sábado, 20 de janeiro de 2018

POSSE DE CRISTIANE BRASIL COMO MINISTRA DO TRABALHO























Do - Diário do Poder - 

APÓS DECISÃO DO STJ
PLANALTO MARCA PARA SEGUNDA POSSE DE CRISTIANE BRASIL COMO MINISTRA DO TRABALHO
NESTE SÁBADO, STJ ANULOU DECISÃO QUE IMPEDIA A POSSE DA DEPUTADA
Publicado: 20 de janeiro de 2018 às 16:27 - Atualizado às 17:51

O Palácio do Planalto informou há pouco que a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho será na próxima segunda (22), às 9h. 

No início da tarde deste sábado (20), Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a decisão da 4ª Vara Federal de Niterói que impedia a posse de Cristiane como ministra. A decisão foi tomada pelo vice-presidente do tribunal, ministro Humberto Martins.
Por meio de nota, o STJ informou que, ao analisar o caso durante o recesso forense, o ministro Humberto Martins concordou com os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) “no sentido de que condenações em processos trabalhistas não impedem a deputada de assumir o cargo, já que não há nenhum dispositivo legal com essa determinação”.
De acordo com o ministro, não existe no ordenamento jurídico norma que vede a nomeação de qualquer cidadão para exercer o cargo de ministro do Trabalho em razão de ter sofrido condenação trabalhista. (ABr)

HOJE TEM LORDÃO, TRIO DA HUANA E SAULO FERNANDES NA AVENIDA.

Com muita paz e alegaria  o Carnaval Antecipado de Itabuna, o Primeiro do Brasil atraindo multidão,  tem hoje como atrações a Banda Lordão, Trio da Huana, Eli Marques e Saulo Fernandes considerado um dos maiores puxadores de trio da Bahia, entre outras muitas atrações, a Tropa da Brigadeiro encerra os festejos de hoje.

Para amanhã teremos como maiores atrações Bananoides (Infantil), Samba de Beco, Daniel Vieira, Vera Cruz, a Vingadora e, com a ausência de Cláudia Leite, a grande atração será Pancadinha e a Bruxa, encerrando o Primeiro Carnaval do Brasil, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, que já está sendo considerado um grande sucesso.

Blocos

Amanhã também acontece a apresentação dos blocos Casados I... Reesposáveis e o Dez... Casados, abrilhantando os festejos com as tradicionais machinhas do carnaval, relembrando os grandes e velhos carnavais de rua e dos clubes sociais que foram extintos. A apresentação acontecerá  parti das 17horas.  


Rui Costa participa da inauguração da Passarela Ilha do Jegue



Com a presença do Governador Rui Costa, o prefeito de Itabuna Fernando Gomes inaugurou ontem 19, à noite, em pleno carnaval, nova passarela denominada por ele de “Ilha do Jegue”, mantendo o nome a a tradição  da Ilha, que despareceu devido à erosão das grandes enchentes do rio Cachoeira, ao longo dos anos e deu lugar a Passarela, dando maior mobilidade urbana do centro para o Bairro Góes Calmo e Conceição.


Numa solenidade muito concorrida, também, com a participação de secretários de Estado e do Município, além de vários políticos e vereadores e a população, na oportunidade o Governador expôs sobre a inauguração, dentro dos próximos dias da Barragem de Itapé, que manterá  a perenidade do leito do rio, e acabando com o problema de falta de água potável a Itabuna. 

O Governador garantiu muitos outros projetos para Itabuna e região do cacau, resultado de uma grande parceria desenvolvida com o prefeito Fernando Gomes.  

Veja vídeo: Chapaquente 


Fotos: Face, Gustavo Domingos

Policia recupera material do cantor Caetano Veloso

Material estava escondido com bandidos numa localidade conhecida como Revés, em Ibirapitanga, no sul do estado.

