sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MPF sugere prisão de Lula

RISCO DE FUGA
AO PEDIR APREENSÃO DE PASSAPORTE, PROCURADORIA SUGERIU PRISÃO DE LULA
AO PEDIR APREENSÃO DE PASSAPORTE, MPF PEDE CUMPRIMENTO DE PRISÃO

Publicado: 26 de janeiro de 2018 às 15:18 - Atualizado às 15:28
DEFESA DE LULA ENTREGOU O PASSAPORTE DO EX-PRESIDENTE À PF NESTA SEXTA-FEIRA, 26 (FOTO: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO)



Do - Diário do Poder - A Procuradoria chegou a sugerir à Justiça que decretasse a prisão preventiva de Lula diante do ‘risco de fuga’ do petista – condenado a 12 anos e um mês de prisão em regime fechado no caso triplex. Ao requerer à 10. Vara Federal de Brasília a apreensão do passaporte de Lula, os procuradores Anselmo Henrique Cordeiro Lopes e Hebert Reis Mesquita invocaram artigo do Código de Processo Penal que autoriza a custódia do réu.
“Caso Vossa Excelência entenda que as medidas cautelares aqui requeridas não são suficientes para a garantia da aplicação da lei penal e a supressão do risco de fuga do réu, registra o Ministério Público Federal que as medidas cautelares criminais, inclusive a prisão preventiva, podem ser decretadas de ofício pelo juízo, como permite, expressamente, o artigo 311 do Código de Processo Penal”, destacaram na petição ao juiz Ricardo Leite, da 10.ª Vara Federal de Brasília.

Prefeito Fernando Gomes anuncia projeto para Shopping a Céu Aberto da Paulino Vieira


 O prefeito Fernando Gomes anunciou aos empresários, durante a posse da nova diretoria da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), que tem intenção  também de transformar a Rua Paulino Vieira  num Shopping a Céu Aberto. Este será o segundo calçadão na área do comércio itabunense e visa o fortalecimento de um segmento que gera emprego e renda.

Ele explicou que com essa decisão o comércio do centro da cidade ganha  maiores condições de mobilidade urbana ao oferecer mais espaços para pedestres e ao mesmo tempo  fortalece um setor que cria empregos e dinamiza a economia local. Acredita que a exemplo do que vem acontecendo no calçadão da Rui Barbosa, o projeto vai oferecer mais conforto aos empresários, trabalhadores e consumidores de Itabuna e de outras cidades circunvizinhas que têm cidade como referência no segmento comercial e de serviços.

A informação foi bem recebida pelos empresários e lideranças do comércio que participaram da solenidade, pois se trata  de uma reivindicação antiga  dos lojistas  do local e de um projeto já  discutido em várias oportunidades. A proposta prevê uma parceria entre governo municipal e iniciativa privada.

O presidente da Associação das Micros, Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia - Ampesba, Valdir Ribeiro “o prefeito sempre apoiou o empreendedorismo e foi muito feliz em sua colocação, pois esta é uma reivindicação antiga dos empresários daquela  área”.

Foto: Waldyr Gomes

Prefeito estabelece data para fechamento da folha mensal dos servidores municipais


 O prefeito Fernando Gomes, assinou portaria no ultimo dia 25, determinando o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração a processar e fechar a Folha Mensal de Pagamento de Servidores Municipais até o dia 10 de cada mês. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município e passa a vigorar a partir de fevereiro e visa facilitar o cronograma de pagamento dos salários, uma vez que até o ano passado a folha era processada a partir do dia 20 de cada mês.  

 Ainda de acordo a portaria de Nº 8.875, o prefeito determina dos dirigentes dos órgãos e setores da administração centralizada, para que prestem as informações necessárias para fins de lançamentos de valores em Folha de Pagamento, improrrogavelmente, no prazo determinado.   O documento diz ainda que o Departamento de RH “ficará impedido de receber quaisquer informações acerca de servidores municipais, para fins de lançamento de valores em Folha Mensal de Pagamento fora do prazo estabelecido conforme temos da portaria”.

Para o governo municipal o pagamento dos salários dos servidores municipais é uma prioridade da atual gestão, lembrando que o prefeito Fernando Gomes, honrou   esse o compromisso durante o primeiro ano desta gestãoi, inclusive com o pagamento do 13º. de todos os servidores, dentro do prazo previsto em lei.                   
       
