sábado, 17 de março de 2018

CHUVAS IMPEDEM DECIDA DO GOVERNADOR PARA CUMPRIR AGENDA EM ITABUNA

UPA 24 HORAS DO BAIRRO MONTE CRISTO FICOU PARA SER INAUGURADA AMANHÃ

Devido ao tempo chuvoso e muita nebulosidade, no sul da Bahia, o Governador Rui Costa não pode vir a Itabuna para cumprir a sua  agenda neste sábado, 17, juntamente, com o Prefeito Fernando Gomes.

Constava na agenda as inaugurações da Encosta Vereador Josué Brandão (saída para Ilhéus), às 10h; UPA 24 HORAS do Bairro Monte Cristo, às 10h30 e a assinatura da  Ordem de Serviços do Centro de Convenções e Teatro, às 11h, no Bairro Nossa Senhora das  Graças.  

Conforme a alteração da data, tudo ficou para amanhã (domingo 18), obedecendo os mesmos horários! É claro, se o tempo ajudar.      

sexta-feira, 16 de março de 2018

FIM DE LINHA PARA LULA!

ACABOU
EDSON FACHIN NEGA PEDIDO DE LULA AO STF PARA TENTAR ESCAPAR DA PRISÃO
PARA FACHIN, SUPREMO APOIA PRISÃO APÓS SEGUNDA INSTÂNCIA
Publicado: 16 de março de 2018 às 21:15 - Atualizado às 21:23
FACHIN AFIRMOU QUE NÃO CABE A ELE, LEVAR A PAUTA PARA JULGAMENTO NO PLENÁRIO DO SUPREMO

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o novo habeas corpus preventivo, mais uma tentativa da defesa do ex-presidente Lula de escapar da prisão. A defesa de Lula apresentou o novo HC nesta quarta-feira (14).
Fachin ressalta na decisão desta sexta-feira (16), que o STF não mudou seu entendimento. “No momento da impetração inicial, e mesmo agora após o aditamento, não se alterou, nesse interregno, a orientação da jurisprudência firmada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal quanto ao tema da execução criminal após a sentença condenatória ser confirmada à unanimidade por juízo colegiado de segundo grau".
O ministro também afirmou que não cabe a ele, levar a pauta para julgamento no plenário do Supremo, por entender que essa incumbência é da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF.
Súmula do STF manda ignorar habeas Corpus já indeferido
Pela Súmula 691, do Supremo Tribunal Federal, não compete ao STF examinar decisão de relator indeferindo em habeas corpus requerido a tribunal superior. Sendo assim, prevalece a decisão do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negando o benefício a Lula.
A Súmula 961, de 2007, foi aprovada com apoio do então ministro Sepúlveda Pertence.

Governador Rui Costa em Itabuna

Nesta cidade, Rui entrega obras de saúde e infraestrutura, assina convênios e autoriza obras no Teatro Municipal

Neste sábado (17), o governador Rui Costa estará em Itabuna, no sul da Bahia, onde, às 11h, realiza uma série de ações nas áreas da cultura, saúde, infraestrutura e segurança. O primeiro compromisso de Rui será uma visita à contenção de encosta na Avenida Juracy Magalhães, onde entregará, simbolicamente, a obra concluída com o descerramento de placa. Em seguida, Rui inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Rua O, no bairro Monte Cristo, localizada ao lado da Base Comunitária de Segurança, oportunidade em que fará uma visita às instalações da UPA.

Logo após, Rui segue para o Teatro Municipal de Itabuna, no Loteamento Nossa Senhora das Graças, próximo ao Hospital de Base, onde assina ordem de serviço para início da segunda etapa de construção do teatro. No local, Rui ainda assina Convênio de Gestão de Unidade de Semiliberdade no município com a entidade MONSA - Instituto Monte Serrat e Adjacências, e autoriza a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) a celebrar cessão de imóvel com a prefeitura, para instalar a Casa de Abrigamento Regionalizada para Mulheres Vítimas de violência. Secom  

Por - Daniel Thame

Prefeito de Ilhéus fala em mais atenção aos municípios em Encontro de Prefeitos da Bahia, realizado pela UPB

Foi iniciada hoje (16), em Salvador, a sexta edição do Encontro de Prefeitos, promovido pela UPB – União dos Municípios da Bahia. Com o tema “Municípios Inteligentes”, o evento este ano vem com um novo formato, a começar pela escolha do local para sediar o encontro: o Senai – Cimatec, em Salvador. O evento, que segue até este sábado (17) reúne ministros, o governador Rui Costa, parlamentares baianos e prefeitos de mais de 320 municípios do estado. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, participou hoje pela manhã da abertura e disse que é fundamental fortalecimento dos municípios baianos, onde estão a base dos problemas e a falta de recursos para resolvê-los.

