segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

CEPLAC: FORMATADA PARA TURISMO CIENTIFICO NACIONAL E INTENCIONAL

Praça do Cacau, Ilhéus


José Haroldo
(José Haroldo Castro Vieira será homenageado, reconhecimento de seus serviços para a região do cacau).

A CEPLAC já recebe turistas de diversos lugares do Brasil e do exterior, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, Prefeitura de Itabuna e o Instituto Chocolate. Esse sonho está se tornando realidade. Com um potencial turístico imaterial e material por esse motivo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC, é um dos destinos mais procurados e requisitados pelos turistas que visitam Ilhéus e região. 

A Fabrica de Chocolate, o Centro de Pesquisa das Abelhas, a Matinha Atlântica, o Herbário com o acervo botânico, de mais de duzentas mil plantas, o Centro de Piscicultura, as áreas experimentais, os Laboratórios, o museu e, principalmente, a comunidade cientifica ainda ativa são os mais procurados. 

O que coloca a região do cacau na rota dos interessados por intercâmbio que vêm em busca de conhecimento.  “Por isso chega a hora de valorizarmos e abraçar esse grande memorial do cacau, da biodiversidade e do crescimento econômico sustentável, dessa região”, afirma Alcides Kruschewski, apresentando parte do projeto de mais um destino, que dará impulso à economia do sul da Bahia.
Destaque para um projeto apresentado ao Diretor do CEPEX pelo Secretario de Turismo de Ilhéus, a revitalização da Praça do Cacau, que terá o nome de José Haroldo Castro Vieira, um dos principais fundadores da Ceplac. A praça será transformada em um centro de visitas. Totalmente transformada em um cenário temático; centro de guiamento turístico e exposições do artesanato regional. “Homenageamos esse grande cidadão José Haroldo por ter contribuído efetivamente para colocar Ilhéus e o Sul da Bahia no cenário nacional e internacional”, diz Kruschewski. Ainda fizeram parte da comitiva os turímologos de Ilhéus.

Participação de Itabuna.
 Na oportunidade, o Diretor de Agricultura de Itabuna, Erlon Botelho apresentou o projeto: “Jardim de Mel” idealizado pelo pesquisador Ediney Magalhães, o que foi logo abraçado pelo Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, instalado na Praça Olinto Leoni; “dois importantes município da região comungando da mesma ideia. Essa é uma demonstração de maturidade que define um novo tempo para a CEPLAC e a nossa região do cacau”, destaca, Erlon Botelho, acreditando nos novos projetos voltados para o crescimento de produção de cacau e do turismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...