Foto: Pedro Augusto

Prefeitura abre postos para acelerar matrícula na rede municipal de Itabuna

 A Prefeitura de Itabuna abriu novos postos para matrícula de alunos oriundos de outras escolas e de outros municípios que desejam ingressar na rede municipal de ensino. São ao todo nove unidades espalhadas em diversos bairros e na área central da cidade, inclusive dois que passaram a funcionar no inicio desta semana no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano. O atendimento é das 8 às 14 horas  e prossegue até o dia 2 de fevereiro próximo, já o inicio das aulas está programado para o dia 5 de março.
A
s matriculas só podem ser feitas com apresentação da transferência, Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento, CPF e o Número de Identificação Social (NIS). A diretora do Departamento de Planejamento, Pesquisa e Informações Gerenciais da Secretaria Municipal de Educação, Rita Conrado, informa que o município disponibiliza mais de 23 mil vagas distribuídas entre as unidades escolas das zonas urbana e rural.

Itabuna prioriza pagamento de salários aos servidores municipais

Itabuna 
Itabuna prioriza pagamento de salários aos servidores municipais e faz ajustes nas despesas


      Ao considerar que o pagamento dos salários e a valorização dos servidores municipais é uma prioridade de governo, o prefeito Fernando Gomes determinou ao secretário de Administração Dinailson Oliveira e ao da Fazenda e Planejamento, Moacir Messias para que adotem medidas visando o corte de gastos em todas as áreas e aumento da eficiência na gestão dos recursos. As medidas emergenciais visam atenuar o impacto da queda de arrecadação verificada nos últimos meses e o pagamento de dívidas deixadas pela gestão passada, que comprometeram o fluxo de caixa do governo dificultando o pagamento dos servidores relativos a dezembro.
Teatro Municipal construção retomada

      Como coordenador da equipe de ajuste fiscal, o titular da Sead, Dinailson Oliveira anuncia cortes na  compra de combustível, no pagamento de horas extras que foram suspensas, bem como  a redução de compras em todas as áreas, com exceção da saúde, que não sofreu contingenciamento. Ele explica que as medidas são radicais e essenciais para regularização do pagamento dos salários e não descarta as demissões iniciadas no final do ano passado de servidores contratados emergencialmente como prestadores de serviços.

Ilhéus terá plantão no final de semana derradeiro do cadastramento biométrico


Com data de encerramento na próxima quarta (31), a Justiça Eleitoral em Ilhéus fará plantão neste sábado (27) e domingo (28) para atendimento ao público que ainda não fez o cadastramento biométrico. O atendimento ocorrerá na Biblioteca Pública, localizada na praça Castro Alves, das 8 às 18 horas. O posto funciona desde o ano passado, em virtude de acordo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura Municipal e o TRE, com o objetivo de ampliar a campanha pelo recadastramento biométrico.

O município de Ilhéus possui 135.404 mil eleitores, que têm o prazo até o dia 31 de janeiro deste ano para realizar o cadastramento biométrico. Conforme o Tribunal, quem não comparecer ao cartório para efetivar sua identificação digital poderá ter o título de eleitor cancelado.

Legislativo de Itabuna medeia diálogo sobre regime de trabalho


O chefe do Legislativo itabunense, Chico Reis (PSDB), mediou, na manhã dessa quinta, 25, diálogo entre sindicatos e Município. A iniciativa parlamentar, bastante elogiada pelas duas partes, objetivou pacificar o cenário em torno da mudança no regime de trabalho (de celetista para estatutário) da administração pública. Treze vereadores colaboraram na mediação.  

Após sugestão de vereadores, o procurador-geral Luiz Fernando Guarnieri concordou com a retirada de tramitação do projeto do Regime Jurídico Único (resta agora a Mensagem do Executivo confirmando a desistência). Outra consequência da reunião na Câmara trata da participação das categorias na montagem do Estatuto dos Servidores. Os apontamentos sindicais ao projeto da Lei serão apresentados e debatidos com a Procuradoria na segunda, 29.
De antemão, Guarnieri consentiu com algumas observações feitas pelos servidores ao texto originário do Estatuto (já retirado de pauta uma vez pelo Executivo). O procurador comprometeu-se em corrigir distorções. “Vamos fazer as alterações pertinentes”, declarou. Ele também negou que o Estatuto penalizaria servidores com demissões ou extinção de direitos adquiridos (estabilidade, 13º salário e jornada de trabalho).(Ascom)