OUTRO CARRO PODE TER DADO COBERTURA NO ASSASSINATO DE VEREADORA

POSSÍVEL EXECUÇÃO
OUTRO CARRO PODE TER DADO COBERTURA NO ASSASSINATO DE VEREADORA, DIZ POLÍCIA
CRIMINOSOS OBSERVAVAM MARIELLE FRANCO DESDE A SAÍDA DELA DE EVENTO
Publicado: 16 de março de 2018 às 09:03 - Atualizado às 09:17

POLÍCIA INVESTIGA A PARTICIPAÇÃO DE UM SEGUNDO CARRO, QUE TERIA DADO COBERTURA AOS ASSASSINOS DE MARIELLE FRANCO E ANDERSON GOMES (FOTO: G1/REPRODUÇÃO)

A polícia do Rio de Janeiro investiga a participação de um segundo carro no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, na noite desta quarta (14). O veículo, que já teve a placa identificada, teria dado cobertura aos assassinos e esteve na porta da Casa das Pretas, onde Marielle participou de um evento na noite do crime.
Os investigadores acreditam que a vereadora foi seguida pelos criminosos desde o momento que saiu do local do evento. Dessa maneira, eles sabiam exatamente em que posição do carro estava sentada Marielle. O carro em que estava a vereadora, Anderson e uma assessora foi seguido por cerca de 4 km.

Legislativo de Itabuna celebra jubileu de Associação Batista


Com sessão especial na noite dessa quinta, 15, o Legislativo de Itabuna prestigiou o Jubileu de Diamante (60 anos) da Associação Batista Grapiunense (ABG). A instituição agrega 66 igrejas e mais de 100 pastores de várias cidades do sul baiano. A homenagem partiu de Júnior Brandão (PT) que, como Beto Dourado (PSDB), é membro da Igreja Batista Teosópolis.

Presente no ato legislativo, o pastor Apolônio Brito, 103 anos de idade, um dos fundadores da entidade (o único vivo), manifestou uma prece de gratidão pelo jubileu. A missionária Valdelice Nascimento – única mulher a presidir a ABG até aqui - também rendeu graças pelas seis décadas da Associação. Atual presidente, o diácono Jesimiel Palmeira citou o termo hebraico Ebenézer, traduzido por ele como “até aqui o Senhor nos ajudou”, para celebrar a data.

Entre os 27 presidentes eleitos da Associação (cujo mandato dura 2 anos), a grande maioria (22) é composta de pastores, como Josué de Souza Brandão (já falecido), ex-vereador em Itabuna e pai do petista Júnior Brandão. A sessão legislativa pelo Jubileu de Diamante contou com o depoimento do pastor Erivaldo Barros, secretário-geral da Convenção Batista Baiana (órgão que reúne as 19 Associações batistas da Bahia) e apresentações musicais. (Ascom)

Foto: Pedro Augusto Benevides

Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães - HBLEM



- NOTA DE ESCLARECIMENTO -

Sobre a sala utilizada pela imprensa dentro do Hospital de Base, a administração vem a público esclarecer que: 

- O deslocamento de utilização da sala, anteriormente cedida para a imprensa local (radialistas), se dá pela necessidade de espaço (especialmente para a segurança), em face do reordenamento interno do hospital; 

- A imprensa segue com permissão para noticiar fatos e orientar a população sobre os serviços oferecidos pelo Hospital, bem como dar continuidade aos trabalhos de utilidade pública;

- Ao tempo em que pedimos desculpas aos profissionais que utilizavam a mesma para concentração de atividades, reafirmamos seguir trabalhando pautados na ética e no melhor atendimento à população e a todos, inclusive à imprensa;

