segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Centenas de Pessoas participaram de mutirão no Dia Mundial de Combate à Aids

 A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou um mutirão de atendimento, no sábado(1º), para inserir o município no Dia Mundial de Combate à Aids. Durante todo o dia, equipes da Sesau e instituições parceiras disponibilizaram à população testes rápidos, para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e o HIV, vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids.
Os testes foram oferecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento da Sesau (CTA), e o mutirão contou com o apoio do setor de Imunização, ONG Nepsi, além dos estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A coordenadora do Programa Municipal de IST, Uiara Soub, disse que, a partir deste mês, moradores dos bairros Iguape, Pontal, Nelson Costa, Hernani Sá e Ilhéus II, poderão contar com a realização dos testes rápidos em seus postos de saúde.
De janeiro de 2019 em diante, os exames serão realizadas nas demais unidades básicas do município, o que marca a descentralização dos serviços que até então são realizados apenas na sede do CTA, localizada na Avenida Canavieiras, centro da cidade.
O prefeito Mario Alexandre prestigiou o mutirão e destacou que o trabalho de conscientização é muito importante para o diagnóstico precoce da doença. “Quanto mais cedo o vírus for detectado, maiores as chances de sobrevivência da pessoa infectada, então a gente fica feliz fazendo essa movimentação com a Secretaria de Saúde andando lado a lado da população nessa luta”, enfatizou.
Para o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, a confirmação precoce do evita que ele se propague para outras pessoas. “Estamos focados nessas ações de conscientização e vamos intensificá-las cada vez mais, a fim de evitar que esse mal se espalhe”, pontuou. O secretário elogiou a mobilização e solidariedade dos servidores da Sesau. “Um exemplo a ser copiado”.
Com o slogan “Nenhum mal pode ser vencido sem a conscientização”, o mutirão atraiu gente como dona Izabel Cristina Rocha, que disse o quanto é importante a realização do teste rápido. “Através dele, eu fico sabendo se tenho ou não o vírus, e isso tranquiliza não só a mim, mas também o meu companheiro” acrescentou Izabel.
Da Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...