Por - CO
Fotos: Pedro Augusto Benevides

Juiz manda apreender passaporte de Lula

Ex-presidente tinha viagem marcada para a Etiópia nesta sexta-feira, 26, dois dias depois de condenado a 12 anos e 1 mês no caso triplex pelo Tribunal da Lava Jato; defesa se diz 'estarrecida' e afirma que documento será entregue
Fabio Serapião, Amanda Pupo e Rafael Moraes Moura / BRASÍLIA
25 Janeiro 2018 | 20h06
 

Do - politica.estadao.com.br- O juiz substituto da 10.ª Vara do Distrito Federal, Ricardo Leite, ordenou nesta quinta-feira, 25, a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão impediu a ida do petista para a Etiópia. O Instituto Lula anunciou o cancelamento da viagem a seis horas do embarque para o país africano. A decisão foi informada ao Sistema de Procurados e Impedidos da Polícia Federal e o ex-presidente está proibido de deixar o Brasil.
Leite determinou ainda a apresentação do documento em 24 horas. Nesta quinta, a defesa de Lula afirmou que o passaporte será entregue nesta sexta-feira à PF. A decisão foi tomada no âmbito da Operação Zelotes, que apura tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra dos caças suecos Gripen e na prorrogação de uma medida provisória.
Na quarta-feira, 24, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, confirmou a condenação imposta a Lula pelo juiz Sérgio Moro, da Lava Jato em Curitiba, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP). A pena foi elevada de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão e será cumprida após a análise dos embargos de declaração, único recurso cabível, mas que não altera a decisão.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

LULA CAMINHA PARA O MELANCÓLICO

LULA CONDENADO
LULA CAMINHA PARA O MELANCÓLICO DESFECHO DE SUA TRAJETÓRIA POLÍTICA
É O FIM DO 'CARA' CONDENADO POR CORRUPÇÃO A 12 ANOS DE CADEIA
Publicado: 25 de janeiro de 2018 às 22:25 - Atualizado às 22:27

O CÉU É O LIMITE: LULA PODE SER PRESO ATÉ MARÇO, MAS NÃO IRÁ DE CAMBURÃO, SEGUNDO A PF. (FOTO: LEONARDO BENASSATTO)

​Prefeito Fernando Gomes participa da posse de Carlos Leahy na CDL e defende parcerias com a inciativa privada

Jorge Braga, Carlos Leahy e Fernando Gomes 
            Falando das dificuldades enfrentadas pelo governo e destacando a importância da parceria do governo com a iniciativa privada visando a geração de emprego e renda, o prefeito Fernando Gomes participou, nesta quarta-feira (24), no stand de vendas do Cidadelle, rodovia Jorge Amado (BR 415 trecho Itabuna/Ilhéus), da posse da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL) para o triênio 2018/2020, sob o comando, mais uma vez, do empresário Carlos Leahy. A solenidade teve a presença de empresários, políticos e lideranças regionais e Leahy substitui a Jorge Braga, que comandou a CDL durante os últimos oito anos.
Prefeito faz a entrega da chave do carro da Campanha de Natal/CDL

            O prefeito estava acompanhado dos secretários Jorge Vasconcelos, Patrick Monteiro, Sandra Neilma, Claudio Dourado e do presidente da FICC, Daniel Leão. Ainda em seu pronunciamento ele lembrou das ações para retomada do desenvolvimento da cidade a  partir da  aprovação do projeto que torna Itabuna uma Cidade Universitária, como polo regional de cultura e educação, além da lei  que multa a geração do lixo e que pune os focos do aedes aegypti, principal vetor de transmissão da dengue, zika e chykungunya.

Contribuinte tem prazo para pagar Taxa de Fiscalização sem juros

O Departamento de Tributos da Secretaria da Fazenda de Itabuna já emitiu até agora, cerca de 3.300 Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs), cujo prazo para pagamento sem penalidades se encerra no dia 31 deste mês. A emissão do documento pode ser acessada pelo portal da prefeitura, no link https://wilburwright.el.com.br/pm_ba_itabuna/itabuna/index.php, bastando que o contribuinte tenha em mãos o número do CNPJ e o valor da receita bruta 2017.
O diretor do departamento, Emerson Carvalho, informa que as pessoas que não têm acesso à internet podem comparecer no setor de tributos, anexo ao Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano, das 8 às 14 horas. O atraso no pagamento da Taxa de implicará em juros, multas e correção monetária para o contribuinte.

