de R$5 milhões, recursos extras que provocarão as grandes mudanças que a cidade precisa em termos de melhorias de curto prazo. “Queremos que toda a cidade de Itabuna tenha a certeza de que estamos implementando novos protocolos de atendimento à população e viemos à Brasília para garantirmos os recursos financeiros que colocarão esses protocolos em prática. Investiremos em tecnologia, em capacitação dos funcionários e na aquisição de softwares que tornarão os serviços de saúde mais acessíveis”, disse o secretário, que ainda nesta quinta-feira (26), estará em audiência com o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, em Salvador, quando tratará também de repasses de recursos e da construção da Policlínica Regional em Itabuna.

STF CONFIRMA PARA 4 A 10 DE MAIO JULGAMENTO DE RECURSO DE LULA

PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA
STF CONFIRMA PARA 4 A 10 DE MAIO JULGAMENTO DE RECURSO DE LULA

CASO SERÁ ANALISADO ELETRONICAMENTE PELA SEGUNDA TURMA DO SUPREMO

Do - Diário do Poder - O julgamento virtual que vai analisar o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF) para deixar a prisão será iniciado no dia 4 de maio. Na ação, a defesa de Lula pretende derrubar a decisão do juiz federal Sérgio Moro, que determinou a execução provisória da pena de 12 anos de prisão na ação penal do tríplex do Guarujá (SP). No início da semana, o relator do caso, ministro Edson Fachin determinou que o recurso seja julgado eletronicamente.
A partir das 18h do dia 4 maio, será aberto um prazo de uma semana que os ministros da Segunda Turma entrem no sistema e possam proferir seus votos. Encerrado o prazo, à meia-noite do dia 10 de maio, o resultado do julgamento será publicado. Dessa forma, não haverá reunião presencial para julgar o caso.

PRESIDENCIÁVEL ALVARO DIAS EM ITABUNA

Podemos em movimento pela Bahia


Para fazer frente ao novo cenário nacional e atender às expectativas dos brasileiros e também dos baianos, o Podemos Bahia organizou um calendário de ações para discutir a nova política. Depois da caravana de parlamentares, prefeitos e vereadores visitar Jacobina e Irecê e reunir lideranças em encontros regionais, agora, é a vez de Itabuna conhecer as propostas da legenda, com a participação do presidenciável Álvaro Dias.

III Encontro Regional vai levar a Itabuna representantes políticos e lideranças comunitárias de mais de 40 cidades.  

A agenda do Podemos no sul da Bahia vai oficializar a presença do partido na região, com a inauguração da sede na Rua Rio Bahia, bairro da Mangabinha, e a posse do presidente Rafael Moreira, pré-candidato a deputado estadual.

Antes do evento, acontece uma entrevista coletiva à imprensa, com presenças do senador Álvaro Dias, da presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu e do presidente estadual do Podemos, deputado federal Bacelar.  

Serviço:
  • Coletiva à Imprensa:
Local: Palace Hotel
Data: 04 de maio (sexta-feira), 18:30 hs
  • III Encontro Regional Podemos:
Local: Terceira Via Eventos, Rua José Soares Pinheiro, 1718, Centro, Horário: 19hs

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Sergio Moro receberá medalha Tiradentes em Salvador durante simpósio

A homenagem ao juiz Sergio Moro acontecerá durante a 3ª edição do Simpósio de Combate à Corrupção, nos dias 23 e 24 de agosto. (Foto: Divulgação)
Do - Jornal da Mídia - Na semana que começam as homenagens a Tiradentes, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) anuncia o nome do juiz Sergio Moro como o escolhido para receber a Medalha do Mérito Tiradentes. A honraria é destinada a agraciar pessoas que tenham prestado extraordinários serviços à ADPF ou à classe policial em geral.
A homenagem acontecerá durante a 3ª edição do Simpósio de Combate à Corrupção, que acontecerá em Salvador, nos dias 23 e 24 de agosto. Este ano, o evento terá a participação de diversas autoridades do Judiciário brasileiro, especialistas no âmbito jurídico e da imprensa que estão debruçados sobre o tema do combate a corrupção no país.
O juiz Sérgio Moro está confirmado como um dos palestrantes do evento, que este ano reflete sobre os 30 anos da promulgação da Constituição Brasileira, em 1988.
A Medalha do Mérito Tiradentes é a comenda mais importante da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, destinada a premiar personalidades que tenham prestado relevantes serviços à causa pública e em especial à Polícia Federal. Foi instituída logo no primeiro estatuto da ADPF no ano de 1976.
A Medalha do Mérito Tiradentes é a maior honraria oferecida no âmbito da segurança pública do país e recebe esse nome em referência ao patrono das Polícias Civis e Militares e patrono cívico da Nação Brasileira.