Os instrumentos do cantor e compositor Caetano Veloso foram recuperados, na madrugada deste sábado (20), por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado/ Cacaueira e da 61a Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ubaitaba). O material foi encontrado numa localidade conhecida como Revés, em Ibirapitanga, sul do estado.
Após diligências continuadas e investigações realizadas pela  7a Coordenadoria de Polícia do Interior (Ilhéus) e dos setores de Inteligência da 61a CIPM e da Cipe/ Cacaueira, a  operação chegou a um imóvel no sul do estado. No momento da abordagem, houve troca de tiros e os bandidos conseguiram fugir, sendo recuperados a maioria dos instrumentos.

De acordo com informações prestadas pelo motorista que conduzia o veículo no momento do roubo, na relação de instrumentos encontrados pela polícia, faltam apenas de três a quatro itens.

Foram recuperados nesta madrugada o veículo Gol preto e o reboque que eram utilizados para o transporte do material, quatro movielights,  um piano Fender, duas malas de produção, um case pelican, um hack de airne, quatro violões e itens de cenários dos shows.

De acordo com o comandante da Cipe/Cacaueira, major Sandro Ferreira, a interação popular e a troca de informações entre as unidades policiais foram indispensáveis para se chegar aos bandidos. "Chegamos perto de alcançá-los, mas no confronto eles conseguiram fugir pela mata", contou.

Já o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Flávio Góis, reforçou que o trabalho de identificação dos bandidos continua. " Já temos alguns indícios sobre quem são essas essas pessoas e em breve devemos apresentá-los a sociedade" afirmou. 

-- Fotos: SSP Divulgação
Da - Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Presidente da Amurc parabeniza a criação do Consórcio de Saúde


O governador do Estado da Bahia, Rui Costa assinou nesta sexta-feira, 19, em Itabuna, o protocolo de intensões para a criação do Consórcio de Saúde contendo 31 municípios do interior da Bahia. A ação conta com o apoio e a articulação da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, que desde o ano passado, vem reunindo e orientando prefeitos para esse objetivo.

Com a lei que autoriza a participação no Consórcio de Saúde aprovada no seu município, o presidente da Amurc e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou que o ato representa o primeiro passo para dirimir demandas existentes nos municípios, nas áreas de Média e Alta Complexidade. “Essa é a uma oportunidade e responsabilidade dos gestores em buscar conjuntamente alternativa para melhoria dos serviços de saúde na região”.

Em outras regiões do Estado, quatro unidades já estão em pleno funcionamento, e realizam desde exames laboratoriais até ressonância magnética, além de pequenos procedimentos cirúrgicos. Segundo o governado, cada unidade, tem o investimento de R$ 24 milhões provenientes do Governo do Estado. Para a manter o funcionamento dos serviços, “o Estado ficará responsável por 40 % do custeio de cada uma das policlínicas, enquanto o município responderá por 60 %, conforme o tamanho da população local”.

Ilhéus formaliza Consórcio Público de Saúde em parceria com Governo do Estado


Vinte e um municípios da região reuniram esforços na formação de um novo consórcio de saúde na Bahia. O governador da Bahia, Rui Costa e o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, assinaram nesta sexta-feira (19), o protocolo de intenções dos Consórcios Públicos de Saúde das regiões de Itabuna e Ilhéus. O ato ocorreu no auditório do Cetep Litoral Sul II, em Itabuna. De acordo com o governo, os consórcios propõem um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde com o objetivo de ampliar e descentralizar a assistência, ajudando a reequilibrar as finanças municipais.