Emasa realiza curso de Libras em parceria com o Sesi-Senai

           Dando continuidade ao projeto de qualificação e capacitação dos seus funcionários, a Emasa firmou parceria com o  Sesi-Senai,  e quinze dos seus trabalhadores da área de atendimento ao público foram contemplados com a realização do Curso Básico de Libras, ministrado pela professora Ana Paula Souza Santos, graduanda em Letras-Libras, pala Faculdade Unialsselv.

           O curso de comunicação através de sinais, que  possibilita a  inclusão dos surdos na nossa sociedade, aconteceu no período de 8 a 19 de janeiro, na sede do Sesi-Senai, que fica na margem da BR 415,  trecho Ilhéus x  Itabuna, no município de Ilhéus.

           A professora Ana Paula, iniciou o curso informando que em 1857, foi criado o INES,  Instituto Nacional de Educação dos Surdos do Brasil, que hoje é uma faculdade. Ela citou que em 2005 foi criada a lei que torna obrigatória no Brasil a inserção de Libras no curso de professores, e que  em 2010, uma outra lei passou a exigir a presença de interpretes em salas de aula, abrindo espaço para a inclusão de surdos.

Prefeitura atende ordem judicial e retira ambulantes da praça Simão Fitterman



Após vencimento do prazo de 48 horas da notificação judicial que determina a remoção das barracas dos vendedores ambulantes da Praça Simão Fitterman, Bairro São Caetano, a Prefeitura Municipal de Itabuna iniciou ontem (24) o processo de retirada das barracas que vai até o dia 28, próximo. A remoção das barracas ocorre em cumprimento da decisão do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Ulysses Maynard Salgado, que se refere a uma ação do Ministério Público e da Prefeitura que tramita na justiça desde a administração passada e já foi prorrogada em 2017, atendendo um pedido da atual gestão municipal.
Preocupado com a manutenção do trabalho para a população que utilizava o espaço da praça, o Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes já determinou que equipes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente iniciem estudos de viabilidade para realocar os ambulantes em outro local que ofereça infraestrutura adequada e condições para o trabalho.
Com a responsabilidade de zelar pelos espaços públicos, a prefeitura tem atuado em busca de revitalizar praças e jardins da cidade e, em paralelo, procurado soluções para não prejudicar os ambulantes que geram emprego e renda. O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, reforça que a prefeitura está empenhada em garantir oportunidades de trabalho à população e informa ainda que há a intenção em viabilizar locais na cidade destinados exclusivamente a comércios voltados à alimentação que são maioria dentre os estabelecimentos removidos.

Cadastramento dos ambulantes em Itacaré vai até amanhâ

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo e em parceria com a Secretaria da Fazenda, estará realizando o cadastramento de vendedores ambulantes que desejam trabalhar no circuito do Dia da Cidade, que acontece no dia 26 de janeiro, e também no carnaval oficial, de 10 a 13 de fevereiro. O cadastramento será feito até esta sexta-feira, 26 de janeiro, das 8 às 17 horas, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Passarela da Villa, Galeria Solar, 1º Andar, Rua Lodônio Almeida.
Para se cadastrar os ambulantes precisam ser maiores de 18 anos, apresentar cópia do RG, CPF, 01 foto 3X4, comprovante de residência, título de eleitor e assinar o termo de compromisso com a Secretaria Municipal de Turismo. Os ambulantes serão cadastrados por categorias, a depender do produto que comercializarão. O credenciado que for cadastrado e qualificado deverá atuar apenas na área que lhe for autorizado, definida pela Prefeitura de Itacaré, para garantir uma maior organização dos eventos.
Também é dever dos comerciantes não modificar sob qualquer pretexto, sem prévia autorização escrita, os padrões das tendas e outros utensílios empregados na estrutura, os quais são exclusivamente definidos pela Prefeitura. Além disso, para garantir maior organização, deverá atuar devidamente fardado com avental ou guarda-pó, sapatos fechados, observando o asseio e higiene corporal incluindo unhas e barbas aparadas, cabelos presos e protegidos por gorro, touca, rede ou boné e identificado com a camisa e crachá entregue após o treinamento da vigilância sanitária.
Outro item a ser observado é que o ambulante não dese comercializar produtos em carros de mão, a venda de bebidas pré-preparadas artesanalmente (a exemplo de licor, cravinho, príncipe maluco, entre outros). As bebidas e alimentos deverão ser servidos em copos, pratos, talheres e canudos descartáveis, não sendo permitido o uso de louças, vidros e alumínio.