Certos da compreensão, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Itabuna, 16 de março de 2018

ASCOM
Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães
Avenida Fernando Gomes Oliveira
Bairro Nossa Senhora das Graças
Itabuna - Bahia


Prefeito Fernando Gomes inaugura UPA 24h do Monte Cristo

O Prefeito Fernando Gomes juntamente com o Governador Rui Costa  inauguram  a UPA 24h do Monte Cristo


Está programado para amanhã (17), às 10h, a inauguração da UPA 24h, localizada na Rua “O”, S/Nº - Monte Cristo (prolongamento da rua F). O  contará com a presença do Governador da Bahia, Rui Costa e comitiva.

A Unidade pronta para receber a equipe de trabalho e a população, como um dos principais pontos de entrada de urgência e emergência do Município de Itabuna absorverá 150 atendimentos dia, atingindo cerca de 4 500, atendimento ao mês.  

Por este motivo, depois de muitas adversidades encontradas para sua inauguração, o Prefeito Fernando Gomes convida e espera a presença de todos para a grande inauguração.

Teatro Municipal
O Prefeito também convida para a solenidade de Ordem de Serviço do retorno da construção de Teatro Municipal, programado para as 11h, também com a presença do Governador, Rui Costa.    
 
(Ascom)

Professora da Uesc é reeleita presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia

A professora Anatércia Lopes Contreiras, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foi reeleita por unanimidade, esta semana, em Salvador, para mais um mandato como presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) da Bahia, para o biênio 2018-2020. De um colégio eleitoral formado por 24 conselheiros, a chapa encabeçada pela professora recebeu 23 votos. A vice-presidente é Mere Suely Rodrigues da Silva Oliveira.

Doutora em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Anatércia Lopes Contreiras é professora-adjunta da Uesc, onde já exerceu o cargo de diretora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas e coordenadora do colegiado do curso de ciências sociais. Além disso, é licenciada em estudos sociais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). No Conselho Estadual de Educação atuou ainda como presidente da Câmara de Educação Superior.  

Secretaria de Assistência Social reabre inscrições de cursos profissionalizantes para beneficiários do Bolsa Família

     Serão reabertas, a partir da próxima terça-feira (20), as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos destinados aos beneficiários do programa Bolsa Família. A iniciativa da Prefeitura de Itabuna, através da Divisão do Bolsa Família da Secretaria Municipal de Assistência Social visa desenvolver a política de geração de emprego e renda no município. Os cursos, que serão ministrados e certificados pelo SENAI / FIEB, têm previsão de início para o próximo dia 04 de abril.

Para realizar a matrícula, é necessário que o beneficiário apresente os documentos: RG e CPF (original e xerox); comprovante de residência (original e xerox), número de identificação social (NIS); comprovante de escolaridade (original e xerox) – de acordo com o pré-requisito do curso desejado, e ficha de inscrição devidamente preenchida. As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na praça do bairro Góes Calmon. A programação completa com os dias, horários e pré-requisitos para matrícula em cada curso pode ser conferida abaixo:

Dia 20/03 (das 14 às 17h)
Customização em Sandálias Emborrachadas – Idade mínima: 15 anos / Ensino fundamental completo
Dia 21/03 (das 14 às 17h)
Aplicação de Revestimento em Cerâmica – Idade mínima: 18 anos / Ensino Fundamental I Completo, 5º ano completo
Confecção de lingerie e Moda Praia – Idade mínima: 18 anos / Ensino Fundamental I Completo, 5º ano completo.
Dia 22/03 (das 14 às 17h)
Confeccionador de Bolsa em Couro e material Sintético – Idade mínima: 18 anos / Ensino Fundamental II Completo
Confecção de Puff – Idade mínima 17 anos / Ensino Fundamental I Completo, 5º ano completo.
Foto: Pedro Augusto

Prefeitura de Ibicaraí realiza manutenção da iluminação pública da Salomeia e da Sede