“Saúde é algo caro e difícil em qualquer lugar do mundo. Por isso, é necessário que Governo e municípios se unam para fazer essa força, atendendo melhor a população, indo além da atenção básica. Por isso, regionalizar a saúde é uma estratégia que se mostra eficaz em diversos países desenvolvidos espalhados pelo mundo. Estamos mudando o modo de fazer política pública de saúde na Bahia", afirmou o governador durante o ato.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lavagem do Beco do Fuxico reúne famílias e abre oficialmente o Carnaval Antecipado de Itabuna


         Já passava das 16 horas desta quinta-feira (18) e o que se observava no centro de Itabuna era um verdadeiro clima de carnaval, pois ali, pela rua Duque de Caxias, travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), avenida Cinquentenário e praça Adami começava o Itabuna Folia – Carnaval Antecipado de Itabuna 2018. Mantendo a tradição, o carnaval realizado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que neste ano conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Bahiatursa, foi aberto com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico com a participação de blocos, afoxés, entidades diversas e milhares de filões que participaram de uma festa com muita água dos carros pipas e água de cheiro das baianas com seus cântaros.

         Considerada uma das principais manifestações culturais da cidade e da região Sul da Bahia, a Lavagem do Beco do Fuxico honrou sua fama e reuniu milhares de pessoas que foram se divertir ao som das tradicionais marchinhas e curtir essa que é uma das maiores festas do interior da Bahia. Com a participação de nove blocos e afoxés da cidade, os desfiles tiveram início com a animação da Charanga Elétrica. Em seguida vieram para rua Duque de Caxias a apresentação das baianas e dos blocos Encantarte, Dez Casados e Casados I...responsáveis, com sua bateria e cerca de 300 figurantes.

Umas das principais atrações do carnaval e representação fiel do que é a Lavagem do Beco do Fuxico, o banho de água dos carros pipas contou com uma participação especial nesta edição. Para animar ainda mais o público presente, o prefeito Fernando Gomes se encarregou de comandar essa parte da folia que simboliza a história dos carnavais de Itabuna.

Do vendedor ambulante à criança que marcava presença pela primeira vez na festa, da família reunida à turma de jovens que se divertia ao som que marcou época nos antigos carnavais, todos os presentes curtiram e aprovaram mais uma edição da Lavagem do Beco do Fuxico. O espaço, cada vez mais democrático e marcado pelas diferentes expressões artísticas e culturais da cidade foi cenário da abertura da folia de momo em Itabuna.
      
   Nesta sexta-feira (19), a folia continua no circuito oficial do Carnaval Antecipado, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. As atrações começam suas apresentações a partir das 18 horas com as bandas Bom q Xote, seguida pelo grupo Sem Censura Samba Club. Às 19h o circuito recebe o cantor Denny Denan, e em seguida se apresentam as bandas Babado Novo, Duas Medidas e o cantor Guilherme Andrade. Por volta das 21 horas o romantismo chega à folia com o cantor Sinho Ferrary e a arrochadeira toma conta com a batida do Neto Lx. Para fechar o primeiro dia de carnaval, tem ainda o axé irreverente de Durval Lélys e a música da dupla Thaine e Thainá. Leia mais... Sestran define esquema especial de transporte para o Itabuna Folia + Rei Momo recebe a chave da cidade do prefeito Fernando Gomes e Emasa mobiliza equipes e atua no circuito do Carnaval

Discussão do regime estatutário em Itabuna será aberta dia 22



Segunda-feira, 22, às 14h, será designado o vereador que emitirá parecer a respeito da alteração para estatutário no regime jurídico do funcionalismo itabunense. Nessa quinta, 18, o presidente Chico Reis (PSDB) encaminhou a matéria para as comissões técnicas, após a leitura da mesma em Plenário sob barulho ensurdecedor de servidores contrários à mudança.

O Executivo itabunense substituiu o projeto original. Contrariando os sindicatos, o novo texto (seis artigos, ao todo) silencia quanto ao Estatuto dos servidores. O Governo comprometeu-se apenas com plano de carreira. Conforme o projeto, os servidores itabunenses regidos pela legislação trabalhista serão enquadrados automaticamente no Quadro próprio como estatutários.