CEPLAC E INSTITUTO CHOCOLATE PREPARAM PRODUTORES PARA MELHORAR QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO CACAU

Trinta e cinco produtores de cacau da região que estão participando do programa Cabrucabilidade, do Instituto Chocolate, estarão na sede regional da Ceplac, km 22 rod. Ilhéus/Itabuna, participando nesta quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã, de três palestras ministradas por três técnicos da Ceplac.

A primeira palestra será sobre as características que o cacau precisa apresentar para ser transformado em chocolate de qualidade, a ser proferida pela técnica da Ceplac Neyde Alice Pereira, responsável no Brasil pela área que orienta os produtores para a apresentação de amostras de cacau para o Salão de Chocolate de Paris.

A segunda palestra será sobre classificação de cacau e as praticas de pós-colheita e fermentação que o produtor deve observar para atingir um cacau de qualidade, a ser proferida por José Herbert,técnico da área de classificação de cacau da Ceplac.

Avatim abre loja-conceito na Oscar Freire


Empresa brasileira de cosméticos comemora nova fase e 120 unidades abertas

Por - Lívia Cabral - Nascida na Bahia há 15 anos, a empresa de cosméticos e perfumaria Avatim celebra nova fase do seu crescimento com uma loja-conceito em São Paulo. A marca, que já possui 120 unidades em todo o Brasil, inaugura este mês em soft opening sua primeira loja de 2018. A loja-conceito funcionará no nº 1130 da Rua Oscar Freire. De acordo com Cesar Fávero, sócio-fundador da marca, a expectativa é que este ano sejam abertas mais 40 lojas Avatim pelo país.


“Estar num dos endereços mais famosos do Brasil é uma oportunidade de mostrar ao público o nosso variado portfólio de produtos com fragrâncias exclusivas, além do nosso padrão de atendimento Avatim”, afirma Fávero. O projeto da loja-conceito destaca o reaproveitamento de embalagens icônicas da marca. “Tampas do nosso difusor de essências clássico se transformaram num belíssimo lustre e também foram usadas como puxadores das gavetas”, destaca a sócia-fundadora Mônica Burgos.

Ilhéus amplia número de postos para vacinação contra febre amarela apenas para público-alvo

Seguindo orientação do Núcleo Regional de Saúde, da Secretaria de Saúde da Bahia, a Prefeitura de Ilhéus vai continuar aplicando doses vacina contra a febre amarela nas crianças de nove meses de idade e em adultos maiores de 60 anos que estarão se deslocando para áreas de risco. Estes, devem apresentar comprovante da viagem.

Para este público-alvo, a Sesau ampliou a liberação da vacina em mais duas unidades de saúde. Em Olivença, o atendimento está sendo feito pela manhã. E na unidade de saúde Euler Azaro, no bairro Teotônio Vilela, nos dois turnos.
Para além destas duas novas opções, a vacina continua sendo aplicada no período da manhã ocorre nas unidades de saúde Almiro Vinhaes, localizada na Avenida Princesa Isabel; no Centro Social Urbano (CSU), no bairro da Barra, e em Vila Cachoeira, localizada à margem da rodovia Ilhéus-Itabuna.

SDS convoca 16 mil famílias para atualização de cadastro em programas sociais em Ilhéus


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em Ilhéus, está convocando cerca de 16 mil famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal que residem no município. A iniciativa visa atualizar dados cadastrais para evitar o cancelamento dos benefícios. A lista com os nomes dos convocados encontra-se na sede da SDS, situada à rua Vereador Mário Alfredo. Um Balcão de Informação foi disponibilizado e técnicos podem explicar caso-a-caso os motivos da convocação.

De acordo com a gestora do Programa Bolsa Família, Jéssica Miranda, a lista inclui famílias vinculadas a diversos benefícios sociais, desde Bolsa Família a Tarifa Social de Energia. “Algumas, por inconsistência no cadastro ocorrida ao cruzar com informações de outros sistemas do governo federal, outras por cadastro desatualizado há mais de dois anos”, revela.