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, realizou na última semana a manutenção de mais de 40 pontos de iluminação pública no distrito de Salomeia e nos bairros Bela Vista e Bairro Novo. 
Segundo informou o secretário de Infraestrutura, Thallis Leal, eles têm intensificado a manutenção nos últimos dias, principalmente devido às fortes chuvas e quedas de energia que aconteceram recentemente. “Precisamos realizar a manutenção até de alguns pontos que já havíamos feito por esses dias”.
O prefeito Lula Brandão explicou que a população tem colaborado com a prefeitura, sempre informando os locais que precisam de manutenção. “As demandas têm sido muitas, pois a população tem vindo até nós solicitar e a nossa equipe tem se esforçado em atender de forma rápida aos pedidos”.(Ascom)


quinta-feira, 15 de março de 2018

Mulheres Servidoras de Itabuna continuam as homenagens

Prefeito de Itabuna dá sequência a homenagens às mulheres
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que realizou no último dia 07 deste mês, em seu gabinete, uma cerimônia de homenagem às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, segue dando sequência às homenagens, valorizando a mulher dentro da administração municipal. Assim, começa hoje uma série de reportagens com funcionárias que contribuem para o desenvolvimento do serviço público de Itabuna. 

O destaque inicial traz a pedagoga Márcia Alexandre Araújo, prestadora de serviços há 16 anos na Secretaria de Educação. Graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e apaixonada pelo que faz, a professora condena a desigualdade social, um dos motivos pelos quais ela acredita ser o reflexo do aumento da violência. A pedagoga defende, ainda, uma campanha ampla a favor da qualidade de ensino e da cooperação familiar. 

Nós acreditamos no seu trabalho, Márcia! E seguimos lhe parabenizando não somente no mês da mulher, mas durante todo o ano. 
 Foto: Adeildo Marques

Loteamento Nossa Senhora das Graças recebe rede de abastecimento de água


Atendendo a uma determinação do prefeito Fernando Gomes, foi iniciada no mês de março a implantação de uma rede de abastecimento de água para mais uma comunidade deste município.

Trata-se do Loteamento Nossa Senhora das Graças, cujos moradores, faz anos, vinham solicitando do poder público municipal esta ação tão importante, que embora muitos tenham prometido, só agora se realiza. Esta área fica bem próxima da Maternidade Ester Gomes, que já tem água encanada, mas os moradores do local ainda viviam com bastante dificuldade para ter o liquido precioso em seus lares.

Segundo o Presidente da Emasa, Jader Guedes, a rede se torna realidade, não apenas pela ordem, mas principalmente pelo apoio do Prefeito Fernando Gomes, que tem contribuído bastante para as realizações que a Emasa vem  fazendo nesta gestão, e no caso específico do Loteamento Nossa Senhora das Graças, também do empenho e determinação dos moradores para a realização da obra.
Tudo aconteceu em parceria: a  comunidade doou 300 metros de tubos, a prefeitura disponibilizou a máquina pra abrir o solo, e a Emasa entrou com mais 1.600 metros de tubos, todo o material restante e a mão do obra. No total a rede  tem  1.900 metros de extensão.

O prazo  para a conclusão da obra é para os  próximos quinze dias, dependendo apenas das condições climáticas. (Ascom/Emasa)
15 de Março de 2018

Prefeito de Ilhéus é recebido por ministro dos Transportes para discutir Fiol e Porto Sul


O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, participou em Brasília de uma reunião com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella. O encontro foi para debater a retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o início das obras de construção do Porto Sul, em Ilhéus, investimentos considerados como fundamentais para a retomada do crescimento econômico de Ilhéus e da região.
“Trata-se da retomada de duas importantes obras estruturantes que já estavam desacreditadas pela população regional”, disse o prefeito de Ilhéus, informando ainda que, já no segundo semestre deste ano será lançado o edital de terceirização para a retomada dos projetos. Dentre outras autoridades, participaram do encontro o presidente da Valec, Mário Manolfo, e da Bahia Mineração (Bamin), Eduardo Ledsham.
Grandiosidade e importância - A Fiol vai ligar Figueirópolis, no Tocantins, ao porto de Ilhéus, no sul da Bahia. Conforme o projeto, serão 1.526 km de extensão. Na Bahia, as obras da Fiol são divididas em FIOL 1 (Ilhéus/ Caetité) e FIOL 2 (Caetité/ Barreiras). As obras de construção que começaram em 2011, ainda não chegaram a 30% do previsto para os lotes da Bahia. Dos 12 lotes da obra, oito passam pela Bahia, onde a ferrovia é uma esperança para o escoamento de grãos e minério.