Abertura do Carnaval em Itabuna acontece dentro de um clima de alegria e paz

Prefeito refresca os foliões  do beco
Mesmo com os protestos de dois blocos contra os governos, um liderado pelo Sindicato dos Empegados no Comércio e, dos Bancários, a abertura do primeiro carnaval do Brasil no Beco do Fuxico em Itabuna, nesta quinta-feira, 18, ocorreu dentro de um clima de muita alegria e ordem como esperava o prefeito Fernando Gomes, onde muitas famílias dividiam o espaço com os foliões.

Os blocos das baianas liderados por Pai Ailton e Gildo, além das demais agremiações: Casados I... Responsáveis, Dez... Casados, Maria Rosa, Confraria do Berilo, como acontece tradicionalmente todos os anos fizeram a abertura do carnaval, quando o Prefeito Fernando Gomes entregou ao Rei Momo a chave da cidade para a folia até o próximo domingo.

Com dois carros pipa refrescando com 20 mil litros de água, os foliões mais exaltados do Beco, em seguida todos seguiram para o circuito do carnaval, com decoração do artista-plástico Renart, localizado nas avenidas Mario Padre e Aziz Maron. O circuito que a partir de hoje recebe muitos  artistas do axé music. Ainda dentro do circuito hoje às 20h, a população com a presença do Governador Rui Costa,  recebe a nova passarela “Ilha do Jegue”.

 Que todos brinquem dentro de um clima de muita paz.


Vejas as atrações: 

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

RUI COSTA EM ITABUNA

Em Ilhéus e Itabuna, Rui vistoria obras da ponte Ilhéus-Pontal e assina protocolo para consórcio de saúde

Nesta sexta-feira (19), o governador Rui Costa visita os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, para vistoriar obras e autorizar novos serviços. Às 10h, em Ilhéus, Rui visita as obras da nova ponte Ilhéus-Pontal, na Rodovia BA-001 e entrega um veículo do tipo motoniveladora para a prefeitura municipal. O ponto de encontro será no canteiro da ponte, ao lado da Praia do Cristo.

À tarde, às 15h, já em Itabuna, no auditório do Cetep Litoral Sul II, na Avenida Presidente Kennedy, o governador assina protocolos de intenções dos Consórcios Públicos de Saúde das regiões de Itabuna e Ilhéus e ordem de serviço para reforma e ampliação de unidades estaduais de ensino, que comporão o Campus Integrado de Educação Básica – CIEB. Rui também faz a entrega de tratores e ambulâncias. À noite, às 20h, o governador inaugura a Passarela da Ilha do Jegue, com 140 metros de extensão. Finalizado a agenda, às 21h, Rui participa da abertura do Itabuna Folia, que conta com apoio do Governo do Estado. -Secom  
Por - Daniel Thame

Governador Rui Costa vistoria obras da ponte Ilhéus-Pontal nesta sexta-feira

Acompanhado pelo vice-prefeito José Nazal Soub, o governador da Bahia, Rui Costa, estará em Ilhéus na manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro, quando fará uma vistoria na obra de construção da nova ponte entre o centro da cidade e o Pontal, que beneficiará também outros bairros da zona sul. A visita está programada para às 10 horas, no canteiro de obras, na Praia do Cristo, e poderá ser acompanhada por profissionais de imprensa.

Em seguida, o governador baiano fará a entrega, ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, de um veículo do tipo motoniveladora para uso em ações de melhoria das estradas vicinais do município. “Estamos muito otimistas com a atenção do governador para com o nosso município, mantendo um diálogo permanente para atender às necessidades do povo de Ilhéus”, declarou.

JÁ É CARNAVAL CIDADE: TUDO COMEÇA NO BECO DO FUXICO


Dentro de instantes às 17h, Itabuna dará inicio ao Primeiro Carnaval do Brasil, com a Lavagem do Beco do Fuxico, uma tradição de muitos anos, com a participação das baianas e blocos tradicionais da cidade, fazendo voltar no tempo, os velhos carnavais através das machinhas.