Ilhéus e Itabuna contam com 19 instituições participantes da Nota Premiada Bahia


Programa possibilita que o cidadão escolha duas instituições para doar notas fiscais digitais: uma da área social e outra da área de saúde. Além disso, o cidadão concorre a prêmios mensais de R$ 100 mil e especiais de R$ 1 milhão

Os cidadãos de Ilhéus e Tabuna, no Sul do Estado, que aderirem à campanha Nota Premiada Bahia concorrerão a prêmios de até R$ 1 milhão e ainda poderão ajudar as instituições de seus municípios que participam do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade doando suas notas fiscais. O primeiro passo é fazer o cadastro no sitewww.notapremiadabahia.ba.gov.br, escolhendo uma instituição da área social e outra da área de saúde para apoiar. A partir daí, para concorrer aos prêmios e compartilhar as notas com as instituições selecionadas, basta solicitar que o CPF cadastrado previamente seja adicionado a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais de toda a Bahia que emitam a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Quem se cadastrar e adotar o hábito de inserir o CPF na nota eletrônica concorre a dez prêmios mensais de R$ 100 mil, que começarão a ser sorteados a partir de fevereiro, e a prêmios especiais de R$ 1 milhão, o primeiro dos quais com sorteio previsto para 20 de junho.
Ao todo, os dois municípios contam com 19 instituições cadastradas. Em Itabuna, são 7 instituições, todas na área social. São instituições que desenvolvem ações de apoio e assistência social a crianças, jovens adolescentes, adultos em situação de vulnerabilidade social, idosos e pessoas com necessidades especiais. Já em Ilhéus, 12 filantrópicas participam do programa, sendo uma delas da área de saúde, a Santa Casa de Misericórdia.

Para conhecer as instituições e escolher qual apoiar, o cidadão deve pesquisar no site do programa (www.notapremiadabahia.ba.gov.br), que apresenta a lista completa dos participantes por município e/ou área de atuação.

Instituições beneficentes que ainda não participam do Sua Nota é um Show de Solidariedade podem preencher o formulário de cadastramento eletrônico no sitewww.sefaz.ba.gov.br, clicando no botão “Educação fiscal”, em seguida no banner “Sua Nota é um Show de Solidariedade” e, na página do programa, acessando o link “3ª fase”. Para esclarecimento de dúvidas a respeito, ligar para o 0800 071 0071.

Sua Nota é um Show de Solidariedade

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

LULA CONDENADO MAIS UMA VEZ

PESQUISA IPSOS
PARA 88% DOS BRASILEIROS, LAVA JATO DEVE CONTINUAR E INVESTIGAR MAIS ACUSADOS
PESQUISA DIZ QUE 88% DOS BRASILEIRO QUEREM QUE OPERAÇÃO CONTINUE
Publicado: 24 de janeiro de 2018 às 17:12 - Atualizado às 18:26
O NÚMERO DE ENTREVISTADOS QUE CONCORDAM QUE A OPERAÇÃO “VAI ACABAR EM PIZZA” (38%) É MUITO PRÓXIMO AO DOS QUE DISCORDAM (41%). FOTO: ESTADÃO CONTEÚDO)

Do - Diário do Poder - Mais de três anos após seu início, a Operação Lava Jato ainda tem o apoio de nove em cada dez brasileiros (88%) para continuar nas ruas, porque acreditam que ainda há muitos nomes a serem investigados, segundo pesquisa Ipso.
Para 91% dos entrevistados, as investigações devem continuar até o fim custe o que custar. A instabilidade política e a instabilidade econômica não devem ser motivos para encerrar a operação para mais de 80% dos respondentes.
Além disso, 71% dos entrevistados acreditam que a Lava Jato vai fortalecer a democracia no país. Em contrapartida, 80% acreditam que as grandes lideranças políticas do Brasil estejam tentando acabar com a Operação Lava Jato. O estudo revelou também que os brasileiros estão divididos se a Lava Jato vai ter algum resultado efetivo. O número de entrevistados que concordam que a operação “vai acabar em pizza” (38%) é muito próximo ao dos que discordam (41%) – empate dentro da margem de erro.
“Esses dados mostram que há uma expectativa na população de que o julgamento do ex-presidente Lula não signifique o fim da operação. A Lava Jato é vista como uma oportunidade de transformar o Brasil em um país sério para dois terços dos brasileiros, o que só reforça a importância da agenda anticorrupção para boa parte da opinião pública”, afirma Danilo Cersosimo, diretor de Public Affairs na Ipsos.
“Se por um lado o apoio à Lava Jato é quase unanime, por outro a descrença na Justiça e a percepção de que a classe política está tentando acabar com as investigações faz com que o brasileiro fique reticente em relação ao completo êxito da operação”, complementa Cersosimo.
A pesquisa da Ipsos realizou 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros, entre 02 e 11 de janeiro de 2018. A margem de erro é de três pontos percentuais.