Governo renegocia mais um débito herdado para garantir pavimentação asfáltica para Ilhéus

A próxima meta da Prefeitura de Ilhéus é renegociar, nos próximos dias, um débito estimado em 200 milhões de reais com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), herdada da gestão anterior. O governo municipal tem pressa para encontrar um acordo com a empresa. É que somente após esta negociação será possível firmar um novo convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para execução de serviço de recapeamento asfáltico das ruas de Ilhéus.
Para ter acesso a novos recursos e assinar convênios com o Governo da Bahia, não pode haver pendências financeiras entre o município e o estado. Quando assumiu a gestão, em 2017, o prefeito Mário Alexandre encontrou diversas pendências. Renegociadas, algumas já estão sendo, inclusive, pagas de forma parcelada. A inadimplência com a Embasa é hoje o único impedimento para os benefícios e os recursos chegarem.

Social de Ibicaraí dá continuidade ao Projeto 'Vejo Flores em Você'

Dando continuidade ao Projeto “Vejo Flores em Você”, que teve início em 2017, a prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Assistência Social, realizou um ensaio fotográfico com gestantes inseridas no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal. Esse ensaio faz parte da 3ª Edição do Projeto, que tem o objetivo de produzir um book fotográfico para as gestantes.
Segundo a secretária de Assistência Social, Alesandra Brandão, “o projeto tem como ideia central enfatizar a fase mais sublime da vida de uma mulher: a gestação, além de incentivá-las a participar das atividades oferecidas pelo CRAS, fortalecendo os laços afetivos da família, tendo em vista que cada gestante leva o pai da criança ou um familiar durante a sessão de fotos”.
Na última quarta e quinta-feira, 18 e 19, o Cras realizou no sítio de Cachacinha, no bairro Bela Vista, a sessão de fotos para produção do book fotográfico de aproximadamente 21 gestantes. “Tudo isso só aconteceu graças ao apoio da secretária de Assistência Social, Alesandra Brandão, que não mediu esforços para que o projeto fosse realizado, e ao prefeito Lula Brandão. Além de toda a equipe que auxiliou na ação e a fotografa Thaís Aragão, Ana Mota e Priscila Cerqueira (maquiagem), Cachacinha e Binho Vídeo, que foram nossos parceiros”, destacou a coordenadora do Cras, Thaise Pascoal.

Comunidade quilombola de Itacaré é beneficiada com o Luz para Todos



Mais uma comunidade da zona rural de Itacaré foi beneficiada com o Programa Luz para Todos. Dessa vez a região atendida foi a comunidade quilombola do Oitizeiro, no Pinheiro, onde estão equipes da Coelba já estão no local realizando os serviços. O programa está sendo viabilizado graças ao empenho do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e do deputado estadual Rosemberg Pinto(PT), que acompanham cada passo do projeto e solicitaram a agilidade para garantir esses benefícios para a comunidade rural. O programa vai beneficiar diretamente cerca de 50 famílias, que agora passarão a ter muito mais qualidade de vida, diminuindo as desigualdades sociais. O prefeito Antônio de Anízio comemorou o início dos serviços e explicou que essa ação significa um sonho dessa comunidade que está sendo realizado. O morador da comunidade rural quilombola, Ronieiri, agradeceu o empenho do governador Rui Costa, do deputado Rosemberg e do prefeito Antônio de Anízio e disse que deseja um país com “energia elétrica em cada casa do povo brasileiro”.

DINAILSON OLIVEIRA TIRA DÚVIDA DE LICITAÇÃO DO LIXO

Em convocação na Câmara de Itabuna, Secretário de Administração Dinailson Oliveira se coloca à disposição da população para esclarecimentos sobre a limpeza da cidade.
O secretário de Administração Dinailson Oliveira compareceu à Câmara de Vereadores na tarde da última terça-feira (24), aceitando convocação para sessão ordinária. Na ocasião, prestou esclarecimentos sobre a licitação entre a prefeitura e a empresa responsável pela limpeza pública. “A prefeitura de Itabuna não fatia os serviços de limpeza pública. Eles são realizados por uma única empresa, a Biosanear, vencedora de Licitação, e os valores são pagos dentro do que foi firmado em contrato”, declarou o Secretário.  

Ele explicou, também, que os serviços executados, desde a coleta seletiva, a limpeza de sarjeta, de bueiros e das feiras livres, até pesagem dos resíduos sólidos, é fiscalizado por uma equipe de funcionários treinados para tal fim. Na sequência, afirmou que tudo que se refere à limpeza urbana em Itabuna é documentado e enviado ao Portal da Transparência, ao Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) e ao Tribunal de Contas do Município. “Vocês também recebem uma cópia por e-mail, o que mostra uma gestão de transparência com o destino do dinheiro público”.

PREFEITO E SECRETÁRIO BUSCAM RECURSOS PARA A SAÚDE DE ITABUNA EM BRASÍLIA

Fernando e Deivis
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e o secretário municipal, Deivis de Oliveira Guimarães, estão desde o início da semana em Brasília / DF, em visitas às diversas lideranças políticas que possam viabilizar repasses de verbas e emendas constitucionais que assegurem melhorias nos serviços de Saúde na cidade.