Passarela pronta - Foto: Chaparraus
Tudo isso é o ponto de partida para o grande carnaval no circuito da festa que fica localizado nas Avenidas Mário Padre e Aziz Maron, com a participação das grandes estrelas do Axé Music, Trios Elétricos, além de bandas e artistas regionais e locais.

O prefeito Fernando Gomes que passará a chave da cidade ao Rei Momo, hoje no Beco do Fuxico, disse que o Carnaval, sua realização só foi possível, graças à parceria com o governador Rui Costa, que liberou recursos para as principais atrações. 

O governador Rui chega amanhã a esta cidade para participar também da inauguração da Passarela da Ilha do Jegue, que será inaugurada às 20h, conforme declaração do prefeito Fernando Gomes.


Veja as principais atrações do nosso carnaval a partir de amanhã:   
       Fotos: Waldyr Gomes e Chaparraus

FLAMENGO VENCE O VOLTA REDONDA COM TIME SUB-20

Foto: André Mourão/FOTOFC / Gazeta Press
Da - istoe.com.br -  Com uma atuação sólida e sem sustos, o Flamengo começou o Campeonato Carioca vencendo. Com os principais jogadores em pré-temporada, a equipe mandou a campo os garotos nesta quarta-feira e derrotou o Volta Redonda por 2 a 0, no estádio Raulino de Oliveira, casa do adversário. Lucas Silva e Pepê anotaram os gols.
Com o resultado, os flamenguistas assumiram a liderança do Grupo B, com três pontos, enquanto o Volta Redonda ocupa a lanterna. O Flamengo foi o primeiro grande carioca a vencer no Estadual. O Botafogo, que estreou na última terça-feira, empatou com a Portuguesa, por 2 a 2, e o Fluminense perdeu para o Boavista, por 3 a 1, nesta quarta. O Vasco fecha a primeira rodada nesta quinta-feira contra o Bangu.
Com um time recheado de meninos, a grande novidade do Flamengo para a estreia da temporada 2018 estava no banco de reservas. Campeão mundial com o time da Gávea em 1981, Paulo César Carpegiani reestreava no comando da equipe. Ele mandou a campo muito jovens, alguns de apenas 16 anos, como o lateral-esquerdo Ramon. O único “veterano” era o volante Jonas, emprestado para Ponte Preta e Coritiba, nas últimas duas temporadas.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Governador Rui Costa participa da inauguração da Passarela da Ilha do Jegue

Mantendo o estilo de tocador de obras e de acompanhar cada detalhe da sua execução, o prefeito Fernando Gomes praticamente transferiu o seu gabinete para o local onde está sendo construída a Passarela da Ilha do Jegue em fase de conclusão pela Minas Aço. A obra tem 140  metros de extensão, um mirante no vão central, além de escadas e  uma rampa de acesso para cadeirantes, idosos  e pessoas com algum tipo de deficiência. A obra será inaugurada na sexta-feira (19), numa solenidade com a presença confirmada do governador Rui Costa e do vice-governador João Leão, com a sua comitiva.

      A obra considerada uma prioridade de governo visando a melhoria da mobilidade urbana, vem sendo acompanhada pelo prefeito Fernando Gomes, que verifica cada detalhe do projeto, desde a construção dos pilares de sustentação à colocação dos módulos metálicos, uma operação que envolveu um guindaste com capacidade de 400 toneladas e oito carretas de apoio. Na fase final, além da implantação do piso da passarela em concreto, o prefeito acompanha detalhes da conclusão da obra, o que inclui um moderno sistema de sinalização. Leia tambémPrefeito lamenta morte do médico  Carlos Mattedi

Anunciada Programação Oficial do Carnaval Antecipado de Itabuna


         A prefeitura Municipal de Itabuna definiu a grade com a programação completa do Carnaval Antecipado de Itabuna. O carnaval, realizado através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com apoio do Governo do Estado da Bahia e da Bahiatursa, começa na quinta-feira (18), com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, com a participação de blocos e afoxés.