FALTA UM VOTO: REVISOR DO RECURSO DE LULA NO TRF-4 DECIDE POR MANTER CONDENAÇÃO


FALTA UM VOTO
REVISOR DO RECURSO DE LULA NO TRF-4 DECIDE POR MANTER CONDENAÇÃO
REVISOR AFIRMA QUE HÁ PROVAS DE ILÍCITOS E VOTA POR AMPLIAR PENA
Publicado: 24 de janeiro de 2018 às 17:03 - Atualizado às 17:09
PARA LEANDRO PAULSEN, LULA FOI BENEFICIÁRIO DIRETO DE PARTE DE PROPINA DESTINADA AO PT, NA FORMA DO TRIPLEX DO GUARUJÁ (FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO)


Do - Diário do Poder - O presidente da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e revisor da Operação Lava Jato, desembargador Leandro Paulsen, votou nesta quarta-feira, 24, pela manutenção da condenação do ex-presidente Lula pelo crime de corrupção passiva no caso tríplex do Guarujá (SP), acompanhando na íntegra o voto do relator, inclusive concordando com o aumento da pena para 12 anos e 1 mês. Para o desembargador, Lula foi beneficiário direto de parte de propina destinada ao PT, na forma do imóvel.
“A autoria e os vínculos de casualidade entre sua (Lula) conduta e atos praticados é inequívoco. Agiu pessoalmente para tanto. Bancou queda de braços com a diretoria da Petrobrás e ameaçou substituir diretores da Petrobrás para facilitar contratações”, afirmou o desembargador, que ainda não concluiu a leitura de seu voto. “Há elemento que (Lula) concorreu de modo livre e consciente para os crimes.”
Agora, são dois votos na 8.ª Turma Penal do TRF-4 – falta apenas o voto do desembargador Victor Laus – pela manutenção da pena de prisão dada a Lula por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobrás.
“A corrupção cometida por um presidente torna vil o exercício da autoridade. Aqui, ninguém pode ser condenado por ter costas largas, nem absolvido por ter costas quentes”, afirmou Paulsen, que votou na sequência do relator do processo, desembargador João Pedro Gebran Neto.
A denúncia da força-tarefa da Lava Jato atribui a Lula a lavagem de R$ 2,2 milhões. O valor corresponde ao triplex no condomínio Solaris, no Guarujá, e suas respectivas reformas, supostamente custeadas pela empreiteira OAS. O processo envolve o suposto favorecimento da construtora em contratos com a Petrobrás.
Lula nega que tenha aceitado o imóvel da empreiteira e apela por sua absolvição.
Em seu voto, Paulsen citou o mensalão, que já apontava um amplo esquema de compra de apoio político no governo. “Na Operação Lava Jato, por sua vez, denominada por sua vez de Petrolão, passou a funcionar o cartel de empreiteiras que cotizaram contratos na estatal” que funcionavam no governo Lula
Para o desembargador, ficou comprovado em outros processos o cartel de empreiteiras que o cartel pagava propinas a dirigentes de estatal para obter seus contratos, que repassavam valores a políticos e legendas para “emprestar apoio político” para que permanecessem nos cargos.
“Mudam-se os nomes mas a estrutura criminosa continua”, afirmou Paulsen. “Não é uma mero relato de fatos, mas situação já comprovado acima de dúvida razoável, como diz o relator Gebran.”
Paulsen manteve a absolvição de Lula dos crimes de corrupção e lavagem no caso do custeio do armazenamento dos bens presidenciais pela OAS, pedido pelo Ministério Público Federal.
A execução da pena só ocorrerá depois de esgotados todos os recursos ainda no âmbito do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), Corte de apelação da Lava Jato.


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...