FTC Itabuna abre oito novos cursos e novas turmas de pós-graduação

        Iniciando neste mês de março um novo ciclo de Pós-Graduação, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna está ofertando oito novos cursos e abrindo novas turmas de especialização lato sensu em outros 10 cursos nas áreas de Saúde, Gestão, Educação, Engenharia, Direito e Gastronomia. As aulas, que acontecem durante encontros mensais, estão programadas para o próximo dia 06 de abril e as matrículas já podem ser efetivas no portal da Rede FTC (posgaduação.ftc.br), bem como, por meio do telefone (73)3214-2415.

         No campo da Saúde, além das novas turmas de Auditoria dos serviços em Saúde, Enfermagem Obstétrica, Neuropsicologia e de Saúde Coletiva com Ênfase em Programa de Saúde da Família, a nova opção é o curso de Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica. Já na área de Gestão, serão abertas novas turmas de Controladoria e Finanças, de Geotecnologias Aplicadas ao Planejamento e à Gestão, bem como os novos cursos de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, de Gestão de Negócios, de Gestão Integrada em Saneamento e o de Liderança Estratégica e Coaching.

Superação da violência entra no foco do Legislativo itabunense



Tema da Campanha da Fraternidade – ação da Igreja Católica – a superação da violência motivou sessão especial do Legislativo nessa terça, 13, a pedido de Antônio Cavalcante (MDB). O bispo itabunense Dom Carlos Alberto dos Santos ressaltou que o combate deve abarcar tanto a violência física (homicídios, roubos, etc.) quanto a simbólica (corrupção, por exemplo).

O advogado Davi Pedreira, da Pastoral Carcerária, recordou que a CF 2018 unificou a sociedade já que “a insegurança incomoda a todos”. Ele destacou que negros desempregados e mulheres são bastante afetados pela violência em Itabuna. Pedreira criticou o número de presos provisórios – cerca de 650. “Parte deles acabarão inocentados pela Justiça após anos de prisão”, frisou.

Itacaré vai sediar neste sábado o I Torneio de Beach Rugby



Itacaré irá sediar neste final de semana o I Torneio de Beach Rugby ou Rugby de Areia, um dos esportes que mais cresce no Brasil atualmente e no mundo. O evento acontecerá no sábado, dia 17, às 16 horas, na Praia da Coroinha, orla da cidade, e vai reunir clubes participantes de cidades como Porto Seguro, Vitória da Conquista e Ilhéus. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura.

A finalidade do evento, segundo explicou o secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, é incentivar a prática esportiva na cidade e revelar aqui novos talentos. “E para isso convidamos toda a comunidade para assistir ao torneio e conhecer mais sobre o esporte”, complementou. O Beach Rugby vem crescendo tanto que as seleções masculinas e femininas do Brasil estão competindo a nível internacional.

Usuários do CAPS de Ibicaraí participaram de atividade na UBS Lauro Pires

 Na manhã desta quarta-feira, 14, o CAPS de Ibicaraí realizou, em parceria com a Unidade de Básica de Saúde Lauro Pires, mais uma atividade, do projeto “Extra Muro”, que tem o objetivo de fortalecer o vínculo dos usuários do CAPS com o PSF – Programa de Saúde da Família, levando-os a conhecimento dos serviços oferecidos nas UBS.

A atividade contou com a participação do médico Gilmar Campos, que atende na supracitada Unidade e palestrou sobre a importância da frequência dos usuários do CAPS na UBS, além de esclarecer diversas questões sobre diabetes e hipertensão.
Os usuários também contaram com alguns serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, realizados pelos enfermeiros Josadaque Braga e Elizamar, respectivamente. Finalizando a ação, os agentes comunitários de Saúde ofereceram um café da manhã na Unidade.
Participaram da atividade o monitor Vicente Correia, a Assistente Social Evanice Duarte e a estagiária de Educação Jaqueline.(Ascom)

quarta-feira, 14 de março de 2018

Ordem de Serviço para início das obras do Teatro Municipal de Itabuna será assinada neste sábado (17)


Em solenidade programada para o próximo sábado (17), o Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, irão assinar a Ordem de Serviço para o início das obras de conclusão do Teatro Municipal. O ato público será realizado com a presença de autoridades regionais e da população que anseia por este importante equipamento para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

Paralisadas há mais de 10 anos, as obras do Teatro Municipal representam a retomada de medidas que visam fomentar a cultura local, a exemplo de ações já realizadas como o Carnaval Antecipado, o São Pedro e o espetáculo A Paixão de Cristo, que prezam pela valorização das manifestações artísticas culturais no município.