         As festividades no circuito oficial da folia - as avenidas Aziz Maron e Mário Padre - começam na sexta-feira (19), a partir das 18 horas, com a apresentação da banda Bom Q Xote, seguida pelo grupo Sem Censura Samba Club. Às 19h o circuito recebe o cantor Denny Denan, e em seguida se apresentam as bandas Babado Novo, Duas Medidas e o cantor Guilherme Andrade. Por volta das 21 horas o romantismo chega à folia com o cantor Sinho Ferrary e a arrochadeira toma conta com a batida do Neto Lx. Para fechar o primeiro dia de carnaval, tem ainda o axé irreverente de Durval Lélys e a música da dupla Thaine e Thainá.

Saúde promove ações educativas para prevenção de doenças no Carnaval Antecipado de Itabuna

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria Municipal de Saúde, já mobilizou uma grande equipe de profissionais, incluindo os da Atenção Básica, além de voluntários, para desenvolver ações educativas e de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), durante o Carnaval Antecipado de Itabuna, que será aberto nesta quinta-feira, 18 e termina domingo (21).

O coordenador do centro, Lucas Santana, adiantou que um estande foi montado no circuito da festa, no antigo ponto de ônibus, próximo à Câmara de Vereadores, onde profissionais distribuirão preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, além de informativos orientando os foliões sobre como prevenir  doenças  transmissíveis, a exemplo do vírus HIV/Aids e hepatites virais.

Divididos em equipes de trabalho, os profissionais de saúde estarão durante as quatro noites do carnaval, percorrendo as avenidas Mário Padre e Aziz Maron e locais de grande concentração de foliões, a exemplo das transversais das avenidas, incluindo a Felix Mendonça, para a distribuição dos preservativos e orientação aos foliões, reforçando os cuidados preventivos para se ter sexo seguro e a saúde garantida.

Sesttran dá continuidade à formação de novos condutores

 
A Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) de Itabuna, através da Escola Municipal de Trânsito (Emtran), vem dando continuidade à formação de novos condutores para as categorias “A” (motocicletas) e “B” (veículos de quatro rodas). As turmas mistas (categorias A/B) tiveram início no último dia 8 de janeiro e as aulas teóricas estão com previsão de término para o próximo dia 30. Nestas duas turmas, serão habilitados mais 63 novos condutores, formados pela Emtran.

Segundo a coordenadora Pedagógica da Emtran, Elisângela Montes, as turmas são compostas majoritariamente por postulantes à CNH categoria “B” e a previsão é de que no prazo de três meses as turmas já estejam devidamente habilitadas. Depois de ministrado os conteúdos teóricos, ocorrerão os simulados teóricos, as aulas com o simulador veicular de direção e, finalizando o curso, os alunos passarão pelas aulas práticas de direção.

Prefeitura discutirá com a comunidade projeto de requalificação da orla de Itacaré


Com a proposta de discutir com toda a comunidade o projeto de requalificação da avenida Castro Alves (Antônio Athanásio), orla principal da cidade, para ouvir sugestões, ideias, propostas e a partir de então se elaborar o projeto básico que será apresentado à Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Itacaré estará realizando uma reunião nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, às 9 horas da manhã, na Casa dos Conselhos, antiga igreja Bola de Neve. O encontro é abero a empresários, moradores, representantes da sociedade civil organizada e todos as pessoas interessadas em discutir o projeto.
 Na semana passada o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, assinou o contrato entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal para as obras de requalificação completa da avenida Castro Alves. Os recursos para essa obra são do Ministério do Turismo, conseguidas através de duas emendas parlamentares, sendo uma no valor de R$ 492.500,00, de autoria do deputado federal Nelson Pelegrino, e a segunda no valor de R$ 641.000,00 do deputado federal Ronaldo Carleto.