O prefeito Fernando Gomes comenta que entrará com pedido de liberação de verba no valor de R$4,5 milhões para informatização dos serviços da Saúde e interligação de todas as unidades da Secretaria Municipal, solicitará o aumento de teto da média e alta complexidades no montante de R$ 24 milhões ao ano, a substituição da frota do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192) nos três veículos atualmente utilizados (uma unidade avançada equipada com Unidade de Terapia Intensiva – UTI e duas unidades básicas) e ainda celeridade no credenciamento da Maternidade Esther Gomes (Maternidade da Mãe Pobre) à Rede Cegonha, o que assegurará investimentos na ordem de R$1,7 milhão em materiais e equipamentos. Hoje, às 17h, prefeito e secretário estarão em audiência com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.


Nesta quinta-feira (26), o secretário Deivis Guimarães estará em Salvador para uma audiência com o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Na pauta do encontro, a necessidade de se otimizar, ampliar e dinamizar os repasses de recursos para Itabuna e a instalação da Policlínica Regional na cidade.

LULA DEZ MIL REAIS POR DIA PARA FICAR PRESO

PRESO CARO
LULA, O PRESIDIÁRIO, CUSTA CARO AO PAÍS: 125 VEZES A MÉDIA NACIONAL
GASTO DE 3 DIAS COM LULA EQUIVALE A 1 ANO COM QUALQUER PRESO

GASTO DE TRÊS DIAS COM LULA EQUIVALEM A UM ANO COM PRESO COMUM

Causou espanto o custo diário de cerca de R$10 mil, para a Policia Federal, na manutenção do ex-presidente Lula. Esse gasto é 125 vezes maior que o custo médio nacional para manter qualquer outro preso. Segundo dados do Ministério da Justiça, o gasto médio por preso no País é de R$ 2,4 mil mensais, quatro vezes menor que o custo diário do detento Lula: em apenas duas semanas já foram gastos R$150 mil. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Além do aparato de segurança custar caro, Lula tem regalias negadas a qualquer outro preso, como banho quente, TV e banheiro privativo.
Mesmo quando comparado ao Amazonas, Estado com o maior gasto médio do país (R$ 4,1 mil), o “custo Lula” é 72,6 vezes superior.
São Paulo tem a maior população carcerária e um dos menores gastos: R$1.450 mensais por preso. Lula custa 207 vezes mais.
O “custo Lula” é bem maior: só a Petrobras perdeu R$12 bilhões no maior esquema de corrupção da História, que, para o MPF, ele chefiou.

Glória Brandão é embaixadora da Cultura Sem Fronteiras



Dentro de um clima de muita música poesia e alegria, a poetisa, agora internacional, Glória Brandão recebeu ontem 24, em sua residência os seus colegas poetas do Clube do Poeta do Sul da Bahia para um delicioso jantar. Na oportunidade, Glória Brandão expôs sobre sua viagem ao Rio de Janeiro e informou que se tornou membro da Academia de Letras de Buenos Ayres/Argentina e o titulo de Embaixadora da Cultura Sem Fronteiras, representando o Sul da Bahia, quando foi cumprimentada de forma efusiva por todos os presentes.        

Participaram do encontro, o presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, Adeildo Marques (presidente do Clube); fundadores e sócios da entidade, entre eles, Joselito dos Reis, Aldo Bastos, Romilton Teles dos Santos, Divaldo Melo e sua esposa Lia Saturnino, Valdir Flores (novo membro do Clube do Poeta), Clovisnaldo Argolo, Antônio Oliveira, José Marques, além do técnico em perícia Ulisses Marinho e esposa, que fez uma saudação especial à Glória Brandão e aos poetas.

Professora da Uesc é empossada no cargo de presidente do Conselho de Educação da Bahia



O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, empossou nesta segunda-feira (23) os novos membros do Conselho Estadual de Educação da Bahia. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia, em Salvador. Foram empossadas Anatércia Ramos Contreiras (presidente), professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Mere Suely Oliveira (vice) para o biênio (2018-2020), além dos conselheiros titulares e suplentes que cumprirão o mandato de 2018-2020.

Na oportunidade, o secretário da Educação falou da importância do conselho e os desafios da gestão. “São membros que chegam com nível de inserção e preparação sobre educação indígena, do campo, quilombola, representantes das secretarias municipais, das áreas da educação profissional e inclusiva, além de todos os aspectos que vão norteando a nossa participação em um conselho a partir do que a gente pode elaborar para esse novo perfil da educação e, preparando o conselho para a gente caminhar de forma acelerada nessa transformação pedagógica e que precisamos levar para as escolas. O conselho pode nos ajudar muito nisso e espero que os novos conselheiros estejam completamente imbuídos nessa tarefa”.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...