Centro de Zoonose de Itabuna passa por reforma

O Centro de Controle de Zoonoses de Itabuna iniciou, esta semana, as obras de melhoria para continuar atendendo aos proprietários de animais.

O diretor da unidade, Waldemar D’Afonseca, informou que em função da reforma, a castração de cães e gatos foi suspensa até a conclusão da obra, mas que outros serviços, a exemplo da imunização de cães e gatos estão sendo feitos normalmente. Ele lembra que a vacinação é gratuita e realizada de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã, as 16:30 horas. Para este tipo de serviço não é necessário agendamento.

O Centro de Zoonoses de Itabuna conta com uma equipe formada por três veterinários, um tratador, três funcionários para serviços gerais e ainda oito agentes de endemias. O veterinário Samir Haddar informou que denúncias feitas pela comunidade sobre animais de pequeno porte abandonados nas ruas seguem sendo atendidas de acordo à demanda. A unidade funciona na Rua São José, no Bairro do Antique.  (Ascom)  

Obra de contenção de encosta da Avenida Juracy Magalhães serão entregues neste sábado (17)


         A Prefeitura Municipal de Itabuna inaugura neste sábado (17), a partir das 9:30h, a obra de contenção da “Encosta Vereador Josué Brandão”, situada no final da avenida Juracy Magalhães, na saída para o município de Ilhéus. A inauguração da obra que ocupa uma extensão de aproximadamente 150 metros e que mudou a paisagem na entrada da cidade, contará com a presença do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa.

A intervenção, que foi retomada pela prefeitura municipal em 2017, a partir do empenho do prefeito Fernando Gomes em trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população de Itabuna, visa garantir a segurança dos moradores que conviviam com os riscos de deslizamentos de terra. Além da edificação do paredão de contenção e do sistema de drenagem e escoamento das águas da chuva, o cenário local foi todo revitalizado a partir da construção de novos passeios para as residências, escadarias com corrimão, além da instalação de uma nova iluminação.

Estação de Rio do Braço volta funcionar



No final da tarde de ontem, o sistema operacional da Emasa em Rio do Braço voltou a funcionar, depois que a Companhia de Eletrificação da Bahia – Coelba – concluiu seus serviços de recuperação da rede elétrica

A falta de energia durou 24 horas, tempo em que ficaram paralisadas a captação/bombeamento de água para a Estação de Tratamento de Água do Bairro São Lourenço, a estação principal, provocando mudanças nas escalas de abastecimento.

A Emasa está trabalhando para a regularização do abastecimento, e se não surgir nenhum imprevisto, nas próximas 24 horas todo o cronograma voltará ao normal.

O presidente da Emasa, Jader Guedes, afirmou que a falta de água não foi maior, porque a Estação de Nova Ferradas recebeu investimentos na atual gestão, que aumentaram a capacidade de captação para 300 litros por segundo, e assim, foi minimizado o problema, evitando-se o desabastecimento total. (Ascom/Emasa)

Secretaria de Educação monitora funcionamento de escolas

A Secretaria Municipal da Educação (SEC) de Itabuna, por meio do Departamento de Educação Básica (DEB), está monitorando o funcionamento das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, durante a situação de greve deflagrada pelo Sindicato do Magistério Público Municipal (Simpi), na última sexta-feira (09), diante da recusa da categoria em aceitar a proposta do parcelamento do 1/3 de férias em duas vezes, cujo pagamento de 50% já foi feito pela Prefeitura antes do dia 15 de março, como previsto.

De acordo com o a Secretaria da Educação, até a última terça-feira (13), das 90 escolas que integram a Rede, a situação é: no setor urbano 29 escolas estão funcionando normalmente, outras 16 parcialmente, enquanto no campo 12 escolas estão em pleno funcionamento. Das escolas que aderiram totalmente ao movimento grevista, foram 25 unidades no meio urbano e 08 escolas do campo.