Ilhéus atende recomendação e vacina contra a febre amarela

 
O Ministério da Saúde (MS) recomendou a diversos municípios a ampliação de ações da vigilância sanitária com a vacinação contra a febre amarela. Embora Ilhéus esteja fora da área de risco, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) informa que já realiza a vacinação no perímetro urbano do município, com a finalidade de ampliar a ação preventiva.

De acordo com a orientação do MS, devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina contra febre amarela, os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue, a exemplo dos que sofrem de anemia falciforme. A vacina aplicada (dose padrão) até o momento tem validade para toda a vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prazo para matrículas na rede de ensino de Ilhéus encerra nesta sexta-feira, 19


A rede municipal de ensino de Ilhéus encerra, na próxima sexta-feira, 19 de janeiro, o período de matrículas externas para o ano letivo 2018. De acordo com a secretaria municipal de Educação (Seduc), a rede tem capacidade para atender toda a demanda do município, sendo disponibilizadas, no momento, 8.814 novas matrículas em todas as modalidades de ensino. Atualmente, a rede municipal atende a cerca de 20 mil alunos.

Os chamados alunos da casa, ou seja, os considerados veteranos, já efetivaram as respectivas matrículas na rede no período de 27 de novembro a 15 de dezembro último.“Para as unidades procuradas onde as vagas tenham sido supridas, a orientação que demos a todos os diretores é de que anotem essas demandas suprimidas, para que após o prazo final, possamos analisar todas as situações”, explica a secretária de Educação, Eliane Oliveira.

Box de fiscalização da vigilância sanitária é reaberto em Ibicaraí


A prefeitura de Ibicaraí, por meio da Secretaria de Saúde, reabriu na manhã da terça-feira, 16, o Box da Vigilância Sanitária, na Praça da Feira, para atendimento ao público. O espaço estava fechado desde o ano passado para reforma e voltou a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para reclamações e  denúncias. Já às terças-feiras, acontece vacinação de cães e gatos.

Segundo a Coordenadora Letícia Ribeiro, a reabertura do box era uma preocupação do secretário de Saúde Givanilson e do prefeito Lula Brandão. "O box estará sempre aberto no período da manhã para atendimento à população local, sendo que a vacinação em cães e gatos só acontecerá às terças-feiras. É importante avisar que o animal precisa ter pelo menos três meses de idade e estar saudável", disse a coordenadora.(Ascom).

Estado divulga tabela de pagamento do funcionalismo público estadual para 2018

Após encerrar 2017 no grupo dos estados brasileiros que seguem pagando os salários do funcionalismo rigorosamente em dia e honrando os compromissos com os fornecedores, a Bahia dá mais uma demonstração de equilíbrio fiscal no ano que se inicia: a tabela de pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas das administrações Direta e Indireta em 2018, fixando as datas de desembolso dos vencimentos mês a mês, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado que circulou neste fim de semana.
A tabela poderá ser consultada também no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Os funcionários irão receber seus vencimentos sempre no último dia útil de cada mês. A primeira parcela do 13º salário será quitada ao longo do ano, já que a maior parte dos servidores estaduais recebe o benefício no mês de aniversário. Já a segunda parcela será paga no dia 20 de dezembro.

Pesar: Morre o médico Carlos Mattedi



Morreu na madrugada desta quarta-feira (17) o médico Carlos Mattedi. Ele era endocrinologista e atendida na cidade de Itabuna, onde era muito conhecido.
Querido pelos pacientes e amigos, Mattedi era descrito com uma pessoa simpática e bem humorada.
O médico enfrentava problemas de saúde nos últimos meses e estava internado em Salvador, onde faleceu nesta madrugada.
Mattedi, que era natural do Espírito Santo, era casado com Acácia Pinho, que já foi candidata a vice-prefeita em Itabuna, e com quem tinha uma filha.
Do - Diário Bahia

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

POLÍCIA TEME QUE O PT ‘PRODUZA’ UM CADÁVER

TENSÃO EM ALTA
POLÍCIA TEME QUE O PT ‘PRODUZA’ UM CADÁVER DIA 24
AUTORIDADES ESTÃO PREOCUPADAS COM INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA DO PT
Publicado: 17 de janeiro de 2018 às 00:01 - Atualizado às 23:56
POLÍCIA SABE QUE 'FABRICAÇÃO' DE CADÁVER É RECURSO RECOMENDADO PELOS MANUAIS DE AGITAÇÃO POLÍTICA.

Autoridades de segurança estão prevenidas sobre a forte possibilidade de o PT promover manifestações violentas, no próximo dia 24, o “dia de fúria” contra a Justiça, provocando policiais gaúchos a tentar “produzir um cadáver”. Só a comoção provocada por uma morte, na concepção de porraloucas petistas, poderia inibir a condenação de Lula por corrupção no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de Porto Alegre. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
As forças de segurança estão cientes de que os manuais de agitação e propaganda preconizam a fabricação de cadáver, em casos extremos.
“Tudo o que o PT mais deseja, na situação atual, é um cadáver”, adverte experiente analista de inteligência de órgão de informações.
A “palavra de ordem” de ódio foi da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, incitando a violência: “Para prender o Lula, vai ter que matar gente”.
Não há manipulação no processo contra Lula. Sérgio Moro o condenou a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção, simples assim.

Blocos tradicionais garantem alegria e muita irreverência no Carnaval Antecipado de Itabuna





Tudo se inicia com a Lavagem do Beco do Fuxico, uma tradição dos itabunenses 
Dez... Casados
 

Está confirmada para a abertura oficial do Carnaval Antecipado de Itabuna, na próxima quinta-feira (18), no Beco do Fuxico, a presença de alguns dos mais tradicionais e irreverentes blocos carnavalescos de Itabuna. Entre eles, o  Casados I...Responsáveis, Maria Rosa e Dez...Casados.  Pelo menos 200 integrantes do Casados e mais 150 do Dez...Casados já garantiram presença e garantem que alegria, animação e as boas e velhas marchinhas  não vão  faltar.
Maria Rosa 
A presidente do Casados, Laurita Souza, informa que além da presença na abertura oficial, o bloco também vai ajudar a animar a festa no domingo, dia 21, a partir das 15 horas nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. O Casados I...Responsáveis que completa 49 anos de fundado no próximo mês, teve seu estatuto alterado, o que permitiu a participação das mulheres como integrantes e não apenas como acompanhantes dos maridos como antigamente.
Casados I... Responsaveis

Para comemorar essa abertura, Laurita diz que o bloco tem até uma marchinha criada especialmente para apagar a imagem de um clube só para homens.  A inconfundível bateria já está afinada para tocar: “O Casados I...Responsáveis/não é mais o clube do bolinha/pois aonde o bola vai/leva sua Luluzinha/ olha ai....” 
    
    Outro bloco pra lá de irreverente e não menos tradicional, o Dez...Casados, garante que irá levar para a festa seus 150 integrantes. O bloco que manterá as cores da bandeira de Itabuna (amarelo e preto) em sua vestimenta, desfila na abertura da Lavagem do Beco, na quinta-feira e volta no domingo, a partir das 17 horas, comandado pela banda Eletrovip e um mini trio. 

     
    O Carnaval Antecipado terá ainda a participação de baianas com sua água de cheiro e outros blocos igualmente irreverentes e animados que sairão na sequência,  conforme grade divulgada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, (FICC). São eles: Pai Gildo, com suas baianas, Pai Ailton e batucada, Charanga Elétrica Encarntarte, Confraria da Orla do Berilo, O Rei do Hungria  e Hora Extra.  Leia mais: Carnaval Antecipado: Vigilância Sanitária 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...