Comitê discutiu em Itacaré sobre a preservação do Rio de Contas


Representantes dos mais diversos municípios da Bahia participaram nesta terça-feira, dia 13 de março, da XXVI Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC), onde foi discutido, dentre outros assuntos, sobre a importância de se preservar e garantir a conservação de um dos mais importantes rios do estado. Por intermédio e interesse da Prefeitura de Itacaré, o município passou a ser integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas.
Durante o evento, realizado na Colônia de Pescadores Z-18, o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Baracho, falou da importância do Comitê da Bacia Hidrográfica dispensar uma atenção especial para o município de Itacaré, tendo em vista que aqui é a foz e para onde são direcionados muitos dos problemas provocados ao longo do trajeto do Rio de Contas. Baracho também solicitou a realização de uma Plenária Extraordinária em Itacaré, tendo em vista a necessidade de se discutir aqui os problemas e as agressões sofridas pelo rio.
Durante o encontro foram discutidas uma série de questões referentes ao funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, além da palestra com o tema “O Comitê de Bacias: O que é e o que faz?”. Também foi discutida a questão da preservação dos afluentes do Rio de Contas e ainda sobre o sistema de captação e abastecimento de água em Itacaré.

Ilhéus aparece entre as sete cidades que produzem os melhores chocolates do mundo e são inspirações para as férias

 Um mais importantes jornais do sul do País, o Gazeta do Povo, de Curitiba, publicou ontem (13) reportagem especial, em seu caderno de turismo “Viver Bem”, que aponta Ilhéus entre as sete cidades produzem alguns dos melhores chocolates do mundo e são inspirações para o destino de férias de quem ama a iguaria.
Reportagem assinada pelo jornalista Guilherme Grandi, assegura que “o chocolate começa com o cacau, e Ilhéus é considerada a capital brasileira do fruto. É um destino certo para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde a plantação do cacau até a hora de degustá-lo”.
O jornalista destaca que é da cidade baiana que sai boa parte da produção nacional do fruto, embora o período de bonança tenha ficado para trás na década de 1990, quando um fungo dizimou as plantações.
“No entanto, muitas fazendas conseguiram se reerguer e hoje abrem as portas para quem quer aprender mais sobre o chocolate”, afirma, destacando produções como as da Fazenda Riachuelo, uma das maiores e a Provisão, que data do século 19.
O chão do cacau - As duas fazendas citadas na matéria integram o novo circuito gastronômico e cultural da Estrada do Cacau e do Chocolate, em formatação numa parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Ilhéus. O jornalista também destaca a Fazenda Yrerê, na rodovia Ilhéus-Itabuna, que promove durante todo o ano o turismo rural e tem mais de uma centena de anos.

MORRE AOS 76 ANOS STEPHEN HAWKING, UMA DAS MAIORES MENTES DO SÉCULO

LUTO
MORRE AOS 76 ANOS STEPHEN HAWKING, UMA DAS MAIORES MENTES DO SÉCULO
HAWKING TINHA ELA E ERA FÍSICO, MATEMÁTICO E DOUTOR EM COSMOLOGIA
Publicado: 14 de março de 2018 às 02:18 - Atualizado às 02:53
STEPHEN HAWKING NA GONVILLE & CAIUS COLLEGE, CAMBRIDGE, EM 2015. FOTO: LWP KOMMUNIKÁCIÓ

Do - Diário do Poder - Morreu nesta terça-feira (13) o físico e professor Stephen Hawking, autor de 14 livros e o primeiro “popstar” mundial da Ciência. Hawking foi uma das maiores mentes dos séculos XX e XXI e mudou a forma como a humanidade enxerga o Universo. Sua família confirmou a informação na madrugada desta quarta-feira (14).
Além de físico, doutor em cosmologia e diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da Universidade de Cambridge, Hawking foi por 30 anos professor lucasiano emérito de matemática da Universidade, cargo ocupado por Isaac Newton, Edward Waring, Charles Babbage, George Gabriel Stokes e Paul Dirac. A cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, composição e evolução do Universo através da aplicação de métodos científicos.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...